Início Turquia Capadócia Onde ficar na Capadócia: Goreme, Urgup ou Uçhisar?

Onde ficar na Capadócia: Goreme, Urgup ou Uçhisar?

A Capadócia é um destino muito turístico da Turquia. Por isso você encontrará muitos hotéis de vários tipos e preços. O que não falta são opções de onde ficar na Capadócia.

Entretanto, a primeira informação que você precisa saber é que a Capadócia não é uma cidade, mas uma região, por isso há mais de uma opção de cidade para se hospedar.

Capadócia, onde ficar?

A Capadócia é uma região com uma área de 15.000 km². Ou seja, é uma região muito extensa. Essa é uma parte pouco populosa do país, com baixa densidade habitacional. Mesmo assim, existem muitas vilas e cidades.

Porém, para quem viaja a turismo, não há muito segredo. A parte mais turística da Capadócia é pequena, há 3 cidades principais (Goreme, Urgup e Uçhisar) que recebem mais de 80% dos turistas que visitam a região. E essas três cidades ficam a menos de 15 km de distância uma das outras.

Apesar de próximas, as cidades possuem algumas diferenças, que é importante conhecer antes de decidir onde ficar na Capadócia.

Hotéis de caverna

Cave hotel ou hotel de caverna, em português, são os tipos de hotéis mais famosos da Capadócia. Os antigos moradores da região, na Idade Médica, escavavam rochas para construir casas, igrejas. Até mesmo abaixo da terra havia escavações, o que criaram as cidades subterrâneas. Entre os pontos turísticos da Capadócia, você verá muitas construções que foram feitas dessa maneira.

Para manter o estilo das construções históricas, muitos hotéis também foram construídos dentro da rocha. Na superfície, não no subterrâneo. Eles são chamados de cave hotel. Esses são os hotéis mais peculiares e que mais chamam a atenção na Capadócia, por isso temos um texto explicando como são os hotéis de caverna, as vantagens e desvantagens.

Há hotéis de caverna, desde simples até de luxo. No geral, eles possuem estilo rústico, mas você encontra até banheira de hidromassagem ou piscina dentro dos quartos mais luxuosos.

melhores hoteis capadocia turquia
Sauna do hotel Kayakapi Premium Caves Cappadocia – Foto: divulgação

Como muitos turistas procuram esse tipo de hotel, apareceram vários cave hotels na Capadócia. Normalmente, eles possuem “cave hotel” no nome. Porém, nem todos os “cave hotels” são, realmente, hotéis de caverna. Alguns possuem apenas o nome, foram construídos com rochas, mas não são, realmente, de caverna.

Além disso, vários dos hotéis de caverna, em ambas as cidades, possuem quartos que são e que não são de caverna. Por isso, na hora de reservar é sempre bom relembrá-los que você quer um quarto de caverna na parte de “pedidos especiais” do Booking. Caso essa for a sua escolha ou o contrário, caso não seja.

Eu considero que para quem quer ter uma experiência diferente, vale a pena se hospedar em um desses hotéis. Não há nenhum tipo de risco e é o tipo de experiência mais diferente que você pode ter na sua viagem.

Goreme, Urgup ou Uçhisar

Essas são as três opções de cidades para hospedar, mas que ficam muito próximas entre si. Por isso, a diferença de distância para os aeroportos que ficam a cerca de 40 km/ 40 min (Nevsehir) e 75 km/ 1h15 (Kayseri) e não varia muito. Porém, é importante reservar o transfer antes, porque na hora não dá para contratar e o transfer é muito mais barato que o táxi.

A maior parte das atrações turísticas não fica a uma distância que pode ser percorrida a pé. O mais comum é contratar um tour ou alugar um carro. Então, nesse quesito também não há uma diferença muito grande, apesar de Goreme possui uma atração dentro da cidade e outras mais próximas.

Vamos detalhar cada uma das três cidades. Mas, já adiantado algumas informações, Goreme é a menor cidade das três, porém a que mais recebe turistas. Urgup é a segunda que mais recebe, a maior de todas e a que possui mais hotéis sofisticados. Uçhisar é a opção que menos procurada, porque possui muito menos opções de hotéis que as outras duas.

Goreme

Goreme é a cidade preferida da maioria dos turistas estrangeiros que visitam a Capadócia. Goreme é a mais charmosa e também a menor das três opções. A pequena vila possui menos de 3 mil habitantes. Apesar de pequena, é a cidade que possui mais hotéis. Por tudo isso, no centro da cidade, você praticamente só verá turistas.

Goreme é a única das 3 cidades, que você encontrará agências de turismo na rua. Há várias delas, mas que oferecem torus muito semelhantes que percorrem os pontos turísticos da região. Em Urgup ou Uçhisar não é tão fácil encontrar agências de turismo, a maioria das pessoas reservam com antecedência ou no próprio hotel.

Além disso, você estará perto de um dos pontos turísticos mais importantes da Capadócia, que é o Göreme Open Air Museum. O Museu a Céu aberto está a 2 km do centro da cidade e pode ser acessado por uma caminhada.

Em relação à Urgup, que é a segunda opção mais escolhida, Goreme possui uma média de preços de hospedagens mais baixa. Além disso, a cidade possui mais restaurantes. Já que alguns dos hotéis de Urgup são mais isolados do centro da cidade e possuem seus próprios restaurantes.

Para lhe ajudar a escolher o melhor hotel para o seu estilo e bolso, fizemos uma seleção das melhores opções de hotéis de caverna de Goreme, as listas e fotos seguem abaixo.

Entretanto, caso não queira hospedar em um hotel de caverna, as melhores opções são o Milat Cave Hotel, que apesar do nome, não é um cave hotel. Esse foi o hotel que me hospedei, ele é confortável, porém com ótimo custo-benefício. Outra opção seria o Grand Cappadocia Hotel um bom hotel com piscina, apesar do clima da Capadócia não ser dos mais quentes para nadar.

Koza Cave Hotel

hoteis capadocia
Foto: divulgação Koza Cave Hotel

Apesar de ser um bom hotel de Goreme, o Koza Cave Hotel mantém um estilo rústico e simples, bem ao estilo turco. O hotel está localizado em uma região mais alta, com vista para o Vale dos Pombos e Chaminés das Fadas. O hotel ainda possui um terraço de onde é possível ter uma boa vista dos balões. O lado ruim é que ele fica mais afastado do centrinho da cidade, a cerca de 600 metros, mas como o hotel tem seu próprio restaurante e a distância não é tão grande, isso não atrapalha tanto.

Para ver preços e fazer reserva no Koza Cave Hotel clique aqui.

Anatolian Houses Cave Hotel

hotel caverna capadocia
Foto: divulgação Anatolian Houses Cave Hotel

Mais sofisticado do que o Koza Cave Hotel, porém na mesma faixa de preço o Anatolian Houses Cave Hotel é uma boa opção para quem quer um hotel mais sofisticado e moderno, mas construído dentro de pedras de chaminés de fadas. O hotel possui desde quartos maiores e confortáveis com banheira, chamados de Suítes Deluxo Caverna e de Suítes King Caverna, como a Suíte Caverna que é mais simples e barata.

O hotel, que possui piscina, fica em uma área mais isolada, que não tem uma vista tão boa, mas está próximo ao centro, a apenas 300 metros de distância.

Para ver preços e fazer reserva no Anatolian Cave Hotel clique aqui.

Sultan Cave Suites

hotel barato capadocia com vista
Sultan Cave Suites é um dos melhores hotéis com vista para os balões – Foto: divulgação

O Sultan Cave Suites é um hotel bem confortável. Entretanto, o que mais chama atenção dele é sua vista. Com terraços de diferentes níveis, ele é considerado por algumas pessoas como o hotel com melhor vista para os voos de balão de Goreme.

O que deu fama ao Sultan Cave Suites foram as fotos do Instagram. Para quem fotografar os balões seja essencial, vale a pena ficar em um hotel com boa vista, já que as os voos podem começar as 6:00 da manhã, horário pouco atrativo para andar até um mirante.

Para ver preços e fazer reserva no Sultan Cave Suites clique aqui.

Aydinli Cave Hotel

onde ficar goreme
Foto: divulgação Aydinli Cave Hotel

Com um terraço com ótima vista da cidade, o Aydinli Cave Hotel é uma opção um pouco mais barata que as três acima. O hotel é pequeno, mas possui alguns diferentes tipos de quartos, dos mais simples até uns mais bem montados. O hotel fica a 400 metros do centrinho de Goreme.

Para ver preços e fazer reserva no Aydinli Cave Hotel clique aqui.

Harman Cave Hotel

onde ficar goreme capadocia
Foto: divulgação Harman Cave Hotel

O Harman Cave Hotel é um hotel que também fica na parte alta da cidade, construído ao lado de chaminés de fadas. O hotel fica a 500 metros do centro e possui um bom preço de diária.

Para ver preços e fazer reserva no Harman Cave Hotel clique aqui.

Urgup

Urgup é a segunda opção mais escolhida pelos turistas. Ao contrário de Goreme, Urgup é uma das maiores cidades da Capadócia, com 17 mil habitantes em sua área urbana. O centro de Urgup também é bonito e a cidade também possui boas opções de hospedagens.

Uma diferença relevante entre Goreme e Urgup é que em Urgup a maioria dos hotéis são do tipo cave hotels (hotéis de caverna) e ficam na encosta da montanha, um pouco afastados do centrinho da cidade. Além de não serem tão colados uns nos outros. O que dá mais privacidade, mas também não é um local de comum de caminhar.

Como os hotéis ficam mais espalhados e são maiores, vários deles possuem restaurante. Por outro lado, há menos restaurantes em Urgup, o que resulta que alguns turistas vão até Goreme para comer, que está a 9 km de distância.

Os hotéis de Urgup são, no geral, mais espaçosos, maiores e confortáveis que os de Goreme. Urgup possui mais hotéis de alto padrão e por isso tem uma média de preços de hospedagens mais alta.

Uma curiosidade de Urgup é que a cidade é a maior produtora de vinhos da Capadócia. A cidade possui algumas vinícolas que produzem mais de 50% do vinho da Capadócia.

Selecionamos os mais interessantes hotéis de caverna de Urgup.

Kayakapi Premium Caves Cappadocia

Piscina dentro do quarto – Foto: divulgação Kayakapi Premium Caves Cappadocia

O Kayakapi é considerado por muitos como o melhor hotel da Capadócia. O hotel, que possui um valor muito superior aos demais de Urgup e Goreme, é bem bonito e espaçoso. Conta com um restaurante no terraço e um spa de caverna. Porém, talvez seu maior diferencial sejam os quartos, que são espaçosos, bonitos e confortáveis. Alguns dos quartos possuem piscina privativa e espreguiçadeiras, tudo isso dentro da caverna!

Para ver preços e fazer reserva no Kayakapi Premium Caves clique aqui.

Yunak Evleri Cappadocia

Foto: divulgação Yunak Evleri Cappadocia

O Yunak é um grande hotel de Urgup. Possui piscina e uma ampla área interna. Com relação aos quartos existem alguns tipos de diferentes níveis de conforto e preços. Possui, inclusive, alguns quartos históricos que datam do século V.

Para ver preços e fazer reserva no Yunak Evleri Cappadocia clique aqui.

Asuwari Suites Cappadocia

Foto: divulgação Asuwari Suites Cappadocia

Um pouco mais barato que as opções anteriores, o Asuwari Suites Cappadocia é um hotel pequeno, mas aconchegante. O seu destaque são os quartos amplos e bem decorados, além de ter um muro de entrada bem imponente.

Para ver preços e fazer reserva no Asuwari Suites Cappadocia clique aqui.

Dere Suites Cappadocia

Foto: divulgação Dere Suites Cappadocia

Outro grande hotel, mas com o preço menor que as opções acima, é o Dere Suites Cappadocia. O hotel não é tão bonito por fora, mas possui alguns quartos muito bem decorados e espaçosos. Outro destaque é que o hotel possui uma ótima nota de avaliação dos hóspedes.

Para ver preços e fazer reserva no Dere Suites Cappadocia clique aqui.

Urgup Evi Cave Hotel

Foto: divulgação Urgup Evi Cave Hotel

Para quem deseja um hotel barato, o Urgup Evi Cave Hotel é uma boa opção. O hotel possui um valor abaixo da média e tem uma qualidade boa. Os quartos são mais simples e menos charmosos do que dos demais hotéis, porém confortáveis. A maior desvantagem é a sua localização, mais longe que os demais do centro de Urgup.

Para ver preços e fazer reserva no Urgup Evi Cave Hotel clique aqui.

Uçhisar

Uçhisar é a opção menos escolhida. Essa fato é devido a menor quantidade de hotéis na cidade. Entretanto, a cidade possui algumas opções interessantes de hotel. A cidade também é uma pequena vila, com uma população semelhante à de Goreme, porém com muito menos turistas.

Como possui menos turistas, em Uçhisar há menos restaurantes e agências de turismo. Os passeios, normalmente, são reservados nos hotéis. Já na baixa temporada, que é o inverno do hemisfério norte, muitos restaurantes fecham. Nesses períodos a saída é comer no próprio hotel ou em Goreme.

Na cidade há uma atração, que não é tão visitada, que é o Castelo de Uçhisar.

Museum Hotel

hoteis melhores vistas balões capadocia
Museum Hotel possui bela vista para os voos de balão – Foto: Museum Hotel

O Museum Hotel é um dos dois melhores hotéis de Uçhisar. Um incrível hotel de luxo que possui uma ótima vista para voos de balão. O hotel possui uma bonita piscina de onde também possibilita ver os balões. Entretanto, o horário dos voos, bem cedo e ainda friozinho, não combina com piscina.

O hotel fica um pouco afastado do centrinho da cidade. Não é uma região para se caminhar a pé.

Para ver preços e fazer reserva no Museum Hotel clique aqui.

Ariana Sustainable Luxury Lodge

capadocia onde ficar
Ariana Sustainable Luxury Lodge é um hotel novo e com decoração moderna – Foto: divulgação

Dividindo o pódio com o Museum Hotel, como os melhores hotéis da cidade. O Ariana Sustainable Luxury Lodge é um hotel bem diferente da maioria dos hotéis da Capadócia, por ser um hotel moderno. Apesar de ter paredes de pedra, a decoração moderna chama atenção.

A área verde externa do hotel é o que mais chama atenção. Como está ao lado do Museum Hotel também possui ótima vista para os voos de balão.

Para ver preços e fazer reserva no Ariana Sustainable Luxury Lodge clique aqui.

Eyes Of Cappadocia Cave Hotel

onde ficar na capadocia hoteis
Quarto 110 com cama redonda do Eyes Of Cappadocia Cave Hotel – Foto: divulgação

Entre os hotéis com bom custo-benefício o Eyes Of Cappadocia Cave Hotel é uma das melhores opções. O hotel de caverna é rústico, mas possui quartos amplos e com decoração peculiares. Há inclusive quartos com cama redonda e com banheira de hidromassagem, ideal para casais.

Para quem quer conforto, o hotel é uma ótima opção. O hotel também fica afastado do centro e com vista para a área de voos de balão.

Para ver preços e fazer reserva no Eyes Of Cappadocia Cave Hotel clique aqui.

Caldera Cave Hotel

hoteis na capadocia
O Caldera Cave Hotel possui uma bela vista do Castelo de Uçhisar – Foto: divulgação hotel

Para quem procura um hotel barato e no centro de Uçhisar, o Caldera Cave Hotel é uma boa opção. O hotel fica no centro da cidade, local bom para quem gosta de caminhar. Entretanto, ele está em uma parte mais alta que tem vista para os voos de balão.

Além de quartos econômicos, há também quartos de caverna e com vista.

Para ver preços e fazer reserva no Caldera Cave Hotel clique aqui.

Foto de capa: divulgação Anatolian Houses Cave Hotel
Felipe Zig
Felipe Zighttps://www.abraceomundo.com/
Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.