Início Minas Gerais Tiradentes O que fazer em Tiradentes?

O que fazer em Tiradentes?

Tiradentes é, certamente, uma cidade que Woody Allen faria um filme. Poderia tranquilamente existir Meia Noite em Tiradentes, Para Tiradentes com Amor ou ainda Um Dia de Chuva em Tiradentes. Ela merece ser personagem de tantas novelas, filmes e seriados, pois é mágica. Não por acontecer coisas sobrenaturais, mas por ser daquelas cidades que só andar, sem fazer nada específico, pelas ruas, becos e largos já é um dos passeios mais incríveis da sua vida.

Por isso, não se preocupe com roteiro, aqui estão algumas dicas sobre o que fazer em Tiradentes para conseguir aproveitar tudo o que a cidade pode oferecer de mais mágico.

A paisagem de tirar o fôlego. Foto: Beatriz Costa

Desfrutar da gastronomia

É imprescindível parar para almoçar ou para tomar um café num lugar que seja a sua cara. Na cidade há muitos restaurantes super aconchegantes com decorações maravilhosas e, claro, com refeições incríveis. Tiradentes é conhecida pelo ambiente gastronômico fervente, cheio de chefes renomados. É importante dar uma checada nos preços, pois alguns são bem salgados, porém é fácil encontrar lugares com um preço razoável e com uma comida esplêndida.

Conhecer o Chafariz de São José

O chafariz de três fontes é uma construção belíssima do século XVIII. Ele foi construído para abastecer a população da antiga São José del Rei (atual Tiradentes) de água. É possível notar dos lados do monumento um suporte para as lavadeiras e do outro um bebedouro para os animais. É possível ainda adentrar numa trilha ao lado direito chamada Mãe D’água. A trilha não é muito extensa e nem tem um nível de dificuldade alto, apenas tome cuidado com o barro! Esse passeio é basicamente uma caminhada por um bosque, seguindo ao contrário do caminho da água, em direção a sua nascente. O mais interessante, além claro da natureza, é observar o aqueduto centenário construído de pedras pelos escravos ao longo do caminho.

Cada porta de cada casinha é uma obra de arte! Aproveite para tirar fotos na Rua Direita.

Caminhar pela Rua Direita

Com toda certeza essa é minha rua preferida de Tiradentes, ela inicia próximo à praça e vai quase até a serra. As casas coloniais muito bem preservadas são preenchidas por diversos bares, cafés e restaurantes. No caminho você passa pela Igreja Nossa Senhora do Rosário que possui um lindo e charmoso largo. O local é ideal para tirar fotos e você pode passar horas passeando e observando os gatos passando nos telhados centenários.

Descobrir a Igreja Santo Antônio

Riqueza. Igreja Matriz de Santo Antônio é a segunda com mais ouro no Brasil. Foto: Beatriz Costa

A segunda igreja com mais ouro no Brasil, a Igreja Matriz de Santo Antônio é a mais bela da cidade. Seu interior é uma obra prima do barroco, desse modo, as esculturas em ouro funcionam quase como um entorpecente. É possível ficar horas observando a riqueza de detalhes da igreja. Todo seu interior é muito impressionante, há inclusive um Órgão majestoso em seu interior. Para visitar, é preciso pagar uma pequena taxa e há guias que contam mais detalhes das obras e da história da Igreja. O largo da Matriz possui uma vista privilegiada da serra de São José e de Tiradentes, vale a pena ficar umas horinhas sentado no gramado observando a paisagem e o vai e vem dos turistas.

Subir até a Igreja São Francisco de Paula

Beleza. A arquitetura colonial cercada pela imponente Serra de São José. Foto: Beatriz Costa

A igrejinha de São Francisco de Paula fica próxima a rodoviária em cima de um morro. O local é charmoso e vale a pena subir até seu gramado, pois ali há uma vista imperdível de toda a cidade e da serra, principalmente da Igreja Matriz de Santo Antônio. O gramado é ideal para fazer um piquenique. 

Tomar um sorvete no Largo das Forras

Mais conhecida como a pracinha central de Tiradentes, o local é envolto de bares, onde encontram-se as charretes e muitos turistas. Vale a pena descansar em baixo das árvores e observar o movimento da cidadezinha.

Aproveitar as lojinhas

Assim como na gastronomia, Tiradentes é conhecida pelo artesanato e pelos artistas. Há lojas de todos os tipos de artefatos, dos mais tradicionais aos mais abstratos. Colchas, panos de prato, esculturas, roupas, artigos de decoração… a cidade mineira reúne muitas lojas interessantes onde vale a pena passar um tempo explorando, conhecendo e, claro, comprando. 

Simplicidade. Beleza das casas coloniais de Tiradentes. Foto: Beatriz Costa

Aprender no Museu Padre Toledo

O museu Padre Toledo faz parte do Campus Cultural da UFMG em Tiradentes. O solar era a casa do inconfidente Carlos Correia de Toledo, conhecido como Padre Toledo. O pároco foi um ativo participante da Inconfidência Mineira e na sua casa houve diversas reuniões e encontros de figuras ilustres desse período. O acervo trata tanto da casa e da sua arquitetura como da Inconfidência Mineira. Para saber mais acesse o site

Encantar-se no Museu de Sant’Ana

Localizado na Rua Direita na antiga cadeia pública da cidade, o museu possui um acervo extraordinário de imagens da mãe da Virgem Maria, Sant’Ana. Há aproximadamente 300 imagens da santa protetora dos lares e das famílias. As obras são das mais diversas e foram reunidas pela empresária Angela Gutierrez ao longo de quatro décadas. O museu é um dos mais bonitos de Tiradentes. Para saber mais acesse o site.

Explorar o Bichinho

O Bichinho é um distrito da cidade de Prados e fica a aproximadamente 7 km de Tiradentes e é um local rico em artesanato, lojas e ateliês. Nesse texto, contamos mais sobre o local.

Beatriz Costa
Beatriz Costa
Beatriz Costa estudante de jornalismo e isso deixa claro sua paixão por fotografia e escrita. Viajar junta tudo isso com um pouco mais amor.