InícioBahiaSalvador29 fotos de Salvador para você conhecer e entender a cidade

29 fotos de Salvador para você conhecer e entender a cidade

A capital baiana é uma cidade muito intensa e peculiar, do tipo ame-a ou odeie-a. Mas, você sabe o que há interessante por lá? Separamos algumas fotos de Salvador para lhe mostrar o que há de mais fascinante.

Fotos de Salvador – Centro Histórico

Salvador foi a primeira capital do Brasil, por isso, um dos destaques da cidade é seu Centro Histórico. Com casarões e igrejas, esse é um dos mais significativos conjuntos arquitetônicos e urbanísticos coloniais portugueses.

Devido a sua importância histórica e artística, o local foi o quarto do Brasil a se tornar Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco. Antes do Centro Histórico de Salvador, apenas Ouro Preto (MG), Olinda (PE) e Ruínas de São Miguel das Missões (RS) estavam na lista da Unesco.

locais para hospedar salvador hoteis
Igreja de São Francisco – Foto: Tak (CC BY-NC-ND 2.0)
atrações turísticas salvador
Coral se apresentando na Igreja de São Francisco
quando ir a salvador
Loja no Centro Histórico
fotos de salvador bahia pontos turisticos
O Mercado Modelo fica próximo ao centro histórico e em frente ao Elevador Lacerda – Foto: Freepik
Forte de São Marcelo – Foto: Antonio Lordelo (CC BY-NC-ND 2.0)

Elevador Lacerda

Quando se fala em fotos de Salvador, muita gente lembra do Elevador Lacerda, já que é um dos pontos turísticos mais fotografados da cidade. O Elevador Lacerda foi inaugurado em 1873, entretanto, até hoje, é muito utilizado pela população, chegando a receber 900 mil passageiros por mês.

fotos de salvador a noite
Elevador Lacerda com sua iluminação noturna – Foto: Freepik
pontos turísticos salvador
Elevador Lacerda – Foto: Philips Communications (CC BY-NC-ND 2.0)

Pelourinho

Dentre as atrações do Centro Histórico, nada é mais famoso que o Pelourinho. Costumamos falar para quem estiver visitando Salvador em uma viagem rápida e tiver tempo para visitar apenas um lugar na cidade, esse lugar é o Pelourinho. A região é bonita, com muitos casarões coloridos, igrejas históricas, restaurantes típicos e baianas vendendo acarajé. Para conhecer mais, leia nosso texto sobre o Pelourinho de Salvador.

Pelourinho
Foto: Steve Martinez (CC BY-NC-ND 2.0)
atrações turísticas pelourinho
Pelourinho – fotos de Salvador – Foto: Pit Thomspon (CC BY 2.0)
pelourinho salvador
Centro Histórico de Salvador
dicas se segurança pelourinho
Largo do Pelourinho – Foto: Abel (CC BY-NC-ND 2.0)

Igreja do Senhor do Bonfim

Outro lugar muito conhecido e popular entre turistas é a Igreja do Senhor do Bonfim, construída no século 18. Ao contrário do que muitos pensam, a Igreja do Senhor do Bonfim não fica localizada no Centro Histórico, nem é das mais bonitas. Entretanto, o costume de amarrar uma fitinha do Senhor do Bonfim em suas grades e fazer um pedido, dá um charme ao local.

fotos de salvador
A Igreja do Senhor do Bonfim representa o sincretismo religioso – Foto: Freepik
fotos de salvador atual
As fitas do Senhor do Bomfim são muito famosas e populares – Foto: Freepik
fitas igreja senhor do bonfim
Fitas do Senhor do Bonfim penduradas na grade em frente à igreja

Fotos de Salvador: Barra

Não apenas da parte histórica vive Salvador. O bairro da Barra é o preferido dos turistas, onde está grande quantidade de hotéis, como Monte Pascoal Praia Hotel e Hotel Porto Salvador. Para conhecer os bairros da cidade e opções de hotéis, leia nosso texto sobre onde ficar em Salvador.

otimos locais hospedar salvador
Calçadão da Barra
Forte de Santa Maria – Foto: Ministério Relações Exteriores (CC BY-NC 2.0)

O ponto turístico mais famoso do bairro é o Farol da Barra, onde está situado o primeiro forte do Brasil, construído em 1536, antes mesmo da formação da cidade.

fotos de salvador farol da barra
O Farol da Barra é uma das atrações mais famosas de Salvador – Foto: Freepik

Religiosidade

A Bahia também é conhecida por sua religiosidade e pelo sincretismo religioso. Salvador foi a porta de entrada de várias religiões no Brasil, desde o catolicismo com os jesuítas, o protestantismo com os comerciantes franceses e holandeses, e as religiões de matrizes africanas trazidas pelos escravos.

Apesar de os cristãos serem maioria, as religiões de matrizes africanas são muito fortes na cidade. Há mais de 1.730 terreiros, segundo a Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro Ameríndia.

atrações turísticas salvador
Festa de Iemanjá – Foto: Danilo Bandeira (CC BY-NC-ND 2.0)

Uma das datas mais marcantes na cidade é 2 de fevereiro, o dia de Iemanjá. Nesta ocasião, milhares de pessoas se reúnem na praia do Rio Vermelho para prestarem suas homenagens.

fotos de salvador antigas e atuais
Festa de Iemanjá da Praia do Rio Vermelho – Foto: Worldsurfr (CC BY-NC-ND 2.0)
dia de iemanja
Mulheres durante a Festa de Iemanjá 2020 – Foto: Mídia NINJA (CC BY-NC 2.0)
fotos de salvador atuais
Festa de Iemanjá – Foto: Bahia Notícias (CC BY)

O sincretismo religioso também é muito presente na cidade. As religiões de matrizes africanas incorporaram alguns elementos do catolicismo, um exemplo é o Senhor do Bonfim, conhecido como Oxalá no candomblé. A lavagem das escadarias do Senhor do Bonfim é um exemplo desse sincretismo.

Também podemos citar Santa Bárbara. A santa católica é associada a Iansã, orixá dos raios e das tempestades. No dia 4 de dezembro, ambos os credos celebram suas festividades em uma comemoração repleta de sincretismo. As cores da festa, tanto para católicos quanto para candomblecistas e umbandistas, são o vermelho e o branco.

quando viajar a salvador
Loja decorada para a Festa de Santa Bárbara
festas religiosas salvador
Festa de Santa Bárbara / Iansã

Carnaval

Salvador ganhou fama entre o público jovem devido ao famoso carnaval. Os trios elétricos e os camarotes movimentam a economia da cidade. Em 2020, a cidade recebeu mais 800 mil turistas, sendo metade do interior da Bahia e a outra metade de outros estados, segundo a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult).

trio eletrico bloco carnaval salvador
Carnaval em Salvador – Foto: Wikipédia (CC BY 2.0)
timbalada
A Timbalada é um dos grupos musicais mais famosos da Bahia – Foto: Steve Mcnicholas (CC BY-NC-ND 2.0)

A Bahia é famosa por seus grupos musicais, sendo que Salvador é o centro cultural do estado. Não apenas no Carnaval, mas durante o ano inteiro há apresentação musicais.

Um dos grupos mais conhecidos é a Timbalada. A banda tem algumas músicas famosas, mas o que ele tem de mais marcante são as pinturas corporais de seus integrantes. A fama é tamanha que ambulantes no Pelourinho oferecem para fazer as pinturas típicas da Timbalada nos turistas, veja foto abaixo.

fotos de salvador bahia
Turista com pinturas corporais típicas da Timbalada – Foto: Jeferson Santu – Usnplash

Outras dicas de Salvador

Agora que você já viu as fotos de Salvador e percebeu que a cidade possui atrações interessantes, vale a pena a começar a programar sua viagem. Conheça os bairros e descubra onde ficar em Salvador.

Também temos um texto sobre quantos dias ficar em Salvador e ideias de roteiros.

Felipe Zighttps://www.abraceomundo.com/
Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui