InícioMéxicoCidade do MéxicoO passeio de trajinera pelos canais de Xochimilco

O passeio de trajinera pelos canais de Xochimilco

Quem vê fotos dos canais de Xochimilco, nem imagina que ele fica em uma das maiores cidades do mundo. A Cidade do México é uma grande metrópole com oito milhões de habitantes. Acelerada e caótica, a capital mexicana também tem seu lado bucólico.

Xochimilco, um distrito mais distante do centro, é um exemplo disso! Famoso por possuir canais e barquinhos coloridos, o local é uma ilha de tranquilidade.

Xochimilco já era habitada antes da chegada dos espanhóis. A região que possui 184 km em canais é repleta de chinampas, pequenas ilhas flutuantes que são férteis e alimentava os povos pré-colombianos.

Os canais e as chinampas foram declarados Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1987. Hoje, além de produtos alimentícios, também são produzidas flores nas chinampas.

xochimilco mexico
Os canais de Xochimilco possuem 184 km de extensão – Foto: Kin Enriquez / Pixabay

Trajineras de Xochimilco

O que tornou Xochimilco um lugar turístico foram as trajineras, que são os famosos barcos coloridos que passeiam pelos canais. Você contrata o barco para fazer um passeio e conhecer as chinampas e os canais.

No caminho, outros barcos se aproximam para vender comidas, artesanatos e há inclusive barcos com Mariachis, que tocarão uma música se você estiver disposto a pagar cerca de 100 Pesos (R$27).

O que muita gente não sabe é que essa é uma atração turística antiga. Segundo a prefeitura do distrito de Xochimilco, foi na década de 1930 que se iniciou os passeios turísticos de barcos pelos canais.

Leia também: Cidade do México, um caldeirão de experiências e descobertas

xochimilco trajineras
Mariachis se apresentando – Foto de: David Jones (creative commons)

Os barcos não são opção de passeio apenas para turistas, os mexicanos são grandes frequentadores dos barcos, principalmente, aos finais de semana. Há festas e inclusive casamento a bordo dos barcos.

Quando você chegar a Xochimilco, verá centenas de barcos, mas há muito mais. Há cerca de 4 mil barcos que ficam espalhados nos nove pontos de embarque. Entretanto, apenas nos finais de semana grande parte dos barcos saem, durante a semana o lugar fica mais vazio.

xochimilco mexico
Trajinera boats at Xochimilco – Foto de: David Jones (creative commons)

As águas de Xochimilco são limpas?

As águas dos canais de Xochimilco não possuem cheiro desagradável, apesar de não serem limpas. Na verdade, uma pesquisa da Universidade Autônoma da Cidade do México verificou que as águas foram perdendo paulatinamente sua qualidade devido ao equivocado manejo de resíduos sólidos, uso indiscriminado de pesticidas e secagem de canais para ampliação de ruas.

Entretanto, como não é permitido nadar nas águas, elas não apresentam riscos para os passageiros dos barcos. Em todo caso, sempre é aconselhável viajar com seguro viagem. Esse não é um item obrigatório em uma viagem ao México, mas é muito indicado. Nunca sabemos quando vamos precisar de cuidados médicos e na Cidade do México esse tipo de serviço é caro.

Por isso vale a pena contratar o seguro que ainda oferece outros tipos de comodidades, como retorno antecipado em caso de doença do segurado ou de familiar próximo e um valor pago em caso de extravio ou perda da mala. Faça a cotação do seu seguro.

Quanto custa passeio em Xochimilco?

O preço oficial é 500 pesos (R$135) por hora e por barco (mar/2021). Apesar de ter um valor oficial, alguns barqueiros negociam os valores.

Não importa quantas pessoas o barco leve, o preço é por barco. Há barcos de diferentes tamanhos, os menores cabem 10 pessoas, já os maiores 25.

Duração dos passeios

Os barqueiros costumam oferecer passeios de 30, 45 e 60 min que são as durações mais solicitadas pelo turistas. Porém, você pode contratar o barco por mais tempo.

xochimilco
Xochimilco México – Foto: Roberto Carlos Roman / Unsplash

Tour a Xochimilco

Xochimilco fica distante do centro da Cidade do México. Como a região é isolada, muitos turistas optam por fazer uma excursão que visita os canais e outras atrações.

A excursão mais comum é a que visita Coyoacán e o Museu Frida Khalo, além de Xochimilco. Coyoacán é um bairro colonial, muito antigo, porém charmoso. Há quem diga que é um dos bairros mais agradáveis da Cidade do México. A pintora Frida Khalo morou no bairro e sua casa se transformou em museu.

A vantagem da excursão é que te poupa tempo, já que visita duas atrações distantes do dentro (Xochimilco e Coyoacán) no mesmo dia. Além do guia que explica curiosidades dos locais, o transporte está incluído no valor do tour. Por isso, não é necessário pegar metro e trem para chegar até Xochimilco (no final do texto eu explico como chegar pro conta própria).

Para que pretende reservar o tour com antecedência, eu indico a Get Your Guide que é uma plataforma confiável e oferece excursões e ingressos em vários países do mundo.

 

Quando ir a Xochimilco?

Nos finais de semana é que Xochimilco fica cheia e ganha mais vida. Mas, é bom ir mais cedo, pois no final da tarde o local volta a ficar vazio. Eu cheguei no meio da tarde de domingo e o local já estava vazio. Não posso deixar de mencionar que o tempo frio e nublado também contribuíram para o local

O tempo também contribuiu para já que estava frio e nublado.

Como chegar em Xochimilco México

Xochimilco fica a 20 km do centro da Cidade do México. Há duas opções de transporte até lá: trem e táxi. O trem é a opção mais barata, por isso a preferida dos viajantes independentes. O táxi é mais recomendando para quem está com pouco tempo, já que o valor mais o passeio de barco não é muito diferente do valor da excursão.

Como chegar em Xochimilco de trem

Para ir de trem, primeiro é necessário pegar a linha 2 do metrô até o ponto final de Tasqueña. Depois, pegar o Trem Ligero até a estação final de Xochimilco. O trem leva 35 minutos, já o metrô, depende de onde pegar, mas do centro é cerca de 20 minutos. Chegando em Xochimilco, ainda é necessário andar uns 10 minutos a pé até chegar aos canais.

Xochimilco Trajinera
Trajinera boats at Xochimilco – Foto de: David Jones (creative commons)

Outras atrações na Cidade do México

Agora que você já sabe tudo sobre as Trajineras de Xochimilco, veja o texto que fizemos sobre as principais pontos turísticos e o que fazer na Cidade do México.

Outro assunto bastante importante é onde se hospedar na cidade. A capital mexicana possui regiões violentas, por isso é preciso escolher com atenção onde ficar na Cidade do México.

Foto em destaque: Xochimilco – Autor: Alejandro (creative commons)
Felipe Zighttps://www.abraceomundo.com/
Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui