InícioDicasO que levar para a praia: checklist completo para arrumar a mala

O que levar para a praia: checklist completo para arrumar a mala

Você realmente sabe o que levar para a praia? A ansiedade pode ser grande e bater a vontade de pegar o biquíni e o protetor solar e sair de uma vez, mas saiba que isso não é suficiente. Há muitos itens importantes para a viagem. Então, para aproveitá-la ao máximo, é importante planejar cada detalhe, inclusive o que levar ou não.

Vários fatores podem influenciar na composição da sua mala: destino, clima, duração da viagem, hospedagem, etc. De modo geral, preparamos um guia que vai lhe ajudar a escolher o que levar para a praia. Então, se você chegou aqui porque estava com essa dúvida, é só continuar lendo! 

Aliás, uma dica para quem quer um passeio diferente e com uma pitada de aventura é acampar na praia! Você pode encontrar mais dicas sobre lendo o nosso texto o que levar para acampar.

Quando viajar para a praia?

Em um país de dimensões continentais como o Brasil, é de se esperar que o clima varie bastante entre uma região e outra. Por isso, é importante se atentar às condições climáticas ao escolher o destino e a época do ano para sua viagem. 

Na região nordeste do Brasil, por exemplo, geralmente é quente a maior parte do ano e não costuma chover tanto. Já no sul, o indicado é viajar no verão, pois costuma ser bem frio durante o inverno e até mesmo em outras estações. Sendo assim, pesquise sobre o clima do local que deseja visitar, assim poderá se programar. 

o que levar para praia
Foto: David Emrich /Unsplash

Como você vai viajar a praia?

Se essa é sua dúvida, saiba que não está sozinho. Muita gente fica perdido entre os prós e contras de cada meio de transporte. Então, vamos falar um pouco de cada um.

Carro

Essa opção é bem prática, pois viajando de carro é possível levar uma quantidade maior de bagagem, ou seja, o limite é o que couber no carro! Além disso, ter um veículo para se locomover no destino vai proporcionar autonomia. Assim, você não dependerá de transporte público ou de aplicativos.

o que levar para comer na praia
Viajar de carro à praia possibilita mais liberdade – Foto: Paul Szewczyk / Unsplash

Para quem não possui carro ou procura um modelo mais espaçoso para viajar, alugar um veículo pode ser uma boa opção. Os valores não costumam ser altos quando reservado com antecedência. Para conferir os preços acesse o site da RentCars, a melhor plataforma onde você encontra todas as seguradoras e um ótimo preço.

Avião

Essa é a preferência para viagens mais longas, afinal, é mais confortável do que ir de carro ou ônibus, além de bem mais rápido. Deve-se ter atenção ao tamanho da bagagem ou, então, estar disposto a pagar a mais pelo excesso de peso.

Ônibus

Viajar de ônibus costuma ser mais barato e, além disso, não tem tantas restrições de bagagem quanto o avião. Essa opção, no entanto, não é a mais confortável e também pode ser bem demorada e cansativa para viagens mais longas.

O que levar para a praia: itens essenciais

Roupas de banho 

roupa de banho
Roupas de banho são os primeiros itens lembrados em uma viagem à praia – Foto: Pixabay

Biquínis, maiôs e sungas são indispensáveis para um passeio na praia e, provavelmente, são os primeiros itens que vem à mente. A quantidade vai depender da duração da viagem, mas são diversas opções disponíveis no mercado, com modelos que agradam todos os gostos e corpos!

Para quem quer dar um passeio pela orla, também é legal levar uma saída de praia, uma vez que é uma peça única e bem prática. Você não precisa vestir uma roupa ao sair do mar, só usar por cima do biquíni.

Roupas leves

o que levar na praia
Roupas leves são as melhores para levar para uma viagem à praia – Foto: Sasin Tipchai / Pixabay

Praia combina com calor. Logo, é importante sempre optar por roupas leves! E a melhor forma de garantir isso é pensar no tecido que compõe a peça. Então, nada de tecidos pesados como jeans, lã ou couro. 

Opte por tecidos leves e esvoaçantes, tais como poliéster, viscose, tricoline, seda e até mesmo algodão, um tecido com alto grau de respirabilidade, ou seja, deixa sua pele transpirar livremente. 

É preciso considerar peças menores, já que são também mais leves. Por isso, invista em vestidos, shorts, tops, bermudas e blusas sem mangas. Quanto menor, melhor!

Em alguns locais ou épocas do ano, é quente durante o dia, mas a temperatura abaixa à noite. Nesses casos, vale a pena levar um agasalho. 

Protetor solar

O protetor solar é produto obrigatório todos os dias, mas, na praia, essa necessidade é ainda maior, devido à alta incidência de raios UVA e UVB. Esse item não pode faltar de jeito nenhum! 

O fator de proteção solar vai variar conforme o tom da sua pele, quanto mais clara a pele, maior o número. De forma geral, o recomendado por dermatologistas é usar a partir do FPS 30. 

Óculos de sol, chapéu e boné

chapeu viagem
Chapéu combina com destinos de praia – Foto: Mitrey / Pixabay

Ainda falando em se proteger do sol, não podemos esquecer dos olhos, pois são muito sensíveis e requerem cuidados especiais. Por isso, é importante escolher óculos de boa qualidade e com proteção contra os raios ultravioleta. Assim, garantimos que os olhos estarão protegidos, além de tornarem a vista bem mais confortável, uma vez que a luz pode ser muito forte e causar incômodo.

O chapéu e o boné também são ótimos para proteger a região da cabeça e do rosto. Eles também fazem sombra no rosto, o que é um alívio para o calor!

Chinelo

chinelo de praia
Chinelos são itens essenciais na lista sobre o que levar para praia – Foto: Bella White / Pixabay

Temos que pensar no conforto quando escolhemos o que levar para a praia, e não deve ser diferente quando pensamos nos calçados. É difícil e desconfortável andar na areia com qualquer outro tipo de sapato que não sejam chinelos ou rasteirinhas. Por isso, eles são os mais indicados. 

Outros calçados também devem estar na mala, afinal, pode haver outros eventos mais formais. Então, tudo depende do cronograma da viagem.

Bolsa de praia

bolsa de praia
Bolsas de praia não são essenciais, mas podem ser práticos – Foto: Pixabay

É intuitivo pensar em levar uma bolsa para carregar seus objetos. Contudo, além de uma bolsa comum, é importante ter uma bolsa de praia. Alguns modelos, inclusive, são de materiais plásticos, evitando que o interior fique molhado, além de proteger da umidade os itens guardados.

Caixa térmica

picnic o que levar
Caixa térmica é importante para manter as bebidas geladas – Foto: Freepik

Outro item importantíssimo para quem leva alimentos, especialmente bebidas, é a caixa térmica. Ela vai garantir que as bebidas fiquem geladas durante o tempo que estiver fora de casa e que os alimentos não estraguem com as altas temperaturas.

Kit de higiene pessoal

Esse item é obrigatório em qualquer viagem, mas para a praia é ainda mais importante, uma vez que a água salgada e o sol forte obrigam que você tenha ainda mais cuidados com pele e cabelos! Por isso, é importante levar xampu, condicionador e demais produtos para o cabelo assim como um bom hidratante para a pele.

O que levar para a praia: itens opcionais

Carregador portátil 

carregador para viagem
Carregador é um item muito importante em uma viagem – Foto: divulgação Amazon

Apesar de não ser obrigatório, recomendamos fortemente que leve um carregador portátil. Ficar sem bateria, principalmente em uma cidade estranha, pode ser um pesadelo. A melhor forma de evitar que isso aconteça é tendo consigo um carregador portátil, assim você consegue carregar o celular onde estiver. 

São diversas marcas e modelos, com variados preços. Geralmente, a funcionalidade é parecida. É um item bem prático e que certamente vale o investimento, dado que será usável após a viagem em outras circunstâncias. 

Canga ou esteira

praia o que levar
A canga é um item bonito e funcional – Foto: Pixabay

Esse item é indicado principalmente para quem deseja tomar banho de sol, ou seja, que vai se deitar sobre a areia e não tem garantia que o local terá espreguiçadeiras disponíveis. A vantagem é as cangas ou esteiras são portáteis e cabem dentro de uma mochila, sendo assim, fáceis de carregar entre praias ou pela cidade.

Toalha 

toalha para viajar
Toalha de secagem rápida é muito prático em uma viagem – Foto: divulgação Amazon

Dependendo do clima no local, pode ser que você sinta frio ao sair do mar. Para isso, uma toalha deve resolver! Há diversas opções no mercado, inclusive toalhas de microfibra (pequenas de alta absorção), sendo assim, você tem os benefícios de uma toalha comum, mas ocupando muito menos espaço.

Garrafa d’água

presentes viajar
Garrafas térmicas – Foto: divulgação Amazon

Manter a hidratação é sempre importante, principalmente em ambientes quentes e ensolarados. O consumo de água deve ser contínuo. Em praias populares e cheias, é bem provável que haja comerciantes que vendem água mineral, mas se for uma praia distante e isolada, talvez não seja tão fácil encontrar água potável, por isso, considere levar consigo uma garrafa d’água térmica, assim, a hidratação é garantida.  

Bolsa à prova d’água

bolsa a prova dagua
Bolsa a prova d’água é um item bastante útil – Foto: divulgação Amazon

Essa opção é bem interessante, pois certamente há itens que não podem ter contato com a água e uma proteção especial certamente ajudaria. A bolsa à prova d’água é especialmente válida para dias chuvosos ou se você pretende fazer um passeio de barco. Sendo assim, vale a pena levar!

Câmera à prova d’água

gopro viagem
As câmeras de ação como a GoPro são ótimas opções para fotografar dentro d’água – Foto: StockSnap / Pixabay

Capturar todos os momentos da sua viagem é uma forma de torná-la eterna. Talvez um celular não seja o equipamento mais indicado para isso, uma vez que a maioria dos modelos não pode ter contato com a água, o que restringe a utilização nesse tipo de ambiente. Portanto, uma boa opção é investir em uma câmera à prova d’água. 

A indicação do blog é a GoPro, juntamente com o Dome. Com esses dois equipamentos, você conseguirá fotos de alta qualidade debaixo da água. Falamos mais sobre eles no post sobre presentes para quem gosta de viajar.

Capa de celular à prova d’água

presentes para quem vai viajar
Capa de celular a prova água para evitar perdê-lo enquanto fotografa próximo a piscina ou mar – Foto: divulgação Amazon

Caso os registros da viagem sejam feitos com o celular, indicamos comprar uma capinha à prova d’água para levar para a praia. Afinal não dá para correr o risco de cair água em seu aparelho e acabar estragando. Considerando que é um produto relativamente barato, vale a pena comprar um antes da sua viagem. 

Snorkel 

snorkel
Snorkel é um item bastante útil em destinos de praia – Foto: Pixabay

Se você mergulha, certamente vai precisar de um snorkel. Por mais que em alguns locais seja possível o aluguel ou empréstimo do equipamento, é mais higiênico levar o seu de casa, principalmente em época de pandemia. 

Repelente

Não é em todas as praias que esse produto é necessário, mas em alguns casos é indispensável! Durante o verão e em praias cercadas pela mata, é bem provável que haja pernilongos e outros insetos. Logo, o repelente é a melhor forma de manter esses seres indesejáveis longe de você. 

Guarda sol e barraca de praia

guarda sol
Guarda sol é um item importante para praias sem estrutura – Foto: Wendy Wright / Unsplash

Muitas praias possuem esses itens, mas não são todas. Em alguns casos, pode ser uma boa opção levar de casa um guarda sol. Vale a ressalva que são itens relativamente volumosos, o que nem sempre é viável.

Alimentos para levar para a praia

A maioria das praias tem vendedores ou quiosques, onde se pode comprar comida. Por outro lado, seja por economia, dieta ou pela procedência dos alimentos, muita gente prefere levar o que vai comer de casa. Nesse caso, pode se sentir um pouco perdida quanto às opções. 

Tendo uma caixa térmica, é possível levar a maioria dos alimentos. Fica a critério do viajante, mas alguns alimentos de fato são mais indicados para esse tipo de viagem, seja pela durabilidade ou por combinar melhor com a praia, por assim dizer. 

Alimentos prontos são bem mais práticos, por isso priorize eles. Outro ponto relevante é dar preferência para alimentos leves e que não causem problemas de digestão, sendo assim, use e abuse de frutas e vegetais.  

O que levar para a praia viajando com crianças

Garrafa d’água 

garrafinha infantil
Garrafinha e água infantil ajuda a hidratar as crianças – Foto: divulgação Amazon

Se para adultos esse item é opcional, para crianças é mais que obrigatório. Os pequenos se desidratam mais facilmente, por isso, precisam sempre de água filtrada à disposição. Inclusive, hoje, no mercado, há modelos específicos para crianças. Vale a pena também levar uma garrafinha extra para lavar o rosto, afinal a pele deles também é mais sensível, precisando de cuidados a mais.  

Brinquedos de praia

Brinquedos de praia
Brinquedos de praia – Foto: Tania Dimas /Pixabay

Crianças sempre querem brincar. É interessante levar brinquedos específicos para a praia, assim eles não ficarão entediados. 

O que não faltam são opções, mas podemos destacar baldinhos e pás para construir castelos de areia, além dos mais convencionais com bolas, bonecas e brinquedos que lançam água.

Piscina infantil

piscina infantil
Piscina infantil permitem que as crianças ficam na água e na sombra – Foto: divulgação Amazon

Nem todas as crianças – ou mesmo pais – gostam que os pequenos entrem no mar. Dessa forma, muitos acabam levando piscinas de plástico, de modelo inflável, para garantir a diversão. Além disso, a piscina pode ser montada na sombra, onde vai ser mais confortável e a criança pode ficar brincando na água por horas, mas em segurança.

Alimentos de fácil consumo 

Para ganhar praticidade, é melhor levar alimentos de fácil consumo, que não precisam ser preparados. Por exemplo, frutas, barras de cereal, biscoitos e sucos prontos.

Boias infantis

boia infantil
Boia infantil é um item essencial para quem viaja com crianças – Foto: Jacqueline Macou / Pixabay

Seja no mar ou em piscinas, crianças, especialmente as mais pequenas, precisam de boias infantis para entrar na água. Sendo assim, esse item é muito importante para garantir a segurança deles. 

O que levar para a praia ao se hospedar em casa ou Airbnb

Para quem vai passar uma temporada maior fora de casa, em uma cidade longe, é comum optar por alugar uma casa por temporada. Nesse caso, o viajante tem várias facilidades, pois a maioria das casas já é equipada, mas, mesmo assim, ainda há itens que não podem ser deixados para trás. 

Além dos itens obrigatórios para o período em que estiver na praia, o viajante que optar por uma casa ou Airbnb deve, ainda, levar roupas de cama limpas, lençóis, fronhas e cobertores, entre outros. 

Assim como também itens de higiene, como xampus, condicionador, sabonetes, creme dental, desodorante, absorventes íntimos, entre outros. Enfim, todo objeto de uso pessoal que o turista vá se sentir mais confortável para usar.

Dicas adicionais sobre o que levar para praia

Atenção à segurança!

Mesmo no momento de lazer, não podemos esquecer da segurança. Sendo assim, algumas dicas são muito importantes: 

  • Não leve todo o seu dinheiro para a praia. Leve apenas o necessário, logo, se algo acontecer, você não terá perdido tudo o que tem;
  • Também não leve todos os seus cartões, afinal, se você for assaltado, ficará sem nada.
  • Atenção aos itens pessoais. Se possível, reveze os mergulhos com quem estiver lhe acompanhando, assim os seus objetos pessoais não ficarão sozinhos;
  • Opte por hotéis que ofereçam cofres dentro dos quartos. O Booking dispõe essa opção em algumas acomodações. A informação está dentro de “categoria do quarto” e deve ser observado para o tipo de quarto que você pretende alugar, já que os hotéis costumam oferecer comodidades diferentes. Para encontrar hotéis com cofre no quarto, clique aqui;
  • Quem viaja com crianças deve ter atenção redobrada, uma vez que é fácil eles se perderem em praias lotadas. Então, fique de olho da garotada!   
o que levar pra praia
Foto: Alex Perez /Unsplash

Atenção à previsão do tempo

Mesmo escolhendo o local baseado no clima, é possível ser surpreendido por uma chuva repentina. Sendo assim, se houver sinais de chuva, deixe em casa ou no carro, os itens que não podem molhar ou leve algo impermeável para protegê-los da água, como a bolsa de praia, por exemplo. 

Cuidado com o mar

Por mais belo e encantador que seja, o mar está longe de ser inofensivo. Pelo contrário, ele pode até apresentar risco de vida para os banhistas. Dessa forma, é preciso estar atento para aproveitar esse bem natural sem correr riscos. 

A ameaça mais iminente é o de afogamento. É importante estar sempre atento e não entrar nas partes profundas se você não sabe nadar, assim como não deixar crianças entrarem sozinhas no mar.

E mesmo que você seja um exímio nadador, ainda é bom ficar atento às correntes de retorno, depressões no fundo das praias e ao impacto das ondas, além de nunca ingerir bebidas alcoólicas antes de entrar na água.

Sheila Silva
Sheila Silva é jornalista, escritora e amante das palavras e da vida em movimento! Mineira de carteirinha, nascida no interior e residente na capital, nunca perde a chance de uma nova aventura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui