InícioÁsiaTurquiaPrincipais pontos turísticos da Turquia

Principais pontos turísticos da Turquia

Os pontos turísticos da Turquia são bastante diversificados. O país possui desde piscinas naturais intrigantes a ruínas históricas de várias civilizações. Por isso, a Turquia é um ótimo destino para viajar.

O país é bonito e desenvolvido, o que, normalmente, surpreende os turistas. As cidades costumam ser limpas e organizadas, com ótimos preços; porém, o que chama a atenção mesmo são suas atrações. Os pontos turísticos da Turquia são, realmente, muito interessantes. Por isso, quando se pensa em o que fazer na Turquia, o que não falta são lugares interessantes para visitar.

Leia também: A Turquia é barata? Quanto custa uma viagem à Istambul?

Pontos turísticos da Turquia

Veja agora a lista que separamos com os principais pontos turísticos da Turquia.

Hagia Sophia

Visitar a Basília de Santa Sofia, é o primeiro item da lista de o que fazer na Turquia

O ponto turístico da Turquia mais famoso é Hagia Sophia em Istambul. A Basílica de Santa Sofia foi construída no século 6 pelo imperador Justiliano, quando a cidade era chamada de Constantinopla.

A basílica é considerada uma obra prima da arquitetura bizantina e um projeto muito arrojado de engenharia para a época.

O interior é o que mais chama atenção, por causa de sua decoração, iluminação e grandiosidade. A cúpula principal possui 56 metros de altura.

Mesquita Azul

Mesquita azul vista de fota
Mesquita Azul em Istambul – Foto: Pixabay

A mesquita mais famosa e bonita da Turquia é a Mesquita Azul, em Istambul. Construída entre 1609 e 1616, ela foi projetada para ter tamanho equivalente a Hagia Sophia.

O nome da mesquita é devido ao fato de ter mais de 20 mil azulejos azuis colorindo a cúpula e parte superior da mesquita.

Cruzeiro no estreito do Bósforo

principais pontos turísticos turquia
Cruzeiro no estreito de Bósforo em Istambul – Foto: Guillén Pérez (CC BY-ND 2.0)

Istambul é a maior cidade da Turquia e a mais turística. O estreito de Bósforo é o que separa a cidade em duas partes, uma fica no lado europeu e outra no lado asiático. Nesse local é possível fazer passeio de barco e ver a cidade de outro ângulo.

Voo de balão na Capadócia

o que ver e visitar na turquia
Voo de balão na Capadócia – Foto: Dan (CC BY-SA 2.0)

A Capadócia é uma região bastante famosa da Turquia. Nesse local há formações rochosas únicas. Existem alguns vales com rochas em formatos muito peculiares, algumas inclusive, que lembram animais.

Na Capadócia também há igrejas escavadas na rocha e até cidades subterrâneas. Apensar de todas essas atrações, nada é mais famoso e cobiçado do que o voo de balão. Por isso, quando se fala em o que fazer na Turquia, muita gente já pensa nesse passeio.

O voo de balão é muito popular entre turistas, por isso há muitos balões. Com isso, o céu da Capadócia fica colorida. As formações rochosas mais o colorido dos balões deixa o cenário incrível.

Para conhecer mais sobre a Capadócia leia o texto: Guia completo da Capadócia: quando ir, o que fazer, onde ficar.

Piscinas naturais de Pamukkale

paisagens turquia
Piscinas naturais de Pamukkale

As piscinas naturais de Pamukkale formam o cenário mais bonito e curioso da lista. Dentre os pontos turísticos da Turquia, as piscinas de Pamukkale são, sem dúvida, o mais bonito de todos.

Ninguém passa despercebido às fotos dessas fantásticas piscinas naturais, também conhecidas como castelos de algodão.

Além das piscinas, o local ainda conta com as ruínas da cidade histórica de Heliópolis e uma outra piscina que, segundo a lenda, foi construída a pedido Cleópatra, a  rainha do Egito.

O problema de Pamukkale é que as piscinas estão secando e agora apenas uma pequena parte possui água.

Litoral e praias

pontos turísticos da Turquia

Muita gente não sabe, mas a Turquia possui bonitas praias. A Turquia possui mais de 8.000 km de litorais que são banhados por dois mares: Mar Negro e Mar Mediterrâneo.

Entretanto, apenas a parte do Mar Mediterrâneo é bonita e possui um clima mais agradável para aproveitar a praia. A região costeira mais bela e turística é a Riviera Turca, local onde se concentram pequenas e charmosas cidades como Kas e Kalkan. Ainda há cidades um pouco maiores como Fethiye, Bodrum e Marmaris que é de onde saem os cruzeiros de gulet, pequenos barcos de madeira típicos da Turquia.

Para conhecer as cidades, praias e mais dicas dessa região leia Riviera Turca e os incríveis destinos de praia da Turquia.

Ruínas de Éfeso

destinos turísticos turquia
Biblioteca de Celso em Éfeso – Foto: Clark & Kim Kays (CC BY-NC-ND 2.0)

Quando falamos de lugares históricos, precisamos dar um destaque para Éfeso. A antiga cidade que virou ruínas, foi capital de vários impérios e relevante centro comercial da antiguidade.

Esse é o mais importante sítio arqueológico da Turquia, por isso não podia faltar na lista dos principais pontos turísticos da Turquia.

Além das ruínas, em Éfeso também encontra-se a Casa da Virgem Maria, que segundo a tradição oral, foi onde mãe de Jesus viveu seus últimos anos.

Mausoléu de Atatürk

locais turisticos turquia
Mausoléu de Atatürk em Ancara – Foto: Rafaela Ely (CC BY 2.0)

Ancara é a capital da Turquia e segunda maior cidade do país. A cidade possui museus e parques. Porém, quando se pensa em o que fazer na Turquia, quase ninguém lembra de Ancara. Porque a cidade, compara com as demais, possui atrações turísticas menos interessantes.

A principal atração da cidade é o Mausoléu de Atatürk. Desconhecido da maioria dos estrangeiros, Mustafa Kemal Atatürk foi quem fundou a República da Turquia após o fim do Império Otomano. Como primeiro presidente, ele fez várias reformas e é considerado como pai dos turcos.

No Mausoléu de Atatürk ainda é possível ver a troca da guarda. Outro fato interessante é que o mausoléu foi construído no topo de uma colina, por isso ele pode ser vista de várias partes da cidade.

E aí, ficou atraído pelos pontos turísticos da Turquia? Veja então quanto custa viajar para Turquia. O país é considerado um destino barato.

Foto de capa de: Istambul - Foto de: Casal Partiu (CC BY-SA 2.0)
Felipe Zighttps://www.abraceomundo.com/
Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui