Início Minas Gerais São João del Rei Maria Fumaça: tudo sobre o passeio entre Tiradentes e São João del...

Maria Fumaça: tudo sobre o passeio entre Tiradentes e São João del Rei

Andar na Maria Fumaça é como viajar no tempo. O passeio antes era umas das únicas formas de locomoção entre as cidades de Tiradentes e São João del Rei. A inauguração deste trajeto a chamada EFOM (Estrada de Ferro do Oeste de Minas) foi em 1880 e desde então a Maria Fumaça nunca parou de percorrer esses trilhos. Uma das únicas locomotivas em funcionamento no Brasil, o passeio é imperdível para todos: crianças, idosos, casais… 

O Passeio de Maria Fumaça

Curvas. Passeio na Maria Fumaça em meio a natureza. Foto: Beatriz Costa

A Maria Fumaça percorre os trilhos três vezes por semana, nas sextas, sábados e domingos. O trem sai de São João às 10 horas e volta às 11 horas. Porém, nos sábados há um horário extra e os horários podem alterar na alta temporada. Para checar acesse o site da VL!

O passeio atrai muitos turistas e moradores locais, por isso é necessário comprar seus bilhetes com certa antecedência. Principalmente no trajeto Tiradentes – São João del Rei que é mais concorrido. Os tickets podem ser comprados através do site da VL! e também nas estações de Tiradentes e São João del Rei. 

Romance. Casal curte passeio nos vagões da Maria Fumaça. Foto: Beatriz Costa

Essa viagem a bordo das centenárias locomotivas dura aproximadamente 45 minutos. Durante o trajeto você irá passar por fazendas rústicas verá vacas pastando, cavalos passeando, lagos de contos de fadas, o rio das mortes, onde aconteceu a Guerra dos Emboabas e a maravilhosa Serra de São José, em que, dependendo da época do ano, será possível ver lindas cachoeiras.

Quando a Maria Fumaça chega em Tiradentes ocorre um momento muito especial, o giro da locomotiva (foto de capa). Ela primeiro é desengatada e depois, com os braços, homens giram a máquina para inverter a direção do trem. Esse momento é um dos mais fotografados!

Estação. Turistas aglomerados esperando a Maria Fumaça. Foto: Beatriz Costa

Dicas

  1. Fique no quarto ou no quinto vagão. Esses vagões são especiais, pois além de não receber fumaça da locomotiva, quando a Maria Fumaça faz uma curva é possível ver a bela máquina e, desse modo, fazer fotos incríveis. 
  2. Sente-se do lado direito no trajeto Tiradentes – São João e do lado esquerdo no trajeto São João – Tiradentes. Esse lado possui a vista mais bonita, é possível ver a serra de São José e outras paisagens.
  3. Cumprimente a população local! Durante a parte do trajeto que passa em São João del Rei muitas crianças e idosos dão “tchau” para as pessoas dentro dos vagões. É divertido ver como a Maria Fumaça participa do dia-a-dia da cidade já desenvolvida. 
  4. A Maria Fumaça de Tiradentes é uma das atrações turísticas mais procuradas da cidade e lhe permite chegar em São João del Rei uma cidade com igrejas bonitas e mais importância histórica que Tiradentes.
  5. Conheça o complexo Ferroviário de São João del Rei. Lá está localizado o Museu Ferroviário que foi tombado como patrimônio histórico em 1989. Para saber mais leia O que fazer em São João del Rei.  
Beatriz Costa
Beatriz Costa
Beatriz Costa estudante de jornalismo e isso deixa claro sua paixão por fotografia e escrita. Viajar junta tudo isso com um pouco mais amor.