InícioAmericaUruguaiColonia del Sacramento a pequena e interessante cidade uruguaia

Colonia del Sacramento a pequena e interessante cidade uruguaia

Colonia del Sacramento é uma cidade que fica no caminho entre Buenos Aires e Montevidéu. Uma cidade pequena, pacata, sem muitas atrações turísticas, mas que tem bastante charme, por isso atrai muitos turistas.

O que mais chama atenção em Colônia do Sacramento é seu centro histórico bem preservado. Entretanto, a cidade ganhou fama turística, justamente por ficar no caminho entre as duas capitais do cone sul. E quando falamos no caminho, é exatamente no caminho! O jeito mais fácil e barato de ir de Buenos Aires a Montevideo é ir de barco até Colônia do Sacramento e de ônibus até Montevidéu. Já que você está na cidade mesmo, porque não fazer uma parada para conhecer a cidade?

Leia também: Como ir de Buenos Aires a Montevidéu – 4 opções

colonia-do-sacramento
Foto de: Ana Raquel S. Hernandes (CC BY-SA)

Histórica de Colônia do Sacramento

Colonial del Sacramento, ou Colônia do Sacramento, na grafia em português, é uma cidade antiga, com uma história que remete ao século XVII. Neste período Portugal e Espanha disputavam o traçado de suas colônias na América. A região onde hoje é o Uruguai era uma região inabitada. Para assegurar o domínio da região, a coroa portuguesa estabelece que o governador do Rio de Janeiro fundasse uma colônia fortificada na margem norte do rio da Prata. Foi assim que em 1680 a cidade foi fundada.

O local era estratégico, pois a cidade de Buenos Aires, que escoava os metais preciosos retirados das colônias, estava do outro lado do rio. Por isso, Colônia também funcionava como um porto de apoio para que navios portugueses e ingleses vendessem mercadorias contrabandeadas nas colônias espanholas.

Com isso a coroa espanhola considerava a cidade uma ameaça a seus domínio na região. A Espanha atacou a cidade diversas vezes, sendo que a primeira já em 1681. Com isso os portugueses perderam e reconquistaram a cidade várias vezes. As duas coroas europeias fizeram vários acordos de paz para tratar do assunto. Colônia do Sacramento se transformou em uma cidade que ora fazia parte da colônia portuguesa e ora da espanhola. Essa mudança de domínio que é hoje o que mais chama a atenção da cidade, com uma arquitetura que tem influências portuguesas e espanholas.

O que fazer em Colonia del Sacramento

O centro histórico da cidade é Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco. Nessa parte fica a Fortificação de Colônia, uma muralha que cercava a cidade e que havia apenas uma entrada: o Portão de Armas. Esse portão (imagem abaixo) talvez seja o local mais fotografado da cidade. Vale a pena prestar atenção que ele possui um brasão português.

Portão das Armas

Também no centro histórico há a Basílica do Santíssimo Sacramento, uma igreja construída no século XVII e que existe até hoje.

Basílica do Santíssimo Sacramento – Foto: Wikipédia (CC BY 2.0)

Há também as Ruínas do Convento de São Francisco Xavier. O convento foi destruído por um incêndio e em meio às suas ruínas foi construído um Farol (foto abaixo), que é utilizado até hoje. É possível subir no farol, lá de cima se tem uma visão privilegiada da cidade. Mas, mesmo sendo verão, havia um vento congelante no alto do farol. Por isso, é bom levar uma blusa de frio para prevenir.

Leia também: Vale a pena visitar Montevidéu?

colonia-do-sacramento-uruguai
Ruínas do Convento de São Francisco Xavier

Podemos dizer que Colônia é uma espécie de Paraty uruguaia, e sua beleza está na simplicidade e charme de suas ruas históricas. As construções históricas aliada às ruas calçadas de pedra, fazem os turistas parecerem que voltaram no tempo.

A cidade é bem pequena e a parte histórica é menor ainda. Por isso, não há muito o que ver em Colônia do Sacramento. Muitas das pessoas que vão para lá estão em busca de sossego e descanso. Esse é um ótimo local para isso, os hotéis da cidade e os moradores contribuem para um clima de paz e relaxamento!

Se você, como eu, for em busca apenas de conhecer a cidade, algumas horas já são suficientes. Eu havia me programado para passar o dia inteiro por lá. Mas, encurtei minha estadia para apenas uma manhã. Porém, havia chegado no dia anterior e aproveitado a noite na cidade. Colônia não é um local de bares, mas há algumas poucas opções e bons restaurantes.

O que não é convidativo na cidade são os preços, tanto a hospedagem quanto a alimentação são consideradas caras. Principalmente, se comparadas com Montevidéu e Buenos Aires.

Uma dica importante é que Colonia del Sacramento não é um bom lugar para fazer câmbio, troque só o necessário para sua estadia, deixe para trocar o resto em Montevideo, onde você encontrar um câmbio muito melhor, seja para real, dólar ou euro.

Para encontrar boas opções de hotéis em Colônia do Sacramento clique aqui.

ruas históricas colonia do sacramento uruguai
Foto: Wikipédia (CC BY 2.0)

Leia também nossos post sobre Montevidéu:

-O que fazer em Montevidéu, Uruguai

-Onde ficar em Montevidéu na orla ou no centro

-Vale a pena visitar Montevidéu?

Foto em destaque de Sergejf  (CC BY)
Felipe Zighttps://www.abraceomundo.com/
Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui