Início Minas Gerais Belo Horizonte Onde ficar em Belo Horizonte

Onde ficar em Belo Horizonte

Belo Horizonte é uma cidade com boas opções de hospedagens. A metrópole possui alguns bairros interessantes, com variedade de hotéis. Mas, antes de falar onde ficar em Belo Horizonte, vamos falar um pouquinho da cidade.

A capital do estado de Minas Gerais pode parecer só mais uma metrópole brasileira, impessoal e cheia de prédios. Porém, Belo Horizonte é apaixonante, cheia de charme e de cantinhos especiais. Cercada por montanhas, a capital mineira é conhecida pelos seus bares e vida noturna, mas ela possui diversas outras atrações culturais que fazem valer a pena uma visita. 

Mas, como toda cidade grande, é importante saber onde se hospedar. A cidade de 2,5 milhões de habitantes é bem extensa e possui hotéis e pousadas em várias partes do município. Entretanto, é muito importante escolher uma boa localização, já que isso pode refletir na experiência que você terá na cidade.

Por isso, nós que moramos em Belo Horizonte e conhecemos bem a cidade, fizemos um resumo dos principais bairros para se hospedar. Com a diferença entre os bairros e para qual perfil é mais indicado cada um deles.

E para deixar tudo mais prático e te ajudar na escolha, já colocamos uma lista com os melhores hotéis e também com o melhor custo-benefício de cada bairro.

Savassi

A Praça da Savassi, que não é praça, mas um cruzamento de ruas é o ponto central do bairro – Foto: wikipédia (CC BY)

O bairro mais famoso de Belo Horizonte e preferido dos turistas para se hospedar é a Savassi. O bairro de classe alta localizado na região centro-sul da cidade é conhecido pelos bares e vida noturna, além de situar-se próximo a um dos principais pontos turísticos da cidade, o Circuito Praça da Liberdade.

O local agitado e repleto de comodidades é ideal para quem quer aproveitar o agito de bares e boates, mas também para aqueles que querem conhecer a parte cultural da cidade e gastar pouco com transporte.

A Savassi é charmosa, durante o dia é cheia devido às lojas e aos escritórios que existem por perto. Já durante a noite, ela mantém sua beleza, porém com o agito dos bares. A Praça Diogo de Vasconcelos, popularmente conhecida como Praça da Savassi, é ponto central e de referência dos bairro.

O bairro ainda possui um shopping, várias opções de restaurantes e lojas. A Savassi é também o bairro com mais opções de hospedagens. Há muitos hotéis construídos nas duas últimas décadas.

A Savassi agrada todos os tipos de públicos, desde famílias, passando por casais e jovens até turismo de negócios. Apesar de ser um bairro mais caro é um bairro bem eclético e a primeira opção de muitos turistas.

Para ver todos os hotéis da Savassi clique aqui.

A Praça da Liberdade é um dos principais pontos turísticos de Belo Horizonte. Fonte: Unsplash

Hotel Vivenzo Savassi

Com 8,6 no Booking, a localização é um dos pontos mais elogiados do Hotel. O café da manhã é muito diversificado e o local é fino e elegante. Uma das comodidades que o Vivenzo oferece é academia. 

Veja preços e faça sua reserva

Royal Boutique Savassi Hotel

Com diversas comodidades, o Royal Boutique Savassi Hotel recebe 8,5 no Booking e tem sua localização elogiada. Na minha opinião, esse hotel possui uma das melhores localizações, pois além de possibilitar conhecer muitas coisas andando, ele possui um fácil acesso à Avenida Afonso Pena que facilita o acesso às outras regiões. 

Veja preços e faça sua reserva

Hotel Ibis Afonso Pena

Se você busca um hotel mais simples, mas com uma excelente localização, o Ibis Afonso Pena é o ideal. Com 8,3 no Booking, o hotel recebe muitos elogios pela limpeza, conforto e custo-benefício.  

Veja preços e faça sua reserva

Lourdes

onde ficar em belo horizonte barato
Av do Contorno e o bairro de Lourdes, o mais elitizado da cidade – Foto: wikipédia (CC BY)

O bairro também se localiza na zona sul de Belo Horizonte, bem próximo à Savassi. O bairro nobre é conhecido pela gastronomia. Os mais prestigiados restaurantes encontram-se nesse bairro, como Favorita, Taste Vin, Pizzaria Marília, Kei, D’artagnan, Maria de Lourdes, Ah! Bom Glouton, Olga Nur, Trindade, Alma Chef e Specialli.

Além disso, a localização é privilegiada. Há muitas comodidades no bairro e também é um local seguro. Outro ponto positivo do bairro é se localizar próximo ao centro e também aos principais pontos turísticos de Belo Horizonte. O bairro é mais residencial, por isso, não existem muitos hotéis na região.

Como esse é o bairro mais caro de Belo Horizonte, também é onde você precisará gastar mais para se hospedar.

O bairro recebe tanto o turismo de negócios quanto o turismo de lazer que quer ficar em um local mais sofisticado e perto dos famosos restaurantes da cidade.

Para ver todos os hotéis de Lourdes clique aqui.

A grande capital mineira. Foto: Pedro Veneroso Fonte Flickr

Hotel Fasano Belo Horizonte

Com uma excelente nota no Booking (9,4), o hotel de luxo chama atenção por suas comodidades e sua elegância. A localização recebe 9,6 no Booking e o site apresenta o hotel como uma das melhores opções em Belo Horizonte. A equipe do hotel também é muito elogiada. 

Veja preços e faça sua reserva

Belo Horizonte Plaza

Muito bem localizado, o Belo Horizonte Plaza recebe 8,6 no Booking e muitos elogios por ser perto ao ponto de ônibus da Conexão Aeroporto e pela equipe de funcionários. Também é uma das melhores opções no Booking. Um ponto importante para destacar é sua proximidade ao Sesc Paladium, onde ocorrem muitos shows, mostras de cinema e apresentações de teatro. 

Veja preços e faça sua reserva

Hotel Ibis Belo Horizonte Liberdade

Com 8,1 no Booking, esse é um hotel mais simples, mas com uma excelente localização. O hotel fica a apenas 200 metros da Praça da Liberdade. O café da manhã e o atendimento dos funcionários recebe muitos elogios. 

Veja preços e faça sua reserva

Centro

Praça Sete, a principal e mais cheia praça do centro de Belo Horizonte, em um dia de domingo

O Centro de Belo Horizonte já foi um dos lugares mais prestigiados para se hospedar na capital mineira. A maioria dos hotéis, incluindo os melhores da cidade, ficavam nesta região.

Contudo, hoje os hotéis estão velhos e o local é perigoso, sobretudo à noite. Há muitas opções de hotéis no Centro. Como é um bairro antigo há uma concentração de hospedarias na região.

No Centro, além de gastar pouco com o transporte, você também vai economizar na hospedagem, pois ele é o bairro mais barato entre os citados neste post. Além de encontrar muitas lojas, há também restaurantes de vários tipos, especialmente, os populares.

Durante o Carnaval, esse bairro é um dos melhores para se hospedar. Os blocos da região são os mais conhecidos do carnaval belo horizontino e como muitas ruas ficam bloqueadas é um lugar que facilita o deslocamento. Além disso, como os foliões costumam ficar o dia todo fora e voltar para tomar banho e dormir, os hotéis não precisam oferecer muitas comodidades. Sendo assim, o Centro é o bairro ideal para pessoas em busca de um dos melhores carnavais do país.  

Fora do carnaval, o centro é um bairro mais procurado para quem quer economizar ou para o turismo de negócios.

Para ver todos os hotéis do Centro de Belo Horizonte  clique aqui.

Centro de Belo Horizonte, com a principal avenida, a Afonso Pena no centro da foto – Foto: wikipédia (CC BY)

Dayrell Hotel e Centro de Convenções

Localizado no Centro da cidade e próximo a muitas atrações turísticas, o Dayrell Hotel recebe 7,9 no Booking. Oferece muitas comodidades como sauna, piscina e academia, além de uma bela vista. O atendimento e a limpeza também são elogiados.

Veja preços e faça sua reserva

Bristol Merit Hotel

Com 8,2 no Booking, a localização do Bristol Merit Hotel é excelente. Com um ótimo custo-benefício, o hotel quatro estrelas recebe muitos elogios pelo atendimento e pela limpeza.

Veja preços e faça sua reserva

Normandy Hotel

No coração de Belo Horizonte, o Normandy Hotel é uma das principais opções de estádia segundo o Booking. Por lá, ele recebe 8,5. Com piscina, academia e serviço de quarto, o hotel é diferenciado e recebe muitos elogios. 

Veja preços e faça sua reserva

Pampulha

pampulha
Vista aérea da Pampulha – Foto: wikipédia (CC BY)

A Pampulha é muito conhecida pelo Conjunto Arquitetônico elaborado pelo Oscar Niemeyer. A lagoa, a Igrejinha, a Casa de Baile, o Museu de Arte, o Iate Tênis Club e a Casa de Kubitschek fazem parte desse conjunto que é considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Além de abrigar os principais ponto turísticos de BH, na Pampulha também está o Mineirão, Estádio Governador Magalhães Pinto, conhecido por ser o estádio onde aconteceu o 7×1, é um local histórico para o futebol mineiro e nacional. 

Apesar de ser próximo a tantos pontos turísticos, a Pampulha localiza-se muito longe do Centro.

A Pampulha não é uma bairro, mas uma região da cidade, onde encontra-se vários bairros. Por isso, é uma região bem extensa. Mesmo as atrações turísticas da Pampulha, citadas acima, não ficam próximas, você precisa de um meio de transporte para se deslocar entre elas.

A Pampulha possui alguns poucos, mas boas opções de restaurantes e alguns bares, porém eles ficam espalhados. Por isso, é mais cômodo para quem estiver de carro na cidade. Se estiver sem carro, você terá um gasto mais alto com transporte ao se hospedar na Pampulha.

Se a visita à Belo Horizonte tiver como motivo principal um jogo de futebol ou algum festival no Mineirão, hospedar-se na Pampulha é o mais interessante, pois o objetivo principal não é conhecer a cidade e para sair desses grandes eventos, os preços de táxis e aplicativos costumam ser caros, ficando por perto o valor sai mais em conta e o estresse para chegar é menor.  

Outro perfil de turistas que se hospedam na Pampulha, é que estão de carro, querem se hospedar em uma parte mais tranquila da cidade e não irão com frequência a Savassi e região central da cidade.

Para ver todos os hotéis da Pampulha clique aqui.

Explanada do Mineirão, onde pessoas caminham e andam de bicicleta aos finais de semana

Quality Hotel Pampulha & Convention Center

Sua nota no Booking é 8,7. Ele se localiza relativamente perto dos pontos turísticos do bairro e possui muitas comodidades como academia e serviço de quarto. O hotel possui um preço um pouco salgado, mas suas instalações são modernas e luxuosas.

Veja preços e faça sua reserva

Allia Gran Hotel Pampulha

Com muitas comodidades, o hotel de luxo recebe 8,5 no Booking e muitos elogios ao seu café da manhã. Contudo, o hotel não fica tão próximo aos pontos turísticos da região.

Veja preços e faça sua reserva

Stop Inn Plus Pampulha

A localização do Stop Inn Plus Pampulha é excelente. Grudado no Mineirão, o hotel recebe 8,4 no Booking. Mais simples que os hotéis citados acima, o Stop Inn Plus possui um ótimo custo-benefício. O café da manhã, a limpeza e o atendimento recebem elogios. Além disso, há piscina no estabelecimento.

Veja preços e faça sua reserva

Beatriz Costa
Beatriz Costa
Beatriz Costa estudante de jornalismo e isso deixa claro sua paixão por fotografia e escrita. Viajar junta tudo isso com um pouco mais amor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Onde ficar no Porto em Portugal

Onde ficar no Porto: melhores bairros e dicas de hotéis

O Porto é um lugar emblemático e cheio de história, onde o turismo cresce exponencialmente a cada ano. Eleita em 2015 e 2017 como...