InícioAmericaArgentinaComo é o cruzeiro na Antártida da Swan Hellenic

Como é o cruzeiro na Antártida da Swan Hellenic

Conhecer a Antártida é o sonho de muitos viajantes. O local onde você encontra grandes geleiras, pinguins, elefantes-marinhos, baleias-orcas é de uma beleza singular. O cenário é único no mundo, por isso chama a atenção de muitos turistas.

Como a logística é difícil e a viagem é cara, essa região é buscada por quem já conheceu vários destinos internacionais. Entretanto, o aquecimento global e os problemas climáticos aumentaram o interesse na Antártida. Apesar de ser um local inóspito, seu ecossistema é sensível a variações de temperatura. Logo, seu futuro é incerto devido ao aumento de temperatura no planeta.

Patagônia e Antártida

A Patagônia, região continental mais próxima à Antártida, é o ponto de partida para o cruzeiro. Ushuaia, na Argentina, e Punta Arenas, no Chile, costumam ser as cidades bases para o início da viagem. A cidade argentina é mais comumente usada pelas empresas, pois com um aeroporto e porto, o local é o ponto de embarque da maioria dos cruzeiros que partem rumo à Antártida.

ushuaia argentina
Ushuaia, na Argentina, é o local de partida de vários cruzeiros à Antártida – Foto: Michelle Maria – Pixabay

Para quem possui interesse em conhecer a Antártida, o único meio de transporte é o marítimo. Por isso, essa expedição é bastante procurada, mesmo por quem não gosta de viajar em cruzeiros.

Existem algumas empresas que fazem esse cruzeiro. A que possui os navios mais novos é a Swan Hellenic, que vamos tratar nesse texto. Aproveitamos para dizer que oferecemos aos nossos leitores um cupom de desconto de 5% para cruzeiros na Antártida da Swan Hellenic. No final do texto explicamos melhor sobre o cupom de desconto.

Swan Hellenic, uma empresa da década de 1930

A Swan Hellenic é uma empresa de viagens criada na década de 1930 na Inglaterra. Apenas na década de 1950 ela adquiriu um navio e começou a realizar cruzeiros. A empresa tinha fama de fazer expedições bem organizadas e com especialistas que conheciam muito bem os locais a serem visitados.

Em 2017 a companhia fechou e o nome foi adquirido por outra empresa que reformulou o negócio. Como um dos investidores era dono de um estaleiro na Finlândia que fazia cascos quebra-gelo, a empresa optou por trabalhar nas viagens aos polos.

A nova empresa foi reinaugurada em 2021, com a inauguração de seu primeiro navio, o Minerva. Já em 2022, o navio Vega ficou pronto. A empresa ainda possui um terceiro navio, o Diana, que não é focado em viagens aos polos.

swan hellenic
O navio Swan Hellenic Vega foi inaugurado em 2022 – Foto: divulgação

Navios Swan Hellenic

A empresa Swan Hellenic possui 3 navios: Diana, Minerva e Vega, todos super modernos. Os dois navios desenvolvidos para navegar nos polos, que são do tipo “quebra-gelo”, são os dois últimos. O Minerva, primeiro navio da empresa, começou a ser construído em 2020 e ficou pronto em 2021. Já o Vega começou a navegar em 2022.

cruzeiro antartica
Piscina dos navios da Swan Hellenic – Foto: divulgação

Os dois navios são idênticos e prezam pelo conforto e sofisticação. Com decoração nórdica e muitos detalhes em madeira, os navios em estilo minimalista possuem decoração refinada, mas nada que chame muito atenção, bem diferente dos navios tradicionais de cruzeiro.

Outra diferença é o estilo dos hóspedes. Como uma expedição à Antártida não combina com luxo, os jantares são mais informais, as pessoas vestem roupas casuais como calças jeans e não há jantares de gala.

cruzeiro antartida ushuaia
Restaurante do navio – Foto: divulgação

Um dos destaques é um espaço que está presente na proa, parte frontal da embarcação. O local, que funciona como um mirante, é ideal para ver animais e a bela vista.

cruzeiro para antartida
Na imagem aérea é possível ver o mirante na proa (frente) do navio- Foto: divulgação
cruzeiro pinguins
O mirante na proa do navio é um dos destaques da embarcação – Foto: divulgação

Cabines dos navios para cruzeiro na Antártida

Os navios da Swan Hellenic que fazem cruzeiro na Antártida são pequenos. Tanto o Minerva quanto o Vega possuem 76 cabines com capacidade para 152 passageiros. Todas as cabines são externas, sendo que 15% possuem grandes janelas e 85% possuem varandas. Todas as cabines também contam com estação de trabalho com mesa e cadeira, além de possuírem internet wi-fi 24 horas, sem custo extra.

cabine cruzeiro antartica
As cabines que não tem varanda possuem grandes janelas

As cabines possuem ainda cafeteira e frigobar que são repostos, sempre que solicitado. Um item inusitado nas cabines é a lareira. Por motivo de segurança, elas são digitais, mas possuem a imagem de uma lareira e até barulho de madeira queimando. Com as luzes apagadas, o visual fica bastante romântico.

cruzeiro swan
A lareira em todas as cabines é uma das principais diferenciais da Swan
swan hellenic antarctica
Todos os quartos contam com uma estação de trabalho, cafeteira e frigobar – Foto: divulgação

As cabines possuem entre 17 e 49 m2. Algumas contam com uma antessala com sofá-cama.

cruzeiro swan hellenic
Algumas cabines contam com antesala – Foto: divulgação

Expedições, a melhor parte de um cruzeiro à Antártida

Quem busca um cruzeiro na Antártida procura conhecer uma das regiões mais inóspitas do planeta. Por isso, as expedições são a principal atividade do cruzeiro.

expedição antartida
Barco que leva às expedições são os mesmos usados pela marinha dos EUA – Foto: divulgação

Saindo de Ushuaia, os navios levam dois dias para passarem pelo estreito de Drake, a região do Oceano Atlântico que fica entre a América do Sul e a Antártida em que o mar costuma ser agitado. Depois de atravessado o estreito, se chega ao continente gelado e há expedições diárias. Apesar de muitas pessoas imaginarem que a Antártida é toda igual, os cenários podem variar bastante, por isso os locais visitados e as atividades das expedições variam.

elefante marinho antartida
Elefantes marinhos são uma das atrações da Antártida

Antes de cada expedição é mostrada, no lobby do barco, a apresentação do passeio e as dicas de segurança. A língua padrão do cruzeiro é o inglês, mas existem pessoas da equipe de expedição que falam outros idiomas, como espanhol e francês. Por falar nessa equipe de expedição, ela conta com geólogo, biólogo, historiador e profissionais de outras áreas.

cruzeiros maritimos para antartida
Antes das expedições são apresentado o passeio e dicas – Foto: divulgação

Trajes para o frio

Mesmo se os cruzeiros na Antártida acontecerem no verão, as temperaturas são baixas, se aproximando de 0ºC, em algumas ocasiões. Por isso, é necessário se preocupar com as roupas a serem utilizadas.

Nos cruzeiros da Swan Hellenic, no valor pago, está incluído um casaco com pena de ganso e impermeável, que funciona como corta-vento, e uma mochila impermeável. Com esse casaco e mais um menor por baixo, tipo um fleece, já é suficiente para fazer as expedições. Mas, os passageiros precisam levam uma calça resistente ao frio, tipo de esquiar, além de luvas e gorro. Os sapatos para andar na neve são emprestados pela empresa.

cruzeiros ushuaia antartida
O casaco de pena de ganso e a mochila impermeável estão incluídos no valor do cruzeiro

Caso você tenha dúvidas leia nosso texto sobre como se vestir em locais muito frios.

Cruzeiro all inclusive

A alimentação é um destaque da Swan Hellenic. Os cruzeiros são “all inclusive” e no valor da tarifa já estão incluídas todas as refeições e bebidas, sejam elas alcoólicas ou não. Há café da manhã, almoço, chá das cinco e jantar. Entretanto, caso você queira pedir alguma comida em outro horário, a cozinha funciona 24 horas por dia. Além  disso, há a possibilidade de pedir que algum prato seja entregue no quarto.

cruzeiro para antartida saindo de ushuaia
Para quem não quer ir até o restaurante é possível pedir a refeição no quarto sem custo – Foto: divulgação

A única parte que não está inclusa são as bebidas chamadas premium, que são as bebidas destiladas especiais e a carta de vinhos.

Uma informação interessante é que parte considerável do público que realiza o cruzeiro para a Antártida é vegetariano ou vegano. Então, o Swan Hellenic possui uma boa variedade de pratos para esse público.

cruzeiro ushuaia
A gastronomia é um dos destaques da Swan Hellenic Cruises

O que está incluso nos cruzeiros na Antártida

A Swan Hellenic oferece cruzeiros de 10, 12 e 18 dias pela Antártida e apenas no verão (dezembro a fevereiro). As condições climáticas são impróprias para turismo em outras épocas do ano.

Os valores dos cruzeiros são altos, mas está incluído praticamente tudo. Ou seja, todas as refeições e bebidas, no sistema de all inclusive,todos as expedições, com exceção do passeio de caiaque, e todos os serviços a bordo, com exceção do spa e do salão de beleza.

Ainda estão inclusas as passagens aéreas de Buenos Aires para Ushuaia (ida e volta), uma noite de hospedagem em Buenos Aires, antes da partida para Ushuaia, além de todos os transferes entre aeroporto-hotel e aeroporto-navio.

cruzeiro antartida

Cupom de desconto Swan Hellenic

Os leitores do Abrace o Mundo possuem um cupom de desconto exclusivo da Swan Hellenic. Ao usar o cupom ABRACEOMUNDO você terá 5% de desconto em cruzeiros à Antártida. Os valores e datas de saída podem ser acessados pelo site da Swan Hellenic. Entretanto, para saber mais dados sobre os cruzeiros e utilizar o cupom de desconto, é necessário entrar em contato com a Sabine Scarano que trabalha junto ao Edi Guerreiro, responsável no Brasil pelas vendas da Swan Hellenic.

Swan Hellenic Brasil

Sabine Haberstock Scarano

(11) 99283-2745 – telefone e whatsapp

sabinehscarano@gmail.com

Felipe Zig
Felipe Zighttps://www.abraceomundo.com/
Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui