Início Portugal Porto Porto, Portugal, guia com atrações, praias e melhores dicas

Porto, Portugal, guia com atrações, praias e melhores dicas

Porto Portugal é um destino turístico interessante. A cidade conta com muitos pontos turísticos que valem a pena conhecer. Fizemos um guia turístico completo do Porto, com as atrações, praias, quando visitar, quantos dias ficar e melhores regiões para se hospedar.

Eleito o melhor destino turístico europeu de 2017, a cidade do Porto está cada vez mais sendo adicionada à lista de desejos dos viajantes. Com 250 mil habitantes, a cidade é uma opção mais calma, mas cheia de história, à vizinha Lisboa.

cartao portal porto portugal
Porto é mais bonito ao entardecer – Foto: Associação de Turismo do Porto e Norte, ATP (CC BY-NC-SA 2.0)

Quem já conhece a cidade diz que o Porto é uma “cidade pequena com cara de cidade grande”. Com um centro histórico relativamente pequeno e fácil de percorrer a pé, a cidade chama a atenção por ser receptiva e acolhedora, ao mesmo tempo que possui uma vida noturna vibrante e abriga pessoas do mundo inteiro.

A segunda maior cidade de Portugal, que possui um centro histórico considerado patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO, é conhecida por suas igrejas de azulejos, pelas belas vistas do Rio Douro e, é claro, pelo famoso vinho do Porto. Ficou com vontade de conhecer mais?

dicas do porto portugal
Estação São Bento é a porta de entrada de quem chega de trem em Porto Portugal – Foto: ATP (CC BY-NC-SA 2.0)

História de Porto Portugal

Desde o século I a.C. o Porto já possuía um papel importante na rota de comércio entre Lisboa e Braga. Entre romanos, germânicos e mouros, a cidade passou por diversas ocupações até o ano de 868, onde permaneceu sob domínio católico.

Posteriormente a cidade continuou sendo um ponto importante na navegação portuguesa, e foi das margens do Rio Douro que o infante D. Henrique saiu rumo à África, dando início à Era dos Descobrimentos Portugueses.

Chamada de “Cidade Invicta” por não ter sofrido nenhum ataque na época das invasões às cidades portuguesas, o Porto cativa cada dia mais as pessoas que o visitam.

historia porto portugal
Porto é uma cidade cheia de história – Foto: ATP (CC BY-NC-SA 2.0)

O que fazer em Porto

O Porto é uma cidade diversa, onde é possível adaptar os pontos turísticos a serem visitados de acordo com o gosto de cada um – desde vinho à Harry Potter! Por isso, há vários tipos diferentes de atrações para você incluir no seu roteiro de viagem. Veja agora o que fazer em Porto, Portugal.

Ribeira

pontos turísticos porto portugal
A Ribeira e o Rio Douro são o cartão postal da cidade – Foto: Pixabay

O cartão postal do Porto! A zona da Ribeira, bem como a parte à margem do rio Douro, são relíquias preservadas que contam muito sobre a história da cidade. É do Cais da Ribeira que é possível ver a famosa ponte D. Luis I.

Recheada de diversos restaurantes e cafés, o ideal aqui é vir sem hora pra voltar: almoçar em algum dos restaurantes com vista para o rio, andar pelas margens, atravessar a ponte e deliciar com o charme da região.

Para quem tem interesse em conhecer mais afundo a história e curiosidades, vale a pena contratar um guia. Há excursão guiada de 3 horas que passa pelos principais pontos turísticos do centro histórico do Porto.

Ponte D. Luis I

ponte d luis porto portugal
Ponte D. Luis I é a mais bonita de Porto – Foto: Pixabay

A emblemática  Ponte Don Luis I é com certeza a vista mais famosa do Porto. A ponte de ferro construída no final do século 19 e inaugurada em 1886 é um famoso projeto de Theóphile Seyrig, engenheiro que ajudou Gustave Eiffel na construção da Torre Eiffel.

Ela é uma das 6 pontes que liga a cidade do Porto à cidade de Vila Nova de Gaia, do outro lado do rio.

É possível atravessá-la pela parte de cima e pela parte de baixo. A parte de baixo é ligada com a Ribeira e, ao atravessá-la, chega-se no calçadão comercial de Vila Nova de Gaia, onde estão as Caves de Vinho do Porto. A caminhada por lá é imperdível e tem a melhor vista para o Porto.

Para ver a ponte de um ponto de vista diferente, é possível fazer um passeio de barco pelo rio Douro para ver as 6 pontes que ligam o Porto a Vila Nova de Gaia. Os cruzeiros duram cerca de 1 hora e é possível ver a cidade de outra perspectiva. Também são vendidos combos, que juntam: cruzeiro pelo Douro + ônibus turísticos + visita a Cave de Vinho do Porto. Os preços costumam ser atrativos para quem já pretendia fazer essas atividades.

Jardim do Morro

mirante jardim do morro porto
Jardim do Morro, um dos melhores mirantes da cidade – Foto: Juan Seguí Moreno (CC BY-NC-ND 2.0)

O melhor local para ver o por do sol não fica no Porto, e sim em Vila Nova de Gaia. Mas, não se assuste! Para chegar, basta atravessar a ponte D. Luis I pela parte de cima ou pegar a linha amarela do metrô até a estação Jardim do Morro. Depois disso é caminhar pelo belo Miradouro que guarda uma vista incrível da cidade do Porto. Prepare a câmera, você vai querer tirar várias fotos!

Catedral da Sé

catedral da sé porto
Catedral da Sé, precisa entrar na lista de o que fazer em Porto Portugal– Foto: ATP (CC BY-NC-SA 2.0)

A Catedral da Sé do Porto é uma igreja imponente do século 12, que passou por várias reformas e modificações ao longo dos séculos. Por isso, é uma mistura de vários estilos.

Com uma localização privilegiada, a Sé Catedral foi fortificada e usada para proteção da cidade. A parte externa da igreja, que foi reformada diversas vezes ao longo de sua existência, tem um aspecto de fortaleza. O passeio já vale a pena apenas pela linda vista: a catedral fica localizada no bairro mais alto da cidade do Porto, tendo uma vista privilegiada para os telhados da cidade.

Além disso, a visitação da igreja é gratuita, tendo que pagar apenas 3 euros para entrar no claustro, que é uma construção do século 14.

igrejas mais bonitas porto portugal
O claustro da Sé foi construído no século 14 – Foto: ATP (CC BY-NC-SA 2.0)

O horário de visitação varia de acordo com o período do ano (inverno e verão) acesse o site da arquidiocese para conferir os horários.

Torre dos Clérigos

Torre dos Clérigos
Torre dos Clérigos se destaca no centro histórico – Foto: ATP (CC BY-NC-SA 2.0)

O edifício mais icônico da cidade do Porto destoa dos telhados baixos construídos ao seu redor. A Torre dos Clérigos integra a Igreja dos Clérigos e Irmandade dos Clérigos uma obra de estilo barroco. Construída por Nicolau Nasoni entre 1732 e 1763, a torre oferece aos seus visitantes uma vista 360º de tirar o fôlego do centro histórico de Porto.

E, por falar em fôlego, se prepare: para chegar ao topo de 75 metros de altura, é necessário subir 225 degraus! Na subida você vai se deparar por mais de 40 sinos.

A igreja abre todos os dias, veja aqui horários e preços para subir na torre.

Estação São Bento

estação são bento azulejos porto
Os azulejos das paredes é o que mais chama a atenção na Estação São Bento

Inaugurada em 1916, a Estação Ferroviária do Porto – São Bento é uma construção imponente que chama a atenção de quem vê sua fachada. Entretanto, o que mais chama atenção é seu interior com 20.000 azulejos. As paredes cobertas de azulejos formam painéis que contam a história de Portugal e chamam bastante a atenção dos turistas.

Livraria Lello

Livraria Lello porto
Livraria Lello é uma das mais bonitas do mundo – Foto: ATP (CC BY-NC-SA 2.0)

Localizada no coração do Porto, a Livraria Lello foi construída em 1906 e permanece com seu estilo de construção original. Além da arquitetura emblemática, outra coisa chama a atenção de quem a visita: a similaridade com a biblioteca de Hogwarts, da saga Harry Potter.

E não é por acaso: a livraria serviu de inspiração para a autora do livro, J.K. Rowling, para caracterizar alguns locais de Hogwarts. Vale a visita, não é?

Para quem gosta muito do Harry Potter há um tour de 3 horas que visita locais que inspiraram o universo Harry Potter. Um dos locais visitados é a Livraria Lello. O único porém, é que apesar de ser em Portugal, esse tour, normalmente, é oferecido em inglês.

tour harry potter porto portugal
A roupa típica dos universitários portugueses se parece com as de Harry Potter – Foto: ATP (CC BY-NC-SA 2.0)

Uma dica aqui é: chegue cedo! Nos horários mais movimentados há fila para entrar e, pelo local estar muito movimentado, não aproveita-se tanto a visita. O ideal é chegar entre as 09:30 e as 11:00, antes do início do movimento.

A entrada na livraria é paga, mas que pode ser descontada na compra de um livro. Para ver o horário de funcionamento acesse o site da livraria.

Caves de Vinho do Porto

armazenamento vinho do porto
Cave da Casa Ferreira, onde acontece a visita guiada – Foto: divulgação

Uma das atrações mais esperadas pelos turistas! Apesar do produto principal ser o vinho do Porto, produzido no vale do Rio Douro, as caves encontram-se do outro lado do rio, em Vila Nova de Gaia.

Basta atravessar a ponte para escolher uma entre as dezenas de caves abertas para visitação. Os preços e os tipos de visitas variam, de acordo com o número de vinhos que será provado na degustação.

As visitas são guiadas e você verá como é o processo de produção do vinho mais famoso de Portugal. Para saber mais detalhes, dicas e conhecer as principais caves veja o texto que fizemos sobre as visitas às caves de vinho do Porto.

Avenida dos Aliados

atrações turisticas porto portugal
A Avenida dos Aliados é a mais bonita de Porto- Foto: ATP (CC BY-NC-SA 2.0)

A Avenida dos Aliados é a mais bonita e famosa do Porto! É aqui que ocorrem todas as comemorações da cidade: seja elas o São João do Porto, transmissão de jogos de futebol da seleção portuguesa, shows e fogos de artifício no ano novo.

Várias construções importantes circundam a avenida, incluindo a Estação São Bento e a Câmara Municipal do Porto.

Aproveite a caminhada para visitar o McDonald’s mais bonito do mundo – segundo os turistas!

mc donalds mais bonito do mundo porto portugal
Mc Donalds da Avenida dos Aliados, o mais bonito do mundo – Foto: Titom54 (CC BY-NC-ND 2.0)

 

Casa da Música

Casa da Música porto
Casa da Música é o prédio mais arrojado de Porto Portugal – Foto: ATP (CC BY-NC-SA 2.0)

Um conjunto arquitetônico que não agradou os portugueses ao ser construído e hoje é um dos marcos mais famosos da cidade do Porto. Localizada em uma parte menos antiga da cidade, a Casa da Música simboliza o “novo Porto”. A construção moderna foi inaugurada em 2005 para ser a sala de espetáculos musicais da cidade.

A entrada no prédio é gratuita, mas a visita guiada é paga. Normalmente, são apenas dois horários de visita guiada por dia, para saber mais acesse o site da Casa da Música.

turismo em porto portugal
O interior da Casa da Música possui arquitetura peculiar – Foto: ATP (CC BY-NC-SA 2.0)

 

Show de Fado

show de fado porto
Fado é um estilo típico de Portugal – Foto: divulgação Porto Portugal

O Fado é o estilo musical mais famoso de Portugal e considerado um fator de identidade da cultura portuguesa. Inclusive, o fado se tornou Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco em 2011.

O estilo nasceu em Lisboa, onde há inclusive um museu dedicado ao tema e vários tipos de apresentações. Mas, há apresentações desse estilo musical em todo o país.

Não é todo mundo que gosta do estilo que mistura guitarra portuguesa (viola) e uma voz cantando sentimentos e decepções amorosas. No Porto há apresentação de Fado com degustação de vinho do Porto.

Café Majestic

cafes de porto portugal
O café mais charmoso de Porto – Foto: Café Majestic

Com um ar estilo Belle Époque, o Café Majestic virou um ponto confirmado no roteiro turístico em Porto para vários viajantes. O que impressiona não é a comida (que, inclusive, é mais cara do que nos outros cafés da cidade), e sim a decoração do lugar.

Vale a pena pedir um café e conferir!

Museus do Porto

O Porto possui vários museus, entretanto, eles não costumam entrar no roteiro de viagem da maioria dos turistas. Porém, para quem gosta de visitar museus, há algumas opções bastante interessantes na cidade, de diferentes temáticas.

Outro fator muito importante dos museus, é que são ótimos locais para visitar em dias de chuva.

Museu de Serralves

o que visitar em porto portugal
Museu de Serralves é o museu mais importante de Porto – Foto: ATP (CC BY-NC-SA 2.0)

O Museu de Serralves é o museu mais importante do Porto. Esse é o principal museu de arte contemporânea de Portugal. E o único museu do Porto com projeção internacional.

O museu conta com exposições permanentes e temporárias, com obras da década de 1960 à década atual. Entretanto, também chama bastante atenção sua área externa.

O museu funciona em uma ampla área da Fundação Serralves que além do museu conta com um parque de 18 hectares que possui um jardim botânico e diversas esculturas espalhadas. Essa é uma área muito agradável, por isso é preferível visitar em um dia sem chuva.

O local ainda recebe eventos culturais com apresentações de música, teatro, dança e circo. O principal é a a Serralves em Festa, uma espécie de Virada Cultural que recebe mais de 50 mil pessoas.

Acesse aqui para ver horários de funcionamento e valor do ingresso.

Museu Nacional Soares dos Reis

museu porto protugal
Museu Nacional Soares dos Reis- Foto: ATP (CC BY-NC-SA 2.0)

O Museu Nacional Soares dos Reis é um dos mais antigo de Portugal. O museu foi criado em 1833, quando D. Pedro IV decidiu criar na cidade um museu de pinturas e estampas.

Hoje o Museu Nacional Soares dos Reis é multi-temático, abriga galerias com pinturas, esculturas, cerâmica e mobiliário. O museu funciona no Palácio dos Carrancas, um bonito e imponente prédio construído no século 18.

Acesse o site do museu para ver horários de acesso e valor do ingresso.

Museu do FC Porto

museu fc porto futebol
Sala de troféus do Museu do FC Porto – Foto: ATP (CC BY-NC-SA 2.0)

Para quem gosta de futebol, vale a pena visitar o Museu do Futebol Clube Porto. Esse é o maior clube do norte de Portugal e rivaliza com o Benfica, de Lisboa, como o maior time do país.

O Museu do FC Porto é tecnológico, com um visual bonito, por isso agrada mesmo quem não é apaixonado por futebol. Além de painéis interativos, objetos históricos do clube e uma bonita sala de troféus. Além do museu, você ainda visita o Estádio do Dragão, estágio inaugurado em 2003, onde o clube realiza seus jogos.

Acesse aqui para ver horários de funcionamento e valor do ingresso.

Outros museus de Porto Portugal

Você ainda encontra outros tipos de museus menos visitados, como o Museu da Farmácia que conta a história da produção de fármacos de várias civilizações. O Museu do Carro Elétrico que mostra a histórias e vários exemplares dos bondes que circularam durante décadas nas ruas do Porto.

roteiro museus porto portugal
O Museu do Carro Elétrico contém vários tipos de bondes – Foto: Wikipédia

O Museu da Misericórdia do Porto que conta a história da Santa Casa de Misericórdia, que teve bastante importância na história do Porte. Esse último, apesar de ser totalmente desconhecido dos turistas, foi considerado o Melhor Museu Português de 2016, segundo a Associação Portuguesa de Museologia.

Atrações para crianças

Pouco conhecido da maioria dos turistas, Porto possui três atrações bem interessantes para crianças: World of Discoveries, Museu da Diversidade e Aquário Sea Life. Essas atrações são interativas, instrutivas e em ambientes fechados, ou seja, ao abrigo do frio e da chuva.

World of Discoveries

museus para crianças porto portugal
O World of Discoveries é atração preferida das crianças em Porto Portugal – Foto: divulgação

O World of Discoveries é atração preferida das crianças. Esse é uma mistura de museu interativo e pequeno parque temático que conta a história dos navegadores portugueses que cruzaram oceanos e chegaram a terras desconhecidas do povo europeu.

A principal atração do World of Discoveries é uma viagem de barco por diferentes países em que as caravelas portugueses chegaram.

Acesse aqui para ver horários de funcionamento e valor do ingresso.

Galeria da Biodiversidade

principais atrações porto portugal
Galeria da Biodiversidade é um Museu de História Natural e Ciência

Esse não é um museu de crianças, mas faz mais sucesso entre o público infantil. A Galeria da Biodiversidade é o Museu de História Natural e Ciência da Universidade do Porto. O nome é devido à diversidade biológica e cultural que existe no mundo.

O museu conta com galerias visualmente interessantes, como uma sala com 1.000 ovos. E outras galerias com experiências sensoriais, como o modo como alguns animais enxergam e como é ouvir o bater de seus corações.

Acesse o site da galeria para saber horários de funcionamento e valor do ingresso.

Aquário Sea Life

aquario sea life porto portugal
O Aquário Sea Life possui várias espécies de animais marinhos – Foto: divulgação Sea Life Porto Portugal

O Sea Life é uma rede de aquários presentes em várias cidades do mundo, como Orlando, Londres e Bangkok. No Sea Life Porto, você encontra 3.000 animais, o aquário principal possui 500 mil litros de água com um túnel subaquático onde você poderá ver de perto tubarões, raias e várias outras espécies de animais marinhos.

No Sea Life você também encontrará tartarugas, cavalos marinhos e pinguins. Além de uma área de Playground para as crianças.

Acesse aqui para ver horários de funcionamento e valor do ingresso.

Porto Card

Para quem pretende visitar várias atrações turísticas de Porto, há um passe turístico que é interessante. O Porto Card é um cartão pensado para facilitar a vida dos turistas na cidade. Nele estão inclusos entradas para diversos museus, descontos em atrações, restaurantes e shows de Fado. Ele pode ser adquirido em alguns pontos da cidade e também pela internet.

O cartão está disponível em duas versões: a versão “pedonal”, para quem está hospedado no centro histórico e não precisará utilizar os transportes  da cidade, e a versão com transporte público, que inclui o passe diário ilimitado para utilização de metrô e ônibus.

O que inclui o Porto Card?

Como já falado, na versão com transporte, inclui o uso ilimitado dos transportes públicos da cidade, sendo eles o metrô, ônibus e trem intermunicipais entre Valongo e Espinho. Dependendo de onde você se hospedar, ter transporte incluído pode ser bem interessante.

Além disso, o Porto Card possui diversas outras facilidades, tais como:

  • Entrada gratuita em 6 museus e 50% de desconto em 14 museus e monumentos.
  • Entrada gratuita nos museus: Casa do Infante-Museu, Museu Romântico, Museu do Papel-Moeda, Museu do Vinho do Porto.
  • 50% de desconto nas seguintes atrações: Torre Dos Clérigos, Zoológico de Santo Inécio; Cave de Vinho do Porto da Real Companhia Velha; 35% de desconto no Aquário Sea Life em Matosinhos; 30% de desconto no World Of Discoveries.
  • 50% de desconto para tour de sightseeing
  • Até 20% de desconto em várias tours guiadas, incluindo passeios de barco pelo Rio Douro.
  • Até 15% de desconto em mais de 20 restaurantes e bares.
  • Até 20% de desconto na entrada em shows de Fado.
  • 60% de desconto em estacionamentos municipais.

porto card
O Porto Card que incluí transporte, vem com o cartão Andande – Foto: divulgação

Mas afinal, o Porto Card vale a pena?

E o veredito é: depende! Como acontece na maioria das viagens, cada caso é um caso. Se você ficar hospedado nas regiões da Ribeira e Baixa, que estão no centro da cidade, por exemplo, não vale a pena pegar a versão com transporte incluso, visto que o valor unitário da passagem sairá mais barato do que o passe diário.

Por outro lado, se hospedar em um local em que você usará com frequência o transporte, mais de três vezes por dia, o passe pode ser bem interessante para você.

Outro ponto importante é comparar a lista de lugares que você deseja visitar com os lugares participantes do Porto Card. Afinal, não adianta ter descontos em lugares que você não planeja ir, certo? Veja aqui, as atrações com entradas gratuitas e com desconto.

O valor do Porto Card depende da quantidade de dias e possui um preço mediano, por isso, muita gente que quer conhecer muitas atrações da cidade acaba comprando o passe. Uma das vantagens desses passes é que você acaba conhecendo bem mais pontos turísticos, já que tem entrada gratuita ou com desconto.

Informações importantes

O Porto Card é pessoal e intransferível e não precisa ser adquirido para crianças de até 4 anos.

O cartão vale durante 24h desde a primeira vez que foi validado.

Ao adquirir a versão com transportes, recebe-se dois cartões: um para os descontos nas entradas e outro para ser utilizado no metrô ou ônibus. Ao utilizar o transporte público, é necessário validar o cartão nas máquinas amarelas presentes nas estações a cada entrada e troca de linha.

Preço e onde comprar o Porto Card

O preço Porto Card é relativo a quantidade de dias. Há passes de 1 a 4 dia. O melhor local para comprar o Porto Card é no portal Get Your Guide, que é um grande portal que vende tickets e atividades turísticas, muito confiável. Além disso, no Get Your Guide, você pode cancelar a compra com 24 horas de antecedência do dia para iniciar o passe. Já no site oficial do Porto Card, as compras não podem ser canceladas.

Para saber preços, o que está incluído e comprar acesse o link do Porto Card walker (sem transporte) e do Porto Card com transporte.

Praias de Porto e região

O norte de Portugal não é exatamente famoso por suas praias – apesar de contar com um grande número delas. Os ventos fortes e águas geladas são os fatores principais para essa impopularidade.

Entretanto, para os amantes de praia, basta água salgada, sol e areia para um bom dia de praia – e, com verões que chegam até os 35ºC, qualquer praia já serve!

Matosinhos

praia de matosinhos portugal
Praia de Matosinhos é acessada de metro – Foto: ATP (CC BY-NC-SA 2.0)

A praia mais famosa e mais acessível da Grande Porto. Matosinhos fica ao lado do Porto, mas ainda faz parte dos transportes integrados da cidade, ou seja, é super fácil de chegar! O acesso pode ser feito através de ônibus ou metro.

A praia conta com uma grande faixa de areia, bares e muitos vendedores ambulantes no verão. A energia é bem de praia mesmo: aulas de surf, pessoas com músicas e grupos jogando bola é o que não falta!

No verão, mesmo com as águas geladas, rola um banho de mar: na maioria das vezes a água não é muito agitada, tornando o banho de mar tranquilo, apesar de gelado!

 Praia dos Ingleses – Foz

Praia dos Ingleses foz portugal
A Praia dos Ingleses, em Foz, é cheia de pedras, o que atrapalha de nadar – Foto: ATP (CC BY-NC-SA 2.0)

Uma das regiões mais novas da cidade do Porto. A praia da Foz é dividida em várias praias, sendo a mais popular delas a Praia dos Ingleses. O metrô não chega nessa região, mas o acesso de ônibus é fácil. A viagem demora cerca de 25 minutos a partir do centro.

Uma praia mais “escondidinha”, com mais pedras e uma faixa de areia menor: a Foz é a escolha dos portuenses nos dias mais ventosos, pois fica abaixo do nível da calçada, permitindo que os banhistas se escondam do vento.

Aqui a opção é mais para quem quer relaxar: geralmente, o que se vê são várias pessoas deitadas na areia pegando sol, sem muito banho de mar por conta das pedras.

Praia do Senhor da Pedra

praia capela senhor da penha gaia porto
A Capela do do Senhor da Pedra é o que mais chama atenção na praia – Foto: fabian.kron (CC BY-ND 2.0)

Também conhecida por Praia de Miramar, a Praia do Senhor da Pedra é conhecida pela emblemática capela construída à beira-mar. Essa praia não fica no Porto, sendo necessário utilizar do sistema de trens intermunicipais (em português de Portugal, comboios) para chegar. A viagem é curta: por volta de 20 minutos. Entretanto, as saídas não são tão frequentes como as de ônibus e metrô, então é necessário se programar.

Cidades próximas

Portugal não é um país muito grande. Por conta disso, as viagens estilo bate-volta são uma opção muito utilizada por turistas, visto que geralmente chega-se rápido de um ponto até outro.

A partir do Porto, existem diversas cidades as quais são possíveis conhecer em um dia e que valem a viagem! Essas viagens a outras cidades que sugerimos pode ser feito de trem, ou comboio em português de Portugal.

Há vários horários das linhas de trem de Porto a Aveiro, Braga, Guimarães e Coimbra. Os valores das passagens variam bastante de acordo com o tempo de viagem e o tipo do vagão.

viajar de trem por portugal
A rede férrea de Portugal é extensa – Foto: ATP (CC BY-NC-SA 2.0)

Normalmente, é possível comprar a passagem para o mesmo dia, caso não seja uma data especial. Mas, se quiser pode comprar antecipado na estação de trem ou pela internet no site da Companhia de Comboios de Portugal. Pela internet, você consegue desconto comprando com mais de 5 dias de antecedência. Uma dica é que se a passagem for comprada para um grupos de pessoas, há um desconto progressivo.

Uma outra escolha para quem quer praticidade e otimizar o tempo é fazer uma excursão de um dia a essas cidades. Como o ônibus/micro-ônibus te deixa na entrada das atrações turísticas, é possível visitar mais locais ou mesmo duas cidades no mesmo dia. Além de ter um guia para entender a história por trás daqueles pontos turísticos. A principal desvantagem é o preço, muito maior do que visitando por conta própria.

Vale do Douro

tour excursao vale douro vinicolas portugal
O Vale do Douro é local bonito e com vinícolas – Foto: Vitor Oliveira (CC BY-SA 2.0)

A primeira opção de passeio fora do Porto, não é para uma cidade, mas para uma região. O Vale do Douro é onde há plantações de uvas para a produção do Vinho do Porto e Vinho Douro.

Se você quiser fazer apenas uma excursão saindo do Porto, essa é a melhor opção, pois é difícil chegar nessa região por conta própria. Diferente das demais cidades em que é super fácil de chegar de trem.

Na excursão ao Vale do Douro você visita duas vinícolas, faz degustações de vinhos e passeio de barco pelo rio Douro. Esse é um tour mais voltado a quem aprecia vinhos.

A região do Vale do Douro visitada fica a cerca de 1h30 de ônibus de Porto e a excursão é uma excursão de dia inteiro.

Aveiro

tour excursão a aveiro de porto
Aveiro é a “Veneza portuguesa” – Foto: Pixabay

A famosa “Veneza portuguesa” é um ótimo refúgio para os dias de verão de quem quer conhecer os arredores do Porto. Localizada a 74 km ao sul do Porto, chegar em Aveiro é super fácil: basta pegar o trem intermunicipal na estação São Bento com destino à cidade.

Chegando lá é possível conhecer a cidade toda a pé: passear pelos canais, comer os ovos moles de Aveiro e conhecer o centro histórico. Para conhecer as famosas casas listradas, é necessário sair do centro da cidade e ir até Costa Nova – é possível fazer o trecho de ônibus ou táxi, custando por volta de 10€ a corrida.

Tempo da viagem: por volta de 1h10 de trem.

excursão de meio dia, 4 horas, para visitar Aveiro saindo de manhã ou de tarde. Além de excursão de dia inteiro que visita Aveiro e Coimbra.

Braga

onde hospedar hoteis em braga
Jardim de Santa Bárbara e Paço Episcopal é um dos locais mais fotografado de Braga – Foto: Felipe Zig

A 55km do Porto, Braga não deixa nada a desejar em questão de arquitetura e história. Com um centro histórico estilo medieval, a cidade destaca-se por unir prédios antigos à vida jovem e universitária. Além disso, para quem gosta de conhecer igrejas, esse é o destino ideal: além de várias igrejas com influências do estilo barroco. Para conhecer mais sobre essa cidade veja o guia que fizemos sobre Braga, com seus pontos turísticos e mais dicas.

O melhor de Braga acontece ao por do sol: para mim, o melhor ponto da cidade é o Santuário de Bom Jesus do Monte, de onde pode-se ver o pôr do sol mais lindo de Portugal.

Chega-se facilmente a Braga utilizando os trens intermunicipais, saindo da estação São Bento.

Tempo da viagem: por volta de 1h10 de trem.

As excursão saindo de Porto a Braga, também visitam a cidade de Guimarães que fica próxima e duram cerca de 9 horas.

Guimarães

excursão tour a guimaraes braga de porto
Castelo de Guimarães, construído no século 12 – Foto: Felipe Zig

Considerada a “cidade onde nasceu Portugal”, Guimarães guarda muita história em suas ruas. Assim como o do Porto, o centro histórico da cidade é considerado patrimônio da humanidade pela UNESCO. A visita imperdível é o Castelo de Guimarães (e a foto que todo turista obrigatoriamente precisa tirar em frente ao letreiro “aqui nasceu Portugal”) e o Paço dos Duques de Bragança.

Para chegar em Guimarães, basta pegar o trem intermunicipal saindo da estação São Bento. Ao chegar, a estação de Guimarães não fica junto ao centro histórico, mas com uma ajudinha do Google Maps e uma pequena caminhada chega-se lá sem problemas.

Tempo de viagem: por volta de 1h15 de trem.

Como dito anteriormente, as excursões a Guimarães saindo de Porto, também visitam Braga.

Coimbra

universidade de coimbra
A Universidade de Coimbra é a grande atração turística da cidade – Foto: Felipe Zig

Quem quiser visitar uma das universidades mais famosas do mundo também pode fazê-lo saindo do Porto. A 122 km da Cidade Invicta, Coimbra atrai muitos turistas por conta da emblemática Universidade de Coimbra e da vida noturna que os estudantes trazem à cidade.

Para chegar à cidade a partir do Porto o ideal é pegar o trem intermunicipal saindo da estação São Bento em direção à Coimbra B. Ao chegar, troca-se de trem para Coimbra A (pode-se utilizar a mesma passagem) para chegar ao centro histórico.

Tempo de viagem: por volta de 2h30 de trem.

A excursão mais comum a Coimbra, também passa pelo Santuário de Nossa Senhora Aparecida que fica distante de Porto (200 km), mas não tão distante de Coimbra. E, apesar de ser mais procurado pelo turismo religioso, é também bem bonito.

A outra opção saindo de Porto seria a excursão a Coimbra + Aveiro.

santuario nossa senhora de fatima
Santuário de Nossa Senhora de Fátima é muito procurado por turistas – Foto: Pixabay

Onde se hospedar

O Porto não é uma cidade com grande extensão territorial: a cidade possui apenas 41 km² – ou seja, é do tamanho de cidades super pequenas no Brasil. Por conta disso, encontrar um lugar para ficar se torna um desafio menor: como todas as atrações da cidade ficam perto uma da outra, é possível se hospedar em uma zona onde seja possível fazer tudo a pé.

Sobre os preços, quem já viajou para outros locais da Europa vai ter uma surpresa agradável com o valor de uma acomodação no Porto. Portugal já possui notoriamente preços mais baixos do que outros países europeus, e no Porto é possível encontrar acomodações com ótimos preços. A partir de 40€ a diária, você encontra guest houses super bem localizadas ou até mesmo quartos de hotéis. E por 100€ você encontra um hotel bem confortável.

Abaixo descrevemos os principais bairros para se hospedar no Porto. Entretanto, se você está no momento de decidir o local onde hospedar no Porto, sugiro que leia nosso texto Onde ficar no Porto: melhores bairros e dicas de hotéis. Neste texto damos mais detalhes dos bairros, listamos as vantagens e desvantagens e ainda damos dicas de hotéis bem localizados.

Baixa

bairro baixa centro historico porto portugal
A baixa é a parte mais movimentada do centro histórico de Porto Portugal – Foto: Pixabay

A Baixa é a zona histórica e mais movimentada do Porto. Nela estão localizados a maioria dos pontos turísticos, restaurantes e bares da cidade. Além disso, é um ponto intermediário entre a Ribeira e a parte mais alta da cidade. Qualquer um que se hospedar perto da Avenida dos Aliados, Mercado do Bolhão e Rua de Santa Catarina com certeza terá um ótimo acesso à todos os locais de desejo na cidade sem ter de caminhar muito.

Zona de Cedofeita

bairros de porto cedofeita
A região da Cedofeita é a mais descolada de de Porto Portugal – Foto: Christian (CC BY-NC-ND 2.0)

A zona mais diferentona da cidade. Conhecida pelos locais como a “zona das galerias de arte” por conta da rua de Miguel Bombarda, a zona de Cedofeita é uma ótima escolha para fugir um pouco do movimento do centro histórico sem ter que se afastar do mesmo para isso.

A Rua de Cedofeita é uma rua comercial na cidade que oferece diversas acomodações e um ótimo custo benefício. Ao se hospedar nessa zona, todos os pontos turísticos da cidade são facilmente acessíveis através de uma caminhada, além da zona ser recheada de restaurantes cool com opções para brunch, culinárias menos tradicionais e opções vegetarianas e veganas.

Além disso, a proximidade com a vida noturna também encanta quem escolhe ficar por estes lados da cidade. Em 10 minutos a pé chega-se nos principais bares de estudantes da cidade e nas famosas Ruas das Galerias de Paris, onde as festas vão até as 6:00 da manhã.

Ribeira

bairro da ribeira porto portugal
Ribeira é o bairro mais famoso, charmoso e bonito de Porto – Foto: Pixabay

Para quem quer ter o cartão postal do Porto como vista do quarto, a zona da Ribeira é a escolhida. Existem diversos hotéis com vistas incríveis para o Rio Douro, porém paga-se o preço: os valores mais baixos são cerca de 60€ a diária, os melhores ou mais românticos mais de 100€.

Além disso, a zona da Ribeira possui diversos restaurantes tradicionais portugueses que são especialistas em cativar os turistas: bom atendimento, música ao vivo e zonas abertas para sentar quando faz calor.

Um ponto importante é que, apesar das lindas vistas, a Ribeira fica em uma parte mais “baixa” da cidade e não possui uma grande variedade de transportes – para chegar no metrô, por exemplo, é necessário fazer uma grande subida até a estação São Bento. Por isso, se o seu objetivo de viagem for conhecer o máximo da cidade, inclua no valor da hospedagem táxis ou Uber, caso não esteja disposto a subir alguns morros.

Foz e Matosinhos

onde ficar em matosinhos portugal
Matosinhos também é uma opção de hospedagem para quem pretende ficar próximo da praia – Foto: Vitor Oliveira (CC BY-SA 2.0)

As zonas de praia também são muito procuradas por turistas! Entretanto, eu recomendaria estas zonas apenas para: 1) quem já conhece a cidade do Porto e está indo visitá-la uma segunda vez, 2) quem está indo visitar a cidade no verão e 3) quem gosta de praia.

As zonas da Foz e Matosinhos são partes mais novas da cidade e possuem bares e restaurantes com lindas vistas para o mar. Entretanto, sua localização, para quem quer aproveitar o centro histórico, não é das melhores: a parte da Foz não possui metrô, apenas ônibus, os quais levam mais de 20 minutos para chegar ao centro e não passam com uma grande frequência.

Matosinhos, apesar de ter bastante paradas de metrô, é considerada outra cidade – faz parte da chamada “Grande Porto”, mas não propriamente da cidade do Porto. Ou seja, para chegar ao centro, é necessária uma viagem de cerca de 25 minutos de metrô. Não muito prático para quem quer conhecer tudo, não é mesmo?

Transportes em Porto Portugal

O Porto é uma das duas únicas cidades portuguesas que possuem metrô – juntamente, é claro, com a capital Lisboa.

metro do porto portugal
Metro do Porto passando pela Ponte D. Luis I – Foto: ATP (CC BY-NC-SA 2.0)

A locomoção na cidade é super tranquila: os ônibus e metrô chegam a praticamente todos os lugares importantes para os turistas. Entretanto, vale ressaltar que a cidade não é muito grande e, dependendo de onde você esteja hospedado e disposição para caminhar, não há problema nenhum em fazer os percursos a pé e apreciar a beleza da cidade.

Para comprar as passagens, é necessário que você faça um cartão Andante, que é o cartão integrado de transportes da cidade. É possível fazê-lo em qualquer estação de metrô, nas máquinas automáticas; no aeroporto; nas lojas Andantes e em alguns hotéis. Veja aqui os locais de venda.

O cartão custa menos de 1€ e só é necessário comprá-lo na primeira viagem: ele é recarregável, então guarde-o com você para que possa ser usado na próxima vez. Vale lembrar que caso você compre o Porto Card com o transporte incluído, você receberá um cartão Andante.

cidade do porto
Bondes ainda são encontrados nas ruas de Porto Portugal – Foto: ATP (CC BY-NC-SA 2.0)

Após carregado, as passagens (tanto de ônibus quanto de metrô) podem ser compradas nas máquinas disponíveis nas estações de metrô quanto em tabacarias. O cartão vale tanto para metrô quanto para ônibus, porém, se você precisar pegar um ônibus e não tiver o cartão carregado, pode comprar a passagem direto com o motorista, por um valor um pouco maior.

Em Porto, assim como na maioria das cidades turísticas da Europa, há ônibus turístico, do tipo Hop-on, Hop-off. Em Porto esse não é um transporte que vale a pena ser utilizado para a maioria dos turistas. A parte principal da rota desses ônibus você pode fazer andando. Essa opção só é interessante se você tiver pouco tempo na cidade, estiver com crianças ou pessoas com mobilidade reduzida ou ainda quiser visitar algum local mais distante como as praias dos Ingleses ou Matosinho.

onibus turistico porto portugal
Ônibus turístico não é muito utilizado em Porto – Foto: City Sightseeing

Não esqueça de validar seu cartão

Uma informação essencial que você precisa ter é saber da necessidade de validar seu cartão. SEMPRE que você entrar em um transporte, seja ônibus, metro ou mesmo trem, você precisa validar seu cartão, ou bilhete no caso dos trens.

Você validará seu cartão em umas máquinas amarelas, é só aproximar o cartão. No caso do metro é possível validar o cartão na própria estação ou dentro do vagão. E é preciso validar novamente se você trocar de linha do metro.

Caso você esqueça de validar e um fiscal te pegar, você pode levar uma multa de 120€. E isso é comum de acontecer com os turistas.

como deslocar transporte publico porto
Máquina de validar o cartão Andante no transporte público – Foto: Wikipédia

Internet no celular

No Porto você vai precisar usar internet do celular para encontrar algumas atrações turísticas que são mais escondidas. Seja para saber o caminho a ser percorrido a pé ou descobrir qual o melhor transporte a ser utilizado.

Você pode utilizar a internet do hotel, entretanto é muito indicado você tenha um chip de celular com internet. Não é tão barato, mas te poupa tempo nos trajetos e te ajudará a não cair em nenhuma furada.

Em Portugal há três operadoras de celular: Vodafone, MEO e NOS. Elas vendem chips pré pagos com internet e ligações incluída. Entretanto, você precisará ir até uma loja para comprar e habilitar um chip, um processo um pouco trabalhoso. Uma opção muito mais prática, que nós do blog Abrace o Mundo utilizamos, é comprar um chip ainda no Brasil.

vodafone celular com internet portugal
Prédio da Vodafone é um dos mais modernos da cidade – Foto: ATP (CC BY-NC-SA 2.0)

Apesar de ser um pouco mais caro, é muito cômodo, já que você já chega na Europa com internet, o que ajuda até a encontrar o hotel com mais facilidade. Veja os preços dos chips de internet 3G na Europa.

Uma opção que sai muito mais cara é utilizar a internet da sua operado do Brasil. Se quiser saber mais leia o texto Chip internacional de internet: preços, tipos e dicas que explico como funciona. Não é em todo país que esses chips funcionam bem, mas os chips para Europa costumam funcionar muito bem!

Quantos dias ficar no Porto?

Depende do seu estilo de viagem.  É possível montar um roteiro a Porto de 2 a 7 dias. Depende, principalmente, do que você quer ver fora da cidade.

Em 2 dias é possível ver o “grosso” e passar pelas principais atrações de Porto. Entretanto, para aproveitar bem um dia na Ribeira e ver com calma tudo de mais importante que a cidade tem para oferecer, o ideal seriam 3 dias. Com 4 dias você consegue visitar praticamente todas as atrações da nossa lista.

Se ainda quiser visitar as cidades próximas, como Braga ou Aveiro, acrescente um dia para cada cidade.

Seguro Viagem

Um item que é obrigatório contratar nas viagens à Europa, é o Seguro Viagem. De acordo com o Tratado de Schengen o turista que viajar à Europa precisa ter um seguro viagem com cobertura mínimo de 30 mil euros de despesas médicas.

Por isso, não esqueça de contratar o seu seguro viagem. Faça uma cotação agora.

Se você viajar apenas para Portugal e/ou Itália, há uma outra possibilidade gratuita, que é o CDAM. Para saber mais leia o texto Seguro Viagem e CDAM em Portugal.

Qual a melhor época para visitar o Porto?

O Porto é uma cidade diversa e seus pontos turísticos podem ser visitados em qualquer época do ano. Cada estação possui suas vantagens e desvantagens, tanto relacionadas ao tempo quanto a preços, disponibilidade de ingressos, festas, etc.

O Porto é conhecido por ser uma cidade chuvosa, então esse é o fator decisivo na hora de escolher uma época para visitar a cidade. Afinal, todo turista quer escapar da chuva a todo custo, não é?

clima verão inverno porto portugal
Passeio pela av dos Aliados durante verão e inverno – Foto: divulgação

Verão

Ahh, o verão do Porto! Nessa época a cidade está vibrante, o sol brilha na maioria dos dias e é possível visitar a cidade vestindo as mesmas roupas que usamos no Brasil.

O verão vai do final de junho a setembro, tendo agosto como o mês mais quente de todos. As temperaturas chegam a 30ºC, por isso, para quem quer bater perna na rua debaixo do sol, pode não ser lá algo muito atraente.

Portugal não é um país que é preparado para o calor: apesar da maioria dos hotéis possuírem sistema de ar condicionado, é possível que muitos lugares como restaurantes, museus, centros comerciais, lojas não o possuam, o que pode incomodar algumas pessoas.

roteiro de viagem porto portugal
O verão é a época que mais há atividades ao ar livre em Porto Portugal – Foto: ATP (CC BY-NC-SA 2.0)

O verão é a época de menos chuvas no ano, o que atrai diversos turistas para visitar a cidade. Ou seja, é uma época movimentada e que os preços estarão mais elevados. Em minha opinião, os melhores meses do verão para visitar a cidade são junho e setembro, quando o calor já não é mais tanto e o boom de turistas já diminuiu.

Uma dica importante é que, durante o verão, mais especificamente no dia 23 de junho à noite, ocorre o famoso São João do Porto, onde a cidade inteira vira uma grande festa! O São João é uma festa muito tradicional de Portugal, com direito à show de fogos na Ribeira e ruas lotadas de pessoas e música. Para saber mais sobre o São João no Porto, veja o texto que contamos como é o São João do Porto.

quando viajar a porto portugal
O São João do Porto é um dos principais eventos da cidade – Foto: ATP (CC BY-NC-SA 2.0)

Outono

Após o fervo do verão, o outono chega para acalmar um pouco os ânimos da cidade. Com o aumento da frequência de chuvas – principalmente após o mês de outubro. O outono é uma estação mais tranquila, onde será possível visitar a cidade com menos movimento.

A estação começa no final de setembro e vai até dezembro, com uma média de temperatura variando entre 10ºC e 15ºC.

clima porto portugal
Alguns poucas épocas do ano, não apenas no outono, a neblina cobre a cidade – Foto: ATP (CC BY-NC-SA 2.0)

A vantagem aqui são os preços mais baixos e a diminuída do movimento, apesar da cidade nunca ficar verdadeiramente vazia. Entretanto, por conta da pluviosidade aumentar bastante, é necessário ter sempre um “plano b” para visitar no caso da chuva não dar trégua.

Inverno

O friozinho do Porto começa em novembro, ainda antes do inverno começar e vai até março. Os meses do inverno são bem divididos, com precipitação mais alta entre os meses de dezembro e janeiro e uma melhora na temperatura a partir de fevereiro.

A grande vantagem dessa época são os preços e disponibilidades: algumas diárias de hotéis chegam a cair pela metade e os ingressos para visitar as atrações da cidade não são tão disputados.

O início do inverno é notavelmente mais frio do que o final, porém nada que se compare ao resto das cidades europeias: a temperatura média durante a estação é 9ºC, divididos entre dias de sol e dias de chuva.

melhores meses para viajar a porto portugal
O inverno é o período de mais chuva – Foto: ATP (CC BY-NC-SA 2.0)

Por experiência própria, acredito que o outono seja mais chuvoso que o inverno, que em diversos dias presenteia os visitantes da cidade com lindos e gelados dias de sol.

Vale ressaltar que o inverno do Porto é bastante úmido e frio. Então, para aqueles que não estão acostumados com o frio, vale investir em roupas térmicas e um bom casaco.

Primavera

Uma das épocas onde mais se nota mudanças na cidade! Após o fim do inverno já é possível perceber ruas mais cheias e pessoas mais felizes com a chegada do calor.

A primavera vai do final de março de março a junho, tendo as temperaturas mais altas a partir de maio. O calor é o ideal para bons passeios na cidade: o clássico nem muito quente, nem muito frio. Juntamente com o verão, a primavera é uma das melhores épocas para visitar a cidade!

como chegar em porto portugal
A primavera começa fria, mas é uma estação bonita – Foto: ATP (CC BY-NC-SA 2.0)

Dicas

A graça do Porto Portugal é perder-se pela cidade. A sugestão é que, mesmo os turistas com os roteiros mais apertados, tirem um tempinho para caminhar na rua e admirar a beleza da cidade.

Outro ponto importante é que, estando em uma boa localização, pode-se conhecer a maior parte da cidade a pé.

Vinho do Porto é um ótimo presente para ser dado a familiares e amigos, na cidade você encontra várias opções. Conheça os diferentes tipos vinhos do Porto.

Porto é uma cidade um pouco mais barata que Lisboa, mas não é uma diferença grande. Por outro lado Braga, Guimarães, Aveiro e Coimbra são cidades muito mais baratas.

Texto possui dois autores: Felipe Zig, editor do blog e Manuela Massochin, que foi intercambista na Universidade do Porto, Portugal.

As fotos com sigla ATP são da Associação de Turismo do Porto e Norte, do tipo CC BY-NC-ND 2.0.

Felipe Zig
Felipe Zighttps://www.abraceomundo.com/
Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.