Foto: Klearchos Kapoutsis (CC BY 2.0) Santorini
Muitos turistas que vão à Santorini decidem alugar um carro, mas as pessoas se perguntam se é, realmente, necessário. Se você tem essa dúvida e quer conhecer melhor como se deslocar em Santorini esse texto foi feito para você!

Santorini, a ilha mais famosa e romântica da Grécia, é, relativamente, grande. Com um formato que lembra uma lua minguante, a ilha possui 73 km². Para você ter uma ideia das distâncias, entre a cidade de Oia no norte, onde as pessoas vão para ver o pôr do sol, até Perissa que para mim é a melhor praia e fica no sul, são 27 km, um trajeto que leva em torno de 40 minutos de carro.

Apesar dessa ser uma das maiores distâncias a ser percorrida em Santorini, as atrações turísticas e pontos de interesse da ilha não ficam próximas. Então, esse não é um local que você consegue se deslocar andando.

Leia também: Onde hospedar em Santorini

Quais os meios de transporte em Santorini?

Em Santorini você pode se deslocar de transporte público (ônibus ou táxi) ou alugar um veículo (carro, quadriciclo ou moto).

Ônibus

Ônibus de Santorini – Foto: Neil Jennings (CC BY 2.0)

Existem ônibus entre as principais cidades de Santorini. Esse é o meio de transporte mais barato para se deslocar. Entretanto, há um problema. Só valerá a pena pegar ônibus se você estiver hospedado em Thira, a principal cidade da ilha. Thira fica na região central de Santorini e é de lá que saem quase todos os ônibus, ou seja, se você estiver indo de uma cidade para outra precisará passar por Thira para pegar um outro ônibus. Além disso, para alguns destinos o intervalo entre os ônibus pode levar quase uma hora. Se você quiser economizar, essa é a melhor maneira.

Táxi

Foto: BL (CC BY-NC 2.0)

Essa é a opção mais cara para se deslocar. Porém, para chegar ou sair da ilha pode ser uma boa opção. Para chegar ou sair do aeroporto ou do porto muitos turistas utilizam táxi. Entretanto, para os demais deslocamentos não vale a pena, porque os valores cobrados são muito altos. Um deslocamento de ida e volta entre duas cidades de Santorini de táxi pode ser o mesmo valor do aluguel de um carro.

Leia também: Dicas práticas e essenciais para sua viagem à Grécia

Moto – scooter

Scooters – Foto: Matt Artz (CC BY-NC-ND 2.0)

A opção menos utilizada pelos turistas é o aluguel de moto scooter. Porém, é a opção de aluguel com o melhor custo-benefício. O aluguel de uma scooter é bem mais barato do que o de quadriciclo e o do carro. Como a moto ainda consome menos combustível, o valor é vantajoso.

Entretanto, se você não está acostumado a dirigir moto não vale a pena alugar. Apesar das scooters serem bem mais fáceis de dirigir do que motos, por não possuírem embreagem e você pilotar sentado e não montado, as estradas de Santorini não são boas. Com exceção da estrada principal, as demais são estreitas, com curvas bem acentuadas e próximas a precipícios.

Eu que tenho carteira de motorista para dirigir moto e dirijo com frequência no Brasil acho que não vale a pena alugar em Santorini por causa das estradas. Por isso, acredito que é melhor alugar um outro veículo na ilha. Deixe a scooter para alugar em Mykonos que é bem mais fácil de dirigir.

Quadriciclo

Quadriciclo – Foto: ehpien (CC BY-NC-ND 2.0)

A opção mais diferente e interessante para se deslocar em Santorini é o quadriciclo. Como o próprio nome diz, por ter quatro rodas possui mais estabilidade e é mais fácil de pilotar do que as motos. Além disso, o motor é bem melhor e aguenta subir morros com mais velocidade.

Existem quadriciclos de diferentes potências para alugar. Os que possuem melhores motores são, consideravelmente, mais caros. A potência do motor é medida em cavalos, por isso fica fácil de comparar as diferenças de potências. Eu, a princípio, queria alugar um quadriculo, porém achei a diferença de preço para o carro pequena. Então, achei que não valeria a pena.

Contudo, o grande problema do quadriciclo e também da scooter é com relação ao frio. Quando você aluga uma moto ou um quadriciclo às 10:00 da manhã não imagina que o vento no final da tarde é bem frio, especialmente se estiver na primavera ou no outono.

Leia também: Quando ir a Santorini, veja a melhor época para conhecer a ilha

Carro

Foto: Tim Hill (CC BY-SA 2.0)

A opção que agrada a maioria dos turistas é o aluguel de carro. Essa é a maneira mais prática e confortável de se deslocar entre as cidades. O carro tem a vantagem de ser mais espaçoso e confortável. Como tem porta-malas, você pode carregar mais bagagem.

Porém, a maior vantagem é com relação ao frio. No carro você não passará frio nem se molhará na chuva. Quando fui a Santorini em maio, durante o dia fazia muito calor, mas no final da tarde havia um vento muito frio. Só de ficar parado já dava frio, imagina em cima de uma moto ou quadriciclo. E, como uma das atividades imperdíveis em Santorini é ver o pôr do sol em Oia, você acabará tendo que dirigir no final da tarde e a noite.

Para ver preços de aluguel de carros em Santorini clique aqui. Santorini possui algumas particularidades para alugar e dirigir. Para saber mais sobre isso, leia: Aluguel de carro em Santorini: dicas, sugestões e advertências.
LEIA TAMBÉM:
Foto de capa de: Klearchos Kapoutsis (CC BY 2.0)

Felipe Zig

Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.