Início Portugal Porto São João no Porto: dicas para curtir a festa

São João no Porto: dicas para curtir a festa

Tido para os portugueses como “o melhor dia do ano”, o São João na cidade do Porto, em Portugal, atrai turistas da Europa inteira e agita o norte o país. A festa ocorre nos dias 23 e 24 de junho (mais especificamente na noite do dia 23 para 24) e é marcada por fogos de artifício, sardinhas, alho poró e marteladas na cabeça. Ficou curioso? Entenda!

O São João no Porto começou historicamente como uma celebração da fertilidade e abundância nas colheitas. Entretanto, com o passar do tempo, hoje referenciam-se à festa como uma comemoração pela chegada do verão na cidade, trazendo dias de sol, calor e festa!

Para conhecer melhor a cidade do Porto, Portugal, temos um guia completo com as atrações, museus, praias e destinos turísticos próximos da cidade. Além de várias dicas e curiosidades da cidade.

Tradições do São João no Porto

Ficou curioso com a parte das marteladas e alho poró? A gente explica: no dia de São João as pessoas saem às ruas carregando martelos de plástico, desses que fazem barulho ao bater em alguma coisa, e saem martelando (amigavelmente, claro!) a cabeça de quem passa no seu caminho. Quem assiste à festa de casa, principalmente os moradores da baixa da cidade do Porto, leva uma muda de alho poró que também é usada para acertar a cabeça de quem passa. O motivo? Sorte! Segundo os locais, cada “martelada” dá sorte para quem a recebe.

martelinho plastico sao joao porto portugal
Os martelos de plástico são o que mais chama atenção das pessoas.

Além disso, a cidade fica repleta de bandeirinhas de São João (bem parecidas com as do Brasil) e vasos de manjericão decorando as janelas. O manjericão é tido para os portugueses como a “erva dos namorados” e, historicamente, era dada como presente dos namorados para as namoradas.

Além disso, ao andar nas ruelas da cidade, é possível observar diversos locais com churrasqueiras em frente às suas casas cozinhando sardinhas, comida típica da festa.

Vale a pena experimentar as comidas típicas, qualquer comida que não caia muito bem, você terá o seguro viagem para lhe dar assistência. Lembrando que o seguro viagem é obrigatório para turistas que entrem no continente europeu. Faça uma cotação. Para saber leia o texto sobreseguro viagem em Portugal.

comida tipica sao joao do porto
Uma das principais comidas típicas do São João no Porto são as sardinhas assadas. Foto: Pixabay

Fogos de artifício

Os fogos de artifício na Ribeira são a grande estrela do São João no Porto. Ao fechar meia noite do dia 24, um show de fogos de cerca de 10 minutos, feito em frente à famosa Ponte Dom Luis I, tira o fôlego de todos os visitantes.

O melhor lugar para ver os fogos, é claro, é a Ribeira. Entretanto, todos querem um espacinho para ver o show de camarote. Portanto, se essa for a sua opção de lugar, chegue cedo!

Outros lugares menos disputados para ver o show são na Catedral da Sé ou na margem do rio oposta à Ribeira, em Vila Nova de Gaia. Outra dica de lugar para ver a queima é um bar chamado Guindalense Futebol Clube, que fica às margens do rio e oferece uma linda vista para a ponte.

O visual é incrível e o tumulto é um pouco menor – dica de quem já viu os fogos de lá! Mas não pense que isso significa um lugar tranquilo, algo praticamente impossível de encontrar no dia de São João!

o que fazer sao joao no porto
Fogos sobre o rio Douro – Foto: Associação de Turismo do Porto e Norte (CC BY-NC-ND)

fogos de artificio são joao no porto portugal
Os fogos de artifícios são o momento mais aguardado da festa – Foto: Feliciano Guimarães (CC BY 2.0)

O que fazer no São João do Porto

A tradição manda sair da Ribeira após a queima de fogos e percorrer a margem do rio a pé, por cerca de 6 km, até chegar à Foz do Rio Douro. Entretanto, para aqueles que não querem passar a noite caminhando – e sim festejando! – existem outras coisas para aproveitar.

A cidade inteira fica tomada pela festa, então é fácil encontrar lugares com bebidas e música tocando. Minha recomendação seria ficar pela zona da Avenida dos Aliados, a avenida mais importante da cidade. Nela ou nas ruas adjacentes com certeza você encontrará uma boa festa e pessoas bem animadas.

ruas sao joao no porto
As ruas ficam cheias durante o São João – Foto: Wkipédia (CC BY 3.0)

Transportes no dia de São João

O transporte da cidade fica aberto durante 24h nos dias de São João, então não há com o que se preocupar. As estações mais centrais da cidade são a Trindade (todas as linhas de metrô) e a Aliados (linha amarela), e a mais próxima da Ribeira é a São Bento (linha amarela).

Apesar de ser mais demandando, você também encontra táxis e Uber.

Onde se hospedar

Se você viajar para Porto neste período e quiser aproveitar o São João, nós temos algumas  dicas para você.

A festa acontece em várias partes da cidade, mas uma das preferidas dos turistas é na Ribeira. Esse é o bairro mais charmoso da cidade, que fica ao lado do Rio Douro. Por isso, se o seu hotel tiver vista para o rio, você terá uma visão privilegiada dos fogos.

Outro local bom para se hospedar é na Baixa, uma parte do centro onde se concentra a maioria dos pontos turísticos e onde também é comemorado o São João.

Para pegar dicas sobre os bairros e as melhores opções para hospedar, veja o texto que escrevemos sobre hospedagem no Porto, com os bairros e mais dicas.

festa sao joao porto portugal
A festa do São João no Porto também conta com bandeirinhas – Foto: Associação de Turismo do Porto e Norte (CC BY-NC-ND)

Dicas para curtir o São João no Porto

Se você quer realmente entrar no clima da festa, a dica é comprar um martelinho de plástico e sair martelando (sempre percebendo se o “alvo” está no clima da brincadeira, claro!) as pessoas pelas ruas. As lojas ficam abarrotadas de martelos de todos os tamanhos e preços e são fáceis de encontrar.

Além disso, uma boa dica é comer uma boa refeição antes de sair de casa, já que o clima, para muitos, é de bebedeira! O vinho tinto e as cervejas locais são as mais consumidas.

Na festa você também encontra vários tipos de comidas, sendo as mais típicas: sardinhas assadas, pimentões grelhados, caldo verde e saladas.

Por fim, pode-se concluir que o São João do Porto atrai tantas pessoas por ser uma festa incrivelmente democrática: desde famílias a universitários, a comemoração tem lugar para todo mundo aproveitar do jeito que quiser. E aí, ficou com vontade de conhecer essa festa?

Qual o melhor local para se hospedar e aproveitar o São João do Porto?

Texto feito com a colaboração da Manuela Massochin que foi intercambista na Universidade do Porto, Portugal.