InícioMinas GeraisTiradentesTudo sobre o Bichinho MG, o vilarejo perto de Tiradentes

Tudo sobre o Bichinho MG, o vilarejo perto de Tiradentes

Bichinho MG, é um charmoso povoado que fica muito próximo da cidade histórica de Tiradentes. Bichinho está a apenas 7 km da turística Tiradentes, entretanto o local é um distrito de Prados, uma cidade vizinha.

Bichinhos que era só mato, roça, gado e grandes latifúndios, tornou-se uma cidadezinha turística cheia de arte, restaurantes e pousadas, além de vários cenários charmosos para tirar fotos!

Como chegar em Bichinho MG

Vindo da Estação de Trem de Tiradentes, após passar a ponte que corta o Rio das Mortes você chegará numa espécie de praça e pegará a direita, como as placas começam a indicar. A partir daí, existem placas por todo o caminho indicando onde é o povoado. No caminho, você conhece mais Tiradentes e onde a população realmente mora.

A estrada também é um espetáculo à parte! Seguindo a maravilhosa Serra de São José, a vista é de tirar o fôlego! Além disso, há várias lojas de móveis, decoração e antiguidades, alguns restaurantes e fazendas. Você também passará pelo Museu do Automóvel da Estrada Real que possui 80 carro em exposição.

De Tiradentes ao Bichinho são 7 km de estrada calçada, já a ligação entre Prados ao Bichinhos são 12 km de estrada de terra.

bichinho tiradentes mg
Encantamentos. A Serra de São José deixa a estrada mais especial. Foto: Beatriz Costa

Por que Bichinho? 

Há algumas histórias que justificam o nome do povoado. A mais popular e difundida é, inclusive, a contada pelos moradores, como Lenir da Silva Freitas, uma das mais antigas da vila que nos relatou que o nome real do distrito é Vitoriano Veloso. Esse foi um alferes que nasceu na região e participou da Inconfidência Mineira. Vitoriano Gonçalves Veloso era o único negro da Inconfidência e foi um mensageiro, chegando a percorrer 240 km de cavalo em apenas três dias. Segundo Lenir, o apelido de Vitoriano era “bichinho”, e esse apelido pegou e tornou-se o nome da cidade.

Entretanto, a pesquisadora Vera Lúcia Ermida Barbosa, em sua tese de doutorado “De Arraial do Bichinho a Vitoriano Veloso (2018)” explica que a principal hipótese do nome do vilarejo é referente a imagem Nossa Senhora da Penha de França que tinha um altar na igreja do arraial. A imagem da santa contém um pequeno lagarto aos seus pés, símbolo de um dos seus milagres, sendo popularmente chamada de Nossa Senhora do Bichinho.

O que fazer no Bichinho MG?

A cidade que antes podia ser uma “Cidadezinha qualquer” do poema de Carlos Drummond de Andrade, mas agora não anda mais tão devagar. Bichinho é recheado de ateliês, oficinas de arte e muitas outras coisas. Desde que o artista Antônio Carlos Beck, mais conhecido como Toti, chegou na cidade e abriu seu ateliê, Oficina de Agosto, quase 30 anos atrás a cidade não parou de crescer. 

Oficinas e ateliês

atalies em bichinho minas gerais
Vanguarda. A Oficina de Agosto foi a primeira a chegar na cidade. Foto: Beatriz Costa

O que começou a desenvolver a cidade e transformá-la em um destino turístico foi a arte. E ela está em todo lugar, desde a estrada até a pequena vila, há vários ateliês e oficinas de arte. As peças são das mais diversificadas, pinturas, esculturas, fotografia, etc. Os estilos também variam, das mais modernas ao clássico barroco. Vale a pena entrar nessas lojas, impressionar-se com as peças e conhecer os artistas. 

Casa Torta

casa torta bichinho mg
Torta. A casa que transgride com poesia. Foto: Beatriz Costa.

Construída em 2016 por um casal de artistas carioca, a Casa Torta é hoje o cartão postal de Bichinho. O cenário é perfeito para tirar fotos e dentro é um deleite para as crianças. O espaço é cheio de jogos, desafios, brincadeiras e tudo de mais divertido. Recheado de poesia, o lugar quebra as regras e provoca o riso. Para saber mais sobre a Casa Torta acesse o site Casa Torta.

Alambiques

Alambiques são lugares onde a cachaça é produzida e no Bichinho há diversos produtores dessa iguaria brasileira. Desse modo, uma visita aos principais alambiques, assim como experimentar as cachaças do povoado é quase obrigatório. A Tabaroa, a Mazuma e o Velho Ferreiro produzem cachaças espetaculares. A Mazuma oferece visitas guiadas em alguns dias da semana. Saiba mais acessando o site da empresa

Igreja Nossa Senhora da Penha

o que fazer em bichinho mg
Igrejinha. Um dos expoentes do rococó mineiro. Foto: Beatriz Costa

A igreja matriz do povoado Vitoriano Veloso é simples por fora, porém muito bem cuidada. A chave da igrejinha normalmente fica com os moradores, por isso é necessário sair perguntando quem está com a chave, para apreciar toda a beleza e estilo rococó dentro da igreja. Inaugurada em 1771, a Igreja Nossa Senhora da Penha é tombada pelo IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. 

Apreciar a Serra de São José

O ecoturismo no Bichinho é muito forte. Muitos turistas vão até o local para fazer passeios de bicicleta, jipe, motocross, corridas e caminhadas na Serra de São José. A gigantesca e linda serra segue por todo caminho até o Bichinho e de lá é possível conhecer grande parte dela.

No portal da cidade há indicação de uma trilha, “Passos dos Fundadores”, são 10 km que podem ser percorridos de carro, bike ou a pé, pois a vista é estonteante. Se desejarem fazer um passeio mais rápido, vá até o platô que fica um pouco depois do início da trilha e possui uma vista panorâmica da serra.

Onde ficar no Bichinho MG?

A maior parte dos turistas se hospeda em Tiradentes e visita o Bichinho em um bate e volta de um dia. Tiradentes apesar de ser pequena, possui regiões melhores para se hospedar. Veja nossas dicas de regiões para hospedar e indicações de pousadas e hotéis em Tiradentes

Porém, se você está buscando tranquilidade e privacidade, vale a pena ficar no povoado e aproveitar a vida pacata do local. O povoado tem pouquíssimas opções de hospedagens, sendo que as duas principais são as listadas abaixo.

Pousada Cantagalo

bichinho minas gerais tiradentes
Pousada Cantagalo, boa opção de hospedagem em Bichinho MG – Foto: divulgação

Com vista para a Serra de São José a Pousada Cantagalo possui piscina e é próxima do centro da cidade. Uma das principais vantagens é que a pousada possui preços menores se comparada com pousadas do mesmo nível em Tiradentes.

A avaliação da pousada no Booking é alta e ela recebe muitos elogios pelo café da manhã e pelo atendimento.

Para ver preços e fazer reserva na Pousada Cantagalo clique aqui.

Pousada Quatro Estações

bichinho minas gerais
Os quartos da Pousada Quatro Estações possuem cozinha – Foto: divulgação

Uma opção com mais conforto e uma decoração peculiar é a Pousada Quatro Estações. A mobília da pousada mescla peças do período imperial com peças contemporâneas de artistas locais, o que dá uma cara própria à pousada.

O destaque da pousada são seus quartos, muito amplos e todos equipados com cozinha, o que inclui micro-ondas, airflyer, frigobar, liquidificador, sanduicheira e cafeteira. A Pousada Quatro Estações também possui ótima avaliação no Booking.

Para ver preços e fazer reserva na Pousada Quatro Estações clique aqui.

Casas para alugar em Bichinhos

Para quem busca alugar casa, Bichinho possui algumas opções. Os valores não são baixos, mas as casas da cidade costumam ser charmosas e bem decoradas.

cidade de bichinho
A Pouso do Bichinho é uma casa histórica e bem decorada – Foto: divulgação

A Pouso do Bichinho é uma casa histórica e charmosa que aluga seus três quartos separadamente e serve café da manhã para os hóspedes.

pousadas em bichinhos mg
Sala da Casa de Adobe em Bichinho Minas Gerais – Foto: divulgação

Outra opção é a Casa de Adobe, construída na técnica de adobe em que os tijolos são feitos de terra, ela possui estilo rústico, uma sala bonita e ótimos preços.

Pousada BauBrasil

onde ficar em bichinho
Baubrasil a melhor pousada em Bichinho MG – Foto: divulgação

Se você está buscando um lugar aconchegante, com privacidade e um toque artístico, a Pousada BauBrasil é perfeita para você. Com construções modernas, criativas e sustentáveis a pousada chama atenção dos turistas mesmo sendo um pouco distante da cidade.

A desvantagem é o preço, os valores são mais altos que a média dos hotéis de Tiradentes. Porém, vale a pena para quem pretende ter uma experiência privativa em meio a natureza.

Além das comodidades dos bangalôs, o local possui piscina ao ar livre.

bichinho mg
Sala do bangalô Baubrasil – Foto: divulgação

Onde comer no Bichinho?

Atualmente o número de restaurantes e cafés na cidade tem aumentado. Porém, o restaurante mais tradicional e, talvez, o mais gostoso é o Restaurante Tempero da Ângela. O mais legal desse restaurante é que ele é de uma moradora local e a comida é mineira de verdade. O lugar parece uma casa de avó e tenha paciência, pois é comum ter fila na hora do almoço.

onde comer em bichinho
Aconchego. Os cantinhos “instagramáveis”no Bichinho MG. Foto: Beatriz Costa

Outro local antigo e dos próprios moradores é o Doces do Bichinho. A porta do estabelecimento nos leva para os fundos de uma casa. A simplicidade do local torna os doces ainda mais gostosos. São muitas as opções: cajuzinho, cocada, doce de abóbora, de batata doce, entre outros. Todos os tradicionais doces são feitos a poucos metros de onde são vendidos. O local ainda vende doces enlatados e goiabada. 

Dicas de Tiradentes e São João del Rei

Agora que você já sabe tudo de Bichinho MG, veja nossas dicas das cidades vizinhas. A primeira dica é sobre o que fazer em Tiradentes. Apesar da cidade ser pequena, há alguns museus, igrejas históricas e trilhas. Um dos destaques é o passeio de Maria Fumaça. O trajeto de 12 km leva até São João del Rei, uma cidade histórica que teve mais relevância no período colonial. Por isso, conta com mais igrejas e casarões históricos.

Não podemos deixar de falar das pousadas em Tiradentes. Há várias opções de hospedagens de diferentes preços e estilos, desde opções românticas com hidromassagem e lareira até hotéis com lazer completo ideais para famílias.

Beatriz Costa
Beatriz Costa
Beatriz Costa estudante de jornalismo e isso deixa claro sua paixão por fotografia e escrita. Viajar junta tudo isso com um pouco mais amor.

9 COMENTÁRIOS

  1. Estive lá no último final de semana, dias, 5,6 e 7 de janeiro de 2024,. Eu minha família, ficamos hospedados na Pousada Parlatorium, excelente atendimento pela Tatiana, que foi um amor de pessoa!!! Índico pra todos que forem em Tiradentes, fica bem na praça, saindo da Rodoviária e indo pra Estação Ferroviária ao lado da Pharmacia e uma pequena ponte indo para a praça principal da charmosa cidade de Tiradentes Minas Gerais Brasil Terra 🌎 Rendonda. Uma pena de não ter visitado a cidade de Bichinho!

  2. Rosilene, o verão é a época mais quente, por isso é interessante para quem vai percorrer trilhas e pretende entrar nas geladas cachoeiras. Por outro lado, é a época do ano que mais chove. O período chuvoso vai de novembro a março, nesses meses há, pelo menos, 10 dias de chuva, na média. Dezembro e janeiro são os meses em que a chuva é mais intensas, com média de 17 dias de chuva.

  3. Matéria magnífica a respeito do vilarejo. Parabéns!!! Sugiro apenas que façam a correção com relação ao nome do povoado que não é devido ao inconfidente ( Vitoriano Veloso) ter o apelido de Bichinho, visto que “Bichinho” era o nome oficial do povoado na época do Brasil colônia, ou seja, antes da homenagem ao inconfidente, conforme exposto em tese de doutorado da pesquisadora Vera Lúcia Ermida Barbosa. A pesquisadora aborda em sua tese, que o nome “Bichinho” se atribui a imagem histórica de Nossa Senhora da Penha de França, a qual tem em seus pés um “bichinho” que simboliza o milagre contado no Brasil colonial e ainda hoje pelos moradores do vilarejo. (BARBOSA, Vera Lúcia Ermida. De arraial do Bichinho a Vitoriano Veloso : A confecção artesanal das narrativas identitárias de um povoado das Minas Gerais do Brasil. 2018. 423f. Tese (Doutorado) – estudos contemporâneos, Universidade de Coimbra.

  4. Bom dia Emanuel, a maioria dos turistas se contenta apenas cem passar o dia em Bichinho. Entretanto, para quem já conhece bem Tiradentes e quer uma experiência diferente, pode ser interessante dormir no distrito.

  5. Olá, boa tarde Beatriz!

    Irei para São João del Rei de Tiradentes. Gostaria de saber se nesse caso, vale a pena fazer um bate volta para o distrito de Bichinho ou se vale a pena dormir um dia em Bichinho?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui