InícioPernambucoPorto de GalinhasPorto de Galinhas: onde ficar nas melhores localizações

Porto de Galinhas: onde ficar nas melhores localizações

Quando o assunto é hospedagem, a busca por onde ficar em Porto de Galinhas pode gerar algumas dúvidas. Isso porque é possível afirmar, de alguma forma, que existem duas opções que oferecem estruturas bem distintas.

Podemos definir a primeira como a que inclui as megaestruturas dos resorts, que costumam oferecer atrações que muitas vezes limitam a viagem dentro daquele próprio espaço. Além desta, há ofertas de pousadas com maior interação nos programas e passeios locais, assim como proximidade da vila.

Primeiramente, é importante considerar que uma estrutura não elimina a outra, contudo há vantagens e desvantagens em suas escolhas. Por exemplo, quem fica nos resorts tem maior tendência em utilizar a praia das proximidades e não participar tão ativamente das atividades do povoado. Por outro lado, as pousadas têm boa infraestrutura, mas menores que a dos resorts. E como compensação, permitem a facilidade de acesso ao comércio, lojas e turismo ecológico.

Em resumo, a diferença na dinâmica está no fato dos principais resorts de Porto de Galinhas se situarem na praia de Muro Alto, não tão próximo ao centro. Confira abaixo onde ficar em Porto de Galinhas, a partir desta breve descrição.

Resorts ou pousadas em Porto de Galinhas: como escolher

Resort
Foto: José Espanca – Wikipedia (CC BY 3.0) com acréscimo da logomarca do blog

Os resorts em Porto de Galinhas são indicados para quem busca tranquilidade, praias mais tranquilas e conforto. Isso deve ao fato de terem uma infraestrutura bem equipada que, em geral, lhe fará curtir uma experiência mais interna.

As pousadas, por sua vez, são ideais para quem precisa economizar, está sem carro ou ainda prefere caminhar e ficar perto do comércio. Na região central da vila de Porto de Galinhas, há estabelecimentos voltados para a compra de souvenirs, restaurantes e uma boa gama de variedades.

Principais regiões de hospedagem em Porto de Galinhas

As zonas hoteleiras de Porto de Galinhas podem ser divididas em 6 principais pontos:

  • Muro Alto
  • Pontal do Cupe
  • Cupe
  • Vila (Centro)
  • Maracaípe
  • Serrambi

Veja cada localização no mapa abaixo.

Porto de Galinhas Onde ficar
Seis localidades em Porto de Galinhas – Fonte: Google Maps

Muro Alto fica a 9 km do centro de Porto de Galinhas e é a opção para quem busca uma praia calma, resorts e flats. O Pontal do Cupe fica a 7 km do centro do distrito e tem uma menor quantidade de hotéis. Porém, é muito procurado por turistas em passeio com família, já que seu pequeno trecho de praia garante um mar tranquilo tanto na maré baixa quanto na maré alta.

Para entender sobre a tábua das marés, veja aqui.

O Cupe é a praia de maior extensão de Porto de Galinhas e tem em seu entorno a maior parte dos hotéis do povoado. Sua orla possui hospedagens que transitam entre 1 e 6 km do centro da vila. Contudo, o banho em sua praia é perigoso devido ao mar bravo e às chances de repuxo.

Já o centro de Porto de Galinhas une a Praia da Vila, ideal para o banho até a metade da tarde, com uma orla repleta de bares e restaurantes. Possui a praia mais movimentada da região, mas compensa o alto fluxo de turistas justamente com a facilidade de acesso aos serviços turísticos. Os famosos buggys, o mergulho nas piscinas naturais e o passeio de jangada são contratados em sua proximidade.

Praia Porto de Galinhas
Foto: Elvis Boaventura – Wikipedia – (CC BY 3.0)

Maracaípe tem o mar mais bravo e as melhores ondas para os amantes de surf e paraglaider. Além dos torneios de surf, sendo que uma das etapas nacionais do esporte acontece ali, é possível contratar um voo panorâmico pela orla. Fica a 3 km ao sul do centro de Porto de Galinhas.

Por último, temos a praia de Serrambi localizada a 14 km ao sul do centro da vila. Tem o resort pioneiro na região e uma excelente praia. Antes do boom turístico da vila de Porto de Galinhas, era um dos pontos mais visitados.

Onde ficar em Porto de Galinhas por Região

Agora que você já conhece mais sobre os principais pontos de hospedagem de Porto de Galinhas, separamos dicas de pousadas, hotéis e resorts em cada uma das zonas hoteleiras. Se ainda tem dúvida, leia nosso artigo exclusivo sobre o que fazer em Porto de Galinhas, antes de escolher sua hospedagem.

Região de Muro Alto

Muro Alto
Vista aérea da praia do Muro Alto – Foto: Cleferson Comarela – Wikipedia (CC BY-SA 3.0)

O trecho da praia de Muro Alto era, anteriormente, exclusivamente composto por resorts, porém foi urbanizado com outros empreendimentos nos últimos anos. Atualmente, a orla conta com condomínios para locação, em sua maioria flats.

O principal trecho da praia é protegido por um grande recife, que dá nome ao local. Sua maior vantagem é que os banhos de mar são tranquilos em qualquer maré. Vale alertar que o trecho onde o recife não alcança é inadequado para entrada, visto que conta com um grande número de pedras.

O melhor trecho para se hospedar em Muro Alto é em frente ao Nannai, considerado, por muitos visitantes, o melhor resort de Porto de Galinhas. Com serviços de hotel de luxo, a metade das acomodações do Nannai são bangalôs, possui piscina privativa e apartamentos amplos e charmosos.

Lá é possível tomar um chá das 5, já incluso na diária. O acesso do hotel à praia é exclusivo aos hóspedes e suas instalações contam até com campo de golfe e tênis. Para fazer sua reserva no Nannai Resorts & Spa, clique aqui.

Outra opção, desta vez no padrão 4 estrelas, é o Samoa Beach Resort. Mesmo diante de tantas opções de flats, ele está situado em frente à melhor área para banho de Muro Alto, na piscina natural.

Samoa
Foto: divulgação – Booking.com

Seu diferencial é o serviço de concierge, além de ter um balcão próprio para turismo na região. Para fazer sua reserva no Samoa Beach Resort, entre aqui.

Por último, há o Summerville, um dos resorts favoritos de famílias com crianças pequenas por ter equipe de recreação. Sendo o primeiro resort a usar piscina comprida em formato de rio, o resort é referência e trabalha no sistema de all inclusive.

Os turistas costumam elogiar os serviços de massagem oferecidos nos jardins e na área da piscina. Para fazer sua reserva no Summerville Resort, clique aqui.

Flats: Como escolher o seu em Muro Alto

Flat Muro Alto Porto de Galinhas
Nannai Residence Flats – Foto: divulgação – Booking.com

Longe do luxo dos resorts, mas com infraestrutura sofisticada para quem procura apartamentos funcionais, os flats do Beach Class, em Muro Alto, podem ser uma opção interessante. Há ainda a opção de bangalôs e casas, mas é importante considerar que o acesso à praia fica a cerca de 1 km deles.

Quem optar por estes meios, pode ainda buscar condomínios como o Nannai Residence Flats ou, ainda, o Muro Alto Marupaia Suítes.

Onde hospedar no Pontal do Cupe

Ocaporã
Vista do Ocaporã Hotel – Foto: divulgação – Booking.com

Ainda que não seja visualmente tão bela quanto Muro Alto ou mesmo a praia da vila, o Pontal do Cupe tem um dos melhores banhos de Porto de Galinhas. Isso porque depende muito pouco da variação das marés para que se entre na água. Além disso, é uma praia que, comumente, não fica cheia, garantindo mais privacidade para casais ou famílias.

Funcionando no sistema all inclusive, o Ocaporã Hotel possui bangalôs espaçosos e apartamentos distribuídos pelo jardim e com vista para o mar. A piscina, também à beira-mar, é o diferencial do hotel. Reserve sua hospedagem no Ocaporã Hotel, clique aqui.

Ao lado dele, está situada a Pousada Tabapitanga, que mesmo com o nome de pousada tem padrão de hotel. São 50 apartamentos, uma charmosa área social, piscina e restaurante. É uma opção para quem também busca hospedagem que una conforto e bons preços. Para reservar no Tabapitanga, clique aqui.

A terceira opção é o Tabaopi Smart Hotel, com quartos modernos e uma ótima piscina, próximo a cerca de 10 minutos dos principais bares do Pontal do Cupe. O hotel é de propriedade do mesmo dono dos dois acima, contudo tem uma proposta menos luxuosa, sendo assim, o de menor custo destes. Para fazer sua reserva no Tabaobi Smart Hotel, clique aqui.

Praia do Cupe: onde ficar no point dos resorts de Porto de Galinhas

Praia do Cupe
Vivá Porto de Galinhas Resort na Praia do Cupe – Foto: divulgação – Booking.com

A praia do Cupe carrega consigo uma dualidade, no mínimo, interessante e que intriga os turistas que buscam onde ficar em Porto de Galinhas. De um lado, abriga a maior parte da rede hoteleira do local, por outro, possui o trecho mais perigoso para banho. As águas fortes não são recomendadas para banhos, mas esta adversidade é compensada com os restaurantes e a vida noturna do lugar.

Em geral, os hóspedes da praia do Cupe caminham em torno de 15 minutos para a praia no Pontal do Cupe, no extremo norte da região.

O Vivá Porto de Galinhas Resort se destaca entre as hospedagens ali, sendo o mais novo dos hotéis e o que possui a maior piscina. Nas suas proximidades, há o bloco de 3 andares do Village Porto de Galinhas, com 4 piscinas e área de hidromassagem dedicada. E também o Prodigy Marupiara, que conta com clube infantil, spa, playground e serviços de praia exclusivos.

Enotel Porto de Galinhas
Piscina do Enotel Convention & SPA – Foto: divulgação – Booking.com

Contudo, o destaque vai para o Enotel Convention & Spa, que antes do Ocaporã, foi por muito tempo o único all inclusive de Porto de Galinhas. Seu sucesso está ligado ao Enotel Acqua Club, inaugurado em 2014 e funcionando como um parque aquático independente. Os hóspedes do hotel têm acesso livre ao parque, e vice-versa. Faça sua reserva no Enotel, clique aqui.

E para finalizar, vale a pena citar os hotéis Beira-Mar  e  Armação Resort Porto de Galinhas. Além de ótimas avaliações dos hóspedes pelo Booking, eles são as hospedagens da Praia do Cupe mais próximas da vila. Isso significa cerca de 20 minutos de caminhada pela areia.
Enquanto o Armação possui atividades recreativas para crianças, cinema e serviços para a praia, o Beira-Mar se destaca pela piscina e espreguiçadeiras no jardim, além de um salão completo de jogos.

Praia da Vila: no coração de Porto de Galinhas

Pousada em Porto de Galinhas
Luar das Marés – foto: divulgação – site da pousada

Longe de ser o endereço mais nobre de hospedagem, o centro de Porto de Galinhas se torna uma ótima opção para quem busca praticidade. Além de uma praia exuberante, todos os serviços essenciais, seja para turismo ou para o dia a dia, estão ali.

No canto esquerdo do centro, há duas alternativas bem conceituadas, que são as pousadas Luar das Marés e Canto do Porto. Ambas ficam a cerca de 10 minutos do centro, mas a recomendação é não realizar a caminhada sozinho, caso seja noite.

Para os amantes de uma hospedagem rústica, no meio da natureza, há a Pousada Porto Verde. Está há duas quadras da Praia da Vila e tem piscina na área externa, aos fundos.

Aos que não desejam a melhor localização no centro, o Hotel Baía Branca fica no calçadão de pedestres da vila. Contudo, o prédio é um tanto desarmonioso com a arquitetura da vila, com quatro andares espelhados e piscina no terraço. Serve para quem busca comodidade, porém seus apartamentos podem até lhe fazer esquecer que está na praia.

Pousadas em Maracaípe: praias mais “roots” e ambiente mais “cool”

Pousada Porto de Galinhas
Pousada dos Coqueiros – Foto: divulgação – Booking.com

O maior contraste entre Maracaípe e as demais praias de Porto de Galinhas está no fato do trecho não ter se tornado um loteamento cheio de condomínios. Em outras palavras, você encontrará pousadas com mais personalidade e praias ideais para esportes radicais. Não é à toa que amantes do surfe e simpatizantes de esportes, como o paraglider, procuram este trecho.

Logo no início da enseada, você encontra a Pousada dos Coqueiros e sua bela piscina no jardim. Ali você pode passar a tarde em redes, dispostas ao longo da orla.

Na Pousada Maracabana, o ambiente é ideal para casais em lua de mel. Ali você terá uma suíte com banheira de hidromassagem dentro do quarto, além de um clima hospitaleiro em todo o entorno.

E finalmente, temos a Pousada Brisa, com apartamentos separados por velas náuticas e chalés equipados para casais e famílias.

Serrambi: onde ficar no extremo sul de Porto de Galinhas

Serrambi
Foto: divulgação – site do resort

O vilarejo de Serrambi também faz parte de Ipojuca, e é associado a Porto de Galinhas, mesmo tendo vida própria. Por ficar a 14 km de Porto de Galinhas e não ter um acesso tão simples, é a escolha para quem pretende fazer da vila apenas um ponto para passeio.

Dentre as principais hospedagens, está o pioneiro Serrambi Resort, que funciona ali desde 1992. Para aqueles que buscam um mar calmo — mesmo com a maré mais alta — ele é uma excelente opção, além de estar em uma praia com infraestrutura completa. Tradicionalmente, o hotel tem opções aos hóspedes para prática de esportes náuticos, por exemplo, windsurf e vela.

E você já escolheu onde ficar em Porto de Galinhas? Aproveite e conheça o percurso até Ipojuca.

Wendell Soares
Wendell Soares é jornalista, pós graduado em Marketing Digital e apaixonado por música, literatura de terror, gatos e viagens. Nem sempre nessa ordem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui