InícioRio Grande do NortePipaRestaurantes em Pipa, conheça 20 opções

Restaurantes em Pipa, conheça 20 opções

A gastronomia em Pipa é diversificada e atende muito bem qualquer tipo de paladar. A culinária regional e nacional estão presentes, assim como a cozinha internacional. 

Normalmente, no almoço as pessoas comem nos passeios ou nas barracas de praia e no jantar enchem os restaurantes em Pipa, principalmente os do centrinho.

Restaurantes em Pipa

Durante o tempo que estivemos na vila, conhecemos vários restaurantes em Pipa e é isso que abordaremos nesse texto. 

Dividimos os restaurantes nos seguintes tópicos: restaurantes no centrinho, restaurantes com estrutura para day use, barracas de praia, sorveterias, cafeterias e tour gastronômico no barco. 

Restaurantes no centrinho de Pipa

A maior concentração de restaurantes, bares, cafés e sorveterias encontra-se no centrinho de Pipa. 

A Avenida Baía dos Golfinhos e as ruas perpendiculares a ela são os principais destinos para os visitantes no jantar. 

À noite, as ruas ficam movimentadas, muitos restaurantes e bares possuem música ao vivo e o centro adquire vida e animação.

Trio Restô e Grill

restaurantes em pipa
Pratos bonitos e deliciosos do Trio Restô e Grill

O Trio Restô e Grill foi fundado em 2019 por três amigos. O restaurante é pequeno, mas possui um ambiente bem agradável. Além disso, conta com uma ótima avaliação no TripAdvisor.

O cardápio do Trio Restô e Grill é diversificado e composto por risotos, massas, carnes, peixes e frutos do mar. Os risotos são o carro chefe da casa.

Experimentamos brusquetas de entrada e dois pratos principais. O primeiro prato, intitulado Terra e Mar (foto de capa), era composto de um torneador de filé mignon, camarões e vegetais regados com azeite trufado. O segundo foi um risoto de polvo e camarão. Os dois pratos possuíam uma apresentação bem bonita e estavam deliciosos! 

O grande destaque foi a textura do polvo que estava perfeita. O melhor polvo que já comemos!

O Trio Restô e Grill é o primeiro da nossa lista, pois foi um dos melhores restaurantes em Pipa que jantamos.

Funcionamento: 5ª a 3ª das 18 às 23 horas. Fechado na quarta.

Endereço: Rua do Céu, 25. 

Instagram do Trio Restô e Grill

Espaço Lampião

restaurantes em pipa brasil
Almoço no Espaço Lampião com vista do mar

O Espaço Lampião é um restaurante luso-brasileiro e possui uma cozinha diversificada, composta por peixes, carnes e massas. O seu carro chefe é o filé de peixe com camarão.

O restaurante possui um ambiente agradável e uma decoração charmosa da loja Gatos de Rua. Durante o dia, a vista do mar e a brisa tornam o almoço mais prazeroso. À noite, as luzes, as cores e a música ao vivo tornam o jantar encantador. 

O Espaço Lampião oferece, de entrada, chips de batata doce com molho como cortesia aos seus clientes.

Experimentamos o filé de peixe com camarão, que tem o toque especial do molho de tamarindo, e o peixe na falésia, que vem embalado na folha de bananeira. O peixe na falésia é um prato mais diferente e composto por filé de peixe, farofa de banana e batatas assadas. Uma boa combinação!

Funcionamento: aberto todos os dias, das 12 às 23 horas.

Endereço: Avenida Baía dos Golfinhos, 50.

Site do Espaço Lampião

O Tal do Escondidinho

o tal do escondidinho
O Tal do Escondidinho com decoração típica do sertão

O Tal do Escondidinho está presente em Pipa há uns 5 anos. Antigamente era localizado na praia e atualmente situa-se na avenida principal da cidade.

O restaurante possui um ambiente agradável e bem charmoso, com decoração típica do sertão. Até os garçons são caracterizados e na entrada do restaurante têm chapéus de cangaceiro para os clientes tirarem fotos.

A culinária do O Tal do Escondidinho é tipicamente nordestina. Os pratos mais pedidos são: escondidinhos (carne de sol e camarão), baião de dois e carne de sol no bafo.

Experimentamos, de entrada, quibe de carne de sol na nata que estava muito gostoso. De pratos principais, comemos escondidinho de camarão e carne de sol no bafo. Os pratos tinham boa apresentação e eram bem servidos. Destaque para a carne de sol, assada no bafo por 12 horas, que estava saborosa. Achamos um charme também o copo da caipirinha no formato de cacto.

Funcionamento: aberto todos os dias, das 12 às 23 horas.

Endereço: Avenida Baía dos Golfinhos,774.

Site do O Tal do Escondidinho

Camarão na Fazenda Pipa

camarão na fazenda
Bonita apresentação do prato Camarão Nordeste

O Camarão na Fazenda é um dos restaurantes em Pipa especializados em frutos do mar. Possui duas unidades: um bistrô em Pipa e a fazendinha na Barra do Cunhaú.

O diferencial dos restaurantes é que os camarões são produzidos em um criadouro próprio da fazenda.

Visitamos o Camarão na Fazenda bistrô em Pipa e experimentamos dois pratos: o Camarão Nordeste, camarões envoltos no granulado de tapioca acompanhados de risoto de queijo coalho e bacon, e o Camarão Sunset, acompanhado de risoto de abóbora. 

Não fomos muito felizes em nossas escolhas, pois achamos o Camarão Sunset muito agridoce para o nosso paladar e no Camarão Nordeste sentimos que o bacon não combinava com o prato.

Funcionamento: aberto todos os dias, das 18 às 23 horas e de 6ª a domingo também das 13 às 16 horas.

Endereço: Rua dos Bem-Te-Vis, 66.

Site do Camarão na Fazenda

Porca Vaca Steakhouse

onde comer em pipa a noite
Tábua Boas Vindas do Porca Vaca Steakhouse

O Porca Vaca Steakhouse possui como carro chefe suas carnes. Os pratos mais pedidos são a tábua Gameleira (filé mignon, picanha, picanha suína, costela suína, linguiça e frango) e a picanha inteira (aproximadamente 1 kg). Além das carnes, o local também serve pizzas e hambúrgueres na brasa, saladas, petiscos, grelhados e hambúrgueres vegetarianos.

O restaurante conta com um ambiente arejado e música ao vivo todos os dias. Oferece, de entrada, chips de batata doce com molho como cortesia aos seus clientes.

Experimentamos a tábua Boas Vindas composta por picanha, picanha suína e frango, acompanhada de arroz, farofa, vinagrete e chimichurri. As carnes são de boa qualidade, bem feitas e suculentas. As porções de carnes são generosas. 

Funcionamento: 4ª a 2ª das 18 à meia noite. Fechado na terça.

Endereço: Rua das Gameleiras, 25.

Instagram do Porca Vaca Steakhouse

De Boca em Boca

onde comer em pipa barato
De Boca em Boca com sua lasanha argentina muito recheada

O De Boca em Boca é um restaurante, de um casal de argentinos, especializado em massas artesanais. O local é pequeno, o ambiente simples, mas bem descontraído. Destaque para o atendimento que é ótimo.

No De Boca em Boca você monta o seu prato. Escolhe o tipo de massa e o molho. As massas mais pedidas são o raviole de camarão, o sorrentino de espinafre e ricota e a lasanha.

Experimentamos o sorrentino de espinafre e ricota com molho caruso (creme de leite, champignon, cebola e presunto) que estava bom. Porém, quem nos conquistou foi a lasanha (verdura, presunto, carne e queijo) com molho bolonhesa.

A lasanha é no estilo argentino com massa de panqueca e bastante recheio. Deliciosa! Para quem gosta de experimentar pratos diferentes é uma ótima opção. É mais leve do que uma lasanha tradicional.

Funcionamento: 2ª a domingo das 18:30 às 22:30.

Endereço: Avenida Baía dos Golfinhos, 116.

Instagram do De Boca em Boca

Restaurantes em Pipa com Day Use

Alguns restaurantes em Pipa trabalham com o sistema day use. Esses restaurantes, geralmente, possuem uma área de lazer agradável e com piscina. 

Amô Restaurante e Tapiocaria

restaurantes em pipa rio grande do norte
Peixe Lampião do Amô Restaurante e Tapiocaria

O Amô Restaurante e Tapiocaria  oferece uma estrutura completa para day use com piscina, bar na praia e acesso à Praia do Amor.

O cardápio do Amô Restaurante e Tapiocaria é diversificado e conta com petiscos, peixes, camarão, carnes, pastas, saladas e as famosas browniocas de sobremesa.

Experimentamos o prato mais conhecido da casa que é o Peixe Lampião. O prato é composto por peixe recheado com camarões, acompanhado de legumes e arroz com manga. O peixe recheado estava gostoso e era bem servido. Como é o prato mais pedido do restaurante, demora um tempo maior para ficar pronto. Uma dica é fazer seu pedido um tempo antes do horário que pretende almoçar.

Funcionamento: aberto todos os dias, das 10 às 16 horas.

Endereço: Rua das Acácias, 1100.

Site do Amô Restaurante e Tapiocaria

Ponta do Pirambu

onde comer em pipa 2023
Ponta do Pirambu e seu risoto de polvo

A Ponta do Pirambu possui uma famosa piscina de borda infinita e acesso à Praia do Giz. Pelo day use é cobrado um valor que varia conforme a data, mas é possível apenas almoçar no restaurante e não utilizar a área de lazer.

A cozinha da Ponta do Pirambu é diversificada e conta com petiscos, entradas, saladas, caldos, grelhados, massas, risotos, peixes, frutos do mar e prato kids.

O primeiro prato que experimentamos foi o risoto de polvo com jerimum e redução agridoce de abacaxi. Estava bom e o polvo no ponto certo. O outro prato foi o camarões grelhados com emulsão agridoce de caju e alecrim, acompanhados de batatas. O prato estava gostoso, mas achamos a porção pequena. De sobremesa pedimos o papelote de banana com calda de gengibre e sorvete. A apresentação não era bonita, mas estava bom.

Funcionamento: aberto todos os dias, das 10 às 17 horas.

Endereço: Rua Sem Pescoço, 250.

Site da Ponta do Pirambu

Cicchetti Sempre Vivo Hotel

melhores restaurantes em pipa rn
Dolcíssimo Cicchetti: perfeição em forma de sobremesa

O Sempre Vivo Hotel conta com day use e com a famosa cozinha do restaurante Cicchetti. Essa é a segunda unidade do restaurante, que já possui uma no centrinho de Pipa, na Avenida Baía dos Golfinhos, que sempre está cheia.

De origem italiana, o Cicchetti possui como especialidade massas artesanais, sendo seu carro chefe o ravioli pecorino trufado. Os pratos são servidos em pequenas porções e recomenda-se pedir de 3 a 4 pratos para cada 2 pessoas. Algo interessante é que os vegetais e hortaliças utilizados nos pratos são orgânicos.

Experimentamos 3 massas, sendo uma delas o ravioli pecorino, recheado com trufas negras e queijo de ovelha, que é o prato mais famoso do restaurante. Todas as massas estavam gostosas, com sabores marcantes e molhos intensos. De sobremesa degustamos a Dolcíssimo Cicchetti, uma seleção de 4 sobremesas da casa em versão mini, para ser compartilhada por duas pessoas. Estava ótima!

Funcionamento: das 11 às 17 horas (consulte disponibilidade).

Endereço: Rua dos Conris, 2.

Instagram do Sempre Vivo Hotel

Mar Salgado Pipa

restaurantes em pipa natal
Arroz de Polvo com Amigos do Mar Salgado Pipa

O Mar Salgado Pipa é um dos restaurantes em Pipa que oferece uma piscina de borda infinita no seu day use. 

O chefe e proprietário, Victor Saraiva, foi um dos primeiros portugueses a virem morar em Pipa, há 30 anos. Como não poderia ser diferente, o restaurante é especializado na culinária portuguesa. 

Além dos pratos com bacalhau, a casa também serve vários tipos de entradas, tábua de tapas, carnes, frutos do mar e outros tipos de peixes. 

Experimentamos os típicos pasteizinhos de bacalhau de entrada. De prato principal comemos um prato intitulado ‘arroz de polvo com amigos’ (foto acima) que estava delicioso! Os amigos eram camarões, lulas e mexilhões. 

Funcionamento: das 10:30 às 17 horas.

Endereço: Avenida Antônio Florêncio, 1203.

Instagram do Mar Salgado Pipa

Restaurantes e Barracas de Praia

O que não poderia faltar nessa lista são indicações de boas barracas de praia para almoçar em Pipa. Seja para petiscar ou almoçar, indicamos os 3 locais abaixo.

Barraca da Neide

barraca de praia pipa
Prato Sertão e Mar da Barraca da Neide

A Barraca da Neide é uma das barracas de praia mais tradicionais de Pipa, fundada a mais de 30 anos. Localizada na Praia do Centro, possui um bom atendimento e uma limpeza impecável.

A barraca possui um cardápio variado, com caldos, petiscos, peixes, frutos do mar, entre outros. Seu carro chefe e o preferido dos turistas é o prato Sertão e Mar. No entanto, seus caldos de peixe, camarão e sururu também fazem muito sucesso. Inclusive, já estão sendo comercializados congelados no supermercado Pais e Filhos da região.

Experimentamos o prato mais famoso da barraca que é o Sertão e Mar. É composto por 4 cestinhas de banana verde, sendo 2 recheadas com carne de sol e 2 com camarão, acompanhadas de geleia de pimenta e chips de batata doce. O prato faz jus a fama.

Como os pratos são todos preparados na hora, é bom fazer o pedido com uma certa antecedência, principalmente se for aos finais de semana. 

Funcionamento: aberta todos os dias, das 9 às 17 horas.

Endereço: Largo São Sebastião, Praia do Centro.

Instagram da Barraca da Neide

Casarão

onde comer moqueca pipa
Casarão e sua tradicional moqueca

O Casarão é um restaurante à beira mar, na Praia do Centro, e que também conta com estrutura na praia (mesa, cadeiras, guarda-sóis). 

É um restaurante grande e tradicional em Pipa, desde 1989. Possui um cardápio diversificado com peixes, frutos do mar, carnes, massas, petiscos e pratos kids. Os carros chefes do Casarão são a moqueca e a peixada. 

Experimentamos a moqueca de filé de cavala branca, acompanhada de arroz, salada e pirão. A moqueca estava bem feita e gostosa. De sobremesa comemos abacaxi flambado com uma bola de sorvete.

Funcionamento: aberto todos os dias, das 9 às 17 horas.

Endereço: Largo São Sebastião, Praia do Centro.

Instagram do Casarão

Sabor da Villa

bares e restaurantes em pipa
Moqueca da barraca de praia Sabor da Villa

Sabor da Villa é uma barraca bem animada, conta com um DJ e está localizada na Praia do Madeiro.

A barraca possui um cardápio diversificado com destaque para os peixes e frutos do mar. Experimentamos a moqueca mista (peixe e camarão), acompanhada de arroz e pirão. Era muito bem servida. Destaque para os gostosos sucos das frutas regionais que o Sabor da Villa serve. 

Como os pratos são todos preparados na hora, é bom fazer o pedido com uma certa antecedência, principalmente se for no final de semana. 

Funcionamento: aberto todos os dias, das 8 às 17 horas.

Endereço: Praia do Madeiro.

Instagram do Sabor da Villa

Sorveterias

Impossível falar de praia e não mencionar as sorveterias mais famosas da região.

Preciosa

sorveteria pipa
Gelato artesanal da Preciosa

A Preciosa é a sorveteria mais famosa de Pipa. Na verdade, ela vende gelatos artesanais italianos, de produção própria e com produtos naturais.

Os gelatos de pistache e chocolate preciosa são os carros chefes da casa. Na sorveteria sempre são expostos 16 sabores que mudam diariamente. As versões mais vendidas são na casquinha ou no copo, de uma a três bolas.

Experimentamos os gelatos da Preciosa e achamos leves, cremosos e gostosos. Porém, achamos a bola pequena e mal servida.

Além dos gelatos, a casa ainda serve milk-shake, cafés, taças e vários tipos de sobremesas. Também oferece opções de gelatos sem leite, zero lactose, sem gordura, diet, zero glúten e vegano.

Funcionamento: aberta todos os dias, das 12 à meia noite. 

Endereço: Largo São Sebastião, 333.

Site da Preciosa

Frutos de Goiás

sorvete pipa
Frutos de Goiás: sorvete de fruta de verdade

A Frutos de Goiás é a sorveteria mais nova de Pipa. Aberta em dezembro de 2021, faz parte de uma rede já consolidada no país, mas é a única que divide espaço com uma cafeteria.

O grande diferencial da Frutos de Goiás é possuir picolés e sorvetes compostos por 90% de frutas. São mais de 90 sabores de picolés e mais de 50 sabores de sorvetes. A casa ainda oferece açaí e sobremesas com sorvete. 

Conta com sabores tradicionais e bem diferentes como pequi, buriti, araticum, jabuticaba, cajá-manga, ninho com figo, castanha do pará e tapioca. Além disso, possui opções zero açúcar, zero lactose e sem glúten. 

Experimentamos vários sabores de sorvetes e os que mais gostamos foram graviola, jabuticaba, cupuaçu e petit gateau. Os sorvetes e picolés são muito saborosos, principalmente, os de frutas. Achamos a bola muito bem servida.

O espaço da sorveteria e da cafeteria é bem amplo, sendo um salão interno climatizado e uma parte externa com mesas e espaço kids. 

Algo interessante é que os potinhos dos sorvetes são sustentáveis e feitos com amido de mandioca biodegradável.

Funcionamento: aberta todos os dias, das 8 às 23:30.

Endereço: Avenida Baía dos Golfinhos, 131.

Instagram da Frutos de Goiás Pipa

Sorveteria Real de 14

petit gateau
Petit gateau da Sorveteria Real de 14

A Sorveteria Real de 14 possui duas unidades, uma em Pipa e outra em Natal, e conta com sorvetes artesanais de mais de 50 sabores. 

Os sabores mais vendidos são banana real (carro chefe da casa), chocolate belga, ninho real e pistache. Existem opções de sorvetes sem açúcar, zero lactose e vegano, além de sobremesas especiais. 

Experimentamos os sorvetes de banana real, chocolate belga, tangerina com manjericão e um petit gateau. Os sorvetes são cremosos, com menor teor de gordura e açúcar. 

O petit gateau é a sobremesa mais vendida da Real 14. Por sinal, gostosa e combinou com o sorvete de ninho real.

Destaque para o sorvete de tangerina com manjericão bem leve e refrescante e a casquinha crocante produzida artesanalmente no local. Os potinhos em que são servidos os sorvetes são recicláveis.

Funcionamento: aberta todos os dias, das 9:30 à meia noite.

Endereço: Avenida Baía dos Golfinhos, 481.

Site da Sorveteria Real de 14

Cafeterias

Apesar de ser uma vila pequena, Pipa conta com boas opções de cafeterias.

Nossa

onde comer em pipa rn
Saboreando os produtos sem leite condensado da Nossa

A Nossa é uma cafeteria e confeitaria artesanal. Aberta desde 2020, oferece aos clientes várias opções de delícias, principalmente doces. O curioso é que nada leva leite condensado, o que dá um sabor diferente aos produtos.

Os carros chefes da casa são o alfajor de coco e a fatia do bolo red velvet. Dos cafés, o mais pedido é o capuchino. 

Experimentamos os dois carros chefes da loja e estavam gostosos. Meu marido que não gostava de bolo red velvet adorou o da Nossa. Os produtos são bem feitos e nem parece que não possuem leite condensado. Também degustamos uma media luna macia e molhadinha e um café mocha.

A chefe e proprietária, Natália, também comercializa os alfajores em outros estabelecimentos de Pipa.

O ambiente da Nossa é simples, mas agradável, com uma varanda e mesinhas externas.

Funcionamento: aberta todos os dias, das 14 às 22 horas.

Endereço: Rua do Morro, 39.

Instagram da Nossa

Sr. Croissant

cafeteria pipa
Croissant de mussarela de búfala, tomate seco e rúcula do Sr. Croissant

O Sr. Croissant é uma cafeteria, em Pipa, especializada em croissants, servidos com ou sem recheio, salgado ou doce.

Além dos croissants, o estabelecimento vende vários tipos de cafés, ciabatas e pães franceses recheados de diversos sabores, cafés e grande variedade de doces.

Experimentamos um croissant salgado de mussarela de búfala, tomate seco e rúcula e um croissant doce de morango com nutella. Ambos estavam muito bons. Eram grandes e com bastante recheio. 

Degustamos também uma ciabata recheada de frango e salada, um pingo (sobremesa de doce de leite com calda de chocolate) e um delicioso chocolate quente.

Funcionamento: aberto todos os dias, das 7:30 às 19:30.

Endereço: Rua dos Flamingos, 10.

Instagram do Sr. Croissant

Caravela Café

café da manhã pipa
Caravela Café e seu café da manhã completo

O Caravela Café compartilha o espaço com a sorveteria Frutos do Goiás. O espaço é bem amplo, sendo um salão interno climatizado e uma parte externa com mesas e espaço kids. 

A cafeteria possui um cardápio diversificado com crepes salgados/doces, croissants recheados doces/salgados, tapiocas, cuscuz, omeletes, tortas doces, salgados, pães, salada de frutas, cafés e bebidas variadas.

Experimentamos um cuscuz de carne de sol com queijo coalho e uma tapioca de carne de sol muito bons. Degustamos também café mocha, salada de frutas, crepe de morango com nutella e suco de graviola.

Funcionamento: aberta todos os dias, das 8 às 23:30.

Endereço: Avenida Baía dos Golfinhos, 131.

Instagram do Caravela Café

Tour Gastronômico no barco

Com uma culinária diversificada, Pipa também oferece tours gastronômico no barco. O conjunto do passeio, com as comidas e as bebidas é algo que você não pode deixar de fazer no vilarejo.

Barco Solemio

almoço pipa
Almoço do Barco Solemio

O Barco Solemio realiza o mais famoso tour gastronômico pela Lagoa Guaraíras. No pacote do passeio estão inclusos petiscos, almoço e bebidas. Dentre os petiscos são servidos espetinho de queijo coalho com linguiça, espetinho de frango com tomate, pescado vôngole (que a gente pesca durante uma das paradas do barco) e brusquetas. Ostras são vendidas como opcional em uma das paradas.

O cardápio do almoço, servido em torno das 15 horas, é composto por duas variedades de peixes, espetinho de camarão, batatas, arroz e salada. Entre as bebidas há várias marcas de cervejas, refrigerantes diversos, água, sucos e caipirinhas (cachaça, vodka ou rum) de uns 10 tipos de frutas.

Achamos a qualidade das comidas e bebidas muito boa e o serviço de bordo ótimo. Destaque para os drinques e os sucos de várias frutas misturadas chamados de surpresa pelos barmans que eram interessantes. Experimentamos uma caipifruta de goiaba, seriguela e limão que estava deliciosa.

Dias de realização: 3ª, 5ª e sábado (mínimo de 10 pessoas).

Horário: das 12 até o pôr do sol.

Link para compra do passeio

Dicas de restaurantes em Natal 

Se você irá conciliar sua viagem à Pipa com Natal, ambas no Rio Grande do Norte, veja nossas dicas de restaurantes, passeios e praias da capital potiguar.

A maior parte dos lugares visitados foi a convite dos estabelecimentos. No entanto, nossas opiniões são independentes.

Estenia Almeida
Estenia Almeida
Dentista por profissão, mas é apaixonada mesmo por cair na estrada e desbravar novos destinos. Começou suas viagens internacionais em 2012 e já conheceu mais de 30 países.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui