Se você está procurando onde ficar em Luxor, Egito, é preciso saber que os hotéis de Luxor possuem qualidade muito baixa.
Apesar de Luxor ser uma cidade cheia de atrações turísticas interessantes. A cidade é feia, suja e podemos dizer que os hotéis mantém o mesmo nível de qualidade da cidade.
Onde ficar em Luxor Egito
No Egito em geral, mas especialmente no sul, percebemos que os hotéis são muito mal cuidados. As estruturas físicas deles são boas, quero dizer, o acabamento dos prédios e dos móveis.
O problema é que muitos hotéis parecem meio largados, os corredores são cheios de poeira, as paredes já estão gastas pelo tempo e a decoração é antiga. Por isso, é bom escolher com cuidado o hotel.
Hoje em sempre reservo com antecedência o hotel. Entretanto, quando viajei para o Egito eu tinha costuma de chegar na cidade e reservar o hotel na hora.
Por isso, eu visitei alguns hotéis de Luxor e pode ver que eles são mal conservados e sujos. Eu inclusive me hospedei em dois hotéis, pois resolvi mudar, porque não gostei do primeiro.
Os hotéis que visitei eram de padrão 3 estrelas e pelas fotos dos sites de reservas eles pareciam bons. Por isso, escolha com bastante cuidado o hotel, leia as avaliações para não ter surpresas negativas quando chegar.
Uma dica é ficar em um hotel de categoria mais alta, pois esses hotéis mantém um padrão de qualidade melhor. Como hospedagem no Egito, sobretudo em Luxor, é barata, você pode esbanjar e ficar em hotel de luxo em Luxor. Desculpe pelo trocadilho.

East Bank
Luxor é dividido em duas partes. Antigamente, no Egito Antigo a margem ocidental do Rio Nilo chamada de East Bank, era reservadas para os vivos e a margem oriental, West Bank, era reservada ao mortos, para saber mais sobre essa história leia o texto Luxor o coração do Egito Antigo.
Hoje Esat Bank continua sendo a principal aprte da cidade e onde concentram a maioria dos hotéis de Luxor. Por isso quando se fala em onde ficar em Luxor, todo mundo pensa em East Bank.
Próximo ao Templo de Luxor, digo, no raio de uns cinco quarteirões existem vários hotéis, alguns deles conheci e não gostei, são eles: Nefertiti Hotel, Venus Hostel, Philippe Luxor Hotel, Susanna Hotel Luxor, esse último que passei a primeira noite.
Vale dizer que apesar do Hotel Nefertiti não parecer bom para se hospedar, ele possui um bom restaurante no último andar. Muitos turistas estrangeiros costumam comer lá. O restaurante possui um preço razoável, a comida é gostosa e há inclusive alguns pratos exóticos como carne de camelo.
Eatabe Hotel
Um hotel que é bom e possui um ótimo preço é o Eatabe Hotel. Foi esse o hotel que escolhi ficar, depois de ter passado a primeira noite em um hotel ruim.
O Eatabe é um antigo Mercury que mudou de dono, devido à baixa quantidade de turismo de Luxor. O hotel é bem grande e conta com restaurante, bar e piscina. E digo uma piscina que é possível usar, porque a dos outros hotéis tinha a água tão suja que dava medo de entrar.

O Eatabe é um hotel que foi criado para ser quatro estrelas, mas podemos dizer que atualmente é um bom três estrelas. A decoração é antiga, parece que ele parou no tempo, porém, o hotel é muito bem conservado e principalmente limpo!
O Eatabe Hotel possui dois restaurantes que são de boa qualidade e com bons preços, onde eu comia a maioria das noites, porque não existem outros restaurantes tão próximos.
O café da manhã é muito bom, com várias opções de comida. Entretanto, o que não vale a pena é comprar estadia com meia pensão (café da manhã e jantar), pois o jantar é muito simples e com poucas opções. É melhor comer no restaurante do hotel, apesar de sair um pouquinho mais caro, a comida é bem melhor!
O Eatabe é o hotel com melhor custo-benefício de Luxor; é inclusive mais barato que vários outros de menor qualidade. Essa é uma boa opção de hospedagem que experimentei e indico.
Para ver preços e fazer reservas no Eatabe Hotel clique aqui.


Hotéis em Luxor de 4 e 5 estrelas
Como eu já disse hospedagem em Luxor, Egito é barato. Por isso, é possível achar hotéis de luxo, ou pelo menos muito confortáveis com ótimos preços.
Sonesta St. George Hotel
O Sonesta St George Hotel é um hotel localizado na parte sul de Luxor, em frente ao Rio Nilo, um pouco longe do centro e das atrações turísticas. Como o hotel é grande, existem vários tipos de quartos, desde modernos e requintados até simples e mais antigos.
Por isso, os preços são bem variados, se aproximam tanto do Eatabe quanto do Hilton. O hotel possui uma grande piscina, academia e restaurante.
Para ver preços e fazer reservas no Sonesta St. George Hotel clique aqui.



Achti Resort
Um hotel ainda mais ao sul do que o Sonesta, o Achti Resort fica em uma região menos povoada, a cerca de 3 km do centro. Com uma área externa que conta com piscina, salão de jogos e serviço de bar, o hotel é o mais barato da lista 4 e 5 estrelas. Podemos dizer que é um Eatabe mais modernizado.
Para ver preços e fazer reservas no Achti Resort clique aqui.



Hilton Luxor Resort
O Hilton Luxor Resort & Spa é considerado o melhor hotel de Luxor Egito. Também é o mais caro da cidade. Está localizado nas margens do Rio Nilo, na região norte de Luxor, ou seja, um pouco mais afastado dos pontos turísticos e do centro. O hotel possui spa, piscina com borda infinita e restaurante internacional.
Para ver preços e fazer reservas no Hilton Luxor Resort & Spa clique aqui.



Sofitel Winter Palace
O Sofitel Winter Palace é um prédio histórico, o primeiro hotel de luxo da cidade que foi inaugurado em 1907. O hotel recebeu vários nobres e personalidades ao longo do século.
Pertencente a companhia de turismo do Egito, o hotel é hoje administrado pela rede francesa Accor, por isso ganhou o nome da rede Sofitel.
A decoração e o mobiliário do hotel remetem ao início do século XX, por isso se quiser ficar em um hotel com cara de palácio e se sentir no século passado essa pode ser uma boa opção.
O Winter Palace fica na região central de Luxor, em frente ao Rio Nilo, próximo a várias atrações turísticas, por isso é o hotel mais bem localizado da lista para quem quer ficar próximo às atrações turísticas.
O Winter Palace Hotel Luxor possui piscina e restaurante e pode-se dizer que o preço e qualidade são próximos ao Hilton.
Para ver preços e fazer reservas no Sofitel Winter Palace clique aqui.



E ai, conseguiu decidir onde ficar em Luxor? Saiba também que o Seguro Viagem é muito importante em uma viagem ao Egito, que é um país que possui problemas com a higiene. Faça uma cotação agora mesmo de um seguro viagem.
Leia também nossas outras matérias sobre o Egito:
-Vale dos Reis, as incríveis tumbas dos faraós em Luxor
-Onde ficar no Cairo, conheça as regiões da cidade
Foto de capa: Foto: Rob DeGraff (CC BY-NC-ND 2.0)