Início Rio Grande do Sul Gramado Neve em Gramado, quando viajar para ver neve na serra gaúcha?

Neve em Gramado, quando viajar para ver neve na serra gaúcha?

Gramado é um famoso destino de inverno no Brasil. Muitos turistas viajam com a intenção de ver neve em Gramado. O que pouca gente sabe é que nevar na serra gaúcha não é algo que acontece com frequência.

Neve em Gramado

Gramado e as demais cidades da serra gaúcha como Canela, possuem invernos rigorosos com temperaturas que podem se aproximar de 0°C. O turismo de inverno foi o que deu fama à Gramado e até hoje é o período que a cidade fica mais cheia ao lado do Natal Luz. Até por isso, vários hotéis em Gramado possuem lareira e o fondue é a comida mais típica da cidade.

Entretanto, apesar de o inverno ser intenso, não neva com frequência na cidade. A neve em Gramado cai um dia, ou no máximo dois por ano e há anos que não neva. Nos últimos 10 anos, de 2011 a 2020, apenas em 2014 e 2015 mão nevou em Gramado.

neve em gramado
Em Gramado, neve não é algo frequente de acontecer – Foto: divulgação Aldeia do Papai Noel 

Quando neva em Gramado?

Nos últimos 10 anos, a neve aconteceu quase sempre nos meses de julho ou agosto, as exceções foram os anos de 2011 e 2012 quando foi possível ver neve em Gramado em junho e setembro. Veja abaixo o registro de quando nevou na cidade:

• 2020: 20 de agosto
• 2019: 6 de julho
• 2018: 10 de agosto
• 2017: 17 de julho
• 2016: 17 de julho e 21 de agosto
• 2015: NÃO NEVOU
• 2014: NÃO NEVOU
• 2013: 23 de julho
• 2012: 25 de setembro
• 2011: 26 de junho e 4 de agosto

Julho e agosto, os melhores meses para ver neve em Gramado

Pelo levantamento, é possível concluir que os meses de julho e agosto são os que mais nevam em Gramado. Entretanto, ver a neve não deve ser o foco primordial de uma viagem à Gramado, pois a probabilidade de nevar bem nos dias que você estiver na cidade é pequena.

Todavia, para quem pretende curtir o inverno na cidade e ainda quer tentar ver a neve em Gramado, é preferível viajar em julho ou agosto.

Um outro ponto que é bom você observar é que julho é mês de férias, por isso, a cidade fica mais cheia e cara. Veja nosso texto sobre quando viajar para Gramado para saber os períodos de alta e baixa temporada e o clima.

Parque de neve em Gramado

Mesmo para quem não tiver sorte de ver neve caindo do céu, é possível ver neve de outro jeito. O Snowland é um parque de neve em Gramado, ou seja, um local que você pode ver neve o ano inteiro!

parque de neve em gramado
Snowland, o parque de neve em Gramado – Foto: divulgação Snowland

O local que é todo fechado possui neve artificial e uma temperatura de -5°C. No Snowland você encontra pista de esqui, patinação no gelo e outras atividades. Para saber mais sobre o parque e valores de ingressos clique aqui.

Não custa lembrar que Gramado possui várias outras atrações turísticas interessantes, veja nosso guia de o que fazer em Gramado.

Felipe Zig
Felipe Zighttps://www.abraceomundo.com/
Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.