InícioFrançaParisTorre Eiffel: guia completo com preços, dicas e advertências

Torre Eiffel: guia completo com preços, dicas e advertências

A Torre Eiffel é a atração mais famosa de Paris. Ninguém resiste a fotografar a charmosa torre de vários ângulos. Apesar de ser de fora que se tem a melhor visão da Torre Eiffel, conhecê-la por dentro é algo incrível! Além do mais, você terá uma visão única de Paris, já que é a maior construção da cidade.

Contudo, antes de decidir incluir a subida na Torre Eiffel no seu roteiro por Paris, você precisa saber algumas peculiaridades e dicas para aproveitar ao máximo sua subida.

guia completo sobre torre eifel
Primeiro andar da Torre Eiffel Paris

História da Torre Eiffel

Hoje a Torre Eiffel é um monumento admirado em todo o mundo e orgulho dos franceses, mas nem sempre foi assim. Quando foi construída, ela foi motivo de protesto, pois “desfigurava” a cidade. Se você não conhece, precisamos te contar que a história da Torre Eiffel é interessante.

Essa incrível construção metálica foi desenvolvida para a Exposição Universal de 1889 que ocorreu em Paris. Como a data representava 100 anos da Revolução Francesa, o governo fez um concurso para a construção de uma grande torre de metal que teria 300 metros de altura.

O concurso de 1886 recebeu 107 projetos, inclusive um inspirado na Torre de Pisa de Jules Bourdais e uma imensa guilhotina para relembrar os 17 mil guilhotinados durante a revolução francesa.

O vencedor do concurso foi um projeto de Gustave Eiffel, um dos maiores especialistas mundiais em construção metálica. Gustave já havia construído pontes, estação de trem e vários outras construções de metal. Inclusive é dele a estrutura que sustenta a escultura da Estátua da Liberdade, em Nova York.

A torre, que levou o nome do seu idealizador, demorou 2 anos para ser construída e ficaria erguida por apenas 20 anos, depois seria desmontada.

historia da torre eiffel
A história da Torre Eiffel se relaciona com Exposição Universal de 1889

O que muita gente não sabe na história da Torre Eiffel é que parte da população, inclusive vários intelectuais, era contra sua construção. Antes mesmo de começar a ser erguida, ela foi motivo de protesto por ameaçar a estética da cidade. O escritor Guy de Maupassant dizia que o projeto era um “esqueleto sem graça”.

Apesar dos protestos, a construção continuou e a torre foi construída em dois anos. Para concluir o projeto foram usados 18 mil peças, totalizando 9 mil toneladas.

Inaugurada em 31 de março de 1889, era a mais alta estrutura metálica construída pelo homem. O monumento fez sucesso e virou símbolo da Exposição Universal de 1889. Entretanto, isso não era suficiente para a manter em pé.

Como previsto ela seria desmontada depois de 20 anos. Gustave Eiffel sempre trabalhou para tentar transformar a torre mais famosa de Paris em um monumento permanente.

Ele tentava demonstrar utilidades científicas da torre como observação astronômica. Entretanto, suas investidas não surgiam resultados. Até que se descobriu que a torre era um ótimo local para instalar uma antena de rádio, que seria usada em transmissões militares e, posteriormente, em transmissão de telégrafos. Até hoje há antenas de rádio e televisão na Torre Eiffel Paris.

Altura da Torre Eiffel

A Torre Eiffel possui 324 metros de altura. Isso é equivalente a um prédio de de 108 andares. A torre mais famosa de Paris é 8 vezes maior que o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, que possui 38 metros de altura.

Entretanto, subir a Torre Eiffel não significa chegar ao topo dos 324 metros. Na parte superior da torre há uma antena de algumas dezenas de metros. Por isso, o 3º piso da torre, local mais alto acessível ao público, está a 276 metros de altura.

Já o 1º e 2º pisos estão na base da torre, são bem mais amplos, porém não são tão altos. A altura do 1° piso é 57 metros e do 2° é 116 metros. Nesses andares que ficam os famosos restaurantes da Torre Eiffel.

altura torre eiffel
Infográfico altura Torre Eiffel

Como subir a Torre Eiffel?

A Torre Eiffel é dividida em três pisos. Para chegar até o segundo piso existem duas possibilidades: escada ou elevador. Já do segundo ao terceiro piso só é possível chegar de elevador.

Se decidir subir de escada serão 704 degraus. Parecem muitos, porém a subida não é muito desgastante. Nós subimos de escada e gostamos muito! Subindo de escada você pode ver melhor a estrutura da Torre, além de ter a vista da cidade mudando aos poucos. Além disso, as filas são menores e o ingresso é mais barato. Por isso, se você não tiver nenhum problema, indico subir andando.

Na hora de comprar o ingresso, além de decidir se irá de escada ou de elevador até o 2º piso, você pode optar ou não em chegar ao topo da Torre (3º piso).

Leia também: Os principais e mais importantes museus de Paris que não podem faltar no seu roteiro

subindo escadas torre eiffel
Subindo a Torre de escada

Vale a pena subir até o topo da Torre Eiffel?

Vale sim, pois a vista do topo da Torre Eiffel é incrível! A vista do 2° andar não se compara à vista do 3° andar. Isso porque a altura do 1° piso é 57 metros, do 2° é 116 metros e do 3° é 276 metros. A maioria das pessoas que decidem não subir no topo é devido ao valor.

Além disso, existem algumas situações que podem não valer a pena subir no topo da Torre. A primeira delas é se o tempo estiver ruim. Caso você decida subir, chegar até o segundo piso já é o suficiente.

Outra situação em que a visibilidade não é tão boa é a noite. Durante a noite não se tem uma vista tão interessante, neste caso também acho que não se faz necessário subir até o terceiro piso.

Um terceiro caso, que é bom evitar subir até o terceiro piso, é caso você esteja com o tempo curto e esteja viajando nos meses mais cheios (maio a setembro). Existe uma fila no segundo piso para pegar o elevador para o terceiro. Se o seu tempo estiver muito contado, não vale a pena subir, pois essa fila pode levar mais de uma hora dependendo do dia.

vista torre eiffel
Vista da Torre Eiffel – Foto: Josema Alonso (CC BY-NC 2.0)

Torre Eiffel, vale a pena subir em dia de chuva?

Na maioria dos casos a resposta é NÃO! O principal atrativo da Torre é sua incrível vista. Quando está chovendo, o tempo fica ruim e diminui consideravelmente a visibilidade. O resultado disso é que você verá muito pouco da incrível vista que se tem lá do alto. Mas, é claro que depende da chuva. Quanto mais forte a chuva menor será a visibilidade.

torre eiffel em dia de chuva
Torre Eiffel Paris em dia de chuva – Foto: Omarukai (CC BY-NC 2.0)

Visibilidade prejudicada

Visitei a Torre Eiffel em um dia que choveu, então pude ver a mudança da visibilidade lá do alto. O tempo estava instável, o sol sumia e aparecia ao longo do dia, mas não parecia que iria chover. Fiz várias fotos ao redor da Torre e quando cheguei em baixo dela, começou a cair umas gotinhas, mas eram tão fracas que nem precisava se proteger.

Fiquei na dúvida se valeria a pena subir, porém acabei subindo. A chuvinha parou e pude ver a incrível vista lá do alto. Quando cheguei no 3° andar a chuva voltou, pude ver o tempo se fechar e a visibilidade ir diminuindo aos poucos. Quando a chuva está distante, apenas naquela direção você perderá a visibilidade. Entretanto, quando a chuva está sobre a Torre, toda a visibilidade é prejudicada.

Quando voltei ao 2° andar, a chuva ficou muito forte ao ponto de não conseguir enxergar nada ao redor. Além disso, os fortes ventos deixaram o local bastante frio, mesmo em um dia quente de junho. Todo mundo se aglomerou e fecharam as portas para a parte externa do  2° andar.

visão alto torre eiffel chuva
Vista do alto da torre em um principio de chuva – Foto: Carolina Tarré (CC BY-NC 2.0)

É perigoso visitar a Torre em dia de chuva?

NÃO, entretanto você pode ficar preso lá em cima e foi o que aconteceu comigo. Quando a chuva é muito forte, eles interrompem os elevadores. No dia em que visitei a Torre Eiffel os elevadores ficaram interrompidos por cerca de 30 minutos e fecharam as escadas. Quando os elevadores voltaram a funcionar havia muita gente querendo descer, porque mesmo as pessoas que subiram de escada deveriam descer de elevador. Uma dica para essa hora é que os elevadores são de dois andares, por isso há duas filas para ele, por isso procure a menor delas.

melhores momentos subir torre eiffel
Foto: Storm Crypt (CC BY-NC-ND 2.0)

Preços e ingressos para Torre Eiffel

Os preços dependem se você subirá de escada ou de elevador e se irá até o segundo ou terceiro pisos. Para ver os preços clique aqui.

Comprar ingresso antecipado?

Se você poder escolher, para mim a melhor opção é não comprar o ingresso antecipado. Isso porque, se o horário que você decidiu ir for bem um horário que estiver chovendo, você não verá quase nada; além de poder se molhar se estiver subindo de escada. Por isso, o ideal é visitar a Torre Eiffel em um dia/horário que o tempo estiver bom.

Entretanto, na alta temporada, as filas para quem não comprou com antecedência são imensas. Neste caso, para não perder muito tempo, você pode comprar com antecedência.

Leia também: Museus que merecem uma visita guiada em Paris

grandes filas subir torre eiffel
Filas para entrar na Torre Eiffel Paris – Foto: Andre Bach (CC BY-NC 2.0)

Para comprar com antecedência você pode acessar o site oficial da torre. Você precisará selecionar o horário exato da subida; existem horários a cada meia hora. O problema é que os ingressos acabam com grande antecedência. Caso não consiga comprar pelo site da Torre, recomendo que compre pelo Get Your Guide que é uma empresa confiável e além de vender só os ingressos vendem também tours com guia para a Torre.

Compras dentro da Torre Eiffel Paris

Dentro da Torre existem dois restaurantes que funcionam com reserva, algumas lojas, um champagne bar e lanchonetes que vendem de sanduíche a macarons, o típico doce francês. Porém, tudo lá dentro é caro! O Champagne Bar, por exemplo, que fica no terceiro piso, vende taças de 100ml de champagne que custam mais de €15; para ver os preços clique aqui.

Há também lojas vendendo souvenirs em forma de torre. No geral, são os mesmos objetos vendidos nas demais lojas de Paris, porém mais caros! Por isso, é preferível você deixar para comer e comprar lembrancinhas fora da Torre.

souvenir chaveiro torre eiffel paris
O souvenir mais típico de Paris – Foto: divulgação Torre Eiffel

Horário de subida

A Torre Eiffel é a atração que fica aberta por mais tempo em Paris. Abre todos os dias do ano e no verão o horário de visitação é das 9:00 às 0:45. Você não leu errado, é meia-noite e quarenta e cinco mesmo! Já no resto do ano, ela fecha um pouco mais cedo. Porém, a subida pelas escadas se encerra muito antes do que pelos elevadores. Para saber o horário em cada época do ano clique aqui.

Outras dicas de Paris

Agora que você já sabe tudo sobre a Torre Eiffel Paris, veja outras dicas da cidade. Você sabe quais são os principais museus de Paris? E os museus que merecem uma visita guiada em Paris?

Outra questão importante é escolher bem onde se hospedar. Para entender como a cidade é dividida, o que são os arrondissements (regiões administrativas) e quais são as melhores regiões leia nosso texto sobre onde ficar em Paris. Já se quiser economizar, temos uma lista de hotéis baratos (e distantes do centro), porém próximo ao metro.

Para quem viaja de casal e busca uma experiência única, conheça os hotéis mais românticos de Paris.

Foto : Anirudh Koul (CC BY-NC 2.0)
Felipe Zighttps://www.abraceomundo.com/
Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui