InícioSanta CatarinaFlorianópolisPraia de Canasvieiras: o que fazer e onde hospedar

Praia de Canasvieiras: o que fazer e onde hospedar

A Praia de Canasvieiras é uma das regiões mais procuradas por turistas durante o verão. O bairro fica localizado ao norte da ilha de Florianópolis e possui boa infraestrutura e várias opções de hotéis, lojas e restaurantes.

Para ajudar você a entender melhor essa região, saber o que fazer e se vale a pena se hospedar nessa parte da cidade, escrevemos esse guia sobre o bairro de Canasvieiras.

Onde fica Canasvieiras

O bairro e praia de Canasvieiras ficam situados na região norte da ilha de Florianópolis, entre Jurerê e Cachoeira do Bom Jesus. Canasvieiras se encontra a 26 km do centro e 38 km do aeroporto.

Também está próximo à badalada Jurerê Internacional, à movimentada Praia dos Ingleses e à histórica Santo Antônio de Lisboa.

onde fica canasvieiras
Mapa de Florianópolis com os principais bairros turísticos

Praia de Canasvieiras

A praia de Canasvieiras é bonita, bem estruturada e com águas limpas. O local é muito apreciado por famílias, já que o mar é mais calmo e possibilita, inclusive, levar as crianças.

O maior destaque é a temperatura das águas. O mar das praias do norte da ilha são mais quentes que as do leste. Por isso, é o preferido dos turistas.

praia canasvieiras
Praia de Canasvieiras na média estação

Entretanto, como em todo o litoral catarinense, apenas durante o verão e os meses mais quentes de primavera e outono que a temperatura é ideal para mergulho no mar. Por isso, o turismo em Florianópolis é bastante concentrado no verão. Nessa época, Canasvieiras ganha mais vida, a praia enche, as ruas têm mais fluxo de pessoas e os restaurantes e bares ficam mais movimentados.

Parte dos turistas no período de alta temporada é composta por estrangeiros, já que Canasvieiras é um bairro muito procurado por viajantes da América do Sul, sobretudo argentinos, uruguaios e paraguaios.

O que fazer na praia de Canasvieiras

A principal atração do bairro é a praia, mas você encontrará outras atrações turísticas nas redondezas para aproveitar.

Ilha do Francês

ilha do frances florianopolis
Ilha do Francês pode ser acessada de caiaque – Foto: Adrenailha Florianópolis (CC BY-NC-ND 2.0)

A Ilha do Francês é uma pequena ilhota que se encontra em frente à praia de Canasveiras. Cerca de 1,1 km de distância.

A vegetação da ilha é típica da Mata Atlântica. O mar calmo é um oásis de tranquilidade em meio à agitação da praia de Canasvieiras durante a alta temporada.

Há vários barcos que fazem o trajeto até a ilha, como o Barco Pirata, que é o próximo item da nossa lista. Outra alternativa para você chegar até o local é de caiaque.

Barco Pirata

barco pirata florianópolis
Barco Pirata é famoso pela animação dos tripulantes – Foto: leaneske (CC BY-NC-ND 2.0)

O famoso passeio de Barco Pirata é algo presente em algumas cidades do litoral catarinense. Em Florianópolis, a embarcação sai do trapiche de Canasvieiras. Há mais de uma empresa oferecendo o serviço com opções de passeios de duas a cinco horas de duração.

Fortaleza São José da Ponta Grossa

Fortaleza São José da Ponta Grossa
Fortaleza São José da Ponta Grossa construída no século XVIII – Foto: Wikipédia (CC BY)

Essa atração não fica em Canasvieiras, mas é próxima. Para chegar até a Fortaleza São José da Ponta Grossa são apenas 8 km de distância. Construída entre 1740 e 1744, o objetivo do local era defender a cidade de invasões estrangeiras.

A fortaleza conta com grandes muralhas, três baterias de canhões, uma capela e uma exposição na Casa do Comandante.

O local ficou abandonado por muito tempo, porém foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 1938, e passou por restaurações a partir da década de 1970.

Jurerê Internacional

Jurerê Internacional
Jurerê Internacional vista do Morro do Forte – Foto: Wikipédia (CC BY)

No caminho para a Fortaleza São José da Ponta Grossa, você passa pelo bairro mais sofisticado de Florianópolis. Jurerê Internacional é um bairro planejado, bonito, arborizado, cheio de mansões e com uma bela praia. Durante a alta temporada, várias festas acontecem no bairro.

Onde hospedar na praia de Canasvieiras

Florianópolis é uma ilha extensa. O trajeto de norte a sul da ilha é longo, o que totaliza mais de 60 km e 1h30 de deslocamento de carro, sem trânsito. Por isso, escolher com cuidado a região onde se hospedar é importante.

As praias mais famosas e principais regiões para se hospedar estão no norte da ilha. Ingleses, Canasvieiras e Jurerê são as principais regiões onde o turismo de lazer se concentra. Em Florianópolis, os bairros não costumam ser interligados, por isso cada um possui um estilo e vida própria, com seu próprio centrinho comercial.

canasvieiras florianopolis
Praia de Canasvieiras é boa para banho – Foto: Leandro Kibisz (CC BY-SA 2.0)

Canasvieiras é um bairro muito procurado devido a seu custo-benefício. Não possui preços exorbitantes como Jurerê e, apesar de ser menor, é mais agradável que os Ingleses. O bairro tem muitas opões de hotéis e casas de temporada.

Hotel Palace 1 Canasvieiras

Uma opção interessante no bairro com bom custo-benefício é o Hotel Palace 1. Localizado à beira-mar da praia de Canasvieiras, o hotel é uma escolha para quem quer ficar de frente para o mar e em uma região muito agradável do bairro. Há vários restaurantes, bares e lanchonetes a poucos minutos de caminhada.

hotel em canasvieiras
Todos os quartos do Hotel Palace 1 Canasvieiras possuem varanda
nde ficar em canasvieiras
Quarto do Hotel Palace 1 é espaçoso

O hotel conta com mais de 30 quartos. Em todos, há varanda, ar-condicionado, frigobar e cofre. Além do quarto padrão (standard), que já é bem espaçoso, há opção da Suíte Luxo com Solário que possui uma varanda descoberta com duas espreguiçadeiras.

O hotel de quatro andares possui bonita piscina de borda infinita de frente para a praia. Também tem espreguiçadeiras.

Hotel Palace 1
Piscina de borda infinita do hotel de frente para a praia de Canasvieiras
Hotel Palace 1 Florianopolis
Cadeiras da área da piscina

No hotel, há um restaurante independente com preços razoáveis. O café da manhã, servido no local, não possui muitas variedades, mas é bem montado. Para saber preços de diárias, clique aqui.

hoteis em canasvieiras
Café da manhã do Hotel Palace 1 é regular
Hotel Palace 1 Canasvieiras
Café da manhã do Hotel Palace 1 Canasvieiras

Outras dicas de Florianópolis além de Canasvieiras

Agora que você já sabe tudo sobre a praia de Canasvieiras, veja nossos outras dicas sobre a cidade. Um bairro vizinho e ainda mais turístico é o Ingleses, veja o que fazer e onde ficar na Praia dos Ingleses.

Apesar das praias do norte serem as mais visitadas, a capital catarinense é uma ilha, possui diversas praias e atrações turísticas culturais. Para conhecer o que a cidade oferece de melhor, veja nosso texto sobre o que fazer em Florianópolis.

Felipe Zig
Felipe Zighttps://www.abraceomundo.com/
Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

3 COMENTÁRIOS

  1. Essas praias são ótimas mesmo, Isilda!
    Já ficamos hospedados no Hotel Canasvieiras In também. Ele possui um ótimo custo-benefício.

  2. Adorei as praias Canasvieiras e Jurerê praia do francês em Florianópolis essas praias não tem onda. Ficamos hospedados em Hotel Canasvieiras in HCI.muito bom

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui