Início Israel Mar Morto Ein Bokek: onde ficar e como chegar na melhor praia do Mar...

Ein Bokek: onde ficar e como chegar na melhor praia do Mar Morto

Ein Bokek é a melhor praia do Mar Morto. Israel possui várias “praias” do Mar Morto, de diferentes estilos e preços. Entretanto, não existe local mais indicado para dar uma mergulhada, ou melhor, flutuada, do que Ein Bokek.

Ein Bokek é a praia mais famosa, turística e cheia do Mar Morto. Está localizada na região sul do Mar Morto, a 116 km de Jerusalém e a 170 km de Tel Aviv. Bem mais distante que as praias do extremo norte: Kalia Beach, Biankini Beach e Neve Midbar Beach, que estão a 46 km de Jerusalém.

Porém, vale a pena gastar mais um tempo de deslocamento para chegar até Ein Bokek, porque além da praia ser pública, sua estrutura é muito boa!

Ein Bokek

Ein Bokek possui praia pública, em que o acesso é gratuito, ao mesmo tempo que possui hotéis de luxo. O que é mais interessante deste lugar, é que ele agrada diferentes tipos de públicos, tanto o turista que gosta de luxo quanto o turista econômico, que quer economizar.

Por isso, se visitar por conta própria o Mar Morto, Ein Bokek é a melhor opção! Por outro lado, muitos turistas visitam o local através de excursões de um dia que saem de Jerusalém e de Tel Aviv. Essas excursões visitam o mar Morto e as ruínas históricas de Massada. Essa ruínas ficam no alto de uma montanha, onde se sobe de teleférico. De Massada, você ainda pode admirar uma das mais belas vistas do Mar Morto.

praia de Ein bokek mar morto
Praia pública de Ein Bokek

Praia de Ein Bokek

Existem dois tipos de praias em Ein Bokek: praia pública e praias privativas de hotéis. A praia pública possui banheiros, mini-vestiários, duchas de água doce, salva-vidas, sombras e areia.

Vale ressaltar que a areia é artificial, ou seja, ela foi colocada nas praias de Ein Bokek. Naturalmente, não há areia nas praias do Mar Morto. Entretanto, a areia ajuda bastante os banhistas, porque em praias “naturais” do Mar Morto há pedras que podem incomodar.

Em Ein Bokek também há restaurantes, mercadinho e uma loja de produtos cosméticos do Mar Morto. Porém, tudo é caro por lá; por isso para quem pretende economizar, é recomendando levar algum lanche.

Praia privativa

Ein Bokek também possui praias privativas, que pertencem a hotéis e são exclusivas dos hóspedes. Essas praias ficam próximo da praia pública, não há muita diferença, a não ser que ficam mais vazias, por isso é um ambiente mais tranquilo e a praia se mantém mais limpa.

Ein Bokek possui poucos hotéis, porém, não são todos que possuem praia privativa, apenas: Hod Hamidbar HotelCrowne PlazaHotel Spa Club  e  Daniel Hotel. Por isso, se seu objetivo é usufruir de uma praia privativa no Mar Morto, você precisa se hospedar em um desses hotéis.

Praia pública de Ein Bokek

Uma das vantagens de Ein Bokek é que a praia se mantém igual, porque o nível da água não diminuiu por lá. Não sei se você sabe, mas o Mar Morto está secando. Seu volume da água diminui cerca de 1 a 1,5 metro por ano. Por isso, as praias do norte estão sempre mudando. Já em Ein Bokek não acontece isso, porque existem bombas que jogam água no local, para manter o nível do mar.

Leia também: Mar Morto, o que saber antes de ir 

Lama Negra

A maior desvantagem de Ein Bokek é que a praia não possui aquela famosa lama negra natural. Várias outras praias possuem essa lama, que os próprios banhistas pegam e passam no corpo.

Em Ein Bokek você também verá muitos banhistas utilizando a lama negra, mas é preciso comprá-la! Ela vem em uma embalagem plástica, o que acaba tirando um pouco do encanto, já que é bem diferente você tirar a lama do fundo do mar ou comprá-la em uma loja.

lama negra no mar morto
Não há lama negra em Ein Bokek – Foto: alexandre nakonechnyj (CC BY-NC 2.0)

Como chegar em Ein Bokek

Como havíamos falado, Ein Bokek não está próximo das principais cidades de Israel. A praia está a 116 km de Jerusalém e a 170 km de Tel Aviv. Não é longe, mas para o tamanho de Israel, não é próximo.

Há mais de uma maneira de chegar até a praia:

Transporte público

A forma mais comum e barata de chegar a Ein Bokek é de ônibus. Os ônibus 444 e 486 da empresa Egged saem de Jerusalém e vão até a parte sul do Mar Morto, passando em Ein Bokek. A passagem custa $37,50 NIS e demora cerca de 1h30min.

Há vários horários por dia e não é necessário comprar a passagem com antecedência. Evite viajar no sábado, porque é dia do Sabbath, o descanso semanal, onde muitas lojas fecham e há limitação no transporte público.

De Tel Aviv é mais complicado e demorado ir de transporte público, já que você precisará pegar dois ônibus para chegar em Ein Bokek. Uma opção é ir até Jerusalém e de lá pegar um dos ônibus mencionados acima.

Hotéis em Ein Bokek – Foto: xiquinhosilva (CC BY 2.0)

Carro

Caso tenha alugado um carro, é ainda mais fácil chegar em Ein Bokek. A estrada é boa e há algumas sinalizações na estrada. Entretanto, é preferível você ter um chip internacional com internet para poder seguir o GPS. De Jerusalém é 1h30 de viagem e de Tel Aviv são 2h até Ein Bokek.

De carro ainda é possível parar em outros lugares interessantes no caminho, como Ein Gedi e Massada. Eu conto no próximo tópico, o que há de interessante nestes locais.

Para alugar um carro, recomendamos a RentCars, que é uma plataforma onde você pesquisa em várias locadoras e onde encontra os melhores preços. Veja os preços de aluguel de carro clicando aqui.

Excursão ao Mar Morto

Para quem quer comodidade, a forma mais fácil de conhecer o Mar Morto é em uma excursão. Nem sempre as excursões vão a Ein Bokek, elas podem parar em alguma outra praia privativa que possui estrutura de banheiros, duchas, cadeiras e guarda-sóis.

No Get Your Guide você encontra várias outras excursões ao Mar Morto, apenas tome cuidado que algumas são mais baratas, mas não incluem o valor dos ingressos, como em Massada e Ein Gedi. O que acaba deixando os valores semelhantes.

O bom das excursões é que elas visitam outras atrações próximas. Abaixo contamos um pouco sobre os outros locais onde as excursões visitam.

Massada

O local mais visitado na excursão do Mar Morto é Massada. A maioria dos tours ao Mar Morto também param lá.

Massada era uma fortaleza, construída pelo rei Herodes no século I a.C. As ruínas da fortaleza se tornaram patrimônio da Humanidade pela Unesco.

excursão mar morto massada
Teleférico em Massada – Foto: divulgação GYG

A fortaleza fica situada, com vista para o deserto e para o Mar Morto. Para subir até o local há um teleférico. Massada está a apenas 17 km de Ein Bokek.

Nas excursões de Tel Aviv ao Mar Morto, o mais comum é visitar apenas Massada. Já que a cidade fica mais longe. Há também tours saindo de Jerusalém. Há ainda uma excursão de Jerusalém que vai cedo para ver o sol nascer no alto da fortaleza. Dizem que a visão é incrível, mas é para quem se disponha a acordar cedo, porque o tour sai as 3:30 da madrugada.

Há também uma excursão de Jerusalém para ver o pôr do sol de Massada. Entretanto, o nascer é mais bonito do que o pôr do sol do alto da fortaleza

Ein Gedi

O outro local que também pode ser visitado no tour ao Mar Morto é Ein Gedi. Esse é um destino de natureza, mas que tem relevância religiosa. Ein Gedi é um oásis no meio do deserto que conta com jardim botânico e até uma cachoeira. Devido a sua importância, o local se tornou um parque, chamado de Reserva Natural de Ein Gedi.

O local também é destino de turismo religioso, especialmente de judeus ortodoxos. Segundo os judeus, o local foi onde Davi escondia de seu inimigo, o Rei Saul. O local também é citado no livro Cântico dos Cânticos da Bíblia, onde o autor compara as flores de Ein Gedi a sua amada.

ein gedi
Oásis em Ein Gedi – Foto: Joshua Bloom (CC BY)

Essa atração é mais visitadas nos tours que saem de Jerusalém. Já que a atração fica no caminho de Jerusalém a Ein Bokek. O tour Mar Morto, Ein Gedi e Massada de Jerusalém é uma opção. O tour que vê o nascer do sol em Massada também visitam Ein Gedi.

De Tel Aviv também há um tour que visita Mar Morto, Ein Gedi e Massada. Mas, como é mais longe sai as 6:30 de Tel Aviv e volta só de noite.

Onde ficar em Ein Bokek

Ein Bokek é a principal praia do Mar Morto, por isso é o local onde há mais opções de hospedagens. O local concentra grande parte do turismo da região e é considerado o principal destino dos turistas que pretendem flutuar nas águas salgadas do Mar Morto.

Ein Bokek começou a se desenvolver na década de 1960, com hotéis menores e mais simples, e se transformou em um paraíso para o turismo de luxo.

É um local pequeno, não chega nem a ser uma cidade, vive em função do turismo e possui cerca de 10 grandes hotéis, quase todos de luxo. Os hotéis são bem estruturados, com quartos confortáveis, piscinas, restaurantes e spas.

Como o Mar Morto é famoso por suas propriedades medicinais, os spas dos hotéis ganharam importância; costumam ser espaçosos, modernos e bonitos.

Os preços dos hotéis variam bastante, mas saiba que você não encontrará nada por menos de US$130. Apesar da moeda de Israel ser o Novo Shekel, os preços são cotados em Dólar na maioria dos estabelecimentos.

Hotéis em Ein Bokek a noite – Foto: Jürgen (CC BY-NC-ND 2.0)

Apenas quatro hotéis possuem praia privativa: Daniel Hotel, Hod Hamidbar Hotel, Crowne Plaza e Hotel Spa Club. Os hóspedes dos demais hotéis usam a praia pública que é muito bem estruturada.

Selecionei dois hotéis dos mais sofisticados e dois dos mais “baratos” para você possa conhecer e comparar. Se quiser ver todos os hotéis de Ein Bokek com seus respectivos preços clique aqui.

Daniel Hotel

O nome soa até brasileiro, mas esse é considerado um dos melhores hotéis de Ein Bokek e também um dos mais caros. O Daniel Hotel fica mais para o final de Ein Bokek e apresenta muitas comodidades. Possui piscina coberta e ao ar livre, um grande spa, restaurante e seus quartos são grandes. Entretanto, seu maior diferencial é sua praia privativa, em frente ao hotel, porém do outro lado da rua.

Para ver preços e fazer reserva no Daniel Hotel clique aqui.

hotel de luxo israel
Um dos melhores hotéis em Ein Bokek –  Foto: divulgação Daniel Hotel

Praia privativa em Ein Bokek do Daniel Hotel – Foto: divulgação Daniel Hotel

Os hotéis em Ein Bokek são mais caros que a média de Israel – Foto: divulgação Daniel Hotel Ein Bokek

Hod Hamidbar Resort & Spa Hotel

O Hod também está entre os melhores e mais caros hotéis de Ein Bokek. Comparável ao Daniel, o Hod possui piscina coberta e ao ar livre, restaurante e um bom spa. Sua maior diferença é que sua praia privativa fica em frente ao hotel, diferente do Daniel, em que fica do outro lado da rua.

Para ver preços e fazer reserva no Hod Hamidbar Resort clique aqui.

hotel 5 estrelas em ein bokek
Uma outra opção entre os melhores hotéis em Ein Bokek – Foto: divulgação Hod Hamidbar

resorts de israel
Praia privativa do Hod Hamidbar – Foto: Tripadvidor

hotel de luxo no mar morto israel
Quarto do hotel de luxo em Ein Bokek – Foto: divulgação Hod Hamidbar

Crowne Plaza

Pertencente a uma cadeia de hotéis, que possui Holiday Inn, Intercontinental entre outros. O Crowne Plaza está presente em Ein Bokek e também no outro lado do Mar Morto, na Jordânia, só que o Crowne Plaza Jordan é mais luxuoso e mais caro que sua versão israelense.

Em Ein Bokek, o Crowne Plaza está entre as opções mais baratas, porque é um hotel mais velho. Mesmo assim, é um hotel com uma estrutura muito boa, com uma grande piscina ao ar livre, uma piscina coberta, um pequeno spa, quartos confortáveis e o melhor de tudo, uma praia privativa. Há quem reclame que o hotel está meio largado, porém esse é o hotel mais barato com praia privativa de Ein Bokek.

Para ver preços e fazer reserva no Crowne Plaza clique aqui.

crown plaza mar morto ein bokek
O Crowne Plaza é um hotel mais antigo em Ein Bokek – Foto: divulgação Crowne Plaza

Praia privada de hotel no amr morto
Praia privativa do Crowne Plaza Hotel Ein Bokek – Foto: divulgação Crowne Plaza

quarto de hotel em ein bokek
Foto: divulgação Crowne Plaza Ein Bokek Hotel

Leonardo Inn Hotel

Outro hotel com nome familiar para brasileiros, o Leonardo Inn é o hotel mais barato em Ein Bokek. Ele é um hotel menor e mais simples que os demais. É um três estrelas, enquanto os demais são quatro ou cinco estrelas. Os quartos são mais simples e ele possui apenas uma pequena piscina, que fica ao ar livre. Entretanto, o diferencial do Leonardo Inn é seu preço, muito menor em relação aos demais.

Para ver preços e fazer reserva no Leonardo Inn Hotel clique aqui.

hotel barato no mar morto
Leonardo Inn, opção de hotel barato em Ein Bokek – Foto: divulgação

hosteis e resorts em ein bokek
Foto: divulgação Leonardo Inn Ein Bokek Hotel

quarto de hotel em ein bokek
Foto: divulgação Leonardo Inn Ein Bokek Hotel

OUTRAS MATÉRIAS SOBRE ISRAEL:

-É caro viajar para Israel? Veja quanto custa uma viagem à Jerusalém

-Jerusalém, a cidade sagrada, turística e polêmica

-Vale a pena conhecer Tel Aviv?

-Haifa, a cidade da tolerância e dos famosos jardins de Israel

Foto de capa:  Topdog1 (CC BY-NC-ND 2.0)
Felipe Zig
Felipe Zighttps://www.abraceomundo.com/
Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.