Início Pernambuco Porto de Galinhas Como chegar em Porto de Galinhas: conheça o percurso até Ipojuca

Como chegar em Porto de Galinhas: conheça o percurso até Ipojuca

Porto de Galinhas é o principal destino do litoral de Pernambuco, famoso por suas praias paradisíacas, pela natureza exuberante e pelas piscinas naturais. Por isso, neste texto, apresentaremos o percurso para você saber como chegar em Porto de Galinhas sem imprevistos.

As praias centrais, do Cupe, Maracaípe e Muro Alto estão entre os destinos favoritos dos turistas que buscam contato com a natureza ou descanso. Situado a apenas 50 km da capital pernambucana, Porto de Galinhas é destino certo para os turistas que desembarcam em Recife.

Contudo, é preciso saber como chegar em Porto de Galinhas, já que o aeroporto mais próximo fica na capital e o transporte público de acesso não é exatamente o mais interessante.

Confira conosco!

Conheça mais detalhes sobre o que vai encontrar em Porto de Galinhas

Porto de Galinhas
Piscinas naturais atraem os visitantes – Fotos: Valmir Paixão – Wikipedia (CC BY-SA 3.0)

Primeiramente, é importante saber que, mesmo havendo vários meios de se chegar em Porto de Galinhas, nenhum deles será tão rápido e confortável quanto o transporte particular. Seja de carro, transfer, táxi ou Uber, a recomendação é realizar a reserva antecipadamente.

Porto de Galinhas é uma vila, que pertence à Ipojuca, e está situada a 58 km do centro de Recife. O percurso partindo do aeroporto é cerca de 45 minutos de carro.

Ainda que existam várias praias para os turistas, será em Porto de Galinhas e seus arredores que você terá uma experiência com melhor estrutura. Por isso, é comum que os viajantes que não conhecem o local prefiram se hospedar na região central. Entretanto, há opções de resorts e hotéis em praias menos movimentadas.

Se você deseja saber mais informações deste destino, temos o guia completo sobre o que fazer em Porto de Galinhas.

Distância de Recife a Porto de Galinhas

Como chegar em Porto de Galinhas
Rota e distância de Recife a Porto de Galinhas – Foto: Google Maps

Uma das principais dúvidas dos turistas, é saber a distância de Recife a Porto de Galinhas. As duas cidades ficam a 65 km de distância. Já o Aeroporto Internacional dos Guararapes, que fica ao sul da capital pernambucana está a 50 km de Porto de Galinhas.

Já a praia do Muro Alta, famosa pelos resorts como o Nannai  e  Samoa Beach, fica a 45 km do aeroporto.

Do aeroporto à Porto de Galinhas: opções de como chegar?

Porto de Galinhas, além de não ter aeroporto, não tem uma rodoviária convencional. Em geral, todo o transporte que chega até o município tem como ponto de referência uma avenida principal, seja para embarque ou desembarque. Mas isso não é problema, uma vez que o ponto de parada é próximo à região de maior fluxo da cidade.

Para o turista, saber como chegar em Porto de Galinhas é fundamental para garantir uma boa experiência. O ideal é descer no Aeroporto de Guararapes, no bairro da Boa Viagem, em Recife, e utilizar uma das formas de transporte até Porto de Galinhas. Não é necessário se deslocar até o centro ou mesmo em outros bairros da capital. No lado externo do aeroporto, há um ponto de apoio para o transporte.

Como ir de carro? Onde alugar um veículo?

Aos que gostam ou preferem dirigir, o aluguel de um carro é uma excelente forma para chegar em Porto de Galinhas. Além da comodidade do acesso, é possível, no local, se deslocar até praias mais distantes, como a Praia dos Carneiros, no distrito de Tamandaré. Entretanto, esses passeios também podem ser realizados por empresas particulares, caso o turista prefira não andar de carro pela cidade.

De maneira geral, estar motorizado faz com que os viajantes não dependam exclusivamente dos tours com agências para conhecer praias mais distantes. Como também terão independência para decidir os próprios horários de passeios.

Vila Porto de Galinhas
O carro permite que você se desloque por Porto de Galinhas com maior facilidade – Foto: Rosanetur – Wikipedia (CC BY 2.0)

Para alugar um carro de forma segura e responsável, visite o site da Rentcars. Recomendamos que o agendamento seja feito previamente para não haver contratempos.

Táxi ou Uber: como esses serviços atendem no Aeroporto de Recife?

Como chegar em Porto de Galinhas Uber
O aplicativo Uber é uma das opções para chegar ao litoral – Foto: Alexander Torrenegra – Wikipedia (CC BY 2.0)

A opção ideal para quem não pretende dirigir durante a viagem até Porto de Galinhas, e não abre mão do conforto, é o trajeto feito por táxi ou Uber. Ambos serviços estão disponíveis no aeroporto, contudo, no caso dos táxis, a recomendação é utilizar os oficiais, disponíveis 24 horas na entrada do local.

Se preferir chamar um Uber, eles são autorizados para embarque e desembarque nas proximidades dos pontos de ônibus, do lado externo do aeroporto.

Tanto as corridas dos táxis oficiais quanto àquelas solicitadas por Uber, ficam em torno de R$ 120 (valor de fevereiro de 2021) e é permitido o transporte de até quatro passageiros.

O valor aproximado é referente a dias úteis, em horário comercial. Por isso, caso o desembarque seja realizado durante a noite ou madrugada, o preço será relativamente maior.

Transfer: como chegar em Porto de Galinhas por essa modalidade

Recife a Porto de Galinhas
O serviço de transfer fica ao lado do aeroporto de Guararapes – Foto: Portal da Copa/ME – Wikipedia (CC BY 3.0 BR)

O serviço de transfer é muito utilizado para chegar em Porto de Galinhas, seja por agências de receptivo turístico ou por hotéis. Sua principal vantagem é desembarcar no Aeroporto de Guararapes com alguém à sua espera. Essa modalidade torna-se a mais indicada para quem chegará pela noite ou madrugada e deseja se precaver.

Em relação aos custos, essa modalidade tem valor próximo ao dos serviços de táxi ou Uber. Para quem viaja sozinho, por exemplo, essa opção se torna a melhor.  Veja preços do transfer do aeroporto para Porto de Galinhas. No sentido contrário, Porto de Galinhas para o aeroporto, há uma empresa que oferece preços menores.

Ônibus: longe de ser a melhor opção

ônibus para Porto de Galinhas
A opção menos indicada para ir até Porto de Galinhas é de ônibus – Foto: Pixabay – acréscimo de logomarca

Muitos turistas não sabem como chegar em Porto de Galinhas e acabam escolhendo ir de ônibus, contudo o trajeto de Recife até o local só é viável caso não seja possível nenhuma das alternativas acima.

Isso porque, mesmo tendo baixo valor de investimento (em fevereiro de 2021, a passagem custava em torno de R$ 16), são poucos horários ofertados e o trajeto dura em torno de 2h15, ou seja, quase três vezes o tempo de carro.

Porém, se optar pelo ônibus, há duas linhas disponíveis: 191 e 195. Enquanto a primeira tem maior duração e é um transporte simples, a 195 oferece bagageiro externo e ar condicionado.

Os ônibus saem de hora em hora. O ponto de embarque é ao lado da saída principal do aeroporto.

De Porto de Galinhas a Maragogi

Maragogi
Aproveite a ida em Porto de Galinhas e vá até Maragogi – Foto: Legacy600 – Wikipedia (CC BY-SA 4.0)

Para quem está em Porto de Galinhas e tem vários dias disponíveis para passear, é comum querer visitar as piscinas naturais de Maragogi, no estado de Alagoas. Por isso, é importante saber que os dois destinos ficam a 100 km de disitância, e também têm várias características semelhantes.

Dentre os principais elementos em comum, claro, as piscinas naturais, além de resorts de luxo como chamariz das duas localidades. Também cabe destacar que a infraestrutura de Maragogi está longe de ser ideal, a não ser nos sistemas all-inclusive dos resorts.

Para quem estiver de carro em Porto de Galinhas, o trajeto é de cerca de 1h30 pela rodovia PE-060. No centro de Porto de Galinhas, também há vários receptivos que oferecem o transfer até Maragogi, seja para um bate-volta de um dia ou mesmo um período determinado, com hospedagem inclusa.

A dica é conferir antecipadamente, como no Viator que oferece esse tipo de transfer, já que esse passeio não é realizado todos os dias da semana, principalmente em baixas temporadas.

Para o passeio entre Porto de Galinhas e Maragogi, a opção de transporte público não é viável, por exigir três conduções distintas, que são: Porto de Galinhas X Barreiros, Barreiros X Peroba e Peroba X Maragogi.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui