InícioDicasAplicativos de viagem: os 10 mais importantes apps de viagem

Aplicativos de viagem: os 10 mais importantes apps de viagem

Nada de enfrentar longas filas ou horas na espera em uma ligação. Com os aplicativos de viagem é possível resolver tudo sobre uma nova aventura em segundos. Afinal, com um smartphone podemos ter um mundo inteiro na palma da mão.

Muita gente concorda que, hoje em dia, é praticamente impossível viver sem um aparelho celular. No Brasil, quatro em cada cinco brasileiros de 10 anos de idade ou mais tem celular, segundo dados divulgados pelo IBGE em 2018. A evolução da internet trouxe muita facilidade e comodidade no acesso à informação e prestação de serviços. Eu mesma resolvo tudo online.

Os apps de viagem permitem montar roteiros, ver o transporte, pontos turísticos e restaurantes. Além de comprar passagens e fazer reserva de hospedagem, entre outras tantas funcionalidades.

Entretanto, em meio a infinidade de opções, fica difícil saber o que, de fato, é útil e o que vai apenas encher a memória. Por isso, preparamos essa lista com os 10 mais importantes apps de viagem.

Aplicativo para viagem: Planejamento

app
Planeje sua viagem por meio dos aplicativos listados – Foto: Pixabay – com acréscimo de logomarca

Trip Wallet Manager & Travel Expense Tracker

App de viagem
Interface do app Travel Expense Manager & Trip Budget Planner – Foto: Captura de tela da PlayStore

O objetivo desse aplicativo é contribuir para a economia de dinheiro. Basicamente, se o usuário tem em mente três destinos, por exemplo, Estados Unidos, França e o nordeste brasileiro, a plataforma permite criar três carteiras com as moedas: dólar, euro e real. A conversão de taxas e câmbios é feita no app.

Não há um limite de carteiras. Além disso, elas podem ser utilizadas tanto para viagens em andamento, já que é possível separar a quantia que será gasta por trechos ou períodos de passeio, bem como para viagens de médio e longo prazo.

A forma é simples: após criar uma meta de valor que deve ser poupado, quando o saldo ficar positivo, automaticamente, o app guarda o dinheiro na poupança, dando força para ajudar a economizar.

Travel Spend

Travelspend
Controle os gastos da viagem com o TravelSpend – Foto: Captura de tela da PlayStore

Concebido especialmente para viajantes, funciona como um controlador de gastos durante uma viagem. Com um layout funcional, o aplicativo demonstra a média gasta diariamente e o saldo disponível. É possível separar as despesas por categoria, como entretenimento, alimentação, acomodação, entre outros. Depois basta adicionar a forma de pagamento. Para acompanhar a relação dos gastos, o aplicativo fornece gráficos de fácil entendimento.

Uma ótima vantagem é que não precisa se preocupar com câmbios, visto que o próprio aplicativo converte automaticamente qualquer quantia para a moeda local. Aliás, não requer conexão com a internet para atualizar as contas.

Aplicativo para viagem: Hospedagem

Aplicativo de hospedagem
Passeie pelas opções de hospedagens usando apps que auxiliam na sua procura – Foto: Pixabay – com acréscimo de logomarca

Booking.com

Booking viagem
Além de aplicativo, o Booking.com pode ser acessado pelo site – Foto: Captura de tela da página inicial

Disponível em 43 idiomas e com possibilidade de reserva em 85 mil destinos no mundo inteiro, o Booking.com funciona muito bem para pesquisa de hospedagem. Sobretudo, em razão da variedade de tipos de acomodação, sendo sete no total. Sua busca otimizada ajuda o usuário a encontrar o melhor lugar para ficar de forma rápida e simples.

Na plataforma, é possível filtrar as opções conforme as preferências pessoais, ou seja, encontrar estadias que se enquadram no orçamento, mais bem avaliadas, com melhor qualidade de wi-fi, por exemplo. Do mesmo modo, buscar por características específicas, como quantidade e conforto da cama, acessibilidade e se permite entrada de animais.

Ao contrário de outros aplicativos de viagem, o Booking.com não trabalha com passagens aéreas e tem o foco em hospedagem, o que facilita bastante na hora da busca. Além disso, apresenta fotografias da parte interna e externa do local desejado e, até mesmo, da fachada, bem como o feedback de hóspedes. Você ainda pode compartilhar com o Google Earth para encontrar um mapa com a rota da viagem.

Aplicativo para viagem: Passagem aérea

App viagem
Confira os melhores preços de passagens aéreas com aplicativos de viagem – Foto: Pixabay – com acréscimo de logomarca

Wego Voos

Aplicativo de viagem
Saiba os melhores preços com o Wego – Foto: divulgação do app na PlayStore

O Wego trabalha em parceria com várias companhias aéreas globais, o que permite que seu buscador faça uma varredura em diversas plataformas em segundos, procurando sempre o melhor preço. Por essa razão, está na lista dos aplicativos de viagens mais importantes.

É indicado por atualizar os valores em tempo real. Do mesmo modo, mostra impostos, sobretaxas e outras cobranças associadas. Assim, não permite sustos desagradáveis na hora de concluir a compra.

Disponível em mais de 20 idiomas, o aplicativo armazena as buscas anteriores de modo que o usuário não tenha que digitar novamente ao refazer sua pesquisa.

Aplicativo para viagem: Transporte

App transporte
Aplicativos para transporte são fundamentais para uma boa viagem – Foto: Unsplash com acréscimo de logomarca

Google Maps

Maps
Explore seu roteiro pelo Google Maps – Foto: captura de tela do Google Maps

Após a desativação do Google Trips, o Google Maps ganhou mais visibilidade, pois herdou algumas funções do extinto app. Com isso, passou a ser ainda mais completo e um aplicativo para viagem indispensável.

Disponível para iOS e Android, exibe informações que possibilitam verificar a distância entre lugares e simular o tempo de deslocamento das mais variadas formas, por exemplo, a pé, de carro ou transporte público. Fácil navegação, o que permite acesso em tempo real ao mapa, tanto on-line quanto off-line, desde que o download seja feito previamente.

O aplicativo ainda vai além e possibilita fazer reserva de hotel e explorar a área ao redor, descobrindo pontos interessantes e oferecendo recomendações de restaurantes, atrações turísticas e até eventos, inclusive com os feedbacks dos visitantes.

Por fim, uma função que, para mim, é a mais interessante é o Google Street View, que exibe a vista panorâmica não só das ruas e estradas, mas também de alguns lugares fechados.

Moovit

Viagem
Com o Moovit, você sabe todas as opções de transporte – Foto: divulgação na PlayStore

O Moovit é indicado para viagens via transporte público. Presente em mais de 3 mil cidades em 92 países, o app permite com que o usuário se programar considerando o tempo de deslocamento via ônibus, metrô, trem, barcas, VLT, ônibus intermunicipais e bicicletas. Além disso, está integrado aos serviços da Uber.

Com o aplicativo, o passageiro consulta informações sobre itinerários, linhas e horários. Assim, tem a previsão em tempo real para a chegada do veículo no ponto de partida. Em seguida, ao embarcar, a ferramenta acompanha todo o trajeto, avisando o momento para desembarcar.

Uber/Cabify/Taxify

Aplicativos de viagem Uber
O Uber é um dos aplicativos de transporte disponíveis em muitas localidades do mundo – Foto: Unsplash

Você certamente já fez uma corrida em alguns desses aplicativos. Todos funcionam como transporte privado urbano, ou seja, a partir da localização do usuário, o aplicativo indica o motorista mais perto para levar ao destino final.

O valor cobrado é calculado de acordo com o trajeto e a modalidade do carro, que vai do básico até o mais luxuoso. O melhor de tudo é que funcionam tanto no Brasil quanto fora.

As opções de pagamento, a princípio, são dinheiro e cartão. Contudo, em viagens fora do país, verifique antecipadamente a melhor forma, visto que podem existir cobrança de taxas no cartão de crédito ou débito no exterior.

Aplicativo de viagem: Previsão do tempo

App tempo
Confira previsão do tempo e saiba como estará o clima em seu destino de viagem – Foto: Unsplash – com acréscimo de logomarca

Weather Underground

Aplicativo tempo
O app traz múltiplas funcionalidades que expandem suas possibilidades de planejamento – Foto: Captura de tela na PlayStore

Weather Underground aparece como a solução completa para obter informações sobre o clima. Além da tradicional previsão do tempo, o aplicativo fornece dados sobre sensação térmica, velocidade e direção dos ventos, qualidade do ar e por aí vai.

O aplicativo se diferencia dos outros ao criar previsões inteligentes. Ao escolher uma atividade especifica e determinar a condição climática necessária, o usuário recebe sugestões dos melhores dias e horários para realizar tal ação.

Seu maior trunfo, entretanto, é a interatividade, que contribui para a precisão dos dados. A partir de uma comunidade de pessoas que atualiza, adiciona e confirma informações na plataforma, o usuário tem acesso ao vivo às condições do tempo de todo o mundo. Além disso, com o mapa interativo é possível visualizar fotos do local desejado, radares e satélites.

Aplicativos de viagem: Comunicação

Google tradutor

Google tradutor
Entre os apps do Google, o tradutor é um dos mais interessantes para viagem – Foto: Captura de tela na PlayStore

Com esse app de viagem instalado é possível se virar em qualquer destino, mesmo sem ser fluente na língua nativa do lugar que esta visitando. Primeiro, não é preciso mais digitar o texto que deseja traduzir.

Basta usar a câmera do celular, apontar para o objeto e pronto! Seja para compras no supermercado, lojas de roupas, placas de trânsito, letreiros urbanos, entre outros, a tradução é imediata.

Outra opção eficiente é a tradução por voz, isto é, ao selecionar a opção “conversa”, o aplicativo apresenta a tradução do que esta sendo dito em tempo real. Ademais, o app permite salvar as frases comuns ou mais importantes para o usuário. Assim, agiliza as buscas futuras.

Por fim, a falta de conexão com a internet não será um problema para traduzir. A plataforma tem mais de 50 pacotes de idiomas disponíveis para download. No entanto, a função off-line funciona apenas para texto ou foto.

Aplicativos de viagem: Alimentação

Aplicativo alimentação
Faça seus pedidos de alimentação pelos apps e receba com mais comodidade – Foto: Unsplash – com acréscimo de logomarca

AroundMe

Aplicativo
Sugestões de melhores lugares na palma da mão – Foto: Site AroundMe

Com uma extensa lista de estabelecimentos comerciais e serviços, o AroundMe é um aplicativo muito bem-vindo para quem gosta de poupar tempo procurando locais.

Entre os lugares, estão pubs e restaurantes, supermercados, bancos, estacionamentos, além de cafeterias, teatros, hospitais, farmácias e ponto de táxi. Sua interface simples e objetiva identifica, em segundos, lugares na região onde se está ou pretende ir. Informando ainda número de contato, rota precisa para o local e comentários de outros turistas.

Bonus

Por último, lembre-se que, se a aventura for fora do país, é importante adquirir um chip internacional. Com isso, você terá conexão com a internet onde preferir e não será refém da conexão wi-fi, visto que nem todos os apps têm a possibilidade de baixar o conteúdo e acessar no modo off-line. Mas isso é fácil de resolver. Já mostramos preços, dicas e advertências sobre chip internacional para você ter sempre internet no seu celular.

Izabela Avelar
Izabela Avelar é jornalista, tipo turista na capital mineira e sempre que pode em outras cidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui