Santorini - Foto: Wikipédia (CC BY-SA 3.0) Mykonos / Santorini

Santorini e Mykonos são as duas ilhas mais famosas e turísticas da Grécia. Muita gente se pergunta qual das duas ilhas vale mais a pena conhecer. A resposta ideal seria as duas! Se tiver tempo, o ideal é conhecer as duas ilhas, pois cada uma possui uma cara e algumas características próprias. Entretanto, caso precise escolher entre uma e outra é bom observar alguns pontos. Como são duas ilhas bem diferentes, cada uma agrada um tipo de público.

Leia também: Quando ir às ilhas gregas, melhor época e piores meses para viajar

Praias

Ilha com as praias mais bonitas: Mykonos

Paradise Beach – Mykonos

A ilha que possui as praias mais bonitas é Mykonos. Algumas delas são, realmente, incríveis. Até por isso, algumas das praias são chamadas de Paradise (paraíso em português) e Super Paradise. Além disso, as praias ficam mais próximas e são de acesso mais fácil.

Santorini é uma ilha vulcânica, por isso apenas em um lado da ilha existem praias. Quem se hospeda nos locais mais famosos de Santorini, que são na caldeira do vulcão, fica distante das praias. Apesar das praias da ilha não serem muito bonitas, algumas são de areia preta, o que já dá um certo charme às praias.

Leia também: Quantos dias ficar e o que fazer em Mykonos

Atrações Turísticas

Ilha com mais atrações: Santorini

Catedral Católica de São João Batista – Mykonos

Santorini é a ilha que possui mais atrações e atividades para fazer. A ilha combina parte histórica, caldeira de vulcão, museus, belos mirantes, praias e passeios de barco. Santorini possui 10 museus e sítios arqueológicos, a impressionante cratera do vulcão de onde se tem lindas vistas e um belo pôr do sol em Oia. Além disso, existem mais de 10 vinícolas na ilha.

Já Mykonos possui menos atrações; além das belas praias e baladas, possui outras poucas atividades. Alguns pequenos museus, duas vinícolas e uma cidade pitoresca. Apesar da cidade de Chora (Mykonos Town) ser muito interessante, não há muito o que fazer nela. A terceira maior atração, depois das praias e baladas, é a ilha de Delos que fica em frente a Mykonos. A ilha possui as ruínas da cidade histórica de Delos. Porém, as ruínas não estão bem preservadas.

Romântico

Ilha mais romântica: Santorini

 

Noives fazendo ensaio fotográfico em Santorini

Santorini é a ilha mais romântica da Grécia, talvez uma das mais românticas do mundo. Por isso, é um local muito escolhido por casais em lua de mel. Os restaurantes, o pôr do sol e os hotéis com vista para a caldeira ajudam a deixar a ilha mais romântica. Para saber mais leia: Lua de Mel em Santorini, dicas da ilha mais romântica da Grécia. Mykonos, por outro lado, é um destino mais voltado a solteiros. Isso é o tema do próximo tópico.

Festas e baladas

Melhor ilha para balada e festas: Mykonos

festa paradise beach dia mykonos

Praia de Paradise – Foto: Giorgio Baresi (CC BY-NC-ND 2.0)

Mykonos é famosa por ser a ilha das baladas. Há, inclusive, quem compare a ilha grega à espanhola Ibiza. Na alta temporada a vida noturna da ilha é muito agitada. Além de boates, acontecem festas nas praias de Paradise e Super Paradise. Existem baladas para todos os gostos. Mykonos também é famosa pelas baladas gays.

Uma observação importante é que a maior parte das baladas acontece na alta temporada (julho e agosto). Nos demais meses não há muito agito. Eu fui no final de maio e quase não vi festas e agitação. O cenário era bem diferente das fotos de Mykonos na alta temporada. Para saber mais leia: Quando ir a Mykonos? Veja a melhor época para viajar.

Apesar de ser uma ilha muito procurada por jovens, tem muitos casais e terceira idade que visitam Mykonos, principalmente fora da época de festas (alta temporada).

Mais cara

A ilha que é mais cara é: ambas

Hotel Cavotagoo Santorini – Foto :divulgação

Tanto Santorini quanto Mykonos são ilhas caras. As duas são as mais famosas e visitadas da Grécia, o que as deixam mais caras que as demais ilhas gregas. Segundo o site Budget Your Trip, a média de gastos diários em Santorini é de € 102, enquanto em Mykonos é de € 101.

Com a relação à hospedagem, que é o item mais caro, em Santorini você encontrará hotéis baratos. Porém, eles ficam nas partes de praia, que são as menos desejadas da ilha. Nas partes que ficam na caldeira do vulcão as hospedagens são caras. Já em Mykonos existe menos variação de preços das hospedagens. A média de preços de hotéis é mais alta, mas varia menos de acordo com a localização. Para saber mais leia: A Grécia é cara? Quanto custa uma viagem às ilhas gregas.

Mais fácil acesso

A ilha com acesso mais fácil é: Mykonos

pequena veneza miconos

Little Venice

Mykonos fica mais próxima a Atenas, o que facilita o deslocamento. Enquanto uma viagem de barco entre Atenas e Santorini dura entre 5 e 8 horas (existem barcos mais rápidos e mais lentos), o trajeto entre Atenas e Mykonos dura entre 3 e 5 horas e meia. Por isso, o deslocamento até Mykonos fica mais barato de Atenas. Porém, na alta temporada existem voos diretos de algumas capitais da Europa até essas duas ilhas. Também existem voos de Atenas às ilhas.

LEIA TAMBÉM:

-Meios de transporte em Santorini, como se deslocar na ilha

-Onde ficar em Santorini

-Onde ficar em Mykonos, melhores locais para se hospedar

Foto de capa de Santorini - Foto do wikipédia (CC BY-SA 3.0)

Felipe Zig

Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.