Medellín é uma metrópole, mas com vocação para o turismo. A cidade, que fica entre montanhas, é um local muito agradável e com pontos turísticos interessantes. Como possui fácil acesso, devido aos inúmeros voos que chegam à cidade, vale a pena incluí-la no seu roteiro pela Colômbia e vou explicar o porquê.
Medellín é a segunda maior cidade da Colômbia, possui uma população de 2,5 milhões de habitantes e é a capital do departamento de Antioquia. Apesar de ser um centro financeiro, também é uma cidade turística; diferentemente de Cali, que apesar de ser uma cidade do mesmo tamanho, não é uma destino interessante para visitar.
Como se locomover
Medellín é a única cidade da Colômbia que possui metrô. O metrô não é muito extenso, mas percorre vários pontos turísticos da cidade. O táxi também não é caro, então pode ser uma boa opção de transporte para as regiões em que o metrô não chega ou para chegar ou sair do metrô.
Cuidado com as “busetas”!
Calma, não é o que você está pensando! As busetas são os micro-ônibus da cidade, seu nome é um diminutivo de ônibus, ou seja, “pequenos buses”. A cidade não possui ônibus coletivos tradicionais, apenas as busetas que tem o problema da falta de padronização. As busetas não são de uma única empresa, cada uma possui um dono diferente, que muitas vezes é o próprio motorista e que nem sempre segue a rota estabelecida, podendo variar o caminho.
Segurança
Medellín já foi a cidade mais violenta da Colômbia. Quem assiste o seriado Narcos da Netflix, em que Wagner Moura interpreta o traficante Pablo Escobar, acompanha esse passado indigesto da cidade. Entretanto, a cidade que já foi dominada pelo Cartel de Medellín e sinônimo de violência, mudou radicalmente desde a década de 1990. Atualmente, Medellín é considerada uma cidade moderna, com muita área verde e relativamente segura. Você passeia pelas áreas turísticas da cidade tranquilamente, sem sentir esse clima de insegurança. Mas, assim como no Brasil, você não pode dar bobeira porque furtos podem acontecer.
Onde ficar
Os melhores bairros para se hospedar são o Poblado e Laureles. Contudo, a maioria dos turistas estrangeiros prefere ficar em Poblado, porque além de ser mais bonito e agradável, também é onde fica o Parque Lleras, região com a maior concentração de bares da cidade. Para saber mais leia a matéria Onde ficar em Medellín: Poblado e outras opções.
Para encontrar hotéis em Medellín clique aqui.
O que fazer
Medellín não é uma cidade que possui muitas atrações turísticas, mas possui algumas atrações bem legais. A principal atração procurada pelos turistas é Guatapé, uma cidade charmosa que fica a 79 km de Medellín, onde há uma grande pedra com uma vista incrível! Para saber mais leia: Guatapé, uma cidade encantadora pertinho de Medellín.
Medellín também possui museus interessantes como o Parque Explora que mostra a ciência de uma forma interativa e o Museu Antioquia, onde há um grande acervo com várias obras do famoso artista Fernando Botero.
Leia também: O que fazer em Medellín, veja as 10 principais atrações turísticas
Noite de Medellín
A noite de Medellín é uma das mais famosas da Colômbia. Há várias regiões boêmias espalhadas pela cidade, mas é a de Poblado a mais famosa delas. Se você deseja aproveitar a noite, dê preferência para as sextas-feiras e sábados, quando todos os bares estão abertos e as ruas cheias.
Medellín também tem fama de ser a cidade com as mulheres mais bonitas da Colômbia. Isso só dá ainda mais fama à noite da cidade, que costuma ficar com os hostels lotados aos finais de semana na região boêmia de Poblado. Para saber mais leia Conheça a noite de Medellín, com bares animados e mulheres bonitas.
Quantos dias ficar
Medellín não possui tantas atrações turísticas, por isso em dois dias completos é possível conhecer os principais pontos turísticos da cidade. Em um dia você vai a Guatapé e no outro conhece os dois principais museus e alguns parques e praças da cidade. Porém, se você quiser aproveitar a noite, será necessário acrescentar um dia a sua viagem e se quiser conhecer tudo que a cidade oferece serão necessários uns quatro dias.
Leia também:
Bate-volta a Guatapé por conta própria: roteiro, preços e dicas
Viajar de avião na Colômbia, todas as dicas que você precisa
Conheça Bogotá, a cidade que é o coração da Colômbia
Cartagena, a cidade superestimada da Colômbia
Cabo de la Vela e Punta Gallinas, o litoral desértico da Colômbia
Foto de capa de: Miguel Olaya (CC BY-SA 2.0)