InícioRio de JaneiroParatyPraia do Sono Paraty: um paraíso escondido em meio a Mata Atlântica

Praia do Sono Paraty: um paraíso escondido em meio a Mata Atlântica

A Praia do Sono é um lugar muito procurado por turistas que visitam a região de Paraty. Ela tem o seu charme por causa de suas águas serem “abraçadas” pela vegetação da Mata Atlântica.

A praia se chama assim porque suas grandes montanhas fazem com que o sol demore um pouco mais para aparecer, oferecendo um tempo de sono a mais para quem se encontra lá.

praia do sono RJ
Praia do Sono RJ – Foto: divulgação Camping e Chalé do Claudinho

Como chegar na Praia do Sono Paraty

A praia pode ser acessada por uma trilha, com alguns trechos bem íngremes, aclives e declives. A caminhada pode durar entre 1h e 1h30. Seu ponto de partida está localizado no Condomínio Laranjeiras, a 27 km do município de Paraty, sentido Ubatuba/SP. Caso necessite alugar um carro, faça um orçamento na RentCars o portal é seguro, possui diversas locadoras e ótimos preços.

Uma maneira mais tranquila de chegar à praia do Sono é fazendo o trajeto de barco. Os barcos saem do Condomínio Laranjeiras e o percurso é feito em 15 minutos.

praia do sono paraty
Praia do Sono Paraty, um cenário paradisíaco – Foto: icerulez AGT (CC BY-NC 2.0)

Onde comer na Praia do Sono

A praia costuma ser bem estruturada com quiosques e restaurantes, por isso não é necessário levar alimentos e bebidas. Uma sugestão é o Restaurante da Lindalva, que conta com self-service a quilo.

Outra opção são os pratos feitos onde você escolhe a opção de proteína: carne, frango, peixe e frutos do mar, tudo costuma ser fresco e caseiro.

A Casinha do Açaí é a opção para você se refrescar com um açaí. O lugar é rústico e charmoso, e ainda vende peixes frescos para assar na brasa.

Se quiser preparar a própria refeição, há alguns mercados pelas redondezas, vendendo itens básicos como ovos, pão e bebidas.

Quando ir à Praia do Sono

O verão é a melhor época para pegar praia no litoral sul fluminense devido ao clima quente, apesar de também ser a época com mais chuva. Por isso, essa é a época que a Praia do Sono é mais visitada.

Esse período de alta temporada, que também engloba os feriados, é quando os preços estão mais altos nas hospedagens, os restaurantes cheios e há dificuldade de encontrar vagas de estacionamento. Por isso, vale a pena reservar com antecedência sua hospedagem.

Onde repousar na Praia do Sono

A Praia do Sono não possui muitas opções de hospedagem, elas são simples, sem muito conforto e caras pelo que é ofertado. Por isso, grande parte dos turistas preferem se hospedar na cidade, onde há opções mais baratas e também mais confortáveis. Para conhecer as regiões da cidade e as melhores opções de pousadas leia nosso texto sobre onde ficar em Paraty.

Se você não se contenta em fazer um bate e volta e quer passar a noite em meio à natureza da Praia do Sono, veja as principais opções de hospedagens.

Flora Hostel Praia do Sono

Flora Hostel Praia do Sono
Flora Hostel Praia do Sono é uma opção econômica – Foto: divulgação

Uma das principais opções de hospedagem é o Flora Hostel Praia do Sono. O local possui quartos compartilhados e também tendas.

O hostel fica a 100 m da praia, com belos jardins e cercado pela vasta natureza. Sua decoração é rústica e simples, o que dá um certo charme ao local.

O hostel possui cozinha compartilhada, o que é ótimo para quem procura preparar a própria refeição.

Camping Marimbar

Camping Marimbar
O Marimbar é a principal opção para quem vai acampar – Foto: divulgação

Para quem pretende acampar, o Camping Marimbar é a principal opção. Há área de camping no gramado e também na areia. A hospedagem aluga barracas, empresta bomba de ar para encher colchões infláveis, conta com cozinha compartilhada e restaurante. Vale a pena você conferir nosso checklist do que levar para acampar.

Camping e Chalé do Claudinho

camping praia do sono
Chalé do Claudinho é simples, mas bem avaliado – Foto: divulgação

Uma opção pé na areia é o Camping e Chalé do Claudinho, com sua área de camping na própria praia. Os chalés também costumam não decepcionar para quem procura algo menos rústico. Apesar de simples, possuem banheiro privativo e são elogiados pelos hóspedes pela limpeza. O local também conta com uma cozinha compartilhada.

Casa Verde da Lindalva

praia do sono 

Casa Verde da Lindalva – Foto: divulgação Air BNB

Para quem busca alugar uma casa, a Casa Verde da Lindalva é a principal opção. A casa com sua fachada atraente e uma charmosa cozinha bem equipada, possui 3 quartos, 5 camas e acomoda até 8 pessoas. A varanda costuma ser a parte favorita dos hóspedes, com bela vista para a praia, ideal para juntar os amigos.

Entretenimento e diversão na Praia do Sono

A Praia do Sono é conhecida por proporcionar uma variedade de entretenimentos, além da beleza natural do mar e da Mata Atlântica. Aventura, trilhas e música ao vivo são os destaques para quem vem aproveitar até o último momento nesse paraíso.

Praias e Cachoeiras próximas a Praia do Sono

Você poderá conhecer outras praias e cachoeiras paradisíacas, como a dos Antigos e Antiguinhos, considerada uma das melhores praias do Brasil em 2009 pelo guia Quatro Rodas. A trilha até a Praia dos Antigos possui 1 km de extensão e é indicada por uma placa próximo ao Rio do Sono. A trilha começa com um aclive bem íngreme e depois uma descida bem mais tranquila. Seguindo mais 10 minutos de caminhada, você chega à Praia dos Antiguinhos.

Outro trecho de trilha te leva a Praia da Ponta Negra. O local possui mar agitado, mas vale a visita devido a tranquilidade, já que é um local mais isolado. A trilha até a Praia da Ponta Negra possui 3,8 km de extensão, o que corresponde a cerca de 1h30 de caminhada. Outra opção é fazer o trajeto de barco.

Outro local a ser visitado é a Cachoeira do Saco Bravo, uma piscina natural de frente para o mar que possui um visual deslumbrante. O cenário é ideal para fotografar, fazendo valer as 2h de caminhada até lá. A trilha não é das mais simples e passa por um trecho de mata, por isso é indicado contratar um guia para não correr o risco de se perder entre os vários trechos com subidas e descidas. Também é aconselhável verificar com os barqueiros a condição da maré, pois pode ser perigoso ficar na piscina natural em condições de mar agitado.

A emoldurada Cachoeira das Galhetas é outra opção que pode ser visitada. Há uma pedra que forma duas quedas d’água refrescantes. A trilha pras Galhetas inicia na Praia dos Antiguinhos, passando o rio, você já está lá. Por ser um caminho cheio de barrancos, raízes e pedras soltas, é aconselhável estar bem disposto e alimentado para chegar até lá.

Entretenimento noturno na Praia do Sono

Não só de natureza vive a Praia do Sono. O local também conta com vida noturna. Há dois barzinhos com música ao vivo, uma ótima pedida para quem gosta de curtir a praia à noite. A Praia do Sono também é um local muito procurado durante a virada do ano. O Reveillón costuma ser bem badalado com festas, queima de fogos e muita música ao vivo.

Essas foram as sugestões para você aproveitar bem o seu dia nesse lugar encantador. Entretenimento, descanso, tranquilidade não vai faltar, para sua viagem ficar marcado em sua memória.

Texto escrito por Érick De Souza Viana, estudante de jornalismo e morador de Paraty. Edição e atualização do texto: Felipe Zig

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui