Início Minas Gerais Ouro Preto Onde comer em Ouro Preto: Dicas gastronômicas da cidade

Onde comer em Ouro Preto: Dicas gastronômicas da cidade

Muito se fala das atrações históricas, mas pouco dos restaurantes em Ouro Preto. A cidade mineira é uma das principais relíquias do barroco mundial, e destino essencial para quem quer conhecer nossa história. Porém, muito além das ladeiras e seus prédios históricos, a cidade abriga uma gastronomia diversificada e deliciosa.

Seja para aquele jantar ou almoço romântico. Para um lanche rápido ou para um petisco que acompanhe aquela cervejinha ou um bom vinho. É possível encontrar de tudo na cidade.

Com o já habitual charme e hospitalidade da cozinha mineira, Ouro Preto é satisfação certa para todos os tipos de paladares. Por isto, neste artigo vamos descobrir um pouco mais sobre algumas delícias imperdíveis da cidade. Vem conosco!

Para conhecer as atrações da cidade, como museus, igrejas e cachoeiras, além de saber os melhores meses para viajar, leia nosso texto sobre o que fazer em Ouro Preto.

Ouro Preto através de cheiros e sabores

Há um ditado em Minas Gerais que diz que “mineiro não tem fome, tem é saudade da comida”. Isso porque é muito comum encontrar receitas passadas por gerações. Além disso, não é difícil ouvir de um cozinheira, que você só não gosta daquele prato porque ainda não comeu o que ela faz. Em Ouro Preto – assim como em boa parte do estado – a comida deixa de ser apenas uma necessidade e se torna um momento de confraternização, de convivência.

Existem lugares que oferecem uma experiência gastronômica completa enquanto outros usam da aproximação com o cliente para divulgar um prato exclusivo.

Restaurantes em Ouro Preto

Separamos aqui 7 dicas que irão te fazer ampliar sua experiência na cidade. Veja agora ótimas opções de restaurantes em Ouro Preto.

O Passo Pizzajazz – Sofisticação e variedade

pizzaria restaurante o passo ouro preto
Restaurante O Passo Ouro Preto é um dos melhores restaurantes de Ouro Preto – Foto: divulgação O Passo

O foco do Passo não é a comida mineira, mas ele abre esta lista de delícias por ser o restaurante mais badalado da cidade. Situado em um casarão, logo ao lado da Casa dos Contos, conta com área externa e vista panorâmica da Rua São José, principal ponto comercial da cidade. Além disso, o restaurante e pizzaria conta com uma extensa adega, cervejas artesanais e drinks variados.

O carro-chefe são as massas, principalmente das pizzas. Assadas em forno a lenha, além dos sabores tradicionais, há aqueles exóticos que merecem ser conferidas. Por exemplo, a pizza juazeiro, feita com carne de sol desfiada, manteiga de garrafa e muçarela especial.

A recomendação é fazer a reserva antes, visto que o local costuma ficar sempre cheio, inclusive com fila de espera, nos horários noturnos. Para saber mais sobre restaurante o Passo Ouro Preto, acesse o site oficial.

Bar Barroco – a melhor coxinha do Brasil

onde comer em ouro preto
Bar Barroco e suas famosas coxinhas – Foto: divulgação Bar Barroco

Os bares em Ouro Preto não poderiam ficar de fora da lista. O Bar Barroco funciona em Ouro Preto desde 1982 e surgiu com o nome de Lanchonete Ideal. Funcionou durante três décadas na rua Direita. Contudo, após encerrar provisoriamente as atividades, retomou o funcionamento na Barra, a dez minutos do centro.

Diferente do luxo e sofisticação d’O Passo Pizzajazz, seu interior remete aos pequenos botecos do interior mineiro.  Por esse motivo e é point fixo de turistas e estudantes universitários. Em outras palavras, é o lugar ideal para tomar uma cerveja e, principalmente, degustar a coxinha, eleita por muitos como a melhor do país.

Segundo os moradores e apreciadores do petisco, o diferencial da coxinha é seu recheio feito com a coxa do frango – e não o peito. Além disso, há aqueles que ainda preferem o risole de queijo minas, com massa similar mas conteúdo também todo próprio.

Em um ambiente informal e de certa forma personalizado pelos clientes, as paredes do bar possuem assinaturas e frases por toda a parte. Para conhecer mais sobre o Bar Barroco, acesse sua fanpage.

Café & Companhia – o requinte da comida de Minas e do mundo

culinaria comida mineira
Fettuccine ao Shimeji – Foto: divulgação: Café & Cia

Com um misto entre a cozinha tradicional mineira e pratos requintados, o Café & Cia sugere um almoço self-service para quem não quer abrir mão da variedade.

Por isso, oferece desde o famoso feijão tropeiro, couve refogada e cortes nobres até deliciosas saladas, salmão grelhado, pratos da cozinha italiana e itens vegetarianos.

Situado na Rua São José, possui vista panorâmica para o Horto botânico de Ouro Preto. Entre os restaurantes em Ouro Preto, o diferencial do Café & Companhia são as sobremesas mineiras como goiabada e doces diversos.

Saiba aqui: Onde comer em Tiradentes – MG

Tenente Pimenta Rock bar: carnes e drinks com um sabor caliente

melhores restaurantes ouro preto
Tenente Pimenta Rock bar, uma boa opção para a noite – Foto: divulgação

Essa dica é para os amantes de comidas apimentadas, das mais fracas até as mais intensas. Isso porque o Tenente Pimenta possui um cardápio selecionado com os melhores cortes e harmonizados com pimentas.

O pub recebeu o nome do avô dos proprietários e foi inspirado nos bares irlandeses. Nas paredes, há itens criativos e personalizados. Além disso, possui música ao vivo nos finais de semana, com programação voltada para o rock nacional e internacional.

No menu, há desde as caipivodkas com pimentas biquinho e malagueta, até carnes suculentas com molhos especiais mais ou menos apimentados.

Para saber mais sobre o local, acesse a fanpage do Tenente Pimenta.

Dirceu Café bar e Marília Empadaria: o amor em forma de happy hour

gastronomia minas gerais
Largo Marília de Dirceu – Foto: Google Street View

Situado no Largo Marília de Dirceu, no Bairro Antônio Dias, temos aqui não uma, mas duas dicas que se completam. O Largo abrigou a casa da musa da Inconfidência Mineira, e o bar e empadaria utilizam desta história para atrair seus clientes.

Enquanto a empadaria oferece os mais diversos tipos de salgados, o bar tem foco em drinks, sanduíches e cervejas artesanais.

É o lugar ideal para um happy hour, com uma vista privilegiada para a Igreja de Santa Efigência e para o centro histórico.

Para saber mais sobre Marília e Dirceu, acesse nosso artigo sobre o Museu da Inconfidência.

Café Gerais e Escadabaixo: dois ambientes com proposta única

bares ouro preto
Café Gerais fica na Rua Direita – Restaurante Ouro Preto – Foto: divulgação Café Gerais

Situados na rua Direita, no coração do centro histórico ouro-pretano, O Café Gerais funciona desde 2000. Por sua vez, o Escadabaixo pub funciona em seu andar inferior e está prestes a completar sua primeira década.

No Café, há almoço a la carte com pratos sofisticado, e às quintas, sextas e sábados, o ambiente é preenchido com jazz, ao som do piano. Já no Escadabaixo, o clima é mais descontraído e o rock n’ roll toma conta. O ambiente possui tv’s com transmissão de futebol ao vivo, além de uma carta de cervejas, drinks, hambúrgueres e petiscos. A costelinha com barbecue é o carro chefe da casa.

O Sótão: Casa de panquecas e comida mineira

restaurantes em ouro preto comida mineira
O Sótão possui várias opções de comida mineira – Foto: divulgação

O restaurante Ó Sótão funcionou por anos na Rua Direita, e há cerca de meia década está na Rua São José. Porém, o cardápio permanece o mesmo. Em outras palavras, significa a exclusividade para mais de 40 sabores de panquecas, além de comida mineira, pizzas e caldos.

Dentre os quitutes mineiros, é possível encontrar o tradicional frango com quiabo, ora-pro-nóbis, feijão tropeiro dentre outros. Entre panquecas salgadas e doces, o local ainda conta uma decoração de azulejos de cultura pop. Toda a decoração está à venda.

Para mais informações sobre o O Sótão, acesse a fanpage.

Onde comer em Ouro Preto: doces e sobremesas para vários paladares

Além dos restaurantes em Ouro Preto, há outros locais na cidade que merecem uma parada para comprar ou levar guloseimas de presente. Dentre eles, se destacam, por exemplo:

Mostardas variadas e doces artesanais da Cachaçaria Milagre de Minas

Aqui, você vai poder degustar a tradicional cachaça Milagre de Minas, produzida a 4 décadas no Estado, além de compotas, queijos e mostardas de fabricação própria. Situada na Praça Tiradentes, o local oferece uma experiência incrível para aperitivos.

Pão de queijo e cafés na Fábrica de Chocolates Ouro Preto

Com filial na Praça Tiradentes e loja própria no final da Rua São José, a Fábrica de Chocolates Ouro Preto possui os quitutes em barra, bombom ou trufas. Além disso, serve lanches e bebidas à base de café, com destaque para os capuccinos e para o pão de queijo.

cafe ouro preto
Pão de queijo é a iguaria mais famosa de Minas Gerais – Foto: Doing (CC BY-ND 2.0)

Queijos e doces da Garapinha

O bar e restaurante Garapinha fica no Largo do Cinema em Ouro Preto, ao lado da Casa dos Contos. Com um destaque para os mais diversos doces (compotas, barras e no quilo) e queijos mineiros. Além disso, possui o tradicional caldo de cana que dá nome ao estabelecimento, servido sempre gelado e feito na hora.

Doces de São Bartolomeu

São Bartolomeu é um distrito de Ouro Preto que fica a 50 minutos do centro da cidade. Seus doces foram certificados como patrimônio imaterial de Minas. No povoado é possível acompanhar e adquirir a produção artesanal, produzidos em tachos de cobre e fornalhas a lenha.

doces mineiros goiabada queijo
Romeu e julieta, a goiabada com queijo é bastante consumida em Minas Gerais

E se você comeu em um restaurante em Ouro Preto legal e não está na lista, deixe sua sugestão em nossos comentários.

Para conhecer as melhores opções de hospedagens na cidade, leia nosso guia sobre as pousadas em Ouro Preto.

Texto feito com a colaboração de Wendell Soares, jornalista e residente em Ouro Preto.