InícioSão PauloCampos do JordãoTeleférico de Campos do Jordão: um passeio imperdível

Teleférico de Campos do Jordão: um passeio imperdível

O teleférico de Campos do Jordão é o primeiro da categoria a funcionar no Brasil. Em atividade desde 1970, foi oficialmente inaugurado no ano seguinte, sendo o primeiro teleférico monocabo de cadeirinhas do país.

Situado no alto do Morro do Elefante, os turistas podem contemplar a natureza em mais de 1700 metros de altitude, com vista panorâmica para a cidade. Sendo uma das principais atrações de Campos de Jordão, o atrativo turístico tem 74 cadeiras individuais e pode transportar até 600 pessoas por hora.

Confira como chegar até o teleférico, o que você pode conhecer nesta região e as principais curiosidades neste artigo exclusivo.

Emoção para toda a família

Vila Capivari
Vista aérea do Capivari – Foto: Foto: Governo do Estado de São Paulo – Wikipedia (CC BY 2.0)

Primeiramente, é importante saber que o acesso ao teleférico de Campos do Jordão se dá pelo bairro Capivari, próximo a 4 km do centro da cidade, onde estão situadas a maioria das hospedagens. Para saber mais, leia aqui sobre onde se hospedar em Campos do Jordão.

Os bilhetes para o passeio do teleférico podem ser adquiridos diretamente na bilheteria ou pelo site oficial do Parque Capivari. A partida acontece no Parque do Teleférico, e os ingressos possuem validade para a subida e descida. Além disso, há o desembarque no alto do Morro do Elefante para o turista apreciar a bela paisagem.

O trajeto completo tem 560 metros e é percorrido em cerca de 5 minutos. Durante a parada no Morro do Elefante, não há tempo mínimo para retorno, podendo o turista permanecer no local para fotos ou apreciar a paisagem pelo tempo que preferir.

Teléferico
Foto: Rodrigo Soldon – Flickr (CC BY 2.0) – acréscimo de logomarca

Na região de desembarque, realizado no Parque da Estrada de Ferro, é possível encontrar vários quiosques de malhas e produtos artesanais típicos de Campos de Jordão.

Segundo avaliações dos turistas que realizaram o passeio, a subida de teleférico é tranquila, apesar de muito vento, o que poder gerar medo nos mais inseguros. O teleférico não é recomendado para quem tem problemas com altura (acrofobia) ou ainda cardíacos.

Para descobrir os demais pontos turísticos da cidade e conhecer o que há de mais interessante na cidade, veja nosso texto sobre o que fazer em Campos do Jordão.

Como chegar e o que conhecer no alto do Morro do Elefante

Vista Campos do Jordão
Vista do alto do morro – Foto: Rodrigo Soldon – Flickr (CC BY 2.0) com acréscimo de logomarca

A paisagem no alto do teleférico de Campos do Jordão faz do Morro do Elefante um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. O curioso nome do local tem origem nas curvas formadas pela montanha. De longe, a vista se assemelha ao contorno do animal.

Após o passeio, o turista irá encontrar um belo jardim e uma praça, de onde é possível observar toda a Vila Capivari, uma parte do Alto do Capivari, além de outros bairros de Campos do Jordão.

Para aqueles que não arriscarem subir de teleférico, o trajeto pode ser feito pela estrada, com uma vista de muito verde, grandes casas e condomínios e diversos jardins. Por último, no local, está situado o Parque dos Elefantes, decorado com cenários e bonecos para garantir uma foto divertida em família. A entrada no parque é gratuita e realizada nos horários de funcionamento do teleférico.

Parque Capivari: muito além do teleférico de Campos do Jordão

O que fazer em Campos do Jordão Festival de Inverno
O Festival de Inverno é um conjunto de atrações anual que reúne centenas de visitantes – Foto: Py4nf – Wikipedia (CC BY-SA 4.0)

Ainda que o teleférico seja a principal atração do Parque Capivari, o espaço fornece outras diversões. Enquanto a área no topo do Morro do Elefante se prepara para receber espaço para eventos, novos mirantes e até um trenó de montanha, o parque conta com experiências que os turistas sempre elogiam.

Por exemplo, o lago, que possui passeio de pedalinhos e caravelas, além de estar próximo a uma arquibancada em conceito aberto, onde são realizados eventos como o Festival de Verão e o Festival de Inverno de Campos do Jordão. Os passeios de pedalinho e caravela podem ser comprados no local ou, ainda, pelo site oficial do parque. Enquanto o primeiro comporta até duas pessoas, o segundo pode levar até dois adultos e duas crianças, ao mesmo tempo.

Ao redor, é possível encontrar duas áreas comerciais, instaladas em contêineres e com as principais franquias culinárias da cidade. Por lá, é possível também adquirir lembranças e souvenirs regionais, com opções que vão desde doces a artesanato local.

Saiba também onde comer em Campos do Jordão.

Paisagem deslumbrante e beleza única no Teleférico de Campos do Jordão

Morro do Elefante Campos do Jordão
Vista do alto do Morro do Elefante – Foto: Tomás R M de Paula – Wikipedia (CC BY-SA 4.0)

Do alto do Morro do Elefante, é possível contemplar uma paisagem de belezas únicas de Campos do Jordão. Isso porque se enxerga até mesmo o Parque Estadual da cidade e o Horto Florestal Municipal, localizado a cerca de 13 km do teleférico.

Os passeios acontecem de quarta a segunda-feira, das 10h às 18h, horários tanto para venda quanto limite máximo para embarque, e custam R$ 50 no pacote FastPass (ida e volta). O teleférico de Campos do Jordão fecha para manutenção às terças-feiras.

O passeio costuma receber mais de 300 mil visitantes por ano. Importante citar que só são permitidas a entrada de crianças acima de 10 anos ou com mais de 1,20 m de altura, não podendo, em hipótese alguma, transportar crianças ou animais no colo durante o passeio.

O teleférico está localizado na rua Dr. Marco Antônio Cardoso, número 240, bairro Capivari. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (12) 3663-1530.

Agora que você já sabe tudo sobre o Teleférico Campos do Jordão, conheça os demais pontos turísticos da cidade. Muita gente não sabe, mas quem visita Campos do Jordão opta por ficar no Capivari, o bairro mais charmoso e turístico da cidade ou em hotéis em contato com a natureza. Para saber as diferenças, o que é indicado para cada perfil e indicações de hotéis bem localizados veja nosso guia sobre onde ficar em Campos do Jordão.

Wendell Soares
Wendell Soares é jornalista, pós graduado em Marketing Digital e apaixonado por música, literatura de terror, gatos e viagens. Nem sempre nessa ordem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui