InícioDicasO site Booking é confiável? As dicas que ninguém revela

O site Booking é confiável? As dicas que ninguém revela

Viajar é uma das melhores experiências que existe, principalmente com as facilidades que a internet nos trouxe. Poder reservar online sua hospedagem é uma delas, mas é normal ficar com o pé atrás, afinal para muitos ainda é algo novo. Por isso, hoje vamos responder se o site Booking é ou não confiável.

De antemão, já adianto que o Booking é sim confiável. É uma empresa que está presente em diversos países do mundo e é uma gigante do mercado de turismo. São mais de duas décadas de existência e milhões de clientes satisfeitos.

hotéis booking
Será que o Booking.com é confiável? Descubra agora! (Foto: O que é o Booking?

O Booking é um e-commerce de viagens que está presente em diversos países. Nele é possível fazer reservas em hotéis, pousadas, resorts, casas por temporada, e muito mais. O site ganhou popularidade pela grande oferta de estadias e pelo preço competitivo.

booking é bom?
O Booking é um e-commerce de viagens que está presente em diversos países.

A empresa começou como uma pequena start-up, na cidade de Amsterdã, no ano de 1996. De lá para cá, a marca cresceu muito e se consolidou como uma dos principais empresas de viagens do mundo.

Atualmente, a empresa conta com o apoio internacional de 198 escritórios em mais de 70 países no mundo todo. O site está disponível em 44 idiomas e possui mais de 27 milhões de anúncios.

Booking é confiável?

Sim, o Booking é confiável! Mais do que isso, ele é a melhor opção para reserva online de hospedagem. É uma empresa que está no mercado há bastante tempo e que, através dos anos construiu uma ótima reputação no meio. O site é prático, fácil de usar e possui ofertas que são quase sempre melhores que as da concorrência.

O site oferece suporte ao cliente, 24 horas por dia e 7 dias por semana, e o melhor: em português. Sendo assim, o viajante nunca fica desamparado. Na dúvida, é só checar entre as milhares de avaliações de clientes reais disponíveis na página da empresa.

hotéis booking
O booking é confiável? A resposta é: sim! (Foto: dicas booking
A sustentabilidade e o contato com a natureza são pontos cada vez mais importantes para quem viaja! (Foto: Zach Betten/Unsplash)

Enquanto isso, a outra pesquisa, realizada em março do mesmo ano, mostrou que sustentabilidade é um assunto que importa para os viajantes.

Foram 29.349 entrevistados de 30 países, incluindo o Brasil. Nessa foi possível observar que:

  • 78% dos brasileiros querem fazer mais viagens sustentáveis no futuro.
  • Além disso, dentre os brasileiros que responderam à pesquisa, quase metade (47%) admitiu que a pandemia mudou sua postura e fez com que colocassem em prática mudanças positivas no dia a dia.
  • 64% dos viajantes brasileiros disseram que ficam incomodados quando estão em uma acomodação que os impede de ser sustentáveis, por exemplo, não oferecendo a coleta de lixo reciclável.
  • 96% dos viajantes brasileiros dizem que querem se hospedar em uma acomodação sustentável no próximo ano — um aumento notável em relação ao ano de 2016 (80%), quando o Booking.com conduziu pela primeira vez uma pesquisa em torno das viagens sustentáveis. Na edição de 2020, logo antes da pandemia, esse número era de 94%.

As dicas que ninguém revela

Há alguns pontos cruciais para a escolha de uma hospedagem e que muitas vezes são ignorados pelos viajantes. Isso costuma resultar em uma experiência ruim, abaixo das expectativas do turista e também do que o Booking é capaz de oferecer. Sendo assim, fique de olho em algumas dicas valiosas para escolher sua hospedagem.

Leia as avaliações

A maioria das estadias possui avaliações de pessoas que já se hospedaram anteriormente. Dessa forma, não deixe de conferir antes de bater o martelo na decisão de reservar uma hospedagem.

cupons booking
As avaliações de outros clientes ajudam a conhecer os prós e contras de cada acomodação!

A plataforma conta hoje com mais de 231 milhões de avaliações verificadas e reais de turistas que se hospedaram em suas cada acomodação. Então essa ainda é a melhor forma de evitar surpresas desagradáveis ao escolher seu hotel.

As notas vão de 0 a 10 e o site faz uma média das notas para considerar a nota final daquela instalação. Sendo assim, pode-se considerar que acima de 8, é uma excelente instalação, afinal houveram várias avaliações altas, possivelmente com nota máxima.

Da mesma forma, após sua viagem, faça sua resenha da experiência naquela hospedagem. Assim você vai ajudar aqueles que no futuro desejarem se hospedar no local.

Atente-se às políticas de flexibilidade

Por mais planejada que seja sua viagem, você sempre estará à mercê de imprevistos. Não há como evitá-los, mas é possível se preparar para eles. Muitas das opções do Booking possuem cancelamento gratuito até 24 horas antes do check in. As informações são bem claras no anúncio e é muito importante pensar nisso, principalmente nesse momento de incerteza.

Reserve com antecedência

hotéis booking
Planeje sua acomodação com antecedência! (Foto:mapa hotéis booking
Com o mapa você pode escolher onde ficar pensando na melhor localização!

Normal se sentir um tanto perdido em uma cidade desconhecida e é por isso que o mapa é tão útil. Ele fica no campo superior da tela e com ele você consegue ver os entornos das acomodações e fica bem mais fácil decidir onde vai se hospedar. Convenhamos, nada pior do que planejar a viagem por meses e ao chegar no hotel descobrir que ele é longe de tudo.

Use os filtros

Uma das maiores vantagens do Booking é que é possível filtrar sua pesquisa e afunilar cada vez mais os resultados. Assim você garante que a acomodação esteja de acordo com as suas expectativas.

filtro de pesquisas booking
Além disso, use os filtros para encontrar exatamente o que você procura em uma hospedagem.

No site há diversos filtros como:  faixa de preço; disponibilidade; ofertas e descontos; cancelamento grátis; reservar sem cartão de crédito; tipo de propriedade; avaliação dos hóspedes; comodidades; e localização, entre outros. 

É possível, por exemplo, filtrar apenas por acomodações que tenham hidromassagem, piscina ou estacionamento.

Booking não é a única opção

O Booking é atualmente a melhor opção disponível para agendar hospedagem, porém não é a única. Esse mercado é bem extenso e há diversas empresas nesse ramo, oferecendo serviços parecidos.

No entanto, nem toda opção é confiável como o Booking ou possui variedade e preços competitivos. Por isso, as duas principais empresas concorrentes são a Trivago e a Hotéis.com, ambas pertencentes ao grupo americano Expedia. Então, vamos falar um pouco de cada uma delas.

Hoteis.com

A Hoteis.com possui um serviço muito parecido com o do Booking, porém com algumas diferenças. Sendo o principal diferencial o pagamento facilitado e o programa de fidelidade.

hoteis.com x booking
O Hoteis.com permite parcelamento em até 12 vezes sem juros!

Uma grande vantagem do Hoteis.com é que ele permite o parcelamento da reserva em até 12 vezes sem juros no cartão. Assim, fica mais fácil pagar por estadias mais caras, assim como planejar as férias com antecedência.

Apesar de ser uma empresa americana e com presença em diversos países, as transações feitas no Brasil são todas em reais. Dessa forma, o cliente não fica a mercê da variação do câmbio e nem tem que pagar IOF, um imposto que é cobrado sobre todas as compras internacionais em moeda estrangeira.

Há ainda um programa de fidelidade, onde a cada dez hospedagens efetivadas, o cliente ganha a décima primeira. Essa é ótima para quem viaja com muita frequência, afinal pode representar uma boa economia!

Sendo assim, a Hoteis.com é a maior concorrente do Booking e, apesar de não ter a mesma quantidade de hospedagens e destinos e nem as mesmas ofertas, pode se mostrar como uma opção viável e vantajosa. Dessa forma, se ficar na dúvida, sempre compare!

Trivago

Já a Trivago oferece um serviço diferente, ele é um comparador online de preços! Funciona da seguinte maneira: você pesquisa por uma localidade ou hotel e a plataforma mostra as ofertas de diversos sites para você comparar os preços.

cupons booking
Enquanto isso, o Trivago é um comparador de preços online!

Sendo assim, não é possível comprar uma reserva direto no Trivago, você sempre será direcionado para o site de origem e poderá fechar a compra lá. Apesar de popular no Brasil, a Trivago não é a melhor opção. Ele pode ser útil para se ter uma média dos preços numa região, por exemplo, mas é só isso.

Os valores também não costumam compensar também, afinal a Trivago embute o valor de sua comissão no anúncio e por isso as reservas são quase sempre mais caras por lá do que diretamente no site de reservas.

Recomendamos também a leitura do nosso texto sobre qual o melhor site para reservar hotel.

Como pesquisar no Booking?

1: Primeiramente, acesse a tela inicial do site. Não é necessário fazer cadastro, mas se o quiser, pode usar sua conta no Google para isso. Se preferir, também é possível baixar o aplicativo do Booking.

booking hotel
Antes de mais nada, na página inicial informe para onde você vai viajar, quando será o check-in e o check-out e quantas pessoas se hospedarão.

Nessa tela inicial você fornecerá algumas informações para o site, sendo elas:

  • cidade destino;
  • Data prevista de check in e check out;
  • Número de hóspedes;
  • Quantidade desejada de quartos na hospedagem.

2: Na tela seguinte, o site mostrará os melhores resultados de acordo com os critérios informados na tela anterior. Lembrando que é possível usar os filtros e refinar ainda mais a busca.

booking com
Agora, escolha entre as opções mostradas na tela.

3: Ao selecionar a acomodação desejada, o site te mostrará mais detalhes e fotos do local. Incluindo descrição, comodidades e avaliações de hóspedes anteriores.

advertências booking
Em seguida leia com cuidado as informações da acomodação para fazer a melhor escolha!

4: Após escolher a acomodação, agora é hora de inserir seus dados para efetuar a compra. São dados pessoais, como nome, telefone e CPF. E também os nomes dos hóspedes e o horário estimado da chegada.

booking-.com login
Por fim, a penúltima etapa é inserir seus dados pessoais para efetivar a reserva!

5: Na última etapa, é hora de inserir os dados do seu cartão de crédito e efetuar a compra. Pronto, simples assim! Em seguida uma confirmação será enviada para o e-mail cadastrado na etapa anterior.

Booking Genius

O Genius é um programa de vantagens para clientes que se cadastram no Booking. Nele, o cliente consegue descontos de até 20% na reserva de hospedagens. Até pouco tempo o programa contava com apenas dois níveis, mas o terceiro nível foi lançado recentemente. Os descontos são progressivos e aumentam em cada nível.

booking reservas genius
O Genius é o programa de descontos do Booking!

Nível 1: Esse é o nível em que todos começam. Ao criar sua conta automaticamente ela já é nível 1. Nesse nível, o cliente tem direito a 10% de desconto nas estadias aderentes.

Nível 2: Ao completar 5 estadias, em até dois anos, o cliente sobe para o nível 2. Nesse nível o desconto fica entre 10% e 15%, além de café da manhã gratuito e também upgrade gratuito de quarto. Ambos os casos são apenas em algumas opções selecionadas.

Nível 3: Para subir para o nível 3 é necessário atingir 15 estadias no prazo de 2 anos. Os benefícios são os mesmos do nível 2, com diferença de que o desconto é de 20%. Além disso, há também a adição do atendimento prioritário para falar com o Booking.

Mas afinal, vale a pena reservar no Booking?

Sim, vale muito a pena! O Booking é um site confiável, prático e com um grande número de opções. Os valores costumam ser os melhores do mercado também, o que é um outro grande atrativo. Além disso, ainda tem suporte 24 horas por dia e programa de descontos.

Então, sempre que precisar de uma hospedagem, não deixe de pesquisar no Booking.

E você, já foi cliente do Booking? Como foi a sua experiência? Deixe seu comentário!

Sheila Silva
Sheila Silva
Sheila Silva é jornalista, escritora e amante das palavras e da vida em movimento! Mineira de carteirinha, nascida no interior e residente na capital, nunca perde a chance de uma nova aventura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui