InícioEuropaPortugalLisboa é cara? Veja quanto custa uma viagem para Portugal em 2021

Lisboa é cara? Veja quanto custa uma viagem para Portugal em 2021

Quanto custa uma viagem para Portugal? Essa pergunta é uma dúvida comum entre várias pessoas que planejam viajar para o pequeno país europeu. Com cidades interessantes, vários museus, regiões históricas e o mesmo idioma, Portugal se tornou um país muito procurado por brasileiros.

Lisboa é cara?

Portugal é considerado um país barato na zona do Euro. Entretanto, devido ao câmbio Euro x Real, a viagem acaba se tornando mais cara. Apesar de o país ser pequeno, há variações de preços entre diferentes cidades turísticas.

Por ser capital, centro financeiro e turístico de Portugal, Lisboa é a cidade mais cara a ser visitada. Mesmo assim, se comparada a outras capitais europeias, como Londres, Amsterdã e Paris, a cidade pode ser considerada barata.

Quanto custa uma viagem para Portugal?

Vamos agora falar dos principais gastos de uma viagem para você saber quanto custa viajar para Portugal.

Quanto custa viajar para Portugal
Lisboa – Foto: Photo by Sinval Carvalho on Unsplash

Quanto custa viajar para Portugal: PASSAGEM AÉREA

Há dois fatores que contribuem para os custos das passagens aéreas. O primeiro fator é a proximidade, visto que Portugal é o país europeu mais próximo ao Brasil. Além disso, devido à relação Brasil-Portugal, há boa oferta de voos para o país.

A companhia aérea portuguesa TAP faz voos diretos de Portugal para algumas cidades brasileiras. A Azul também faz voos diretos para Portugal. Esses dois fatores, aliados à oferta de outras companhias aéreas europeias que voam para Portugal com escala em outros países, permitem encontrar passagens baratas para o país.

Lisboa é a cidade que recebe a maioria dos voos internacionais. Porém, se você já estiver na Europa, encontrará preços baixos em voos dentro da União Europeia, uma vez que Porto recebe muitas companhias low-coast.

Um voo São Paulo – Lisboa custa, em média, 550 euros. Abaixo, veja os valores de passagens para os próximos meses:

Vale lembrar que os valores das passagens podem mudar consideravelmente conforme o período da viagem. No inverno do hemisfério norte e em parte dos períodos de primavera e outono (novembro a abril), quando é baixa temporada, você encontrará várias promoções de passagens, que podem diminuir o valor substancialmente. Por outro lado, julho é alta temporada e as passagens costumam ficar mais caras.

Quanto custa viajar para Portugal: HOSPEDAGEM

Hospedagem Lisboa
Hotel Ibis Lisboa Parque das Nações – Foto: Booking.com

A hospedagem é o segundo ou, muitas vezes, o primeiro item mais caro em uma viagem. Diferente de outras cidades europeias, como Paris, Veneza e Amsterdã, onde a hospedagem é muito cara, você encontrará várias opções de hotéis com bom custo-benefício em Portugal.

Em Lisboa, a hospedagem é mais cara que na média do país. Um hotel 3 estrelas bem localizado, como o Hotel Ibis Lisboa Parque das Nações, custa, em média, 90 euros. Já um 5 estrelas, como o Palácio do Governador, custa 250 euros. Vale lembrar que os valores podem variar bastante entre baixa e alta temporada. Para ver mais opções de hotéis e os preços das diárias, clique aqui.

quanto custa uma viagem para portugal
Um dos locais mais visitados pelos turistas é Porto – Foto: Imagem de Philip Miles por Pixabay

Porto tem preços similares a Lisboa. Na verdade, até mais altos se analisarmos apenas os bairros históricos mais procurados pelos turistas. Para conhecê-los, leia nosso texto sobre onde ficar no Porto.

As demais regiões de Portugal têm valores menores de hospedagem. As cidades turísticas de Braga, Coimbra e Aveiro possuem preços de hospedagem menores. As diárias custam cerca de 70 euros.

Quanto custa viajar para Portugal: TRANSPORTE

aluguel de carro portugal
Rent Cars é uma opção para aluguel de carro em Portugal – Foto: página inicial do site

As duas maiores cidades de Portugal, Lisboa e Porto, possuem metrô, uma forma rápida e barata para se deslocar pela cidade. O metrô de Lisboa custa 1,50 euro e percorre grande parte dos bairros.

Já o metrô de Porto, os preços são similares e variam de acordo com o trajeto. Contudo, o caminho é menos extenso. Em ambos os casos, os metrôs chegam até o aeroporto, porém a tarifa é mais alta para percurso.

Uma opção que pode valer a pena para quem vai se deslocar muito é comprar o ticket diário que custa equivalente a 4 ou 5 passagens.

Vale lembrar que mesmo onde não há catraca, como em várias estações do metrô do Porto, é preciso comprar a passagem e validar o passe na estação ou dentro do veículo. Caso você não faça isso, pode pagar uma multa alta. Alguns turistas esquecem de validar seu passe e acabam pagando multa de 60 euros.

Portugal também conta com Uber. Para trajetos pequenos, é uma boa opção de deslocamento, já que as corridas não são caras e custam a partir de 4 euros.

Transporte entre cidades

Comboio Portugal
Comboio – Imagem de Frank Nürnberger por Pixabay – com acréscimo de logomarca

Portugal é um país pequeno. Por isso, é possível visitar várias cidades em uma mesma viagem. Também não é comum viajar de avião na parte continental de Portugal. Há apenas 4 aeroportos: Lisboa, Porto, Breja e Faro (Algarve).

O único trajeto comum para viajar de avião é Porto – Faro, que corresponde a 550 km por terra. Esse trajeto não costuma ser caro, pois companhias low-coast, como a Ryanair, fazem a rota.

O meio de transporte mais utilizado para viagens dentro de Portugal é o trem, chamado de comboio por lá. Viajar de trem é seguro, prático e confortável. Para saber os preços e os horários, acesse o site Comboios Portugal. As passagens são vendidas com até 2 meses de antecedência e vale a pena comprar assim que começam a ser comercializadas, pois, nestes momentos, há promoções.

Viajar de carro por Portugal

Viajar de carro não é a opção escolhida pela maioria dos turistas, principalmente, pelo fato de o transporte público ser eficiente. Além disso, não é fácil estacionar próximo às atrações turísticas das maiores cidades.

Entretanto, caso queira fazer um trajeto parando em vários destinos, pode ser uma opção. De Lisboa ao Porto é possível parar em lugares interessantes como Santuário de Fátima, Batalha e Coimbra. Veja aqui preços de aluguel de carro em Portugal.

Quanto custa viajar para Portugal: ALIMENTAÇÃO

quanto custa uma viagem para portugal ida e volta
Pastel de Nata – Imagem de Matija Tunjic por Pixabay

A alimentação é outro quesito que pode ser considerado barato. Se compararmos os valores com restaurantes de países como Inglaterra, França e Holanda, podemos dizer que refeições em Portugal são baratas.

Lisboa é mais cara que as demais cidades de Portugal, mesmo assim, você encontra restaurantes com refeições a partir de 20 euro. Ou um jantar para duas pessoas com vinho da casa por 60 euro.

Já em Porto ou outras cidades, os valores são ainda menores. É possível encontrar refeições em restaurantes econômicos por 15 euro ou até menos.

Vale a pena ressaltar que Portugal é um grande produtor de vinho. Por isso, você encontra vinhos com bons preços nos supermercados e restaurantes. O único vinho com preço mais alto é o Vinho do Porto. Se você visitar a cidade que deu nome à bebida, é possível visitar as caves de vinho do Porto com direito à degustação.

Outra fama de Portugal são os doces. O mais famoso é pastel de nata, chamado no Brasil de pastel de Belém. A iguaria custa 1,50 euro.

Seguro viagem

seguro viagem portugal
Faça a cotação do seguro viagem – Foto: site da Seguros Promo

Quando se avalia quanto custa uma viagem para Portugal, muitas pessoas esquecem de contabilizar o seguro viagem. Esse é um item obrigatório para turistas que desembarquem nos países membros da União Europeia.

Segundo o Tratado de Schengen, é obrigatório contratar um seguro que cubra gastos médicos e hospitalares no valor mínimo de 30.000 euros.

Caso você ainda não tenha contratado seu seguro, recomendamos fazer uma cotação no Seguros Promo. Essa é uma plataforma confiável que faz uma busca por preços e tipos de cobertura nas principais seguradoras.

No Seguros Promo, você paga em reais, pode parcelar em 12 vezes sem juros ou pagar em boleto e ganhar 5% de desconto. Como somos parceiros da empresa, utilizando o cupom ABRACEOMUNDO5, você ganha mais 5% de desconto.

Quanto custa viajar para Portugal: ATRAÇÕES TURÍSTICAS

atracoes turisticas portugal
Oceanário de Lisboa é uma das atrações mais caras para visitação – Foto: Imagem de Wallace Damião por Pixabay

Esse é um item que varia bastante. No geral, as atrações turísticas de Portugal não são caras. Há locais que cobram até 5 euros para entrada. Entretanto, há outros bem mais caros como o Oceanário de Lisboa que custa 19 euros.

Para quem pretende visitar várias atrações turísticas, vale a pena comprar o Lisboa Card que dá acesso a várias atrações turísticas e ao sistema de transporte da cidade. Há passes de 24, 48 ou 72 horas que custam a partir de 20 euro.

Lisboa é a cidade com mais atrações turísticas. Por isso, é a cidade onde se gasta mais. Já Porto, são menos locais a serem visitados, mas alguns deles custam mais de 8 euros.

Afinal, quanto custa uma viagem para Portugal?

A melhor forma de definir o valor de uma viagem é saber qual a média de gastos diários. Segundo o site Budget Your Trip, a média de gastos diários em Portugal é de 108 euros. O mesmo site diz que uma viagem econômica, tipo mochileira, custaria, diariamente, 44 euros. Já uma viagem de luxo custaria, diariamente, 253 euros. Os valores são por pessoa e é apenas uma estimativa feita pelo site para ajudar as pessoas a planejarem suas viagens.

Ainda é preciso contabilizar a passagem aérea que custa cerca de 550 euros.

quanto custa uma viagem para portugal
Imagem de amurca por Pixabay

Dicas sobre como economizar na viagem a Portugal

Agora que você já sabe quanto custa uma viagem para Portugal, veja algumas dicas para economizar e reduzir o valor total gasto.

Quanto custa uma viagem para Portugal ida e volta
Quanto custa uma viagem para Portugal ida e volta – Imagem de Philipp Weber por Pixabay – com acréscimo de logo

Fuja da alta temporada

Como qualquer lugar do mundo, os preços de passagens aéreas e hotéis são mais caros na alta temporada. Por isso, o recomendado é evitar viajar entre julho e agosto. Assim, você poderá fugir do período mais cheio e caro do ano.

Vale também lembrar que o clima de Portugal varia bastante ao longo do ano. No inverno (dezembro a março), as temperaturas estão mais baixas, podendo chegar a 5 °C no norte do país, como na cidade de Porto. Por isso, se viajar nessa época do ano, saiba que enfrentará temperaturas mais baixas e as atividades ao ar livre podem não ser muito agradáveis.

Escolha o hotel e reserve com antecedência

O hotel é um dos itens que mais pesa na viagem. Vale a pena ter atenção na hora de escolher. Há hotéis com ótimos preços, mas que ficam mais afastado das regiões turísticas. Essa pode ser uma opção para gastar menos e ficar em um local confortável. Por outro lado, é necessário lembrar que você vai gastar mais com o transporte.

Em Lisboa, o hotel Duplo Charme Boutique Hotel e o Holiday Inn Express – Plaza Saldanha oferecem ótimo custo benefício. Em Porto, se você atravessar o rio estará em Gaia, outra cidade, mas você nem vai reparar. Por lá, há hotéis mais baratas. Veja opções e preços aqui.

Se você estiver viajando na alta temporada ou durante feriados, é necessário reservar com antecedência. Os hotéis com melhor custo-benefício são os primeiros a ficarem cheios. Para ver hotéis em promoção em Lisboa, clique aqui.

Passe de transporte público

Se você decidir ficar em uma região mais afastada, então utilizará bastante o transporte público. Por isso, pode valer a pena comprar os passes diários que permitem usar à vontade o metrô e o ônibus.

Chip de internet 4G

chip portugal
Confira as opções de planos – Foto: site da America Chip

Agora, vamos falar de economia de tempo, o que pode fazer seu dia render mais. Um chip de internet no seu celular ajudará de várias maneiras e não deixará com que você fique perdido pela cidade.

Com o Google Maps, ache os caminhos e recorra ao Google sempre que quiser conferir o horário de funcionamento de alguma atração turística. Para não chegar na hora que o museu está fechando, por exemplo. Como diz aquela famosa expressão “tempo é dinheiro”.

Para ter internet no seu celular, recomendamos comprar o chip da America Chip. A empresa vende chips com internet 4G para Europa. Eu já usei o serviços deles e recomendo. Possuem preços abaixo da média e o chip para Europa deles funciona bem.

Para conhecer outras empresas que vendem, como funciona e valores, leia nosso texto sobre chip internacional.

Tours gratuitos em Lisboa e Porto

guia turistico portugal
Passeios guiados são alternativas para conhecer o local – Foto: Imagem de Free-Photos por Pixabay

Há alguns tours gratuitos em Portugal. Se você quiser conhecer mais a cidade e contar com a explicação de um guia local pode fazer um desses tours gratuitos, que não possuem preço fixo e, se você gostar do guia, decidirá o valor que pagará de acordo com seu grau de satisfação.

Em Lisboa, há algumas opções, como o tour gratuito ao centro, outro no célebre bairro de Belém e também ao bairro Alfama, um dos mais antigos da cidade famoso pelas casa de fado. Todos esses tour duram de 2h30.

Já em Porto, há um tour gratuito pelo centro, um tour gratuito de arte de rua e um sobre Harry Potter, já que a autora dos livros, J. K. Rowling, se inspirou em locais da cidade para escrever a obra.

Vale dizer que a Civitatis vende ingressos e passeios em reais. Dessa forma, pode ser uma boa alternativa para evitar a imprevisibilidade do câmbio e para não precisar pagar o 6,38% de IOF presente em todas as compras com cartão de crédito em moeda estrangeira.

Civitatis Portugal
Confira os destinos para Portugal na Civitatis – Foto: site da empresa
Felipe Zighttps://www.abraceomundo.com/
Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui