InícioDicasO que levar para acampar: checklist completa para arrumar a mochila

O que levar para acampar: checklist completa para arrumar a mochila

Uma alternativa para quem deseja descansar da rotina acelerada, respirar um ar mais puro é aproveitar o tempo acampando em um lugar tranquilo, ou seja, relaxar em meio a natureza. Porém, para aproveitar 100% a viagem e não passar perrengue é necessário fazer um planejamento. Sobretudo, se for a sua primeira experiência.

Se você acha que já pode ir apenas com uma barraca, está errado, também é necessário muitos outros itens para acampar com segurança e praticidade. Desse modo, se você pretende desconectar do mundo externo, montar um acampamento e quer saber o que levar para acampar, continue lendo o post!

Certamente tudo vai depender do local pretendido para acampar e como será o deslocamento até lá. Consideramos que o camping será em local isolado sem as comodidades da vida moderna e sem o suporte de estruturas de uma casa. Contudo, antes de começar levante algumas informações que vão ajudar a planejar, tais como qual será a duração do acampamento, se tem rio ou lago próximo do local e a previsão do tempo.

O que levar para acampar: itens essenciais

Barraca

presente viagem
Dentre os itens para acampamento, a barraca é o mais básico – Foto: Pixabay

Certamente o abrigo é a parte principal do seu acampamento. Ter uma noite tranquila significa mais disposição para aproveitar o próximo dia. Além de ser utilizada para dormir, a barraca serve também para proteger de insetos e animais e das mudanças climáticas, porque mesmo em lugares quentes a temperatura pode cair durante a noite.

Para escolher o modelo ideal é preciso observar certos fatores, como por exemplo, tamanho, material e preço. O essencial é ter uma tenda adequada para o número de pessoas no acampamento, que seja impermeável a água e com sobre teto reforçado. Por fim, avalie o custo benefício do produto, ponderando a durabilidade e a resistência com o valor que será desembolsado.

Saco de dormir

presentes para quem acampa
Há vários modelos de diferentes preços de saco de dormir – Foto: divulgação Amazon

Mesmo com a melhor barraca, você pode continuar sentindo frio e não dormir de forma confortável. A solução é o saco de dormir. Versátil, ele funciona não só como colchonete, mas também como isolante térmico. Ao contrário do colchão inflável que precisa de outros elementos como bomba de ar e cobertor, ele pode poupar espaço na mochila porque funciona com dois em um.

Além de entender o tipo de viagem é bom evitar sufoco. Por isso, escolha um saco com resistência cinco graus abaixo da temperatura esperada para o local do acampamento.

Isolante térmico

barraca de acampar
Isolante térmico é um dos itens para acampar que muitos desconhecem – Foto: divulgação Amazon

O isolante térmico é necessário para isolar a temperatura corporal, evitando a troca de calor entre uma pessoa e o solo. Ele deve ser usado entre o saco de dormir e o chão. A opção básica indicada para os aventureiros esporádicos é o de EVA devido ao baixo custo.

Quando se fala no que levar para um acampamento, muita gente se esquece desse item que é fundamental para locais frios.

Lanterna

lanterna de viagem
Lanterna de cabeça ajuda bastante pois permite ficar com as mãos livres – Foto: divulgação Amazon

A lanterna vai deixar a vida mais fácil em um local primitivo à noite, seja para realizar atividades no próprio acampamento, ou fora dele, como uma caminhada. Desse modo, não poderia ficar de fora da lista do que levar para acampar.

Existe a opção da lanterna de mão tradicional e a headlamp (lanterna de cabeça, traduzido do inglês). Apesar da primeira também cumprir a função, a segunda é mais interessante e tende a ser mais prática, pois deixar as mãos livres. Para evitar que o equipamento deixe você na mão, recomendo sempre ter um extra. O que serve também para as pilhas.

Kit primeiro socorros

kit para acampar
Kit de primeiros socorros – Foto: Hans Braxmeier – Pixabay

Quem sai para uma aventura está propenso a sofrer acidentes. Dessa maneira, ter um kit de primeiros socorros é importantíssimo para o seu bem estar. Dentre os suprimentos básicos que devem compor o kit estão: atadura, gaze, luvas descartáveis, curativo, cotonete, álcool isopropílico, água oxigenada, termômetro. Esparadrapo, algodão, tesoura, pinça, pomada para queimadura e soro fisiológico.

Os medicamentos podem ser selecionados levando em consideração os problemas de saúde comum em viagens. Assim, inclua, entre outros, antissépticos, antitérmicos, antialérgicos, anti-inflamatórios e relaxante muscular. Uma dica para poupar espaço é levar apenas uma cartela de cada com a bula acoplada. Apesar de falar no geral, se tiver algum remédio de uso diário não se esqueça de incluir.

Mochila cargueira

mochilão para viajar
Mochila cargueira combina com treking e acampamento – Foto: Pixabay

A mochila cargueira possibilita mais agilidade para se mover e realizar atividades outdoor, porque é projetada para maximizar o espaço, suportar o peso e, ao mesmo tempo, dar a sensação de conforto para o usuário em caminhada de longos percursos.

No mercado existem diversos modelos com diferentes tamanhos e regulagens. Todavia, tão importante quanto ter o mochilão ideal é saber organizar os equipamentos dentro, distribuindo o peso igualmente.

Mapa da região

itens para acampar
Mesmo na era da tecnologia, mapas em papel podem ser importantes – Foto: Pixabay

Aparelhos eletrônicos tendem a ficar sem bateria, caso não tenha eletricidade muito perto. Sendo assim, recomendo utilizar um mapa da região impresso ou bússola ao invés do GPS. Outra opção é levar baterias extras ou aderir equipamento movidos a luz solar.

Itens pessoais

mochila acampar
Entre os itens para acampamento, não esqueça os itens pessoais – Foto: Pixabay

Inicialmente, selecione roupas adequadas para as condições climáticas de acordo com quantidade de dias que irá permanecer. Não se esqueça de levar calçados específicos para caminhada, pois eles oferecem segurança e conforto. Você pode levar também óculos de sol, chinelo, boné e chapéu e outros acessórios que vão te deixar à vontade.

Prefira as toalhas de microfibra. Elas não só secam rapidamente, bem como são leves e simples de embalar e não soltam fiapos.

Repelente e protetor solar

Quando abordamos o que levar para acampar, não esqueça do cuidado com a pele, afinal você vai estar ao ar livre. Seja individual ou coletivo, o repelente é recomendado principalmente no fim do dia, no momento do pôr do sol, hora que os mosquitos mais aparecem. Muitas vezes, apostar nos repelentes que aplicamos na pele, em creme ou spray, não é suficiente. Visto que existem insetos que picam mesmo quando usamos esses produtos.

Nesse sentido, os incensos em formato de espiral são bem-vindos. Já que a fumaça cumpre muito bem a função de isolar o ambiente, espantar os insetos e deixar o local mais seguro.

Higiene pessoal

kits para acampar
O que levar par acampar? Não esqueça os itens de higiene pessoal – Foro: Hans Braxmeier – Pixabay

Essa dica é óbvia, mas muito válida. Itens de higiene pessoal como shampoos, sabonete, álcool gel, escova e creme dental e papel higiênico são fundamentais. Para o cabelo prefira um produto dois em um, para reduzir o volume na mochila. Do mesmo modo, se o acampamento não for durar muito dias reduza o tamanho do rolo de papel.

Para usar o “banheiro” na mata é necessário levar algum objeto como uma pá ou picareta. Do contrário, um galho grosso ou uma pedra podem ajudar. O ideal é cavar um buraco de aproximadamente 15 cm, fazer suas necessidades fisiológicas ali dentro e depois enterrar. Esteja atento ao escolher o local para que seu lixo não incomode ninguém e evite a contaminação das águas.

Sacos plásticos

Quando se fala sobre o que levar para um acampamento, muita gente se esquece de sacos plásticos. Uma atitude importante dos campistas é preservar e contribuir para que o local que você acampou se mantenha limpo. Para não deixar lixo para trás é importante ter a disposição sacos plásticos para que todos os resíduos, sejam eles recicláveis ou orgânicos, possam ser descartados adequadamente.

Além de servir para guardar o lixo, eles podem ser úteis também para separar roupas sujas, proteger seus objetos da umidade. Assim, certifique-se de que não estejam com algum furo para evitar perdas ou danos.

Filtro de água

filtro de água portatil
Entre os equipamentos para acampar, o filtro de água pode ser essencial – Foto: divulgação Amazon

Principalmente nos lugares remotos, com pouca disponibilidade de água, onde não há total certeza sobre a qualidade, será necessário filtrar a água. A primeira opção é usar água sanitária, duas gotas por litro de água e deixar agir por 30 minutos. Segundo a pastilha de cloro. Neste caso é mais fácil porque o cloro vem em pastilha. A quantidade de água para cada pastilha será indicada pelo fabricante.

Por fim, o filtro pessoal portátil de água. Leve e versátil ele é encontrado em lojas especializadas normalmente em formato de bastão. Porém, ele funciona melhor para beber diretamente da fonte, ou seja, não é prático caso seja necessário transportar grande quantidade água de um lugar para outro.

Canivete suíço e pederneira

canivete
Canivete é um item que pode ajudar em várias situações – Foto: divulgação Amazon

Um dos itens para acampamento que não é indispensável, mas pode ser bem versátil é o canivete. Essa é uma peça multiuso, as curvas das lâminas se adaptam a qualquer tarefa, o que é uma mão na roda. Já o isqueiro é ideal para acender o fogo, pois mesmo se molhar ao secar funciona normalmente, melhor que fósforo e isqueiro.

Alimentos para levar para acampamento

Quais comidas levar para um acampamento? Essa é uma dúvida que sempre bate quando começamos a organizar a aventura. Em primeiro lugar, sabemos que regiões escolhidas para camping são, em grande maioria, remotas, longe de supermercados e restaurantes.

Apesar disso, é possível cozinhar e alimentar de forma saudável e prática em meio a natureza. Ingredientes leves, naturais, carboidratos, fibras e proteínas devem ser incluídos na dieta. A nutricionista Andrezza Moreira explica:

“O ideal é optar por alimentos que não precisam de refrigeração e não estragam facilmente. Por exemplo, pães, snacks, frutas, verduras e legumes mais duros, como cenoura, batata, repolho. Acima de tudo, uma dica de ouro é não esquecer da hidratação. Beber bastante líquido, que você pode alternar entre água, água de coco e até mesmo chás”, recomenda a profissional.

Utensílios para cozinha

presente para quem gosta de viajar
Jaqueta impermeável pode ser muito útil para atividades ao ar livre – Foto: Pixabay

Para preparar uma refeição não é preciso muito. À primeira vista, duas panelas, uma para sólidos outra para ferver água, uma bacia e um kit individual com um prato, talheres e um copo além de uma garrafa dão conta do recado. Claro que tudo vai depender do número de pessoas. Outros itens opcionais são esponja e sabão, pano de prato, filtro de café.

Fogueira x fogareiro

fogareiro camping
Fogareiro é essencial para poder cozinhar e preparar bebidas quentes – Foto: Chulmin Park – Pixabay

Dependendo da estrutura do local a fogueira é sim uma alternativa. No entanto, envolve riscos ao meio ambiente e a sua saúde. Aliás, por estar com o número de equipamentos reduzidos a fumaça também pode interferir no sabor dos alimentos e limitar o manuseio.

Portanto, uma opção prática é carregar um fogareiro. Hoje em dia, existem opções mais leves e menores, como por exemplo, os horizontais que acoplam o cartucho de gás ao lado.

Itens para acampamento opcionais

Até agora nós falamos dos itens mais importantes da lista para acampamento. Entretanto, há alguns itens que não são essenciais, porém proporcionam conforto. Por isso, são importantes para alguns campistas.

Travesseiro

O travesseiro vai evitar que a cabeça fique diretamente no solo. Será um conforto a mais. Entretanto, para poupar o peso na extra na mochila você pode improvisar enchendo uma fronha de roupas e deitando sobre elas.

Lençol

Além de ajudar a aquecer o colchão, também pode ser útil para deixar o interior da barraca limpo. Já que será necessário apenas tirar, balançar fora e voltar. Outra opção é utilizar como forro no chão para deixar ao ar livre ou se alimentar.

Cadeira

Cadeiras são ideias para descansar e relaxar. Também funcionam para evitar sujar muito as roupas, visto que não será preciso sentar diretamente no chão. As cadeiras dobráveis são ideias para acampar, pois ocupam pouco espaço e são leves.

cadeira de camping
Cadeira de camping é um item para o conforto – Foto: Ralf Beck – Pixabay

Rede

Similarmente, a rede é ótima para momentos de descanso, por exemplo, uma soneca após o almoço.

Corda

Cordas tem muitas utilidades. Em suma, ela pode ajudar a montar a barraca, camas suspensas, armadilhas. Além de poder servir como varal.

Caixa térmica

Um dos itens para acampamento que é volumoso, mas que pode ser útil é a caixa térmica. Ela contribui para refrigerar e conservar alimentos e bebidas.

equipamentos para acampar
O que levar para acampar? Caixa térmica é volumoso, mas pode ser útil – Foto: divulgação Amazon

Alimentos liofilizados

O processo de liofilização desidrata os alimentos e faz com ele se conserve por mais tempo. Leves e práticos, precisa somente adicionar água quente, na própria embalagem, para consumir.

GPS portátil

O GPS portátil é um item para acampar que ajuda a deixar mais tranquilo quem está acampando pela primeira vez em meio a natureza. De fato, sempre existe uma preocupação de se perder em lugares inóspitos.

Carregador solar portátil

Para os viciados em tecnologia, com esse carregador movido a energia solar a chance de ficar sem bateria é mínima. É possível carregar aparelhos celulares e câmera fotográfica.

Carregador solar portátil
Um dos itens para acampar que pode ser muito útil é o Carregador solar portátil – Foto: divulgação Amazon

Binóculo

O binóculo oferece uma visão de longa alcance. Assim, você poder observar o ambiente ao redor do acampamento e também animais silvestres como pássaros.

Checklist completa com o que levar para acampar

Para simplificar sua vida fizemos uma lista para acampar:

  • Barraca
  • Saco de dormir
  • Isolante térmico
  • Lanterna
  • Kit primeiro socorros
  • Mochila carqueira
  • Mapa da região
  • Itens pessoal (roupas, sapatos e acessórios)
  • Repelente e protetor solar
  • Produtos de higiene
  • Sacos plásticos
  • Filtro de água
  • Canivete e isqueiro
  • Fogareiro
  • Prato, talheres e copo
  • Panela

Ter contato com a natureza, respirar um ar puro. Acampar é bom demais, mas requer uma preparação para evitar os perrengues. Contudo, com esse checklist completo do que levar para acampar, basta se planejar, e arrumar a mochila para ir viver uma experiência incrível. Boa viagem!

Outras dicas de viagem

Agora que você já sabe tudo sobre o que levar para um acampamento, veja nossas outras dicas de viagem.

Para quem ainda não possui experiência em viajar, vale a pena começar pelo texto sobre como Como planejar e fazer um roteiro de viagem. Também temos um texto sobre uma dúvida bastante comum Viajar com mochila ou mala, qual a melhor opção?

Se você vai viajar para o exterior, você precisa saber mais sobre o polêmico chip internacional e o seguro viagem.

Felipe Zig
Felipe Zighttps://www.abraceomundo.com/
Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

1 COMENTÁRIO

  1. Parabéns pela iniciativa de criar esse espaço!
    Eu também amo viajar! Sobretudo ACAMPAR no meio da Natureza!
    Vou salvar seu espaço e adicionar aqui.
    Valeu!
    Claudio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui