Início Brasil Minas Gerais Pousadas em Carrancas: dicas sobre hospedagens

Pousadas em Carrancas: dicas sobre hospedagens

As pousadas em Carrancas costumam ser as hospedagens favoritas dos turistas que conhecem a cidade mineira. Contudo, essa escolha está longe de ser a única opção ou, ainda, a mais viável. Em geral, a charmosa cidade rodeada por cachoeiras oferece hospedagens para os mais diversos públicos, mesmo não contando com hotéis sofisticados.

Com pouco mais de 4 mil habitantes, Carrancas é o refúgio favorito de quem busca contato com a natureza e tranquilidade. Neste artigo, vamos conhecer um pouco sobre as opções de pousadas na cidade e outras categorias de hospedagem. Vem conosco!

Carrancas e suas paisagens de tirar o fôlego

Carrancas MG
Cachoeira em Carrancas – Foto: Ofini – Wikipedia (CC BY-SA 4.0) – adaptada com logo

Carrancas está situada na região sul de Minas Gerais, a cerca de 80 km de São João del-Rei e 280 km de Belo Horizonte.

Suas paisagens são surpreendentes e atraem visitantes devido às cachoeiras, cânions e complexos turísticos com esportes radicais e trilhas. Para programas em família, há opções para curtir ambientes com exuberantes cenários, alguns, inclusive, que se tornaram famosos em novelas brasileiras.

Dicas para viagem

Por se tratar de uma cidade basicamente rural, o ideal para o passeio é realizá-lo de carro. Além disso, alguns dos complexos ficam razoavelmente distantes uns dos outros, por isso a importância do transporte.

Para pesquisar, comparar preços e fazer reservas de veículos, indicamos a RentCars, um buscador que mostra diferentes empresas e seus respectivos preços para aluguel de carro. Faça sua cotação e veja qual locadora oferece o melhor custo-benefício.

Antes de reservar pousadas em Carrancas, é importante entender os motivos da viagem. Isso porque algumas pousadas estão localizadas dentro de complexos turísticos em que você precisaria de 2 ou 3 dias para conhecê-los. Dessa forma, caso seja uma viagem de fim de semana, pode ser que você nem saia daquele roteiro.

Conheça mais detalhes sobre todas as atrações de Carrancas. Assim, você decide quais locais visitará antes de escolher a hospedagem.

Onde ficar em Carrancas

Para a escolha de pousadas em Carrancas, o turista tem duas opções. Primeiramente, é possível ficar no centro da cidade. Dessa forma, você terá mercados, bares, restaurantes e outros serviços essenciais próximos.

Os passeios até os pontos turísticos podem ser realizados ao longo do dia, inclusive com recomendações da própria hospedagem. Porém, é importante entender que cidade não possui monumentos históricos de grande visitação, à exceção da Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Datada da primeira metade do século 18, é atribuída ao discípulo de Aleijadinho, Joaquim José da Natividade.

Centro de Carrancas
Igreja Matriz localizada na região central, onde estão localizadas algumas pousadas em Carrancas – Foto: Paulo JC Nogueira – Wikipedia (CC BY-SA 3.0)

A segunda opção é fora da região central, com vista para a serra e uma panorâmica incrível da região. Algumas das hospedagens, inclusive, ficam dentro de pontos de visitação, por exemplo, a Pousada Pontal do Moleque, dentro do Parque da Zilda.

Pousada em Carrancas
A Pousada Pontal do Moleque fica localizada no complexo de cachoeiras Parque da Zilda – Foto: divulgação Booking.com

Pousadas em Carrancas, hospedagens aconchegantes em um povoado encantador

Carrancas é a cidade ideal para curtir em dias quentes, já que suas temperaturas médias são de 26ºC durante todo o ano. Devido às atrações, possui uma alta considerável de turistas em períodos quentes ou feriados.

Diferente de outros povoados mineiros, como Lavras Novas, as pessoas costumam ficar pouco tempo nas pousadas. Isso porque as atrações externas são convidativas a se passar o dia inteiro.

Por se tratar de uma região cujos interesses são destinados ao ecoturismo, as hospedagens não são sofisticadas. Porém, isso não significa que não sejam aconchegantes.
Separamos, a seguir, as principais pousadas em Carrancas para sua decisão sobre onde ficar.

Pousadas no centro de Carrancas

A primeira opção de hospedagem é o Hotel Pousada dos Contos. Ainda que seja marcado pela palavra hotel em seu nome, o espaço possui comodidades mais simples, mas se destaca pelas opções de quartos para família. Tem restaurante próprio, com café colonial servido todas as manhãs.

Pousadas em Carrancas
Quarto da Pousada dos Contos – Foto: divulgação – Booking.com

A Pousada Roda Viva está próxima à Matriz de Carrancas. Com mais de 15 anos de atendimento no serviço de hotelaria, o local oferece 40 apartamentos para diferentes demandas dos hóspedes. Também conta com restaurante próprio que serve a tradicional comida mineira, área de lazer com duas piscinas e sauna.

Hospedagem centro da cidade
Pousada situada no centro de Carrancas próxima à Igreja Matriz – Foto: divulgação – Facebook

Por fim, a Pousada da Mica é a primeira pousada de Carrancas com mais de 50 anos de história. O ambiente é simples, receptivo e aconchegante. Oferece café da manhã completo e é uma ótima opção para grupos ou famílias, já que possui quartos triplos e quádruplos. Em seu anexo, existe um restaurante com comida mineira.

Pousada em Carrancas
Uma das mais tradicionais pousadas em Carrancas está localizada no centro – Foto: divulgação- Booking.com

Pousadas nos arredores de Carrancas

Começando pela Pousada da Toca, a hospedagem oferece um ambiente rústico, agradável e tranquilo para quem deseja descansar. Isso porque tem opções de lazer com trilhas, piscina, pesqueiro e lindas cachoeiras em sua propriedade, além de restaurante próprio. Situada na estrada que liga Itutinga a Carrancas, ela está localizada a 2 km do centro da cidade.

Hospedagem
Pousada da Toca, um lugar tranquilo para curtir Carrancas – Foto: divulgação – Booking.com

Também na estrada principal, a 800 metros do centro, está a Pousada Luz do Sol. A hospedagem oferece estacionamento privativo e belas vistas do jardim e da cidade. Com piscina ao ar livre, ela não possui restaurante próprio, mas está próxima à região central onde se encontram as comodidades oferecidas pelo povoado.

Pousadas em Carrancas - Luz do Sol
Pousada Luz do Sol tem um charmoso ambiente para aproveitar – Foto: divulgação – Facebook

Já a Pousada Além das Formas dispõe de maior requinte e conforto, com foco nos chalés privativos e mobiliário de fino acabamento com peças artesanais feitas em bambu. Tudo isso para oferecer uma experiência diferenciada, que se torna ainda mais especial com um pomar e área de preservação ambiental. A pousada fica aproximadamente 2,5 km da entrada da cidade, para quem vem do município de Itutinga.

Pousada em Carrancas
Vista panorâmica da Pousada Além das Formas – Foto: divulgação – Booking.com

Por último, não podemos deixar de citar a Pousada Sete Quedas, possivelmente, com a maior infraestrutura de pousadas em Carrancas. Na localidade, situada a 3,5 km do centro, você encontra spa com piscinas naturais, chalés privativas e cachoeira exclusivas para os hóspedes. O restaurante inclui café da manhã em todas as diárias, o almoço e jantar são servidos com cardápio variado, além de grande carta de vinhos e cervejas artesanais.

Alimentação
Restaurante da Pousada Sete Quedas – Foto: divulgação

Veja todas as opções de pousadas em Carrancas aqui e escolha aquela que mais combina com o seu perfil.

Outras opções de hospedagem em Carrancas

Hotel fazenda em Carrancas
Hotel Fazenda Recanto da Serra em Carrancas – Foto: divulgação – Facebook

Além das pousadas, aqueles turistas que pretendem encontrar um único lugar para todo o passeio, podem optar, por exemplo, pelo Hotel Fazenda Recanto da Serra. Localizado ao pé da serra das Bicas, o local oferece estadia com meia pensão (inclui café da manhã e jantar) e tem jogos para crianças e adultos.

Há ainda opções de campings, chalés para alugar e sítios. E você já sabe onde se hospedar? Curta o passeio e aproveite também para visitar outras cidades de Minas Gerais que encantam pela sua bela e história.

Foto destacada: Luiz Garcia - Flickr (CC BY-ND 2.0)