InícioÁsiaTurquiaComida típica da Turquia: pratos, doces, chá e comida de rua

Comida típica da Turquia: pratos, doces, chá e comida de rua

A comida da Turquia é muito variada e saborosa. É uma mistura entre a herança otomana e as influências mediterrânea e asiática. Istambul, a maior cidade e a mais turística do pais, é onde você encontrará pratos de diversas regiões da Turquia. Para saber mais sobre a cidade mais turística da Turquia leia: Istambul, Turquia: dicas de uma cidade cheia de histórias e belezas.

Comida típica da Turquia

A gastronomia turca é diversificada e apreciada pelos turistas estrangeiros. Conheça agora os pratos mais famosas de comida típica da Turquia.

Kebab, a comida mais típica da Turquia

O prato mais conhecido é o kebab. Porém, na Turquia ele tem um conceito mais amplo, pois vários pratos possuem “kebab” no nome e podem ser de vários tipos de carnes, principalmente assadas, mas também cozidas.

Döner kebab

Um dos mais tradicionais é o döner kebab que é feito com aqueles espetos que possuem um monte de carnes e aqui conhecemos como “espeto grego”, junto com salada enrolada em um pão folha.

Leia também: 10 dicas essenciais sobre a Turquia

gastronomia turquia
Quando se fala em comida típica da Turquia, todo mundo lembra do Kebab – Foto: Agnes Chang (CC BY-NC 2.0)

Existe, inclusive, döner kebab vegetariano. Eu comi um deles em Fethiye. Não sei do que era feito, se de carne de soja ou outros ingredientes, mas estava bem gostoso.

kebab turco
Döner kebab vem enrolado, a aparência lembra um burrito mexicano – Foto: Alpha (CC BY-SA 2.0) – Turquia comida

Testi kebab, o prato mais saboroso de comida típica da Turquia

Porém, o destaque fica por conta do testi kebab. O prato é a base de carne (boi ou frango) e legumes, mas o diferencial é como é feito. Colocado dentro de um pote de cerâmica, com uma massa de pão em cima e levado ao forno.

O prato é servido na própria cerâmica, que é aberta na presença do cliente. O testi kebab é original da Capadócia, mas você também encontrará em Istambul. Nós o comemos em Goreme (Capadócia), onde o prato era servido na maioria dos restaurantes e acredito que seja o preferido dos turistas.

turquia comida
Testi kebab na Capadócia

Pide, a pizza turca

Um prato bem tradicional e popular que você encontrará em toda a Turquia é o pide, uma espécie de pizza feita com uma massa grossa de pão e em formato oval. Existem vários sabores de pide, desde a versão apenas com molho de tomate até opções com carne. O pide também é bem popular entre os turistas que na falta da tradicional pizza escolhem comer a “pizza turca”.

o que comer na turquia
Pide, uma espécie de pizza é uma comida típica da Turquia encontrado em todo o país – Foto: carin (CC BY-ND 2.0)

Lahmacun, meu prato favorito da gastronomia turca

Dentre as comidas típicas da Turquia, há um prato simples, barato e muito saboroso. O Lahmacuno foi a comida que mais gostei, presente na maioria dos restaurantes, é também um dos mais baratos do cardápio.

O Lahmacun é uma massa fininha e crocante com um molho em cima. Olhando até parece uma pizza. Mas há apenas um tipo de molho, diferente da pide que você escolhe o sabor (carne, queijo, frango, etc).

Esse não é um prato para uma refeição, mas serve de entrada ou de lanche.

comidas tipicas da turquia
Lahmacun foi a comida típica da turquia que mais gostei – Foto: Jun Seita (CC BY 2.0)

Curiosidades da gastronomia turca

Saladas

Os turcos gostam muito de saladas, por isso em todas as refeições é servida uma salada, até no café da manhã na Turquia a salada está presente. Independente do hotel você sempre encontrará no café da manhã: tomates, azeitonas e pepinos.

Um ingrediente bem comum nas saladas é o iogurte. Ele acompanha vários tipos de saladas. Não apenas saladas, mas também pratos quentes. E, apesar de achar que não gostaria, o iogurte combina bem com as saladas. Por isso, vale a pena experimentar essa combinação da gastronomia turca.

Cafe da manha na Turquia
Café da manhã na Turquia sempre vem acompanhado de salada – Foto: Brian King (CC BY-NC 2.0)

Chá da Turquia

Muitos restaurantes servem depois da refeição um chá de maçã bem gostoso. O mais popular chamado de chai, conhecido como chá turco é uma espécie de chá preto.

Aliás, o chá é uma paixão nacional. Por isso, você encontrará muitas opções nos bazares, algumas delas bem caras! Eles embalam a vácuo para ajudar os turistas a transportarem.

restaurantes turquia
Chá de maça servido de cortesia em um restaurante na Turquia

Comida de rua

Existem também vários tipos de comida de rua. Em Istambul você encontrará várias delas, como castanha assada e milho assado na brasa. Dentre as comidas de rua a que se destaca é smit, uma rosquinha de gergelim que é bem barata e bem popular em Istambul. Ela é meio seca, por isso é comum eles venderem recheada de Nutella. Mas, já vou logo avisando, o recheio é bem humilde.

comida de rua turquia
Smit, a rosquinha de gergelim – Comida Turquia

O milho assado é outra comida de rua bastante popular em várias cidades do país, como em Istambul. Há vários vendedores ambulantes como na foto abaixo.

comida tipica da turquia
Milho assado é outra comida de rua popular em Istambul

Doces da Turquia

Os doces da Turquia também são bem famosos e apreciados por turistas. No centro histórico de Istambul existem algumas lojas de doces que chamam a atenção por seus formatos e cores.

Há também opções de doces em bazares de várias cidades, especialmente o lokum, que é o doce da Turquia mais famoso.

Lokum, o doce da Turquia mais popular

O lokum, também conhecido como manjar turco, é o doce mais conhecido e vendido da Turquia. O doce é uma espécie de goma enrolada que pode ter algum recheio como pistache. Mas, também há lokums mais simples, que é apenas a gome cortada em quadradinhos.

Os lokums enrolados e recheados são os mais apreciados. Existem vários tipos deles que se diferem pelo recheio e pela “cobertura externa”.

Eu gostei bastante do lokum. E não é difícil encontrá-lo, já que é vendido em vários locais, inclusive nos aeroportos. Por isso, não há desculpa para não provar.

turquia comida
Lokum enrolados em loja de Istambul

doces da turquia
Lokum partido, esse que é o doce da Turquia mais popular e fácil de ser encontrado – Foto: Puno 3000 (CC BY)

Doces de massa folhada

Há também os doces de massas folhadas, como o baklava, que também é encontrado na Grécia. Entretanto, confesso que destes doces eu não gostei, mas vale a pena provar, porque eles são bem tradicionais.

Vendidos no quilo, doces da Turquia são ótimos para presente

Nas lojas os doces são vendidos no quilo e o lokum pesa bem mais do que você imagina! Na Alemdar, principal rua do centro histórico de Istambul e onde passa o VLT, existem várias lojas, mas elas são bem caras. Vale a pena encontrar alguma loja nas ruas paralelas ou em outro bairro. Já que o preço são menores.

A Turquia no geral é um país barato, veja, quanto custa uma viagem a Turquia.

Uma dica é comprar doces da Turquia para levar a familiares a amigos. Esses são um dos melhores presentes, ou melhor lembranças que você pode levar do país.

doces da turquia
Doces da Turquia são ótimos presentes para levar a familiares

Narguilé e álcool

O narguilé é encontrado em vários locais da Turquia, especialmente em Istambul. Assim como em outros países muçulmanos, ele é encontrado em casas de bebidas que não vendem álcool, já que os muçulmanos não podem beber álcool. Mas, podem fumar, por isso usam tanto o narguilé.

Na Turquia, como a religião não tem tanta força como em outro países, muitas pessoas consomem álcool. O país possui uma boa produção de vinho. Porém, como há uma grande tributação sobre bebidas alcoólicas, elas acabam saindo meio caras mesmo no supermercado.

cha da turquia
Narguilé – Foto: Felipe Bastos (CC BY-NC 2.0)

Turquia Comida

Gostou de conhecer as comidas típicas da Turquia? Então veja um artigo sobre turismo na Turquia e as cidades mais  mais belas e interessantes para visitar.

LEIA TAMBÉM:

-Os destinos de praia mais incríveis da Turquia

-Guia completo da Capadócia: quando ir, o que fazer, onde ficar

Felipe Zighttps://www.abraceomundo.com/
Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui