Início Colômbia Bogotá O que fazer em Bogotá: museus, mirante, gastronomia e mais

O que fazer em Bogotá: museus, mirante, gastronomia e mais

Se você quer descobrir o que fazer em Bogotá, Colômbia, vamos lhe contar o que essa cidade possui de mais interessante.

Bogotá é uma cidade com muitas atrações turísticas. Por ser a capital da Colômbia, possui alguns museus de referências no país. Mas não só de museus vive a cidade, também há outras atrações que impressionam os turistas como uma Catedral de Sal e um mirante com incrível vista da cidade.

Não podemos deixar de falar dos cafés, da gastronomia e dos bares da cidade. Veja então nossa lista de o que fazer em Bogotá.

O que fazer em Bogotá

Bogotá é uma cosmopolita cidade com 7 milhões de habitantes. A capital da Colômbia é o destino mais visitado do país, com 1,2 milhões de turistas em 2019. O que significa 43% de todos os turistas estrangeiros que visitaram a Colômbia, segundo o Centro de Informação Turística da Colômbia. Se quiser saber mais sobre como é a cidade, como se deslocar, quando viajar e outras dicas, leia nosso guia completo de Bogotá.

Bogotá é um centro financeiro com bastante turismo de negócios, mas que soube se adaptar para receber também o turismo de lazer. Por isso, você encontrará museus bem montados e pontos turísticos bem estruturados na cidade. Mas, é claro com muitas pendências que podem ser melhoradas.

La Candelaria

o q fazer em bogotá
La Candelaria é o centro histórico de Bogotá – Foto: Michael Barón – Unsplash

Quando se fala em turismo em Bogotá, o primeiro lugar que vem a cabeça das pessoas é La Candelaria. Esse é o bairro central da cidade, conhecido também como o centro histórico de Bogotá. A cidade foi fundada onde é hoje o bairro La Candelaria. Por isso, os prédios mais antigos da cidade se encontram nessa região. Há construções desde a época colonial.

Em La Candelaria não estão apenas os prédios mais antigos, como também os mais importantes para a República Colombiana. Neste local que ficam as sedes do poder executivo, legislativo e judiciário da Colômbia.

A maioria dos principais museus também se concentram nesse bairro, por isso ele se tornou o mais turístico da cidade.

O único problema do bairro, é que de dia há grande tráfego de pessoas, mas à noite, a região fica vazia. Por isso, algumas partes de La Candelaria ficam perigosos depois do anoitecer. Tome cuidado por onde circular de noite.

Falando em perigos e precauções, é sempre bom contratar um seguro viagem para lhe ajudar em qualquer eventualidade que possa acontecer na sua viagem. Nós sempre contratamos!

O melhor lugar para contratar é na Seguros Promo, empresa que trabalha apenas com grandes seguradoras, possui uma incrível ferramenta de comparação de seguros e ótimos preços. Utilize o cupom ABRACEOMUNDO5 e ganha 5% de desconto. Ganhe mais 5% de desconto pagando com boleto. Faça sua cotação.

Praça Bolívar

A Plaza Bolívar é o local mais simbólico de La Candelaria. Essa não é só principal praça do centro histórico de Bogotá, mas de toda a cidade.

A praça é muito grande e bonita, um lugar clássico para tirar fotos! Ao redor da praça localizam-se importantes edifícios: Palácio da Justiça, sede da Suprema Corte; Capitólio Nacional, sede do Congresso Nacional; Palácio Liévano, sede da prefeitura; e a Catedral de Bogotá, principal igreja da cidade, mas não a mais bonita.

A Plaza Simón Bolívar já foi espaço para touradas e palco de vários acontecimentos políticos do país. Hoje o local recebe eventos culturais e sociais. Um dos principais eventos é o show de luzes que acontece na época do Natal.

A Praça Bolívar possui muita história e um dos jeitos mais interessantes de conhecer a praça e o centro histórico de Bogotá é através de uma excursão de bicicleta.

praça bolivar la candelaria bogota
Praça Bolívar, a mais importante de toda cidade

Casa de Nariño

A Casa de Nariño, também conhecido como Palácio de Nariño, é o palácio presidencial da Colômbia. Construído em estilo neoclássico em 1908, ele foi reformado e recebeu anexos em 1979.

O nome do palácio é uma homenagem a Antonio Nariño (1765-1823), herói da independência. A residência oficial do presidente pode ser visitada, no site oficial há horários e mais informações sobre a visita.

Museus de Bogotá

Por ser a capital da Colômbia, Bogotá possui vários museus. A cidade recebeu muitos investimentos públicos e privados para criar alguns dos museus mais importantes da Colômbia.

Bogotá possui 67 museus, 36 privados, 30 públicos e um misto, segundo o jornal El Tiempo. Entretanto, nem todos os museus valem a visita. A maioria são museus pequenos, sem uma montagem ou acervo, realmente, interessantes.

Por isso, na lista de o que fazer em Bogotá selecionamos apenas os principais museus da cidade. Mas, você sabe que existem vários outros além da nossa lista.

Museu do Ouro

O Museo del Oro é o principal museu de Bogotá e um dos principais do gênero no mundo. O museu mostra trabalhos pré-colombianos de povos que utilizavam o ouro para fazer utensílios domésticos, ornamentações e acessórios para os líderes das tribos.

Apesar do museu ser muito bem montado, possui uma abordagem mais antropológica dos povos pré-históricos do que a história desse metal nobre na humanidade, o que frustra muitos visitantes.

Entretanto, não deixa de ser um museu muito bem montado e interessante, por isso o Museu do Ouro Bogotá é visitado pela maioria dos turistas e abre nossa lista de o que fazer em Bogotá.

atrações turisticas de bogota
Máscara de ouro do Museo del Oro Bogotá – Foto: Marcelo Druck (CC BY-NC-ND 2.0)

Museu Botero

O Museo Botero é um museu dedicado ao artista colombiano mais famoso da história, Fernando Botero. O artista ganhou fama ao pintar pessoas e objetos volumosos. Você já deve ter visto alguma obra dele, as famosas mulheres e homens gordinhos.

Mesmo quem não é muito interessado em arte gosta do museu, pois as obras de Botero são interessantes e além de quadros, também há esculturas.

O Museu Botero é interligado a outros dois museus, Casa da Moeda e Museu de Arte do Banco da República. Todos possuem entrada gratuita.

melhores museus de bogota
Museu Botero, museu dedicado ao famoso artista colombiano é destaque da lista de o que fazer em Bogota

Casa da Moeda

A antiga Casa de la Moneda de Bogotá já foi uma das mais importantes do continente. Este local foi o primeiro a cunhar moedas de ouro nas Américas, em 1622.

Hoje, o prédio de dois andares se transformou em Museu Numismático, com uma ampla coleção de notas e moedas colombianas, de várias épocas e materiais. O museu ainda possui uma coleção de máquinas, que eram utilizadas para a fabricação de moedas desde a época da colônia. A entrada é gratuita.

o que fazer em bogotá
Pátio interno da Casa da Moeda, um Museu Numismático de Bogotá – Foto: Pablo Andrés Rivero (CC BY-NC-ND 2.0)

Museu de Arte do Banco da República

O museu foi criado em 1957, para ser o Museu de Arte Moderna de Bogotá e possui um bom acervo de obras, principalmente de artistas colombianos. Conta com duas grandes salas que possuem exposições permanentes e temporais.

Assim como o Museu do Ouro, o Museu Botero e a Casa da Moeda, o Museu de Arte também é mantido pelo Banco da República. A entrada é gratuita.

museu de arte em bogotá colombia
Museu de Arte do Banco da República

Museu Nacional da Colômbia

O Museu Nacional da Colômbia é um museu multi-temático com acervo de quatro áreas: arte, história, arqueologia e etnografia.

Fundado em 1823, esse é o museu mais antigo da Colômbia e um dos mais antigos das Américas. Apesar do museu ser grande e possuir algumas exposições bem montadas, ele não chega a ser uma atração imprescindível. Entretanto, se tiver tempo vale a pena incluí-lo na sua lista de o que fazer em Bogotá!

museus de bogotá
Museu Nacional, o maior museu de Bogotá – Foto: Reg Natarajan (CC BY 2.0)

Cerro Monserrate

O Cerro ou Colina de Monserrate é o ponto mais alto de Bogotá, possuindo 3150 metros de altitude. A Colina possui uma vista incrível da capital colombiana, de tirar o fôlego dos visitantes. Por isso, o Cerro de Monserrate é considerado o melhor mirante de Bogotá.

Outro destaque do Cerro é a sua subida de 500 m, feita através de teleférico (foto de capa) ou de funicular, um trenzinho escalonado.

O local também é um ponto de peregrinação, devido ao Santuário do Senhor Caído de Monserrate, que fica no alto da colina.

O Cerro de Monserrate é considerado por algumas pessoas como a melhor atração turística da cidade, por isso não pode ficar de fora da sua lista de o que fazer em Bogotá.

cerro de monserrate bogota
Vista do alto do Cerro Monserrate, o melhor mirante de Bogotá

Catedral do Sal

Agora vamos falar da atração mais inusitada da nossa lista de o que fazer em Bogotá. A Catedral de Sal é uma catedral construída no interior de uma mina de sal. A catedral fica  na cidade de Zipaquirá, na região metropolitana a 55 km do centro de Bogotá.

A catedral faz parte do Parque de Sal, localizado a 180 metros abaixo da superfície, que conta com capela, estações da Via Crúcis, museu, além de lojas e lanchonetes, que ficam em locais onde antes eram as galerias de extração de sal.

A Catedral de Sal foi considerada a Maravilha número 1 da Colômbia e é um local bastante visitado. Essa é uma atração diferente das demais e por isso recomendamos a visita. Para conhecer mais sobre essa inusitada atração leia o texto que contamos mais detalhes e dicas da Catedral de Sal.

o que fazer em bogotá colombia
Catedral de Sal, uma atração que não pode faltar na lista de o que fazer em Bogotá

Gastronomia e bares de Bogotá

A Colômbia possui várias comidas típicas e o lugar onde você encontrará mais variedades de pratos é a capital Bogotá. Por isso, a cidade é um bom lugar para quem gosta de gastronomia.

Bogotá também conta com regiões boêmias, com bares interessantes e baladas.

Uma curiosa da cidade são as regiões chamadas de zonas. Algumas regiões polos de gastronomia e de bares em Bogotá possuem essa classificação. Cada uma delas é nomeadas por uma letra, há Zona G, Zona U, Zona T e Zona Rosa. Todas na região norte da cidade.

Zona G, zona gourmet de Bogotá

Bogotá possui restaurantes sofisticados de reconhecimento internacional. A região chamada de Zona G é a que concentra os restaurantes de alta gastronomia da cidade.

A zona gourmet fica dentro do bairro Chapinero e é também um dos melhores locais para se hospedar, veja nosso guia de hospedagem em Bogotá. No local além de gastronomia colombiana, você também encontrará gastronomia internacional.

A Zona G fica no norte de Bogotá, a 8 km de La Candelaria.

o que fazer em bogota
Zona G é o principal polo gastronômico de Bogotá – Foto: El Cielo Restaurant

Zona U, restaurantes autênticos e bares

Uma região que ganhou fama nos últimos anos e possui restaurantes com melhores preços é a Zona U, no bairro de Usaquén. Esse é um bom local para provar a culinária colombiana, com restaurantes bem autênticos e também conta com vários bares. A Zona U fica a 7 km ao norte da Zona G, e a 15 km de la Candelaria.

Zona Rosa e Zona T, região dos bares e baladas

A zona mais conhecida de Bogotá é a Zona Rosa. A região possui muitas lojas, restaurantes e bares. Essa é o local preferido dos turistas estrangeiros para se hospedar em Bogotá.

Dentro da Zona Rosa fica a Zona T, principal região boêmia de Bogotá. A Zona T é um calçadão em formato de “T” de trânsito exclusivo de pedestres. No local há diversos bares e boates.

Essa região tem fama de ter os bares mais animados e as melhores boates da cidade, por isso quem quer curtir a noite a as baladas de Bogotá, a dica é a Zona T.

A Zona T fica a 10 km de La Candelaria e a 2 km ao norte da Zona G.

zona t bares balada bogota
Zona T é o lugar dos bares e baladas de Bogotá – – Foto:Zvi Leve (CC BY-SA 2.0)

Degustar o café colombiano

A Colômbia é conhecida mundialmente por seu café de altíssima qualidade! Por isso, para quem aprecia um bom café, não deixe de experimentar alguns cafezinhos nas cafeterias da cidade.

Bogotá possui várias e boas cafeterias. A rede de cafeterias mais famosa da Colômbia é o Juan Valdez, você encontra várias delas por Bogotá. Uma outra cafeteria famosa, mas que possui poucas lojas em Bogotá é a Azahar.

Para quem é amante de café e tem vontade de conhecer mais profundamente os cafés colombianos, a dica é fazer o tour sobre café.

cafes colombia bogota
Bogotá possui boas cafeterias, aproveite para experimentar – Foto: divulgação Azahar Coffee

Como você pode perceber, a capital da Colômbia possui vários pontos turísticos. Agora que você já sabe o que fazer em Bogotá, veja onde ficar e melhores opções de hotéis em Bogotá.

Leia nossas outras matérias sobre a Colômbia:

O que fazer em Medellín, veja as 10 principais atrações turísticas

Viajar de avião na Colômbia, todas as dicas que você precisa

Cartagena, a cidade superestimada da Colômbia

San Andres a incrível ilha do caribe colombiano

Foto de capa de Dan Phiffer (CC BY-NC 2.0)
Felipe Zig
Felipe Zighttps://www.abraceomundo.com/
Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.