Início America Guatemala Onde ficar em Tikal: Flores, El Remate ou dentro do Parque

Onde ficar em Tikal: Flores, El Remate ou dentro do Parque

Tikal é a principal atração turística da Guatemala e possui três opções de localidades para se hospedar: na cidade de Flores, na vila El Remate ou dentro do Parque Nacional de Tikal. Veja aqui nossas dicas de onde ficar em Tikal.

Se quiser saber mais sobre Tikal, o sítio arqueológico e as pirâmides maias, recomendo que leia o texto Tikal, as grandes pirâmides maias da Guatemala.

Flores

Orla na ilha de Flores na Guatemala
Ilha de Flores é o local preferido dos turistas para hospedar

Flores é uma ilha fluvial, localizada a 65 km e 1h30min de viagem de Tikal. Essa é a opção de hospedagem mais comum escolhida pelos turistas, devido a dois fatores: Flores é a opção mais barata e a que possui melhor infraestrutura, isso incluí o aeroporto e o destino dos ônibus vindo da Cidade da Guatemala e Belize City.

No entanto, também é o local mais longe do sítio arqueológico. Caso você queira fazer o tour para ver o sol nascer em Tikal, essa pode não ser a melhor opção, pois você terá que acordar muito cedo.

Flores é uma pequena ilha no Lago de Petén Itzá. A ilha não possui nenhuma atração turística, mas é um local muito agradável, bom para caminhar e com uma população hospitaleira. Suas ruas pouco movimentadas são tranquilas e seguras. A parte de fora da ilha já é outra cidade, chamada de Santa Helena.

Flores foi o local onde escolhi para me hospedar em Tikal e gostei bastante da minha escolha. A cidade é a que possui a maior opção de hotéis e restaurantes, não que isso signifique muitas opções, mas é muito superior às outras duas localidades.

Se você busca conforto e requinte, a melhor opção para hospedar é Flores. Os dois melhores hotéis da região ficam lá. O Las Lagunas Boutique Hotel é o melhor hotel da região, um incrível hotel de floresta, possui piscina de borda infinita e com quartos amplos e com banheira. Já o Bolontiku Hotel Boutique também fica no meio da floresta e conta com área de lazer; ele fica mas distante por terra da cidade de Flores, mas a apenas 15 minutos de barco.

melhores hoteis de tikal luxo
Quarto com banheira do Las Lagunas Boutique Hotel – Foto: divulgação

Ambos hotéis é para quer quiser ficar mais recluso em contato com a natureza. Se você quer ficar na cidade, uma das melhores opções é o  o melhor hotel, porém bem inferior aos dois citados acima é o Maya Internacional. Esse hotel tem um pouco de clima de floresta, mas fica na cidade, na parte “continental” fica próximo a ponte que dá acesso a ilha fluvial.

hoteis de luxo 5 estrelas flores tikal
O Maya Internacional fica próximo da Ilha de Flores – Foto: divulgação

Porém, se quiser ficar na parte movimentada, o melhor é a ilha de Flores. A ilha é muito agradável, com vários restaurantes. Na ilha você não encontrará nada de luxo, os hotéis são mais simples, no máximo 3 estrelas. Uma das melhores opções é o Hotel Isla de Flores, com bom custo-benefício e com piscina. O Hotel Peten também é uma boa opção, também conta com piscina, está de frente para o lago e é mais procurado pelo público jovem.

onde ficar em flores tikal guatemala
A Ilha de Flores é pequena, calma e charmosa, à direita o Hotel Isla de Flores – Foto: divulgação

Se você quiser um hotel barato na ilha de Flores, Hotel Villa del Lago é uma boa opção com ótimo preço. O Los Amigos Hostel também tem bom preço e é bom para interagir com outros viajantes já que conta com um bar.

Para encontrar todos os hotéis em Flores clique aqui.

hotel barato flores tikal guatemala
Los Amigos Hostel é um bom hostel de Flores – Foto: divulgação

El Remate

onde hospedar em el remate guatemala tikal
El Remate é um local bonito nas margens do Lago Péten – Foto: Hotel La Lancha

El Remate é uma pequena vila localizada a 34 km de Tikal, ou seja, na metade do caminho entre Flores e Tikal. El Remate também fica próxima ao grande Lago Petén Itzá, porém na margem leste do lago, na extremidade oposta a de Flores. Nessa parte do lago é mais comum ver pessoas nadando.

