InícioEgitoAbu SimbelAbu Simbel, a joia do Egito Antigo: onde fica, como ir e...

Abu Simbel, a joia do Egito Antigo: onde fica, como ir e mais dicas

O Egito Antigo foi uma civilização cheia de encantos e mistérios. Durante o império dos faraós, foram construídos vários templos e necrópoles incríveis. Porém, nenhum deles é mais bonito que Abu Simbel!

Abu Simbel Egito

Por isso, posso dizer sem sombra de dúvidas que o que há de mais bonito no Egito é Abu Simbel. Nesse momento, você deve estar se perguntando, mas e as Pirâmides de Gizé? Elas são mais imponentes, chamam mais atenção por serem monumentos grandiosos, por isso é uma visita mais impactante.

Entretanto, em termos de beleza Abu Simbel é soberano e de um nível artístico incrível. Além disso, o local isolado onde foi construído o templo e a criação de uma barragem em que foi necessário mudar os templos de local é uma atração a parte.

templos mais bonitos do egito
Templo de Nerfertari (à direita) e de Ramsés (à esquerda)

Templos de Abu Simbel

Abu Simbel é composto por dois grandes templos que foram construídos através de escavações na rocha. Quem construiu os templos foi Ramsés II, o faraó mais famoso da história, aquele mesmo que foi criado junto com Moisés.

Templo de Ramsés

Um dos templos, o maior deles, é dedicado a Ramsés. Esse que é o incrível templo de Abu Simbel. Possui 33 metros de altura, 38 metros de largura e na sua fachada existem quatro grandes estátuas de 20 metros de altura que representam Ramsés.

Na parte interna existem oito grandes pilastras no formato do Deus Osíris. Outro ponto que chama atenção em seu interior são os painéis com as imagens da vida de Ramsés, o mais interessante é sobre a Batalha de Kadesh.

abu simbel
Templo de Ramsés é o maior de Abu Simbel

onde ficar em abu simbel
Interior do Templo de Ramsés – Foto: Dennis Jarvis (CC BY-SA 2.0)

Templo de Nefertari

O outro templo de Abu Simbel é dedicado a esposa preferida de Ramsés, a Rainha Nefertari. Esse é um templo muito menor e mais simples do que o de Ramsés, entretanto não deixa de ser bonito.

Quem já leu a série de livros Ramsés, do escritor Christian Jacq, entende bem o que é Abu Simbel. O autor, que é também historiador, tenta explicar os motivos da construção desse templo e da importância de Nefertari para Ramsés.

O livro não é de História, é um romance. O autor utilizou os marcos históricos existentes e acrescentou acontecimentos, formando um enredo muito interessante. Recomendo muito ler a série antes de visitar o Egito. Você chega muito mais curioso em conhecer vários sítios arqueológicos, principalmente Abu Simbel.

templos de abu simbel egito
Templo de Nefertari, dedicado a esposa preferida do faraó Ramsés

Barragem a desmontagem do templo Abu Simbel

Na década de 1950, o governo do Egito decidiu construir uma grande barragem em Aswan, para represar água e gerar energia através de hidrelétrica. O problema é que Abu Simbel fazia parte da área alagada.

Como existia o risco de submergir esse incrível monumento cultural, a Unesco fez uma campanha internacional para conseguir recursos para deslocar os templos de lugar. Vários países ajudaram e conseguiram fazer o deslocamento dos templos através de um incrível trabalho de engenharia. Os dois templos foram colocados 61 metros acima do local onde estavam.

abu simbel aswan egito
Deslocamento dos templos de Abu Simbel em 1967 – Foto: Wikicommons (CC)

Apesar dos templos terem sido salvos, o local perdeu um pouco do charme, pois o Rio Nilo chegava a beira da entrada e eles ficavam dentro da rocha em um grande paredão. No novo local foi criado um pequeno monte para parecer que eles continuam dentro da rocha, mas não é a mesma coisa.

No Museu Núbio, em Aswan, existem fotos de como eram os templos antes e uma maquete mostrando onde os templos estavam e para onde eles foram deslocados.

barragem de aswan
Barragem de Aswan

Show de Som e Luzes de Abu Simbel

Os principais monumentos do Egito recebem o Sound and Light Show: Pirâmides de Gizé, Templo de Karnak (Luxor), Templo de Philae (Aswan).

Abu Simbel também recebe o show e tem fama de ser o melhor de todos! Por isso, pode valer a pena ver esse show em Abu Simbel. O problema é que ele ocorre à noite e para vê-lo você precisará dormir por lá, o que necessitará de uma logística própria de transporte.

Sound and Light Show abu simbel
Show de Sons e Luzes em Abul Simbel – Foto: Dan Lundberg (CC BY-SA 2.0)

Ingresso para Abul Simbel

A entrada em Abu Simbel custa 255 EGP (libras egípcias), sendo que estudantes pagam meia (2021).

Já o Show de Som e Luzes custa 300 EGP (2021) independente de qual cidade for o show; não há meia entrada. Para saber mais informações acesse o site oficial do Sound and Light Show Egypt.

Onde fica Abu Simbel

Que Abu Simbel é um lugar incrível todo mundo sabe, basta ver as fotos para perceber. Entretanto, pouca gente sabe que o lugar é isolado e longe de tudo.

Os incríveis templos de Abu Simbel localizam-se no extremo sul do Egito, a cerca de 40 km da fronteira com o Sudão. A região é isolada e pouco habitada. A cidade mais próxima é Aswan que fica a 280 km e é o local que as pessoas utilizam como ponto de apoio para chegar até os famosos templos.

onde fica abu simbel egito
Mapa do Egito

Como chegar em Abu Simbel

Há 3 formas de chegar em Abu Simbel: avião, ônibus e tour.

Avião

Essa é a maneira mais cômoda, mas também a mais cara. A companhia aérea Egypt Air possui três voos diários para Abul Simbel, todos saindo de Aswan e pela manhã. Por isso, mesmo se você quiser ir de avião será preciso passar por Aswan, pois não existem voos diretos de Cairo para Abu Simbel.

O voo de Aswan até Abu Simbel dura 45 minutos. Os valores são mais altos que as outras opções, porém não chegam a ser exorbitantes, cada trecho custa a partir de $1100 EGP (US$70).

O maior problema é que o site da Egypt Air é complicado de mexer e comprar. Além disso, sites de vendas de passagens como Skyscanner e Decolar cobram valores muito altos de encargos para emitir passagens da Egypt Air.

Para quem busca comodidade há um tour a Abul Simbel desde Aswan de avião. Sai mais caro que comprando as passagens separadamente, mas para quem não quer se preocupar em reservar e não se importa de pagar mais, pode valer a pena.

aviao egypt air abu simbel
Avião da EgyptAir faz o trajeto Aswan Abu Simbel – Foto: AIRASIA31 (CC BY-NC-ND 2.0)

Cruzeiro no rio Nilo

Um passeio muito comum no Egito é fazer um cruzeiro pelo rio Nilo. A maioria das empresas fazem o trajeto Luxor – Aswan e vice-versa. Nesse passeio, especialmente no trajeto Luxor – Aswan é comum fazer parte do roteiro a visita a Abu Simbel.

Os cruzeiro acontecem em grande barcos de 3 a 5 andares e são considerados  embarcações de luxo, que possuem piscina e quartos confortáveis.

cruzeiro Luxor Aswan de 3 dias/2 noites até cruzeiros de 4 dias/3 noites. Os valores são altos, porém muito muito elogiados pelos turistas.

Transporte terrestre para Templo de Abu Simbel

A outra maneira é ir por terra. Existe uma boa estrada que liga Aswan a Abu Simbel. Essa estrada atravessa o deserto e o mais interessante é que existem trechos em que você olha ao redor e só vê areia, não há nenhum ser vivo, nem construções, além da estrada. É uma região bastante inóspita que causa encanto e medo ao mesmo tempo.

Existem duas maneiras de ir por terra: de ônibus ou com tour.

Ônibus Aswan – Abu Simbel

Essa é a maneira mais barata de visitar Abu Simbel, por isso a mais procurada pelos turistas. Custa cerca de $200 EGP (R$70), ida e volta. O ônibus sai às 4:00 (da manhã!) de Aswan e retorna às 13:00 de Abul Simbel; o trajeto leva três horas e meia. As reservas são feitas no próprio hotel e como cada hotel possui uma comissão, os valores variam entre $ 170 e $ 250 EGP.

Se você quiser ir de ônibus, o mais importante é reservar cedo! As reservas devem ser feitas na manhã do dia anterior a viagem, no máximo até às 14:00 horas. Depois disso, corre o risco de não ter mais vagas, que foi o que aconteceu conosco.

Problemas na reserva do ônibus

Caso você pretenda fazer esse trajeto de ônibus, você precisa tomar alguns cuidados para conseguir fazer a reserva. Nós por exemplo, não conseguimos reservar o ônibus por má fé do hotel ou no mínimo uma falha de comunicação.

Chegamos no Happi Hotel às 11:00 horas e o recepcionista perguntou se queríamos ir para Abu Simbel no dia seguinte; dizemos que sim, então ele ligou para o gerente que conversou comigo e falou que estaria no hotel às 14:00 horas, para então olhar a questão das passagens. Nada foi dito que deveria ser feita a reserva o mais cedo possível.

Almoçamos e deitamos; às 16:00 horas fomos falar com o gerente que disse que não saberia se ainda haveria vagas e nos pediu uma hora para confirmar. Como senti que havia algo estranho, dispensei e fui procurar em outros lugares.

Fui em vários outros hotéis e uma agência de turismo e todos me confirmaram na hora que o ônibus já estava cheio. Então percebi que o gerente queria nos vender o tour privado que era muito mais caro. Foi justamente nos outros hotéis que me falaram que deveria reservar até às 14:00 horas, porque até por questões burocráticas poderíamos não conseguir depois.

como chegar em abu simbel
Ônibus esperando o horário para poder seguir viagem a Abu Simbel – Foto: Tom.Blackie (CC BY-NC 2.0)

Excursão – Aswan Abul Simbel day trip

O excursão ou tour é cara, mas também mais uma opção mais cômoda de fazer o passeio em Abu Simbel. A maioria dos turistas visitam o templo de Abu Simbel dessa forma.

Outra vantagem é que na excursão está incluído o guia. No GetYourGuide há um tour com ótimo custo-benefício. Já na Civitatis tem até guia que fala português.

O trajeto Aswan Abu Simbel leva cerca de 3h de ônibus. Ou seja, seis horas contando ida e volta. A excursão fica entre 2h e 2h30 no Templo Abu Simbel, mas isso já é suficiente para conhecer, porque não há muito o que ver.

Uma informação importante é saber que a excursão sai as 4:00 da manhã. Uma recomendação é pedir para o hotel fazer um café da manhã para viagem. Isso é muito comum em Aswan, pois eles sabem que muitos turistas fazem esse passeio ao templo de Abu Simbel e precisam sair muito cedo.templo abu simbel

Tour privado, opção cara, mas flexível

O tour privado é a maneira mais cara, mas também mais flexível de fazer esse passeio. Assim como em Cairo e Luxor, procurando diretamente na cidade, não encontrei tour em grupo (excursão), apenas tour privado. Por outro lado, pela internet eu não consegui encontrar o tour privado, só o em grupo. Mas, em Aswan é muito fácil encontrar, os hotéis e agências de turismo oferecem o serviço.

O tour privado pode ser com guia ou apenas o transporte. O guia não é o motorista, por isso se for um carro comum, haverá o motorista, o guia e apenas mais três lugares disponíveis no carro.

Aswan Abul Simbel day trip
Estrada a Abu Simbel atravessa o deserto do Saara – Foto: horax zeigt hier (CC BY-SA 2.0)

Uma observação importante é a necessidade de uma autorização especial para fazer essa viagem, por isso não é qualquer motorista que pode lhe levar até Abu Simbel. Na saída de Aswan a polícia confere a autorização do motorista e o cadastro dos passageiros, uma medida de segurança. Por isso, não adianta sair perguntando os taxistas se eles te levam até lá, porque eles, provavelmente, não terão essa autorização.

Como o tour é privado, você é quem escolhe o horário que vai e que volta. Escolhemos o mesmo horário do ônibus, saindo às 4:00 horas. Esse é o primeiro horário possível, pois a polícia só permite que turistas sigam nessa estrada depois das 4:00 horas.

No carro a viagem dura menos que no ônibus, cerca de três horas. Os carros que fazem essa viagem são bons, espaçosos e com ar condicionado, artigo difícil de encontrar nos táxis.

Se tiver interesse, na volta do tour privado você pode passar no Templo de Philae ou no Obelisco Inacabado. Ambos ficam dentro de Aswan, mas longe do centro. Nós não passamos em nenhum dos dois, pois achamos o valor cobrado muito caro para algo que seria quase o caminho de volta. Por isso, de táxi será, provavelmente, mais barato. No final do tour, o motorista estará esperando uma gorjeta.

Vale a pena dormir em Abu Simbel?

Quem pretende visitar esse famoso local fica na dúvida se vale a pena ir para dormir ou fazer um bate-volta desde Aswan. Fiz um bate e volta, mas se visitasse de novo, teria vontade de dormir por lá.

templo de abu simbel por dentro
Interior do Templo de Ramsés em Abu Simbel

Abu Simbel localiza-se em uma região inóspita; a cidade mais próxima, que serve de ponto de apoio para a maioria dos turistas, é Aswan, que está a 282 km e três horas de viagem por terra. Por isso, para fazer um bate e volta você gastará seis horas na estrada.

Existe também a possibilidade de ir de avião, opção mais cara, porém mais rápida, o voo leva 45 minutos. O problema do avião são os horários dos voos, a maioria pela manhã.

Na alta temporada são três voos diários entre Aswan e Abu Simbel, operados pela Egypt Air. Para conseguir ir e voltar no mesmo dia, é necessário pegar o primeiro voo que sai às 6:55 de Aswan e voltar no último de Abu Simbel que é às 13:15. O segundo voo que sai de Aswan, é apenas às 9:30, não dando tempo para visitar os templos.

A maioria dos turistas opta pela opção do bate e volta, pois logisticamente é mais fácil e mais barato.

Por que dormir em Abu Simbel?

Dormir em Abu Simbel é interessante devido a dois fatores: mais tempo para visitar os templos e assistir ao Show de Sons e Luzes (foto abaixo). Se estiver hospedado por lá, você poderá visitar o templo em qualquer momento, optando por horários mais vazios.

Abu Simbel, devido a sua localização, não é um templo muito cheio; diferentemente das Pirâmides de Gizé, Abu Simbel nunca estará lotado. Entretanto, como as excursões chegam sempre no mesmo horário, é pela manhã que o templo fica mais cheio.

Por isso, se estiver hospedado por lá é possível visitar os templos em horários em que o local estará mais vazio.

hoteis em Abul Simbel
Show de Sons e Luzes – Foto: Amira Elwakil (CC BY-NC-ND 2.0)

Mas, talvez o maior diferencial é conseguir assistir ao Show de Sons e Luzes. Esse show acontece nos principais templos do Egito: Pirâmides (Gizé), Templo de Karnak (Luxor), Templo de Philae (Aswan). Porém, o melhor de todos é justamente o de Abu Simbel, segundo nosso guia de Luxor.

Como o show acontece durante a noite, só é possível assisti-lo se você estiver hospedado em Abu Simbel. E digo que depois de conhecer Abu Simbel, me deu bastante vontade de ver esse show!

Hotéis em Abu Simbel

Abu Simbel é uma pequena vila; não existem muitas opções de restaurantes, nem de hospedagens. Para ser mais exato, o Booking possui apenas quatro opções de hotéis por lá. Há outras opções de hospedagens no vilarejo, sobretudo mais simples e baratas, porém como não estão em sites de reservas fica mais difícil.

Como Abu Simbel é um local isolado, os preços são mais altos que Aswan ou mesmo Cairo. Por isso, se deseja dormir por lá saiba que gastará um pouco mais.

Veja abaixo os hotéis em Abu Simbel:

Tuya Hotel

Devido a pandemia do coronavírus (covid19) o hotel fechou, mas pode abrir futuramente.

O Tuya Hotel é a opção mais barata em Abu Simbel. O hotel é simples, mas bonitinho e organizado. Está localizado na rua principal, mais próximo ao centrinho do vilarejo, onde há restaurantes. O hotel fica a 1 km do sítio arqueológico de Abu Simbel, por isso é possível ir andando até os templos. A maior qualidade do hotel, segundo os comentários dos seus hóspedes, é que os recepcionistas são muito atenciosos e prestativos.

hotel Abul Simbel
Tuya Hotel – Foto: divulgação

hoteis em Abul Simbel
Tuya Hotel – Foto: divulgação

Eskaleh Nubian House

O Eskaleh Nubian House é um hotel de preços medianos que fica na beira do lago Nasser. O que mais chama atenção no hotel é sua arquitetura em estilo núbio, que dá um charme especial ao local.

O hotel fica localizado no centrinho da vila, a 2 km da entrada do sítio arqueológico de Abu Simbel.

Para ver preços e fazer reserva no Eskaleh Nubian House clique aqui.

Aswan Abul Simbel day trip
Eskaleh Nubian House possui arquitetura em estilo núbio – Foto: divulgação

abul simbel
Eskaleh Nubian House – Foto: divulgação

Nefertari Hotel Abu Simbel

O Nefertari já é um hotel um pouco mais caro, com uma estrutura melhor. O hotel conta com uma piscina, um restaurante e um bar. Sua localização é ainda mais próxima dos templos de Abu Simbel, cerca de 900 metros. Apesar de ficar em um local mais bonito, próximo ao Lago Nasser, é um local mais isolado. O hotel é mais antigo, mas possui a fama de ser o melhor do vilarejo.

Para ver preços e fazer reserva no Nefertari Hotel clique aqui.

dicas Abul Simbel egito
Nefertari Hotel – Foto: divulgação

hospedagem Abul Simbel
Nefertari Hotel – Foto: divulgação

Seti Abu Simbel Lake Resort

O Seti Lake Resort é o melhor hotel em Abu Simbel. Para quem quer um pouco mais de conforto, essa é a única opção na cidade. O hotel possui quartos amplos, uma boa área de lazer com 3 piscinas e ainda conta com um restaurante.

Localizado na beira do Lago Nasser, o hotel fica a 1,2 km da entrada do sítio arqueológico de Abu Simbel.

Para ver preços e fazer reserva no Seti Lake Resort clique aqui.

abu simbel templo
Piscinas e área externa do Seti Lake Resort – Foto: divulgação

templo egípcio abu simbel
Seti Lake Resort é o melhor hotel em Abu Simbel – Foto: divulgação

OUTRAS MATÉRIAS SOBRE O EGITO:

-Aswan, a cidade núbia do sul do Egito

-Cairo, a caótica e interessante capital do Egito

-Passeio de Camelo nas Pirâmides do Egito, cuidado com os golpes

-Luxor, o coração do Egito Antigo

-Conheça os principais destinos turísticos do Egito

Felipe Zig
Felipe Zighttps://www.abraceomundo.com/
Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui