InícioUncategorizedQual o melhor site para reservar hotel? Dicas e advertências

Qual o melhor site para reservar hotel? Dicas e advertências

A escolha do hotel é uma das decisões mais importantes para uma viagem! Por isso, é importante pesquisar bastante antes de se decidir. Contudo, entre tantas opções, como escolher o melhor site para reservar hotel? Vamos lhe ajudar!

Na internet, há um grande número de empresas que ofertam hospedagens, mas nem todas são boas opções. Então, para decidir entre Booking, Hoteis.com, Trivago ou, até mesmo, o site próprio do hotel, é importante conhecer cada um deles e entender as peculiaridades. Confira neste texto! 

Sites para reservar hotéis são confiáveis?

Sim, eles são confiáveis, pode ficar tranquilo! Além disso, são as melhores opções para programar suas viagens com antecedência e conseguir o melhor valor para hospedagens. No entanto, nem todos os sites são confiáveis ou vantajosos. Então, separamos três das empresas mais conhecidas do ramo e vamos falar das vantagens e desvantagens de cada uma.

Booking: A melhor opção!

site para reservar hoteis
Site para reservar hotéis – Foto: Site Booking.com

De antemão, já destacamos que o Booking é o melhor site para reservar hotel, tanto em variedade de hospedagens quanto em valores. É o site favorito dos brasileiros e não é à toa! Além de ofertas, a plataforma também oferece atendimento 24 horas, preços atraentes e uma ótima navegabilidade. 

Conheça o Booking

Hoje, o Booking é o maior site de reservas do mundo! Ele foi fundado na Holanda, há mais de 20 anos, e está presente em mais de 200 países. A plataforma oferece atendimento em 43 idiomas para milhões de viajantes mensalmente. 

O Booking possui mais de 28 milhões de anúncios em seu site, desde acomodações mais baratas até as mais luxuosas. Além das reservas de hotéis, é possível contratar resorts, casas por temporada, hostels, pousadas, etc. O catálogo de opções é enorme!

Por que é a melhor opção?

À primeira vista, a plataforma do Booking é bastante intuitiva e possui uma excelente navegabilidade. O site é todo em português e permite pesquisar por cidade, país ou diretamente pelo nome do hotel desejado. Há ainda a possibilidade de refinar a busca adicionando vários filtros, como bairro, comodidades, avaliações, entre muitos outros. As páginas carregam rápido e o próprio site possui comunidades para os viajantes trocarem experiências.

O atendimento ao cliente é feito pelo próprio Booking, ou seja, mesmo que ocorra algum problema com o hotel contratado, você irá recorrer à plataforma de venda. Nas avaliações, há pessoas muito satisfeitas com o atendimento e outras, nem tanto.

Algo bem legal é que o cliente que contratar 5 reservas pela plataforma, num período de 12 meses, se torna um cliente Genius, e isso dará acesso a descontos exclusivos no site. O Booking possui também ofertas relâmpago, além de descontos, muitas vezes, maiores que o da concorrência. Então, de modo geral, o preço das hospedagens é mais em conta do que na concorrência. 

Grande parte das acomodações oferecidas pelo Booking possuem avaliações de outros clientes que já contrataram o serviço, o que ajuda muito na hora de decidir. São centenas ou até milhares de avaliações em várias hospedagens. Então, antes de fechar com o hotel, se atente sempre as avaliações da acomodação. 

Hoteis.com: Facilidade no pagamento

melhor site de hotel
Foto: Site Hoteis.com

A Hoteis.com é mais uma das grandes empresas do ramo. Há alguns anos, ela atua no Brasil e faz parte do grupo Expedia, juntamente à Trivago e outras empresas do setor de turismo. 

Uma grande vantagem da Hoteis.com é que a plataforma permite o parcelamento da reserva em até 12 vezes sem juros no cartão de crédito, o que ajuda em planejamentos a longo prazo. Sem contar que o pagamento é feito em reais, ou seja, não está sujeito a variações do câmbio e não tem cobrança de IOF, imposto sobre compras internacionais. 

Outro ponto positivo da Hóteis.com é um programa de fidelidade, no qual a cada dez hospedagens compradas pela plataforma, o cliente ganha uma. O cálculo do valor da hospedagem ganha é feito a partir de uma média dos preços das outras dez hospedagens compradas, sendo assim, é possível que você tenha que complementar o valor dessa hospedagem grátis, caso seja acima da média. 

Importante se atentar, pois nem todas as hospedagens fazem parte deste programa de fidelidade, mas, no geral, o número é bem grande. Ou seja, para os viajantes de carteirinha, essa promoção pode significar uma boa economia.  

Além da décima primeira hospedagem grátis, quem faz parte do plano de fidelidade da Hotéis.com também tem acesso a descontos exclusivos. Para ter acesso a isso, é preciso apenas se cadastrar no site da empresa.

Há, ainda, flexibilidade no cancelamento, tendo inclusive várias opções nas quais esse procedimento é gratuito.

Trivago: opção para quem busca um comparativo de preços

melhor site de hoteis
Foto: Site Trivago

O Trivago está no mercado desde 2005 e é uma empresa de origem alemã, mas que foi comprada pela Expedia, empresa americana que também é dona da Hoteis.com entre outros empreendimentos de viagens.

Por ter investido pesado em publicidade na TV, acabou ganhando bastante popularidade no Brasil, então é bem provável que o nome venha à mente do cliente ao pensar em empresas desse ramo.

Ao contrário do que se pode imaginar, o Trivago não é um site para venda de reservas, é apenas um comparativo de preços. Funciona da seguinte maneira: você pesquisa por uma localidade ou hotel e a plataforma mostra as ofertas de diversos sites para você comparar os preços. Sendo assim, não é possível comprar uma reserva direto no Trivago, você sempre será direcionado para o site de origem e poderá fechar a compra lá. 

Vale a pena?

Esse site pode ser uma boa opção para você poder ter uma ideia dos valores de hotéis de uma região, mas um ponto negativo do Trivago é que o valor do mesmo hotel não costuma variar muito, ou seja, ela vai mostrar valores do mesmo hotel em diversos sites, mas não costumam variar muito, então nem sempre vale a pena procurar por lá. 

Outro ponto negativo é, já que a plataforma não faz reservas, ela precisa lucrar de alguma forma, correto? Então, ela lucra ganhando comissão em cada hospedagem fechada, mas, para isso, o Trivago embute o valor da sua própria comissão no valor anunciado. Sim, o cliente paga pela comissão da Trivago, sendo assim, raramente o valor será menor lá.

No Trivago, ainda não há programa de fidelidade e nem de descontos. Pode até acontecer da plataforma negociar com um hotel um valor diferenciado, mas não é tão comum assim. Logo, o Trivago, apesar da popularidade, não é a melhor opção. 

Site do próprio Hotel: vale a pena?

melhor site de reservas de hotel
Reservar diretamente com o hotel pode ser uma alternativa – Foto: Pixabay

Já sabe o hotel que deseja ficar? Então pode surgir a dúvida: por que não contratar direto com o próprio hotel? E, de fato, essa é uma opção viável. Os sites de reserva e comparativos ajudam muito quem precisa decidir onde ficar, mas, para quem já escolheu seu destino, é possível comprar direto do próprio hotel.

Não é de se esperar que o site de um hotel seja tão bom quanto o de uma gigante internacional e o mesmo pode ser dito sobre o atendimento ao cliente, mas se isso não incomodar, é uma possibilidade para o cliente que tem um pé atrás com plataformas de reservas. 

Em tese, o preço poderia ser mais em conta comprando direto do hotel, uma vez que ele não terá gastos com comissão para o site que hospedar seu anúncio, mas a realidade é que na maioria das vezes não vemos isso. Geralmente o preço é a mesma média dos sites especializados, podendo ser até mais caros. 

Minha dica para o cliente que optar por esse meio é que entre em contato com o hotel, veja os preços e condições e, após isso, confira nos sites de reserva, pois há uma grande possibilidade que esteja mais barato, além do atendimento e da forma de pagamento, que podem ser mais abrangentes. 

Afinal, qual o melhor site para reservar hotel?

qual o melhor site para reservar hote
Qual o melhor site para reservar hotel? – Foto: Aplicativo Booking.com na Play Store

Resumindo, as plataformas têm funcionalidades e condições diferentes, então cada cliente pode gostar mais ou menos de cada serviço. De forma geral, o Booking é o mais completo e, portanto, é a nossa recomendação. Além de ser o melhor preço na maioria dos casos, ele também conta com um atendimento eficiente, programas de desconto e grande variedade de hospedagens, o que o coloca alguns passos à frente da concorrência.

O Hoteis.com também é uma alternativa muito válida, que possui ofertas e preços bem vantajosos, assim como a décima primeira hospedagem gratuita. Assim como uma forma de pagamento diferenciada, sendo assim, também vale uma conferida antes de se decidir definitivamente. 

Já o Trivago e os sites próprios de hotéis não são as melhores opções, mas também podem encontrar seu público. O Trivago pode servir como um comparativo para ter ideia dos valores de reserva em determinada cidade, por exemplo. Já os sites próprios podem oferecer, mesmo que raramente, ofertas diferenciadas das plataformas de reserva.

Em suma, se você está com tempo de sobra e quer se certificar do que está contratando, vale a pena dar uma olhada em todos os sites, comparar valores e só então se decidir. Mas se você quer ir direto ao ponto, vá direto ao Booking. 

Sheila Silva
Sheila Silva é jornalista, escritora e amante das palavras e da vida em movimento! Mineira de carteirinha, nascida no interior e residente na capital, nunca perde a chance de uma nova aventura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui