InícioMinas GeraisBelo HorizonteInhotim onde ficar: Brumadinho, BH e outras opções

Inhotim onde ficar: Brumadinho, BH e outras opções

Inhotim se tornou um dos museus mais famosos do Brasil na última década. O local recebe turistas de todo o país e uma das principais dúvidas dos visitantes é sobre onde se hospedar.

Inhotim está a 50 km do centro de Belo Horizonte. Devido à proximidade, a maioria dos visitantes faz um bate e volta da capital mineira. Entretanto, há interessantes, apesar de poucas, opções de hospedagens na região. Para lhe ajudar na escolha do melhor local para se hospedar, escrevemos esse texto com as vantagens e desvantagens de cada local.

Inhotim, onde ficar?

Cada região oferece hospedagens para determinado tipo de público. Para quem está de férias e vai visitar várias atrações turísticas da região central de Minas Gerais, como Belo Horizonte e Ouro Preto, o mais prático é se hospedar em BH. Como Inhotim será apenas uma das atrações a ser visitada, a logística ficará melhor se a hospedagem for realizada na capital mineira.

Já para quem procura um fim de semana tranquilo, para descansar ou ficar em contato com a natureza, a melhor opção é se hospedar em uma propriedade na área rural entre Belo Horizonte e o Inhotim.

Já Brumadinho, é a opção perfeita para quem vai visitar o museu por dois dias ou está indo de Ouro Preto para Belo Horizonte e vice-versa.

Onde ficar em Belo Horizonte?

A capital mineira é o local de hospedagem escolhido pela maioria dos turistas que visitam o Inhotim. Belo Horizonte possui uma grande rede hoteleira com variados tipos e preços.

A principal vantagem de se hospedar na capital de Minas Gerais é a parte cultural. A cidade tem várias atrações turísticas, como o Complexo da Pampulha e o Circuito Cultural Praça da Liberdade. Também conta com uma ampla variedade de entretenimento, como cinemas, teatros, museus e boates.

Museu das Minas e do Metal localizado na Praça da Liberdade
O Museu das Minas e do Metal é um dos pontos turísticos do Circuito Cultural Praça da Liberdade. – Foto: Felipe Zig

A vida noturna da cidade é agitada. Belo Horizonte é conhecida como capital dos botecos e há grande variedade de restaurantes.

Por tudo isso, para quem gosta de ficar em um local com muitas opções de lazer e de gastronomia, se hospedar em Belo Horizonte é a melhor alternativa.

A maioria dos hotéis se concentra na região centro-sul, sendo a Savassi, o bairro preferido dos turistas. Essa região de classe média alta tem muitas lojas, bares e está entre as regiões queridinhas dos belo-horizontinos.

Na Savassi, há desde opções de luxo, se destacando o Radisson Blu Savassi, que fica em frente ao Shopping Pátio Savassi. Já uma opção confortável, porém com bom custo-benefício é o Royal Boutique Savassi Hotel. A região não possui hotéis muito baratos, mas, entre as opções econômicas, há o Savassi Hotel com bom preço e ótima localização.

onde hospedar em inhotim
Radisson Blu Savassi é um dos melhores hotéis da região – Foto: divulgação

Outro região muito procurada é Lourdes, o bairro mais nobre da cidade. Lourdes fica ao lado da Savassi e é uma região mais residencial, entretanto, concentra os principais restaurantes da cidade. O principal hotel da região é o Hotel Fasano. Outra opção confortável com melhor custo-benefício é o Mercure Lourdes.

inhotim hotéis
Restaurante do Mercure Lourdes – Foto: divulgação

Já para quem procura um hotel econômico, o Ibis Belo Horizonte Liberdade é a opção preferida dos turistas, já que fica a apenas 50 metros da famosa Praça da Liberdade.

inhotim pousadas
Ibis Belo Horizonte Liberdade fica ao lado da famosa Praça da Liberdade – Foto: divulgação

Onde ficar em Brumadinho?

Inhotim fica dentro do município de Brumadinho. A área urbana da cidade fica a apenas 5 km do Inhotim, por isso é nessa cidade que estão as hospedagens mais próximas ao museu.

Brumadinho é um pequeno município de 40 mil habitantes. Não há muitas opções de hotéis, nem grande variedade de restaurantes.

Entretanto, se hospedar em Brumadinho é uma ótima alternativa para quem vai visitar o Inhotim por mais de um dia. Outra vantagem do local é o preço, já que as hospedagens na cidade são mais baratas que na capital.

Se hospedar em Brumadinho também pode ser uma boa solução para quem está viajando. A cidade está a 50 km de Belo Horizonte e a 110 km de Ouro Preto. Para quem está se deslocando entre as duas cidades, vale a pena chegar cedo e usar o guarda-volumes do museu que possibilita acondicionar as malas e é gratuito.

Brumadinho não conta com hospedagens mais sofisticadas, por isso quem procura mais conforto não encontrará.

O melhor hotel de Brumadinho fica na área rural, cerca de 5 km do centro da cidade. O Hotel Fazenda Horizonte Belo possui ampla área de lazer com piscina e cascata, pedalinho, cavalos e algumas suítes com banheira de hidromassagem.

onde ficar em brumadinho
Hotel Fazenda Horizonte Belo possui uma ampla área de lazer – Foto: divulgação

Dentro da cidade, a melhor opção é o Ville de Montagne, um três estrelas que fica no centro de Brumadinho. Já a escolha mais bem avaliada e com melhor custo-benefício é a Pousada Alta Vista, que também fica na área rural, a 5 km do centro, e conta com quartos com banheira de hidromassagem.

pousadas em inhotim
O Ville de Montagne Hotel é um três estrelas no centro de Brumadinho – Foto: divulgação

Outra opção interessante é o Estrada Real Palace Hotel. Ele fica em um bairro mais tranquilo, porém próximo ao centro e conta com uma grande piscina.

hotéis em inhotim
Estrada Real Palace Hotel possui uma grande piscina – Inhotim onde ficar – Foto: divulgação

Para quem busca economizar, a alternativa mais barata é o Hostel LARes, que oferece quartos privados e compartilhados.

Onde ficar próximo à natureza?

Outra escolha interessante é hospedar em pousadas em meio à natureza. A cerca de 30 km de Inhotim, há pousadas com vista para serra ou na natureza. Essa categoria de pousada já existia antes da criação do Inhotim. Muitos moradores de Belo Horizonte hospedam-se nesses locais para descansar, por isso, se for reservar um quarto para um final de semana, é indicado fazer a reserva com antecedência.

Serra da Moeda

A principal região para se hospedar em meio à natureza é a Serra da Moeda. O local faz parte da Cordilheira do Espinhaço e se estende por 70 km. Entretanto, a região que possui mais opções de hospedagens é a cerca de 30 km do Inhotim.

Na serra, é possível fazer trilhas, voos de asa delta e balão, além dos incríveis mirantes. Vale a pena comentar que, por ser uma região mais alta e localizada entre a natureza, essa região é mais fria. Por isso, não se esqueça de levar agasalho.

Uma das melhores opções de hospedagem na serra é a Villa Rica Pousada Boutique, uma pousada rústica em meio à natureza. O local conta com suítes e chalés.

onde ficar na serra da moeda
Villa Rica Pousada Boutique é uma das melhores pousadas na Serra da Moeda – Foto: divulgação

Outra preferência é o Villa Domaso, uma pousada aconchegante com apenas nove quartos e que conta com um restaurante, o que é uma ótima praticidade, já que os restaurantes ficam espalhados pela região.

Outra opção charmosa e rústica é a A Mi Manera Pousada que ainda conta com um Pub e um bistrô dentro da propriedade.

pousada serra da moeda
Banheira da suíte do A Mi Manera Pousada – Foto: divulgação

Para quem procura uma opção econômica em meio a natureza, a Pousada Cantinho do Mundo é a melhor opção. Ela conta com piscina, restaurante e opções de suítes e chalés.

Felipe Zighttps://www.abraceomundo.com/
Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui