InícioFrançaParisJardim de Luxemburgo: tudo sobre a atração de Paris

Jardim de Luxemburgo: tudo sobre a atração de Paris

O jardim de Luxemburgo é uma famosa atração turístico da cidade de Paris. Apesar de não estar entre os mais conhecidos e badalados, o local atrai muitos turistas, principalmente por sua localização estratégica e por ser um destino gratuito.

Localizado no quartier latin, o Jardim de Luxemburgo é um dos mais charmosos espaços verdes de Paris. Ao longo dos seus mais de 400 anos, ele coleciona admiradores, e não atoa, é um dos programas favoritos de parisienses e turistas.

jardins de luxemburgo
Os jardins são uma ótima atração para quem visita a cidade! (Foto: Marie Evano)

São mais de 21 hectares abertos à visitação, o que é equivalente a mais de 29 campos de futebol. Sim, o jardim é enorme! Além de muitas árvores, há também lagos, esculturas, estátuas, entre outros. O jardim é especialmente encantador na primavera, quando é tomado por um arco-iris de cores, devido à floração das plantas.

Se você vai viajar para Paris e veio atrás de informações sobre o Jardim de Luxemburgo, saiba que ele deve sim ser parte do seu roteiro e que hoje mostraremos o porquê. Só continuar lendo esse texto, pois separamos e dicas valiosas para você aproveitar sua viagem ao máximo.

A história dos jardins de Luxemburgo

Os jardins foram idealizados por Maria de Médici, segunda esposa do rei Henrique IV e rainha consorte da França de 1600 até 1610 que, cansada do Louvre, ordenou a construção de um palácio de estilo italiano, feito especialmente para suas necessidades e desejo. 

paris jardim de luxemburgo
O jardim foi construído em 1611! (Foto: J Shim)

A construção foi finalizada em 1611. Depois de pronto a rainha consorte ordenou que o castelo ganhasse um jardim deslumbrante ao seu redor, o qual é mantido até os dias atuais. Esse é o famoso jardim de Luxemburgo!

Nas décadas seguintes, o castelo teve mais de um dono, chegando inclusive a ficar abandonado. O que veio a mudar, após a revolução francesa. Nesse período histórico, o castelo foi convertido em uma prisão. Já durante a segunda guerra mundial, o monumento foi usado como quartel pelo exército alemão, que construiu um bunker nos jardins.

Como estão os jardins hoje em dia?

Hoje, os jardins se transformaram em um famoso destino turístico parisiense. Atraindo um grande número de turistas, interessados pela rica história e a grande beleza dos jardins seculares. Além de turistas, os próprios moradores da cidade também são grandes apreciadores do local e o visitam com frequência.

jardin du luxemburg
Os jardins são bem cuidados e tranquilos. (Foto: Yusuf Ak)

O local é calmo e tranquilo, ideal para um fim de tarde. Lá é possível descansar e apreciar a vista, após um dia de passeios pela cidade. É a forma ideal de encerrar o dia! Além disso, o lugar é ideal para um piquenique!

Seguro viagem para França é obrigatório

O seguro viagem é um item obrigatório em uma viagem para a França e demais países da União Europeia.

Segundo o Tratado de Schengen, os turistas precisam contratar um seguro com limite de cobertura de 30.000 euros ou o equivalente em dólares, para despesas médicas.

Entretanto, os seguros protegem os viajantes em vários outros quesitos. Como retorno antecipado por problemas médicos graves (no segurado ou alguém da família). Ou mesmo em caso de mala extraviada, quando é pago uma cobertura ao segurado.

Caso você ainda não tenha contratado o seguro, o melhor lugar para pesquisar é na Seguros Promo, uma plataforma confiável, que trabalha apenas com as grandes seguradoras, com ótimos preços e uma ferramenta muito boa para comparar as opções de seguro. Faça uma cotação agora para conhecer os tipos de seguros e escolher a opção que mais combine com você.

Como mantemos convênio com a Seguro Promo, oferecemos o cupom de desconto ABRACEOMUNDO5 que lhe dá 5% de desconto. Além disso, se pagar por boleto ou PIX, você terá mais 5% de desconto.

Como chegar ao jardim de Luxemburgo?

Os jardins de Luxemburgo ficam no Quartier Latin, próximos ao Panteão. Para comparação, o local fica a 3,5 km da Torre Eiffel e a 1,2 km do museu do Louvre.

É possível pegar um táxi ou alugar um carro, mas o transporte coletivo também pode ser uma ótima opção. Para isso, basta pegar um trem ou metrô. 

Metrô: Notre-Dame-des-Champs, linha 12. 

Trem: Luxembourg, linha B.

Além dos jardins e do Panteão, há outros pontos turísticos próximos ao local, dessa forma, é possível montar uma rota turística que abranja todos eles. 

Em síntese, a Igreja de Saint Sulpice, o Museu Cluny, o Quartier Latin de Paris e a Sainte Chapelle são todas atrações turísticas que ficam em até um quilômetro do jardim.

Onde se hospedar? 

A localização dos jardins é bem estratégica. Sendo assim, não é difícil encontrar uma hospedagem que fique relativamente próxima deste e, ao mesmo tempo, de outros pontos turísticos de Paris.

Para te ajudar com essa escolha, separamos algumas opções, todas disponíveis do Booking. Além disso, quem já é leitor do blog sabe que sempre indicamos o Booking para quem deseja encontrar a hospedagem ideal. É o site mais completo do mercado, e além disso, os preços também são os melhores. Por isso, o Booking é sempre a melhor opção!

Hotel de Nesle

Essa opção é perfeita para quem quer economizar, mas não abre mão de se hospedar em uma região privilegiada. Isso porque o Hotel de Nesle fica a apenas 750 metros e 10 minutos de caminhada do jardim de Luxemburgo e do Museu do Louvre. Já a Catedral de Notre Dame está a 14 minutos de caminhada do hotel. A hospedagem também fica próximo ao metro, são apenas 500 metros da Estação Saint-Germain-des-Près.

hoteis próximos a jardim de luxemburgo
O Hotel de Nesle é uma ótima opção econômica e bem localizada – Foto: divulgação Booking

O Hotel de Nesle possui uma decoração muito peculiar e ainda conta com um jardim interno. Apesar de funcionar em um prédio antigo e ter poucas comodidades no quarto, essa é excelente opção para quem busca um hotel com ótima localização e bom preço.

Para ver preços, mais fotos e fazer reserva no Hotel de Nesle clique aqui.

Hôtel Renoir Montparnasse

Essa é uma opção em uma faixa de preço intermediaria. Uma caminhada de apenas 13 minutos já é suficiente para chegar até o jardim de Luxemburgo, dessa forma, você não precisa de preocupar com transporte publico até o ponto turístico. Além disso, a Estação de Trem de Montparnasse fica a apenas 300 metros da hospedagem.

jardins du luxemburg hotel
O hotel fica a apenas 13 minutos dos jardins! (Foto: Booking)

Os quartos do Hôtel Renoir Montparnasse possuem opções com banheira, TV, telefone, secador de cabelo, sistema de aquecimento e produtos de higiene pessoal gratuitos, entre outros.

Para ver preços, mais fotos e fazer reserva no Hôtel Renoir Montparnasse clique aqui.

Hotel & Spa La Belle Juliette

Se o valor da hospedagem não é um ponto decisivo e você está disposto a gastar um pouco mais, afim de ter mais conforto, então essa opção é para você.

O Hotel & Spa La Belle Juliette é um hotel de alto padrão, que oferece diversas “mordomias” para os seus hóspedes. Há opções de quartos equipados com ar-condicionado, frigobar, banheira, TV via satélite e iMac com acesso à internet. Bem como piscina, estacionamento, bar, wi-fi em todas as áreas e serviço de quarto. 

jardins de luxemburgo hotel
O hotel de luxo fica em uma excelente localização! (Foto: Booking)

Uma caminhada de 15 minutos é o necessário para acessar os jardins. Por isso, a localização é excelente! Além disso, o hotel fica no centro de Paris, a poucos passos de Saint-Germain-des-Prés.

Para ver preços, mais fotos e fazer reserva no Hotel & Spa La Belle Juliette clique aqui.

Você já conhece a Booking.com? É o principal site de reservas de hospedagens e com certeza é a recomendação do blog para todos os turistas que estão em dúvida sobre onde se hospedar. 

Se você quer conhecer as principais regiões de Paris, os melhores bairros da cidade e também as opções mais baratas, vale a pena ler o texto onde ficar em Paris.

Vale a pena visitar o jardim de Luxemburgo?

Com certeza vale a pena! É uma atração encantadora e que merece ser conhecida por todos que viajam até Paris. Através do jardim, é possível fazer um mergulho na história e na arquitetura francesa, ideal para os amantes da história parisiense.

Outras dicas de Paris

Se você ainda não conhece as principais atrações turísticas da cidade, então veja nosso texto sobre os principais museus de Paris e os museus que valem a pena fazer uma visita guiada.

Também temos um texto sobre os tipos de cruzeiro pelo Rio Sena, dos simples até os com jantar incluso. E sobre os românticos e caros restaurantes da Torre Eiffel.

Sheila Silva
Sheila Silva
Sheila Silva é jornalista, escritora e amante das palavras e da vida em movimento! Mineira de carteirinha, nascida no interior e residente na capital, nunca perde a chance de uma nova aventura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui