InícioEgitoAswanAswan, a cidade núbia do sul do Egito

Aswan, a cidade núbia do sul do Egito

Uma viagem às principais atrações do Egito Antigo não fica completa sem uma visita a Aswan. A cidade localiza-se no extremo sul do Egito, a 850 km do Cairo, nas margens do Rio Nilo. Aswan é a última “grande” cidade antes da fronteira do Sudão, por isso a cidade se tornou um ponto de apoio para conhecer várias atrações da região, principalmente Abu Simbel.

Com uma população de 300 mil habitantes, a cidade é o polo comercial da região, possui estação de trem e aeroporto. Entretanto, andando pelas ruas de Aswan, você percebe que ela tem cara de cidade do interior. Os prédios não são grandes, as lojas são simples e não existe um grande tráfego de veículos.

Aswan, Assuã ou Assuão

Há diferentes grafias para a cidade egípcia. Assuã é a grafia em português brasileiro e Assuão a grafia em português de Portugal. Já Aswan é a grafia em inglês, porém a mais utilizada na mídia em português, por isso nós vamos utilizar essa grafia no texto.

Rua de Aswan Egito – Foto: wikimedia (CC BY-SA 2.0)

Clima de Aswan Egito

Talvez o que seja mais marcante na cidade é o calor. Aswan é ainda mais quente que Luxor. O calor é tanto que no verão é comum as temperaturas ficarem acima de 40°C, chegando a 50°C em algumas ocasiões.

Porém, mesmo no outono ou na primavera, época que visitei, o calor é muito intenso! Por isso, durante o dia, muita gente não sai de casa e há muito comércio fechado. No final da tarde que aumenta o fluxo de pessoas nas ruas. O comércio se adaptou ao clima e as lojas ficam abertas até pelo menos às 22:00 horas, mas muitas lojas só fecham às 23:00 horas.

Mercado Sharia as-Souq aswan
Mercado Sharia as-Souq – Foto: Jeff DeJoannis (CC BY-NC-ND 2.0)

Sair durante o dia é uma tarefa árdua. Por isso, os sítios arqueológicos devem ser visitados pela manhã, quando o calor é menos intenso. É bom lembrar que algumas atrações fecham às 16:00 ou 17:00 horas.

Onde se hospedar em Aswan

O sul do Egito possui limitações em relação ao serviço turístico. Os hotéis, no geral, costumam ser mal conservamos e muitas vezes não são bem limpos. Por isso, não vale a pena se hospedar em qualquer lugar, especialmente, porque as diárias são baixas em comparação a outros países ou aos hotéis de Cairo.

Aswan é uma cidade com poucas opções de hotéis, entretanto há boas opções. Os dois melhores hotéis da cidade são o Sofitel e o Mövenpick. Ambos com padrão cinco estrelas e muito superior aos demais da cidade. O Mövenpick Resort Aswan é o mais tradicional e fica em uma ilha no Rio Nilo, uma localização incrível. Entretanto, por ser um hotel mais novo e moderno, o Sofitel Legend Old Cataract possui diárias mais altas.

Mövenpick Resort Aswan Egito – foto: divulgação

Um hotel com bom custo-benefício, bons serviços e com piscina, um item muito importante para enfrentar o calor da cidade, é o Citymax Hotel Aswan.

Já se você quer ficar em um local mais cultural, vale a pena se hospedar no Kato Dool Nubian Resort, um hotel construído em estilo núbio. O local chama muita atenção por suas formas e cores.

assuã egito
Kato Dool Nubian Resort, um hotel em estilo núbio – Foto: divulgação

Para conhecer mais opções de hotéis, veja nosso texto sobre onde ficar em Aswan.

Cruzeiro Rio Nilo

Uma forma interessante de conhecer o sul do Egito é através de um cruzeiro pelo Rio Nilo. Essa opção é muito popular entre os turistas estrangeiros que vêm no conforto e comodidade, uma ótima opção de turismo.

Há cruzeiros de diferentes durações, porém o mais comum são os de 3 ou 4 noites. A maior vantagem é que estão incluídos visitas às principais atrações turísticas da região, o que inclui Luxor e Aswan.

Como esse tema envolve muitas peculiaridade e detalhes, temos um texto exclusivo sobre os cruzeiro no Rio Nilo.

cruzeiro rio nilo
Cruzeiro pelo Rio Nilo – Foto: zolakoma (CC BY)

O que fazer em Aswan

Aswan não é uma cidade cheia de atrativos, mas possui alguns pontos turísticos interessantes.

Templo de Philae

A principal atração da cidade é o Templo de Philae, um templo dedicado a deusa Ísis que fica em uma ilha no meio do Rio Nilo. Construído por Ramsés II, o templo era parte de um complexo de templos que ficavam em ilhas no Rio Nilo. Com a construção da barragem de Aswan os templos ficaram submergidos pela água. Como Philae era o mais importante dos templos, foi transferido para a ilha vizinha que era mais alta.

Templo de Philae aswan
Foto aérea do Templo de Philae do Museu Núbio, reprodução de: Terry Feuerborn (CC BY-NC 2.0)

Philae localiza-se a 7 km de Aswan. Para chegar até lá, o mais comum é combinar com um taxista a viagem completa (ida e volta) até o porto; custa $60 EGP (libras egípcias) o táxi. Do porto, você pega um barco que custa cerca $84 EGP a viagem de ida e volta (preço pelo barco). A entrada no templo custa $60 EGP, sendo que estudantes pagam meia.

Se tiver interesse é no Templo de Philae que acontece o Show de Luzes e Som de Aswan. Nosso guia de Luxor disse que esse é o segundo show de luzes mais interessante do Egito, só perdendo para o de Abu Simbel que é o melhor.

philae show de luzes aswan
Show de luzes no Templo de Philae – Assuão Egito – Foto: Clara Giraud (CC BY-ND 2.0)

Obelisco Inacabado

Uma outra atração tradicional da cidade é o Obelisco Inacabado, um grande obelisco que estava sendo esculpido na rocha de 42 metros de comprimento. Pesando cerca de 1200 kg seria o maior obelisco do Egito, cerca de um terço maior do que os outros. O Obelisco Inacabado localiza-se em uma pedreira de Aswan, a 2 km do centro. A entrada custa $40 EGP.

Obelisco Inacabado aswan
Obelisco Inacabado – Foto: Michael Lusk (CC BY-NC 2.0)

Museu Núbio

Durante o Império Egípcio, a Núbia não era considerada Egito. A região que vai até o norte do Sudão era habitada por tribos africanas, mas foi conquistada e era administrada pelo Egito.

O Museu Núbio apresenta a cultura local e todas as construções egípcias que ocorreram na região, durante o Egito Antigo. A maioria foi feita por Ramsés II, que construiu vários templos, inclusive o incrível Abu Simbel.

O museu não é uma grande atração, mas se tiver tempo vale a pena a visita, já que é bem montado e possui algumas peças interessantes, sendo que a principal é uma estátua gigante de Ramsés II.

A entrada do museu custa $60 EGP (estudante paga meia) e fica aberto até às 18:00 horas. Em uma hora é possível conhecer todo o museu.

galeria do Museu Núbio
Museu Núbio – Foto: Vyacheslav Argenberg (CC BY 2.0)
Estátuas do Museu Núbio
Estátua de um babuíno no Museu Núbio

Abu Simbel

Apesar de Aswan possuir algumas atrações, a grande maioria das pessoas que chegam até lá é para visitar Abu Simbel, que fica a 280 km de distância. Apesar da distância ser grande, Aswan é a cidade mais próxima do templo com infraestrutura e existem vários tipos de tours e inclusive voos saindo de Aswan até Abu Simbel. Para saber mais leia: Abu Simbel, a joia do Egito Antigo.

Leia também: Como chegar em Abu Simbel: ônibus, tour e avião

selfie abu simbel egito
Templo principal de Abu Simbel

Outras dicas de Aswan Egito

Agora que você já conhece as atrações turísticas, vale a pena escolher o hotel. Veja nosso texto sobre onde ficar em Aswan e descubra as melhores opções de hospedagem.

Uma outra dica importante é referente ao seguro viagem. Esse não é um item obrigatório em uma viagem ao Egito, porém é muito indicado. O sul do país tem algumas limitações com higiene, por isso não coma em qualquer lugar e é sensato contratar um seguro viagem para qualquer problema que por ventura possa ocorrer. Para saber preços e melhores opções, faça agora uma cotação.

Um outro item que muita gente contrata é o chip internacional. Ele não funciona tão bem no Egito, porém é um item que sempre ajuda. Para saber mais, conhecer vantagens, desvantagens e preços, leia nosso tema sobre chip internacional.

Foto de capa do Rio Nilo com o Templo de Philae ao fundo - foto de: Dennis Jarvis (CC BY-SA 2.0)
Felipe Zighttps://www.abraceomundo.com/
Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui