Início Minas Gerais Ouro Preto Onde ficar em Ouro Preto: bairros, pousadas e hotéis

Onde ficar em Ouro Preto: bairros, pousadas e hotéis

As pousadas em Ouro Preto são as opções mais conhecidas da cidade. Entretanto, você sabe onde ficar em Ouro Preto? A cidade histórica possui muitas peculiaridades que precisam ser observadas na hora de escolher onde hospedar.

Ouro Preto é a cidade turística do barroco mineiro mais visitada de Minas Gerais. Situada a apenas 100 km de Belo Horizonte e com acesso simples aos dois maiores aeroportos mineiros, possui uma rede de hospedagem complexa e para todos os gostos (e bolsos).

A cidade possui uma infraestrutura enorme para recepção de turistas, visto o alto número de visitantes em períodos sazonais (Festival de Inverno, Semana Santa e Carnaval, por exemplo).

Com uma população de cerca de 80 mil habitantes, o setor hoteleiro de Ouro Preto se destaca principalmente pelas modalidades. Isso porque há pousadas, hotéis de 2,3,4 e 5 estrelas, hostels, campings e hospedarias simples.

Neste artigo vamos conhecer um pouco os destaques entre elas e os principais bairros para hospedagem em Ouro Preto.

Onde ficar em Ouro Preto

Para definir onde ficar em Ouro Preto será necessário prestar atenção em alguns aspectos. Destacamos dois aspectos principais nesse texto, se esterá de carro na cidade e se a visita ocorrerá durante algum evento na cidade.

Dentre as opções de hospedagens destacamos:

  • Pousadas: são as opções mais numerosas, costumam ser pequenas hospedagens.
  • Hotéis: a maioria funciona em prédios históricos, por isso não há grandes hotéis em Ouro Preto.
  • Hostels: há algumas boas e baratas opções de hostels em Ouro Preto.
  • Hospedagens em Mariana: não é o mais indicado devido a distância (15 km) e pequena diferença de preço.

Viajando de carro ou ônibus: leve isso em consideração

É necessário decidir seu meio de transporte antes de escolher onde ficar em Ouro Preto. Isso porque a cidade possui um relevo completamente complicado para mobilidade, com muitos morros e calçamento na maior parte deles.

Seja no centro histórico ou em bairros distantes, é possível que o acesso ao local escolhido seja em subidas ou descidas. Por isso, não se esqueça de verificar a existência de estacionamentos na hospedagem. 

Primeiramente, pode parecer meio óbvio, mas devido ser uma cidade com mais de 3 séculos, há hotéis ou pousadas que não possuem estacionamento. Além disso, alguns se situam em ruas sem acesso de ônibus, o que exige uma pequena caminhada até o ponto mais próximo.

O centro histórico principal ponto de hospedagem em Ouro Preto

Segundo informações do Booking, há mais de 130 hospedagens em Ouro Preto registradas. Destas, cerca de 90 ficam próximos à Praça Tiradentes, no centro da cidade.

Além disso, os bairros nos arredores do centro possuem estruturas mais tranquilas e fácil acesso aos pontos de visitação. Os principais são os bairros Antônio Dias, Pilar, Rosário, Água Limpa e Barra.

Já no centro, principalmente em datas comemorativas, você estará no foco de maior movimentação. Isso pode ser uma vantagem ou um problema, se você considerar que vários eventos terminam durante a madrugada, e é impossível o isolamento acústico total das hospedagens.

Por isso, leve em conta o quanto você está disposto a uma noite tranquila e de sono. Se prefere o silêncio completo na hora de dormir, e vai visitar a cidade em dias festivos, opte pelos bairros no entorno.

Principais hotéis em Ouro Preto e suas particularidades

Primeiramente, vamos falar dos hotéis em Ouro Preto. Vários deles possuem histórias ligadas à fundação da cidade, e são exemplos interessantes de imersão em sua viagem.

Os principais hotéis em Ouro Preto são:

Grande Hotel Ouro Preto

grande hotel de ouro preto
Projetado por Niemeyer o famoso Grande Hotel Ouro Preto – Foto: divulgação

Polêmico em sua construção, nos anos 1940, o Grande Hotel Ouro Preto é uma das primeiras obras de Oscar Niemeyer. Foi concluído em 1944, e hoje já está inserido na arquitetura da cidade.

Contrastando com o barroco, oferece uma vista panorâmica das montanhas e de belas paisagens. Todos os quartos oferecem tv por assinatura e frigobar, e alguns deles dispõem de salas de estar e varanda.

Possui ainda restaurante aberto ao público e buffet completo de café da manhã, com especialidades regionais no almoço.

Sua localização é na Rua das Flores, paralela à Rua Direita e a pouco minutos da Praça Tiradentes e da Casa dos Contos.

Para ver preços, mais fotos e fazer sua reserva no Grande Hotel Ouro Preto clique aqui.

Hotel Pousada do Arcanjo

hotéis em ouro preto
Hotel Pousada do Arcanjo – Foto: divulgação

Com 22 apartamentos e 2 suítes, o Hotel Pousada do Arcanjo tem nome de pousada mas estrutura de hotel. Situada a 900 metros da Praça Tiradentes e próxima da rodoviária, favorece os hóspedes pela caminhada simples e quase plana até o centro histórico. 

Seu grande diferencial é remeter a uma viagem ao tempo, onde o hóspede é atendido por funcionários que utilizam indumentárias e roupas ao estilo do Século 18.

Da mesma forma, nos aposentos há quartos dedicados a personagens da Inconfidência Mineiro, por exemplo, Marília de Dirceu, Thomaz Antônio Gonzaga e Bárbara Heliodora. Além disso, eles possuem um quadro-painel que conta a história do personagem e sua participação na Inconfidência.

Para ver preços, mais fotos e fazer sua reserva clique aqui.

Hotel Solar do Rosário

hotel luxo ouro preto
Hotel Solar do Rosário é a melhor opção para quem quer um hotel em Ouro Preto de luxo – Foto: divulgação

Com sua fachada em estilo colonial, o Hotel Solar do Rosário é o hotel mais luxuoso de Ouro Preto. Possui 2 piscinas na cobertura, academia e vista panorâmica da Igreja Nossa Senhora do Rosário.

Algumas de suas suítes oferecem banheiras de hidromassagem e possui inclusive suíte presidencial.

Há estacionamento gratuito no local, e restaurante e bar aberto ao público. O hotel tem acesso facilitado ao centro histórico pela Rua Getúlio Vargas, sem subidas ou descidas.

O bar oferece destilados e uma enorme carta de vinhos, além de almoço e buffet de café da manhã. Em sua decoração há obras de artistas ouro-pretanos de renome.

Para ver preços, mais fotos e fazer sua reserva clique aqui.

Hotel Solar de Maria

pousadas em ouro preto
Hotéis e pousadas em Ouro Preto costuma funcionar em prédios históricos – Foto: divulgação Hotel Solar de Maria

Localizado atrás da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, o Hotel Solar de Maria está situado no bairro Água Limpa. Seu acesso até o centro passa pela rua Getúlio Vargas e São José, ambas com trânsito único e contramão. Por isso, é uma excelente opção para quem está disposto a não sair de carro, mesmo possuindo estacionamento.

Dispõe de 22 apartamentos completos, sendo 5 standarts e 6 de luxo. No hall é possível curtir música e lareira, ideal para casais em dias frios.

O café da manhã é servido na área externa, próxima à piscina e possui acomodações especiais para deficientes.

Para ver preços, mais fotos e fazer sua reserva clique aqui.

Hotel Solar das Lajes

pousadas ouro preto
Solar das Lajas, boa opção de hotel em Ouro Preto Foto: divulgação

Também situado em um edifício colonial, o Hotel Solar das Lajes está a apenas 3 minutos da Praça Tiradentes. Situado em uma floresta nativa local, oferece piscina ao ar livre e uma mina de ouro aberta à visitação.

Para o café da manhã, o hotel prioriza especialidades regionais, como por exemplo, o bolo de milho, pudim, rocambole e pães de queijo.

Para ver preços, mais fotos e fazer sua reserva clique aqui.

Pousada Solar da Ópera

hoteis ouro preto
Pousada Solar da Ópera fica em uma das principais ruas de Ouro Preto – Foto: divulgação

Tem nome de pousada mas porte de hotel. Assim pode ser descrita a Pousada Solar da Ópera. Situada na Rua Direita, no coração de Ouro Preto, encontra-se em um casarão preservado e restaurado do Século 19.

Por estar no centro histórico da cidade, possui localização privilegiada, possuindo acesso rápido aos principais pontos de visitação.

Os quartos, por sua vez, são diferentes uns dos outros, tornando a estadia dos hóspedes diferenciada.

Com estacionamento, café da manhã, chá da tarde, restaurante e manobrista, oferece uma experiência completa para hospedagem em Ouro Preto.

Para ver preços, mais fotos e fazer sua reserva clique aqui.

Pousadas em Ouro Preto

É importante perceber que nas construções tricentenárias de Ouro Preto, os nomes das hospedagens se confundem. Logo, é possível que algumas que levam o nome de hotel sejam menores, ou ainda, que pousadas em Ouro Preto possam oferecer serviços completos como hotéis.

Abaixo listamos algumas das mais charmosas e conhecidas pousadas de Ouro Preto, para você não ter dúvida de onde ficar em Ouro Preto.

Pousada Arcádia Mineira

hospedagem em ouro preto
Arcadia Mineira, uma pousada em Ouro Preto com boa área de lazer – Foto: divulgação

Com piscina ao ar livre e jardim, a Pousada Arcádia Mineira oferece acomodação clássica em Ouro Preto. Situada a 300m da Igreja São Francisco de Assis e do Museu da Inconfidência, o acesso é por uma ladeira íngreme e de calçamento.

Fica a cerca de 15 minutos da Feirinha de Pedra Sabão, em uma caminhada que também perpassa a Escola de Farmácia.

Os quartos apresentam WiFi gratuito, frigobar, TV e banheiro privativo com chuveiro.

Para ver preços, mais fotos e fazer sua reserva clique aqui.

Pousada do Mondego

pousadas em ouro preto minas gerais
Das varandas da Pousada do Mondego é possível ver a a Igreja de São Francisco – Foto: divulgação

Localizada em frente à Feira de Pedra sabão e ao lado da Igreja São Francisco de Assis, no Largo de Coimbra, a Pousada do Mondego oferece uma vista panorâmica da cidade. Isso porque está situada em um prédio colonial do Século 17. 

Além disso, todos os quartos possuem decoração personalizada e móveis da época do império. Também abriga obras originais de Aleijadinho. Guinard e Marquetti. Todas as unidades possuem Tv via satélite e wifi, e a pousada oferece estacionamento privativo de cortesia a seus hóspedes.

Para ver preços, mais fotos e fazer sua reserva clique aqui.

Pouso do Chico Rey

pousada em ouro preto
Pousada do Chico Rei fica ao lado da Igreja do Carmo – Foto: divulgação Pouso do Chico Rey

Esta aconchegante pousada fica ao lado do Teatro Casa da Ópera, a apenas 2 minutos da Praça Tiradentes. Com 9 quartos privativos, homenageia em cada um deles, hóspedes célebres que já estiveram no local. Por exemplo: Burle Marx, Jorge Amado, Pablo Neruda, Maísa e Vinícius de Moraes. Entre as pousadas em Ouro Preto, essa é uma das mais conhecidas.

A Pousada Chico Rei possui ainda mobiliário e obras de arte do Século 18, além de estar no coração pulsante da cidade, compondo o Circuito cultural e gastronômico do Carmo.

Para ver preços, mais fotos e fazer sua reserva clique aqui.

Hostels e hospedagens econômicas

Além das opções citadas acima, Ouro Preto possui uma vasta rede de hospedagens econômicas, para quem deseja gastar menos, porém sem abrir mão de conforto.

Entre eles, se destacam os hostels com quartos privativos e banheiros, oferecendo uma experiência de hospedagem mais simples porém não menos interessante.

No Brumas Ouro Preto Hostel, a maior hospedaria da cidade, por exemplo, é possível se acomodar em um prédio bicentenário, que já foi o educandário da cidade. A propriedade dispõe de cozinha compartilhada, lavanderia e estacionamento. Ele fica há apenas 50 metros da Praça Tiradentes.

onde ficar em ouro preto
Entre os hotéis baratos em Ouro Preto, os hostels se destacam – Foto: divulgação Brumas Ouro Preto Hostel

E na própria praça, ao lado do Museu da Inconfidência, temos o Hostel Voa Descubra com uma visão privilegiada da Praça. Isso porque além dos quartos individuais, ele abriga um pequeno bar-lounge na parte frontal do estabelecimento, favorecendo comodidade em eventos locais, em sua maioria, tendo a praça como espaço escolhido.

Já no bairro Antônio Dias, há cerca de 400 metros do centro, fica o Hostel Trilha de Minas, com o conforto de um casarão todo restaurado, com lounge e área comum aconchegantes. Contudo, é necessário levar em conta que o acesso até a Praça é feita por uma ladeira acentuada. 

onde hospedar em ouro preto
A maioria das hospedagens em Ouro Preto ficam em prédios históricos, mesmo os hostels – Foto: divulgação Trilhas de Minas Hostel

Nós sitamos apenas as melhores opções de hospedagens, porém há várias outras opções de hotéis e pousadas em Ouro Preto. Para conferir todas as opções clique aqui.

Ouro Preto também possui um histórico de recepção de turistas e hóspedes em repúblicas, porém esta opção é recomendada apenas em situações em que já se conhece alguém no local, ou ainda em casos de hospedagens mais informais.

Isso porque é comum festas e eventos, que podem perturbar o sossego dos viajantes que buscam mais tranquilidade.

Vale a pena se hospedar em Mariana para conhecer Ouro Preto?

Essa é uma dúvida comum entre viajantes, mas a sugestão é ficar em Ouro Preto mesmo. Ainda que a distância das duas cidades seja de apenas 40 minutos (ou 15 km), Ouro Preto oferece mais possibilidades e com preços similares.

Além disso, a parte para visitação em Mariana é menor, o que pode ser realizado em um dia exclusivo. Há aqueles que prefiram Mariana em situações em que ambas as cidades realizam eventos paralelos (por exemplo, o Festival de Inverno).

Mas nesses casos, a dica é verificar a programação antes. O transporte público entre as duas cidades funciona até as 23:00, todos os dias da semana.

Com esse texto esperamos ter ajudado você a escolher onde ficar em Ouro Preto. Confira nossos outros textos sobre a cidade, como sobre o Museu da Inconfidência e o passeio de trem para Mariana.

Texto feito com a colaboração de Wendell Soares, jornalista e residente em Ouro Preto.