A vila El Remate é muito pequena, por isso não existem muitas opções de hotéis, restaurantes e supermercados. Entretanto, é um lugar agradável para quem deseja descansar e ter um contato maior com a natureza, além de ficar mais próximo de Tikal.

Apesar de haver apenas uns 10 hotéis no vilarejo, você encontra boas opções, confortáveis, mas nada de luxo. Os dois melhores hotéis são La Lancha um hotel em que os quartos são bangalôs e Camino Real Tikal‎ um hotel um pouco maior que fica mais afastado do vilarejo.

onde hospedar tikal flores guatemala
La Lancha é um hotel em meio à floresta – Foto: divulgação

Se você quer conforto, mas com melhor custo-benefício o Hotel Gringo Perdido fica em uma bonita área em frente ao Lago de Petén Itzá, porém mais afastado do vilarejo e o Hotel Palomino Ranch que é do tipo hotel fazenda, com vários animais e fica no vilarejo.

dicas de hoeis tikal
El Remtae possui hotéis agradáveis em frente ao lago Péten – Foto: Hotel Gringo Perdido

Já entre os hotéis econômicos, o Sun Breeze Hotel é uma boa opção no meio da vila. O  Alice Guesthouse  possui bangalôs, quartos comuns e quartos compartilhados, porém a uma pequena caminhada da vila.

Para encontrar todos os hotéis em El Remate clique aqui.

hoteis baratos economicos el remate tikal
El Remate é uma pequena vila, onde várias ruas são de terra – Foto: Sun Breeze Hotel

Parque Nacional Tikal

Hotel Jungle Lodge em Tikal na Guatemala
Hotel Jungle Lodge Tikal é o melhor hotel dentro do Parque Nacional de Tikal – Foto: Divulgação Jungle Lodg

Essa é a opção mais óbvia. Muita gente deve estar se perguntando “por que ficar em outro lugar se é possível ficar dentro do Parque de Tikal?”. Há três motivos para as pessoas se hospedarem em outras localidades: disponibilidade, preço e isolamento. Existem apenas três hotéis dentro do parque, por isso nem sempre comportam todas as pessoas que querem se hospedar ali, principalmente na alta temporada. Por isso, se quiser se hospedar lá é bom fazer a reserva com antecedência!

A segunda questão é com relação ao valor, pois é muito mais caro ficar dentro do Parque do que em Flores ou em El Remate em um hotel de mesmo nível. Apesar de não ser um valor muito alto, há hotéis muito melhores, mais confortáveis e mais caros tanto em Flores quanto em El Remate. Porém, para quem quiser economizar é melhor escolher as outras opções.

A terceira questão é que você ficará mais isolado. É um lugar calmo, no meio da floresta, mas não há muito o que fazer. Algumas pessoas se hospedam por lá, justamente, por isso, outras não gostam do isolamento e preferem locais que há mais opções de restaurantes do que apenas o restaurante do hotel.

Por outro lado, as vantagens de ficar dentro do parque são estar próximo às ruínas Maias e em maior contato com a natureza, porque logo ao lado do hotel já começa a floresta e é possível, inclusive, escutar o canto dos pássaros.

O Hotel Tikal Inn é o mais antigo dos três hotéis, o primeiro que foi construído dentro do parque e possui maior variação de preços entre seus quartos e conta com piscina. O Jaguar Inn é o intermediário, com bangalôs, mas sem piscina.

Já o Hotel Jungle Lodge Tikal é o melhor dos três, porém não é nenhum cinco estrelas, mas é onde você encontrará mais conforto e também conta com piscina.

onde hospedar em tikal guatemala
Hotel Jaguar Inn é uma das opções dentro do Parque Nacional – Foto: divulgação

Leia também os outros posts da Guatemala:

-Semuc Champey, as maravilhosas piscinas naturais da Guatemala

-Antigua, a Ouro Preto da Guatemala

-Escalando Pacaya: o vulcão ativo mais turístico da Guatemala

Felipe Zig
Felipe Zighttps://www.abraceomundo.com/
Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.