A pequena cidade de Caxambu MG, localizada no sul de Minas Gerais, é a cidade com a maior estância hidromineral do Brasil. Segundo a prefeitura, é o maior complexo hidromineral do mundo! A cidade conta com 12 fontes de águas minerais em seu bucólico Parque das Águas, onde as pessoas podem experimentar as águas e fazer massagens e banhos com água mineral.
Caxambu MG, pacata cidade de interior
Podemos dizer que Caxambu é uma pacata cidade do interior. Com seus 20 mil habitantes, o município é tranquilo e possui uma população hospitaleira. Muitos turistas chegam a cidade com o intuito de descansar, afinal stress não é uma palavra comum no vocabulário dos moradores da cidade. Por isso, há quem desembarca em Caxambu fugindo da agitação dos grandes centros urbanos, mas ainda são os aposentados o principal público que visita a cidade.
Turismo em Caxambu e visita da princesa Isabel
O turismo na região é antigo. Já no século XIX, a família real saía do Rio de Janeiro para visitar Caxambu em busca das propriedades medicinais das águas da cidade. Devido a visitantes tão importantes, algumas fontes foram batizadas com nomes de membros da família real, com destaque para a fonte Dom Pedro, em que há uma coroa.
Uma história interessante, foi a visita da Princesa Isabel à Caxambu, em 1868. Ela visitou a cidade acompanhada de seu marido Conde d’Eu com a intenção de beber das águas terapêuticas e curar sua infertilidade. A princesa bebeu águas ricas em ferro e reverteu seu quadro de anemia. Não se sabe se foi devido a isso, mas ela conseguiu engravidar e por gratidão presenteou a cidade com a Igreja de Santa Isabel.
Parque das Águas Caxambu
O Parque das Águas é a maior atração turística de Caxambu. Está localizado no centro da cidade e possui uma área de 210.000 m², que conta com um lago, quadras esportivas e as famosas fontes de águas minerais.
No total são 12 fontes que ficam espalhadas pelo parque, a grande maioria de água gasosa. O Parque de Caxambu não é tão bem preservado como o de São Lourenço, mas é muito mais suntuoso. As fontes de águas são muito mais rebuscadas e bonitas, apesar de muitas necessitarem de uma reforma.
O Parque funciona todos os dias da semana, das 7:00 às 18:00 horas e é administrado pela prefeitura.
Tipos de Águas em Caxambu
No parque há 12 fontes de águas minerais que possuem sabores e indicações terapêuticas diferentes. Suas diferenças são devido a composição diferenciada do solo. As fontes possuem águas naturalmente gasosas. Eu que não gosto de água gasosa, não gostei do paladar de nenhuma delas; mas quem gosta de água com gás diz que há algumas águas muito saborosas.
Apenas uma fonte é de água sem gás, a Fonte Mayrink III, que inclusive é a água que é engarrafada e vendida. Todas as outras 11 fontes são de águas gasosas.A água mais consumida é a da Fonte Leopoldina que é magnesita e indicada para problemas hepáticos e para alterações do intestino grosso.
Já a Fonte Duque de Saxe é a mais consumida durante o Carnaval, pois suas propriedades alcalinas ajudam o fígado e segundo moradores da cidade é ótima para curar ressaca.
Balneário Caxambu
Dentro do Parque das Águas funciona um Balneário, que é o maior e mais bonito do Circuito das Águas (foto de capa). O Balneário de Caxambu foi fundado em 1907 e reformado recentemente. Com a obra foi possível restaurar vitrais e pinturas, além de modernizar as banheiras e duchas.
O Balneário funciona como um spa e oferece massagens, banhos terapêuticos e duchas, tudo feito com água mineral. O Balneário de Caxambu não oferece um leque de atividades tão grande como o de São Lourenço, mas as atividades podem ser realizadas sem agendamento, principalmente, no período da tarde.
A principal atração é a piscina de hidroterapia, uma piscina aquecida que mistura hidromassagem, duchas e jatos d’água. Experimentei a piscina e achei incrível!
Onde comer em Caxambu
Dentro do Parque das Águas não há restaurante ou lanchonete, por isso para se alimentar você precisará sair. Há alguns restaurantes próximo do parque, como o Agostini Restaurante e Pizzaria, Restaurante Coreto e Panela de Pedra.
Os restaurantes de Caxambu são simples, você não encontrará sofisticação na cidade. Porém, há boas opções de self-service e a la carte para comer comida mineira.
Como chegar em Caxambu MG
Caxambu é muito próxima de São Lourenço, por isso muitos turistas preferem se hospedar na cidade vizinha, que possui maior variedade de hotéis e restaurantes. Para ver as opções de hotéis em São Lourenço e as respectivas localizações acesse o texto Onde ficar em São Lourenço, as regiões e dicas de hotéis.
Há ônibus que ligam as duas cidades, que são operados pela Viação Coutinho. A viagem dura 50 minutos. A empresa não possui website, por isso não é fácil descobrir os horários. Mas, para facilitar a vida de vocês, coloquei essa informação logo abaixo.
Ônibus São Lourenço Caxambu
São Lourenço – Caxambu
6:00, 8:00, 10:00, 12:00, 14:00, 16:00, 18:00, 22:00 horas.
Caxambu – São Lourenço
6:50, 8:50, 10:50, 12:50, 14:50, 16:50, 18:50, 20:50 horas.
Distância entre São Lourenço e Caxambu
A distância entre São Lourenço e Caxambu é de 31 km.
Onde ficar
Como havia dito, a maioria dos turistas opta por se hospedar em São Lourenço, porque é uma cidade com mais infraestrutura, mais opções de hotéis, de restaurantes e de outras atividades de lazer.
Caxambu é uma cidade muito pequena e pacata. Se o seu objetivo é descansar e diminuir o ritmo, pode ser uma boa opção se hospedar em Caxambu!
Na cidade não há não possui muitas opções de hotéis, porém possui algumas opções interessantes. O hotel mais famoso é o Hotel Glória, que também é o melhor hotel da cidade. Ele já foi um hotel de luxo e hoje é um bom hotel, com a mobília preservada do passado.
Caxambu também possui algumas pousadas e hotel fazenda. Para saber sobre as principais opções de hospedagem de Caxambu, leia o texto que fizemos sobre os principais hotéis em Caxambu.
Gostou de conhecer o Parque das Águas Caxambu? Então leia nossas outras matérias sobre o Circuito das Águas. A principal cidade do circuito é São Lourenço, que possui o Parque das Águas mais bem estruturado e preservado.