InícioMinas GeraisMonte VerdeOnde ficar em Monte Verde: opções para casais, perto da natureza e...

Onde ficar em Monte Verde: opções para casais, perto da natureza e no centro

Acertar na escolha de onde ficar em Monte Verde é essencial para você aproveitar ao máximo esse vilarejo. Monte Verde é um destino cujas atrações predominam aventura e natureza. Não é um local onde há muitas atividades turísticas, por isso a escolha da hospedagem é fundamental.

Diferente de outros destinos em que os turistas vão para os hotéis somente para dormir, em Monte Verde, é comum se passar mais tempo na pousada ou hotel. Em função disso, há tantas opções confortáveis.

Você encontrará um grande número de hospedagens que oferecem hidromassagem e lareira no quarto (veja as melhores pousadas em Monte Verde com hidro). Consequentemente, os preços da hospedagem em Monte Verde são superiores se comparados a outras cidades turísticas mineiras. Mesmo assim, é possível encontrar alternativas com ótimo custo-benefício na cidade.

A seguir, mostraremos as dicas de onde ficar em Monte Verde.

Monte Verde: ficar no centro ou próximo da natureza?

Monte Verde é uma pequena vila, mas suas pousadas ficam bem espalhadas. Por isso, a primeira decisão que você precisará tomar na hora de decidir onde ficar em Monte Verde é definir se quer hospedar no centrinho ou nos locais mais afastados e próximos à natureza.

Onde ficar em Monte Verde: Centro

O centro de Monte Verde é o coração da vila. Essa é a parte mais bonita e visitada da cidade. A Avenida Monte Verde, a principal do centro, tem calçadas com vasos de plantas e flores que deixam o lugar charmoso e cativa qualquer turista.

A maioria dos restaurantes, lojas de doces e queijos, chocolaterias e agências de turismo estão localizados no centro de Monte Verde. Essa é a parte da cidade que você mais visitará. Na verdade, a maioria dos turistas vai ao centro para jantar todas as noites.

Se hospedar na região central significa ficar na única parte movimentada da vila, próximo a tudo, podendo se deslocar a pé para lojas e restaurantes. Vale destacar que muitas atrações turísticas ficam mais distantes. Para saber mais, temos um texto sobre o que fazer em Monte Verde.

O maior problema do centro é não encontrar muitos locais para estacionar, por isso, aos finais de semana, quando a vila fica cheia de visitantes, torna-se mais difícil encontrar vagas. Hospedar-se em uma pousada com estacionamento, pode facilitar nesta questão.

Para quem não estiver de carro em Monte Verde, o melhor é ficar no centro da vila. Há poucos taxistas, as corridas são muito caras e, normalmente, é preciso sair da pousada para tudo, inclusive para comer, no caso de se hospedar longe do centro.

Na verdade, indicamos viajar para Monte Verde de carro, já que, com exceção do centro, a vila não foi estruturada para se deslocar a pé. Além disso, muitas atrações ficam fora da parte urbana da vila.

Quem não possui carro ou precisa de um modelo maior, é indicado alugar um veículo. Essa foi a nossa opção. Alugamos um carro através da RentCars, plataforma confiável que oferece serviço de locação de veículos, onde você encontra as principais locadoras, compara valores e encontra ótimos preços. Veja valores de aluguel de carros, aqui.

Roots Resort, um dos melhores hotéis em Monte Verde

melhores hotéis em monte verde
O Roots Resort é o melhor hotel em Monte Verde no centro da vila – Foto: divulgação

Para quem quer hospedar no centro e busca qualidade e conforto, o Roots Resort é a melhor alternativa quando se procura por onde ficar em Monte Verde. O Roots é um dos principais hotéis da vila e conta com piscina, sauna, academia, quadras poliesportivas e lago com pedalinhos.

O hotel é grande para os padrões de Monte Verde e tem 21 quartos/chalés. Os chalés são os preferidos dos casais, já que eles proporcionam mais privacidade e ainda têm banheira de hidromassagem.

Está situado a 130 metros da Avenida Monte Verde e possui estacionamento. Para ver mais fotos, preços do Roots Resort, clique aqui.

Pousada Tom’s, bom custo-benefício no centro

monte verde onde ficar
Pousada Tom’s Avenue possui boa localização no centro da vila – Foto: divulgação

Uma outra opção no centro, com menor preço e ótimo custo-benefício é a Pousada Tom’s Avenue. Simples, porém bonita, o local é muito bem avaliado. Além das suítes, a pousada conta com chalés, que possuem lareira, muito procurados por casais.

Uma das vantagens da Tom’s é sua localização. Cerca de 80 metros da Avenida Monte Verde e, também, oferece estacionamento. Para ver mais fotos, preços da Pousada Tom’s, clique aqui.

Chalé Pinheiro Velho, pousada barata em Monte Verde

monte verde pousadas baratas
Chalé Pinheiro Velho é uma pousada barata em Monte Verde – Foto: divulgação

Para quem busca uma pousada barata em Monte Verde, o Chalé Pinheiro Velho é uma alternativa no centro. Para quem deseja preços menores, fora do centro, você encontrará outras opções.

O Chalé Pinheiro Velho, apesar de ser uma pousada muito simples, é bem avaliada e fica a apenas 30 metros da Avenida Monte Verde e tem estacionamento. Para ver mais fotos e preços, clique aqui.

Onde ficar em Monte Verde: próximo ao centro

Próximo ao centro, há algumas opções de pousadas. Essa região é intermediária e isso é sua maior desvantagem. As hospedagens não estão tão próximas ao centro para uma pequena caminhada até a parte mais movimentada da vila. Também não estão nas regiões mais afastadas ao redor da natureza.

Para quem não se importa de caminhar mais, é possível seguir andando a pé para a Avenida Monte Verde, entretanto é um trecho longo.

Por outro lado, essas pousadas costuma ficar em ruas asfaltadas, algo raro em Monte Verde, já que apenas algumas ruas da região central são isoladas. Importante destacar que a maioria das vias de Monte Verde são ruas de terra.

Outra vantagem é que algumas das melhores pousadas ficam nessa região, além de outras com ótimos preços. Vamos começar mostrando as opções mais confortáveis.

Hotel Saint Michel com quartos amplos e restaurante de alta gastronomia

hotéis em monte verde
Hotel Saint Michel é um dos melhores hotéis em Monte Verde – Foto: divulgação

Um dos hotéis mais tradicionais de Monte Verde é o Saint Michel. O diferencial do hotel são seus quartos: grandes, confortáveis e bem equipados. Todos contam com lareira e são muito espaçosos.

Para quem busca mais privacidade, como casais, os chalés são as opções mais procuradas, com destaque para o chalé triplex que tem uma incrível vista.

Por outro lado, a área externa do hotel não dispõe de muitos atrativos, mesmo assim oferece duas piscinas, uma externa e outra coberta. O Saint Michel ainda conta com um restaurante de alta gastronomia, L’Archange Gourmet Bistrot, dentro do hotel, algo raro em Monte Verde.

O Hotel Saint Michel fica na Avenida Sol Nascente, a segunda principal da cidade, que é asfaltada. O hotel está a 1,2 km da parte central da Avenida Monte Verde, a parte mais movimentada e onde ficam os restaurantes da cidade.

Para ver mais fotos, preços do Hotel Saint Michel, clique aqui.

Pousada Villa Monte Verde, chalés Monte Verde próximo ao centro

chalés em monte verde
Para quem procura chalés em Monte Verde, a Pousada Villa Monte Verde fica próxima ao centro – Foto: divulgação

Para quem busca privacidade em uma região próxima ao centro, a Pousada Villa Monte Verde é uma boa alternativa. A maior parte dos quartos da pousada são chalés e todos contam com lareira, como também a maioria possui banheira de hidromassagem.

A Pousada Villa Monte Verde fica na Rua do Aeroporto, uma parte mais alta da cidade que tem vista panorâmica e próximo ao pequeno e desativado aeroporto da vila. O hotel está a 350 metros da Avenida Monte Verde e a 1,1 km da parte central da avenida.

Para ver mais fotos, preços da Pousada Villa Monte Verde, clique aqui.

Pousada Vilas di Espanha, opção econômica e com qualidade

chale em monte verde
Vilas di Espanha, pousada barata em Monte Verde – Foto: divulgação

Uma escolha econômica, mas com qualidade é a Pousada Vilas di Espanha. São oferecidos quartos comuns e chalés, que apesar de pequenos, têm frigobar e lareira. Outro destaque é alta avaliação da pousada no site Booking.

Pousada Vilas di Espanha possui estacionamento e fica na Avenida Sol Nascente, a 1,5 km da parte central da Avenida Monte Verde. Para ver mais fotos, preços da Pousada Vilas di Espanha, clique aqui.

Onde ficar em Monte Verde: em contato com a natureza

As principais opções de hospedagens de Monte Verde são as pousadas e hotéis em contato com a natureza. Essas são as escolhas mais interessantes e que mais chamam a atenção dos turistas, especialmente, os que moram em grande centros urbanos.

Por isso, quando se fala em onde ficar em Monte Verde, as pousadas em meio a natureza são as mais lembradas. No Instagram, por exemplo, você verá lindas fotos de banheiras de hidromassagem com vista para a mata quando procurar por #monteverde.

Não quer dizer que as hospedagens ficam no meio da floresta, contudo são locais arborizados, cheios de araucárias e outras árvores, que deixam o cenário bucólico, tranquilo e até rústico em muitos casos.

Uma informação importante que você precisa saber é que a maioria das ruas de Monte Verde não são asfaltadas. Em vista dessa situação, para chegar nessas pousadas, você precisará passar por trechos de estrada de terra.

Veja, agora, onde ficar em Monte Verde em contato com a natureza.

Hotel Fazenda Itapuá, chalés em meio a natureza

onde ficar monte verde
Lago no Hotel Fazenda Itapuá que encontramos durante a trilha

Um dos mais tradicionais hotéis em Monte Verde é o Hotel Fazenda Itapuá (foto de capa). Localizado em uma grande propriedade com floresta, lago, riacho e trilhas.

Visitei o hotel quando fiz uma trilha por lá pela empresa Quadriventure, experiência que conto no texto sobre o que fazer em Monte Verde. Além da floresta de araucárias, há pinheiros que foram plantados ali, já que não é uma espécie comum da região.

O ambiente do hotel é muito agradável e propício para quem gosta de natureza. Um dos destaques é o fato de todos os aposentos serem chalés, o que permite privacidade, especialmente, porque eles são bem afastados um dos outros; o que agrada, sobretudo, casais.

O hotel conta com uma grande piscina e um restaurante de comida alemã. A parte negativa é o valor das diárias que são altas para o que o hotel oferece.

O Hotel Fazenda Itapuá fica um pouco mais afastado do centro, a 4 km da Avenida Monte Verde. Para ver mais fotos e preços, clique aqui.

Pousada Ana Terra, ótimo custo-benefício

hotel em monte verde
Pousada Ana Terra é uma opção com bom custo-benefício – Foto: Felipe Zig

Uma opção com bom custo-benefício é a Pousada Ana Terra. Charmosa, a hospedagem conta com piscina e jacuzzi em sua área comum. Além de ter um local chamado de Vila dos Esquilos, onde é possível ver vários esquilos nas árvores, principalmente pela manhã, quando são alimentados com frutas e amendoim.

Os quartos da pousada são espaçosos e têm lareira. Há, ainda, opções com banheira de hidromassagem. Hospedei-me na pousada e considero um bom custo-benefício.

A Pousada Ana Terra fica a 2,5 km da parte central da Avenida Monte Verde. Para ver mais fotos e preços, clique aqui.

Pousada Vista do Paraíso, boa, barata, porém distante

melhores pousadas em monte verde
Pousada Vista do Paraíso é barata, agradável, porém distante – Foto: divulgação

Para quem busca uma hospedagem barata em Monte Verde, a Pousada Vista do Paraíso é uma boa alternativa. Apesar de ter diárias com valores baixos, seus chalés dispõem de frigobar, varanda e rede. A relação custo-benefício é muito vantajosa.

A principal desvantagem é a localização, já que a pousada fica longe do centro de Monte Verde a 28 km. Para ver mais fotos, preços da Pousada Vista do Paraíso, clique aqui.

Felipe Zighttps://www.abraceomundo.com/
Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui