InícioJordâniaAmãAmã, a capital da Jordânia, um lugar agradável e pitoresco

Amã, a capital da Jordânia, um lugar agradável e pitoresco

Amã é a capital da Jordânia. A cidade de quatro milhões de habitantes é a porta de entrada ao país para aqueles que chegam de avião. O lugar não é um grande destino turístico, mas possui alguns encantos e é um ambiente muito acolhedor e pitoresco que intriga os turistas.

Quem pensa em viajar para a Jordânia, normalmente, está interessado em conhecer a magnífica Petra, o Mar Morto e talvez a cidade romana de Jerash. Amã nunca é o motivo de uma viagem à Jordânia. Entretanto, já estando na Jordânia, vale a pena conhecer a cidade.

Capital da Jordânia e seu povo acolhedor

Um aspecto que todo mundo percebe ao chegar em Amã e em toda a Jordânia é que o seu povo é muito acolhedor. Se você estiver em Israel e for para a Jordânia, sentirá uma grande diferença ao cruzar a fronteira.

Os jordanianos são alegres e muito acolhedores. Mesmo Amã sendo uma grande cidade, as pessoas são simpáticas e os turistas se sentem bem acolhidos. Por isso, é agradável caminhar pela cidade.

Quer se manter conectado durante toda a sua viagem pela Jordânia? Então, não deixe de comprar seu chip internacional. Para saber mais, conhecer vantagens, desvantagens e preços, leia nosso artigo sobre chip internacional.

povo jordaniano
Estudantes jordanianas – Foto: David Stanley (CC BY 2.0)

Amman: tradição x modernidade

Outro aspecto que chamou muito minha atenção em Amã ou Amman, na grafia em inglês, é a mistura entre tradição e modernidade. Amã é uma cidade antiga, pois mesmo antes dos romanos conquistarem a região a cidade já era habitada. Por isso, a parte oriental da cidade possui ruínas romanas, um centro caótico, lojas com artigos tradicionais e muitas mesquitas.

dicas de amã jordânia
Táxi verde e amarelo em Amã oriental

Já o outro lado da cidade, o ocidental, é uma região mais nova e moderna. A maioria dos bairros possui menos de 50 anos, sendo alguns deles de alto padrão com cafés, bares, shoppings, galerias de arte e alguns arranha-céus.

Nas últimas décadas, Amã está em transformação, o que antes era uma pacata cidade de tamanho médio está se transformando em uma grande metrópole. Está, inclusive, tentando imitar Dubai, o que acabaria com a identidade da cidade.

Um aspecto que é comum na cidade inteira é a sua cor. Amã é conhecida também como a cidade branca, já que as fachadas da maioria dos prédios utilizam pedras da região que possuem uma cor pastel, dando uma uniformidade semelhante a que existe em Jerusalém.

turismo amã jordânia
Centro de Amã, no monte a esquerda está a Cidadela

Comida jordaniana

A culinária jordaniana é muito saborosa e em uma lista do que fazer em Amã, aproveitar a gastronomia é sempre um item que não pode ser esquecido!

No sul do país, na região de Petra e Wadi Rum, os principais pratos são beduínos. Já em Amã, a comida tradicional é a árabe. Falafel, Hummus e Maqluba são alguns pratos que você encontrará em Amã.

o que comer em amã jordânia
A comida jordaniana é muito saborosa e Amã possui várias opções de restaurantes

Apesar da moeda ser valorizada, no geral, a comida na Jordânia não é cara, dependendo de onde você comerá. Os restaurantes turísticos costumam ter preços mais altos e não necessariamente possuem comida boa. A dica é comer nos restaurantes frequentados pelos moradores locais; existem ótimos deles no centro.

O único problema é encontrá-los! Os restaurantes nunca ficam “na rua”, eles estão em becos ou em sobrelojas (2° andar), por isso a primeira impressão que se tem é que não existem restaurantes no centro.

Mas, andando um pouco ou perguntando você os encontrará. Normalmente, os garçons não falam inglês, mas como existem cardápios em inglês é fácil fazer o pedido.

restaurantes de amã
Restaurantes no final de um “beco” no centro de Amã

Outra vantagem dos restaurantes locais é os pratos serem muito bem servidos, muitas vezes alimentam duas pessoas.

Para quem tem interesse em conhecer mais sobre a culinária local, há uma excursão que mistura a visita a parte histórica de Amã e tour gastronômico.

Onde se hospedar em Amã

Apesar de Amã ser uma grande cidade de 4 milhões de habitantes, a maioria dos turistas estrangeiros se hospeda em apenas duas regiões: Centro Histórico e Amã Ocidental.

O Centro Histórico é a região mais movimentada e onde estão a maioria das atrações turísticas da cidade. A região possui desde hotéis boutique, como o La Locanda Boutique Hotel e muitas opções de hotéis econômicos, como o Jordan Tower Hotel que é o preferido do público jovem.

A outra região da cidade para se hospedar é Amã Ocidental. Essa é uma região mais nova e nobre da cidade. Os melhores hotéis ficam nessa região, como o The St. Regis Amman, que é um dos melhores da cidade, e bons hotéis boutique como o Naylover Hotel Suites e até opções mais econômicas como o The Conroy Boutique Hotel.

Para saber mais detalhes sobre esses dois bairros e indicações de hotéis, não deixe de ler nosso texto sobre onde ficar em Amã.

La Locanda Boutique Hotel – Foto: divulgação do hotel

Seguro Viagem na Jordânia

O seguro viagem não é obrigatório para viagens à Jordânia, mas é muito indicado. Gastos médicos são caros na Jordânia, principalmente por causa do câmbio. Por isso, qualquer probleminha que você precise consultar um médico sairá mais caro que o seguro. Além disso, o seguro possui outras comodidades, como retorno antecipado em caso de problema de saúde grave no segurado ou parente próximo, indenização em caso de atraso ou perda da mala, entre outros.

O melhor lugar para pesquisar e contratar seguros viagem é na Seguros Promo. A empresa é confiável, trabalha apenas com as grandes seguradoras e possui um ótimo custo-benefício. Na plataforma há um comparador muito útil que mostra as principais diferenças entre os seguros que você selecionar.

Temos certeza que lá você encontrará o seguro saúde ideal para a sua viagem! Além disso, pagando com boleto bancário ou pix você terá desconto de 5% e no site da plataforma sempre há outros cupons de desconto.

O que fazer em Amã

Quando se fala em o que fazer em Amã, todo mundo já pensa na cidade romana de Jerash. Entretanto, você encontrará outras atrações turísticas na cidade e próximas a ela também.

Jerash

ruinas romanas de jerash jordania
Jerash é a segunda principal atração turística da Jordânia

A principal atração turística fica fora de Amã, é a cidade romana de Jerash, a segunda principal atração turística da Jordânia e que é, realmente, fantástica. A excursão de Amã para Jerash também visita o Castelo de Ajloun e Umm Qais.

Fundada há mais de dois milênios, a cidade foi conquistada pelos romanos em 63 a.C., quando ganhou o formato atual. Jerash é um lugar incrível e fica a apenas 50 km de Amã, por isso é uma visita obrigatória para quem está na capital da Jordânia. Para conhecer mais sobre essa interessante ruína, leia o texto que fizemos sobre Jerash.

Cidadela de Amã

o que fazer em amã
Templo na Cidadela de Amã

Amã tem atrações turísticas que também possuem relação com o Império Romano. A principal delas é a Cidadela, lugar onde a cidade nasceu. Localizada no alto de uma colina, a Cidadela possui ruínas que datam de várias épocas e civilizações, inclusive do Império Romano, como as ruínas do Templo de Hércules (foto abaixo).

Templo de Hércules
Apesar de famoso, o Templo de Hércules só possui duas colunas inteiras

O problema é que, ao contrário de Jerash, na Cidadela não sobraram muitas construções de pé. A única exceção é o Palácio Umayyad que foi totalmente reconstruído, veja foto abaixo. Mesmo assim, quando se pergunta o que fazer em Amã, a Cidadela é o local mais visitado da cidade.

pontos turísticos de amã jordânia
Palácio Ummayad na Cidadela de Amã

Dentro da Cidadela também há o Museu Arqueológico Nacional, um pequeno museu, mal montado, mas que possui artefatos importantes.

Para quem quer conhecer a parte histórica de Amã, descobrir a história e as curiosidades, vale a pena fazer um tour guiado pago ou ainda um free tour.

Teatro Romano

teatro romano amã
Teatro Romano tem capacidade para 6 mil pessoas

A outra atração é o grande Teatro Romano (foto de capa e foto acima). Com capacidade para 6.000 pessoas, o teatro, que foi construído no século II, impressiona por seu tamanho. Do alto da última fileira de assentos é possível ter uma boa vista da redondeza.

Anexo ao teatro existem dois micro museus: o Museu Jordaniano de Tradições Populares que possui roupas típicas de diversas etnias do país e o Museu do Folclore de Amã com mosaicos antigos.

Museu da Jordânia

museu da jordania
Galeria sobre a vida beduína no Museu da Jordânia – Foto: divulgação do museu

Outra atração de destaque em uma lista do que fazer em Amã é o Museu da Jordânia. O museu é bem montado, fica em um prédio moderno  e é dedicado a cultura e a história da Jordânia.

O museu é dividido em 3 setores. A Galeria da Vida Tradicional mostra os estilos de vida urbano, rural e beduíno, com exibição de roupas e casas. A Galeria da Asa Moderna da Jordânia é dedicada à história recente do país. O destaque do museu é a a Galeria Antropológica que é dedicada a história antiga da região.

Mesquitas de Amã

Não podemos deixar de falar das mesquitas da cidade. Todo o país possui templos religiosos de destaque. Em Amã, você encontrará as principais mesquitas da Jordânia.

A Mesquita do Rei Abdullah I é a que mais chama a atenção, devido aos seus tons de azul. Construída entre 1982 e 1989, é um exemplo da arquitetura islâmica contemporânea.

mesquitas de amã
Mesquita Rei Abdullah I chama a atenção por sua cúpula com tons de azuis – Foto: Pixabay

Outra mesquita que chama bastante atenção é a Mesquita de Abu Darwish. Outra obra do século 20, a mesquita foi concluída em 1961, impressiona por suas listras e fica em uma parte alta da cidade.

amman
Mesquita Abu Darwish – Foto: Wikipédia (CC BY)

Atrações fora da capital da Jordânia

Existem alguma atrações famosas que ficam fora da capital da Jordânia, mas fazem parte do roteiro da vários turistas que visitam Amã.

Mar Morto

jerusalém pontos turisticos
Mar Morto é o o ponto turístico mais conhecido da Jordânia – Foto: Bryan_T (CC BY-ND 2.0)

O Mar Morto talvez seja o ponto turístico mais conhecido da Jordânia. Ele fica na fronteira com Israel, por isso pode ser visitado tanto pelo lado israelense quanto pelo lado jordaniano.

Com sua água extremamente salgada que faz as pessoas boiarem, ele se tornou um lugar único no mundo. Infelizmente, está secando, diminuindo seu volume de água a cada ano. Para conhecer mais, saber as precauções ao nadar, onde há a famosa lama e diferenças entre os lados jordaniano e israelense, temos um guia sobre o Mar Morto.

Voltando a falar sobre o Mar Morto, o trecho mais próximo de Amã fica a 50 km de distância. Não fica longe, por isso muita gente visita. O que deixa mais caro o passeio é o transporte. Não é fácil chegar ao local de transporte público, por isso é necessário ir de táxi ou excursão. A maioria dos turistas estrangeiros  prefere ir de excursão. Há dois tipos de tours: um que visita apenas o Mar Morto e outro que visita outras atrações turísticas, sendo o mais comum o que vai até a cidade histórica de Madaba e o Monte Nebo também.

Petra

monastério petra jordania
Monastério (Ad-Deir) em Petra

A principal atração turística da Jordânia é Petra, uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno. A maioria dos turistas que visita a Jordânia viaja com a intenção de conhecer Petra e aproveita para conhecer a capital Amã.

Temos alguns textos sobre esse fascinante destino, desde um guia geral sobre Petra até onde ficar em Wadi Musa, cidade onde fica Petra.

Há quem faça uma excursão de 2 dias de Amã para conhecer Petra e outros destinos no sul da Jordânia. Não acredito que vale a pena, é melhor visitar por conta própria e ficar mais tempo. Excursão de um dia a Petra, saindo de Amã, não vale a pena. As duas cidades ficam a 230 km de distância e a 3 horas de carro e como o sítio arqueológico de Petra é muito grande, não dará tempo de conhecer direito.

O que pode valer a pena, para quem tiver pouco tempo e quiser conhecer muitos locais é o tour de 3 dias que visita Petra, Wadi Rum, Aqaba e Mar Morto. Há também um tour de 6 dias.

Entretanto, como já havia falado, vale mais a pena visitar por conta própria, pois sairá mais barato e você terá mais liberdade de tempo. Existem ônibus que fazem o trajeto Amã – Petra que possuem ótimos preços. Não precisa comprar a passagem com antecedência, pois os micro-ônibus saem quando ficam cheios.

Al-Khazneh em Petra

Outras dicas da Jordânia

Que a Jordânia é um país incrível não temos dúvidas! Ficamos apaixonados com sua cultura, atrações turísticas e seu povo super acolhedor.

Durante nossa viagem pela Jordânia, conhecemos Amã, a capital do país; Petra, uma das 7 maravilhas do mundo; Jerash, sua bonita cidade romana e Wadi Rum, seu espetacular deserto.

Nosso blog está cheio de textos legais sobre a Jordânia. Não deixe de conferir!

Felipe Zig
Felipe Zighttps://www.abraceomundo.com/
Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá, Juliana!
    Desculpe-me, mas não entendi sua dúvida. Você precisa de ajuda em relação a que especificamente?

  2. Olá, Felipe. Você poderia me ajudar em relação a isso? Se puder, me retorna via e-mail. Muito obrigada

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui