InícioNa malaComo escolher a câmera para viagem: modelos, dicas e cuidados

Como escolher a câmera para viagem: modelos, dicas e cuidados

Uma dúvida muito comum entre viajantes é como escolher a câmera para viagem. Há muitos modelos de câmeras fotográficas com diferentes funcionalidades e preços. Por isso, a escolha não é fácil. Entretanto, com algumas dicas que vamos lhe dar, a escolha da câmera para viagem ficará mais fácil!

Devido a minha experiência com a fotografia em estágio de fotojornalismo e trabalhos como fotógrafo freelancer por muitos anos, vários amigos me perguntam qual modelo de câmera comprar. Contudo, antes de falar em modelos, você precisa entender os diferentes tipos de câmeras fotográficas que variam em qualidade, peso, tamanho e preço.

equipamento fotográficos viagem
A câmera fotográfica é um dos itens mais importantes em uma viagem – Foto: Jakob Owensu/ Unsplash

Tipos de câmeras fotográficas

Muitos fotógrafos amadores não reparam, mas há tipos diferents de câmeras fotográficas. Entender essas distinções ajuda a compreender os motivos das variações de preço, tamanho e qualidade das câmeras.

Neste texto, vamos focar na fotografia digital, já que as câmeras analógicas que usam filme fotográfico já caíram em desuso. Vamos começar pelas câmeras utilizadas por profissionais que são as maiores e mais caras.

Câmeras DSLR

câmera dslr

Quando se fala em fotografia profissional, as câmeras DSLR são as preferidas dos fotógrafos. Sua principal característica é ser reflex, isso significa que a imagem que você vê no visor óptico vem diretamente da lente. Muitas câmeras têm visores externos, isso significava que a imagem que você visualiza no visor não é a mesma que será captada pela câmera.

Essas câmeras possuem mais funções manuais, por isso é possível controlar recursos que as outras não permitem. Para quem entende as técnicas fotográficas, isso significa que você poderá compor melhor e conseguir imagens que seriam impossíveis com outras câmeras.

Outras vantagens é a grande variedade de lentes, sensor de imagem maior e possibilidade de acoplar acessórios, como bons flashes e disparador de imagem.

As desvantagens são volume e peso, por isso você precisa estar disposto a carregar mais de 1 kg de material fotográfico.

cameras para viajar
As DSLR são as câmeras mais completas e caras – Foto: Pixabay

Eu mesmo levava uma câmera DSLR quando viajava, mas o peso me fez substituí-la nas grandes viagens. Parece que o peso de 1 ou 2 kg de uma câmera mais as lentes não é muito, entretanto, carregar esses equipamentos na mochila durante vários dias é custoso.

Como são câmeras caras, só vale a pena comprar quem possui um conhecimento maior em fotografia e utilizará seus recursos.

Câmeras para viagem DSLR

As duas principais marcas de câmeras DSLR são Canon e Nikon. Para quem quer um equipamento mais básico e barato, a Canon EOS Rebel T7 é um dos principais modelos de entrada para você investir em sua primeira DSLR.

câmeras fotografias para viagem

Se você quer um kit que inclua duas lentes, a Nikon D3500 com lentes 18-55 e 70-300 é uma boa opção já que vem com essas lentes que são suficientes para a maioria das situações que você encontrará em uma viagem.

Para quem busca um modelo de qualidade superior, a Nikon D750 é uma ótima opção. Apesar de não ser a top de linha da Canon, é um modelo muito bom e apreciado por fotógrafos profissionais.

melhores câmeras para viagem
Entre as melhores DSLR, a Nikon D750 é uma das mais vendidas – Foto: divulgação Nikon

Câmeras Miroless

câmera Miroless

A principal concorrente das câmeras DSLR são as Miroless, quando o assunto é câmera para viagem. Esse é um tipo de câmera de alta qualidade, com alguns ajustes da DSLR, porém menores e mais leves devido à ausência de espelhos internos.

Miroless significa “sem espelho” em inglês. Como você leu no último item, as câmeras DSLR têm um conjunto de espelhos que permitem que a imagem que será fotografada passe pelo obturador e chegue ao visor.

Nas câmeras Miroless, a imagem vai direto para o sensor e pode ser visualizada na tela LCD. Nos modelos mais avançados, há um visor EVF (Electronic View Finder) que mostra toda a imagem que será capturada pelo sensor.

Apesar de serem menores, as Miroless permitem trocar lentes. Entretanto, há uma menor variedade de opções do que as DSRL. Uma vantagem dessas câmeras é que o sensor da imagem é maior.

Elas também permitem controlar manualmente várias funções da câmera, o que muitas vezes não é possível nas câmeras compactas. Por isso, alguns fotógrafos profissionais optam por essas câmeras para viajar ou para uso cotidiano que não envolva demanda profissional.

Para quem entende de fotografia e compreende seus ajustes e funções técnicas, essa é a melhor escolha para uma câmera para viajar.

cameras para viagem
As câmeras Miroless possuem qualidade e tamanho reduzido

Em um encontro de blogueiros de viagem, vi vários deles dizendo que trocaram suas DSLR por uma Miroless devido ao menor peso e tamanho, já que elas se tornam bem mais práticas em uma viagem.

Mesmo para quem não entende muito sobre fotografia, utilizando a função automática, você conseguirá ótimas imagens nessas câmeras. É necessário refletir, contudo, se compensa gastar com esses modelos, já que eles são mais caros que as compactas e, para um fotógrafo iniciante ou que não utilize seus recursos, pode não valer a pena.

Câmeras para viagem Miroless

Há uma grande quantidade de câmeras Miroless, com diferentes recursos e com uma variação muito grande de preços. Quem domina esse mercado de Miroless é a Sony. A empresa tem uma das melhores câmeras (ou a melhor miroless para vários fotógrafos) que é Sony Alpha a7III. Esse é um modelo top de linha, com visor, qualidade próxima e preço (bem alto por sinal) de uma boa DSLR.

Já para quem quer um modelo completo, mas com melhor custo benefício, a Canon EOS RP é uma das mais vendidas do segmento.

Para quem gosta de câmeras com “cara de retrô”, a Olympus OM-D E-M10 Mark II é uma ótima opção com boa qualidade e preço.

melhores cameras miroless viagem
Comparação entre câmeras Miroless para viagem

Já para quem busca um modelo mais básico de câmera para viagem e que tenha preço menor, a Sony A5100 é uma ótima opção. Uma das vantagens desse modelo é o visor que pode ser virado para a frente para ajudar a fazer selfies.

Câmeras compactas

câmeras compactas

Quando se fala em câmera para viagem, as compactas são as mais populares. Como têm valores mais baixos, elas são as preferidas dos turistas. Porém se engana quem pense que essas câmeras não têm qualidade. Há bons modelos com vários recursos e algumas funções manuais, que lhe permite controlar melhor a imagem. Por outro lado, há também modelos bem simples e com menor qualidade.

Normalmente, as pessoas analisam apenas a quantidade de pixels para avaliar a qualidade de uma câmera, mas esse não é o melhor item para ser considerado. As câmeras compactas possuem grande quantidade de pixels, assim como os celulares, mas isso não quer dizer que a imagem tenha qualidade.

Um dos principais itens a ser analisado é o sensor que captura a imagem. Esses sensores são bem menores nessas câmeras se comparados a DSLR e Miroless. Todavia, são muito maiores do que os de celulares.

Outra vantagem em relação aos celulares, segundo o site britânico Android Authority, é a Captura de Cores, especialmente do céu. Também destaca-se o Balanço de Branco, para que as fotos não puxem para uma cor específica, ficando amareladas ou azuladas, por exemplo.

câmera para viajar
As câmeras para viagem preferidas dos turistas são as compactas – Foto: Pixabay

Com relação aos outros tipos de câmeras, a maior vantagem de uma câmera compacta para viajar é sua portabilidade. Essas são pequenas e leves. O tamanho reduzido permite ser guardada no bolso, o que torna muito prático para caminhar por uma cidade e pegá-la sempre que quiser fotografar. Uma forma prática e mais segura do que andar com uma câmera pendurada no pescoço. Como a violência é realidade em várias cidades e países, esse também é um item importante a ser pensando.

Apesar das Miroless serem pequenas, elas são mais robustas que as câmeras compactas, o que não possibilita guardá-las no bolso.

Câmeras para viagem Compactas

Há uma grande variedade de câmeras compactas. Esses modelos, que são conhecidos como aponte e dispare (point and shoot), possuíam centenas de modelos com vários lançamentos todos os anos, antes do celular ganhar a preferência do público geral.

Atualmente, a quantidade de modelos foi reduzida, mas ainda há grande diferença de qualidade, recursos e preços.

Para quem busca uma câmera compacta de qualidade, a Canon G9 X Mark II é uma boa opção! Eu tenho uma dessa, que tenho levado nas viagens e registrado fotos para o blog com ela. Essa não é a melhor compacta, mas possui uma ótima relação custo-benefício, como também vários recursos, bom flash e cabe dentro do bolso.

Outra câmera de qualidade é a Sony WX800, um modelo que se destaca pelo lenta 24-720mm que permite aproximar muito, já que tem um grande zoom.

melhores cameras para viajar
Duas câmeras compactas considerada melhores pela qualidade e custo-benefício

Para quem busca uma câmera para viagem barata e básica, a Sony W830 é uma opção. A câmera não possui muitos recursos e pode ter qualidade inferior a algumas câmeras de celular, mas possui preço baixo. Por isso, é a câmera ideal para quem busca um modelo simples e que não chama atenção. Devido ao valor, você ficará menos incomodado caso perca, deixe cair, quebrar ou molhar.

Câmeras de ação

camera gopro

As câmeras de ação (action cam) estão cada vez mais populares e combinam muito com viagens! Por isso, muitos turistas não deixam de levá-las em seus passeios.

A GoPro foi a primeira a ser lançada e depois surgiram várias outras. Para quem não conhece, câmeras de ação foram criadas para serem usadas em ambientes hostis, ou seja, locais em que outros modelos não se adaptam bem, como dentro da água, locais com poeira ou em movimento. Essas câmeras são mais resistentes, por isso são à prova d’água, resistentes à poeira e pequenos impactos.

As câmeras de ação são as preferidas de quem pratica esportes radicais, como paraquedismo, mountain bike, escalda, surf, mergulho, entre tantas atividades. Há acessórios que permitem fixar essas câmeras em bicicletas, pranchas de surf, capacete ou alguma parte do corpo como cabeça, peito e punho.

O principal recurso é a captura de vídeo em alta definição que possui alta qualidade mesmo em atividades em movimento. Por isso, quem pratica esportes radicais gosta desse tipo de câmera para viagem.

Cada vez mais turistas sem o perfil de aventura têm comprado essas câmeras, pois elas oferecem algumas características que ajudam na hora de fotografar. A principal é a lente grande angular que possui um grande campo de visão. Essa lente é ideal para fazer selfies, fotografar pontos turísticos e outros objetos de perto.

gopro viagem
As câmeras de ação, como a GoPro, são ótimas opções para fotografar dentro da água – Foto: StockSnap / Pixabay

Além disso, para quem viaja para destinos de praia ou passeios de barco, snorkeling ou mergulho, as câmeras de ação são as melhores para fotografar. Por serem resistentes à água do mar e oferecer acessórios para fazer a câmera boiar caso solte de sua mão, essas são as melhores para essas atividades.

Eu tenho uma GoPro, sempre a levo nas viagens e considero que faz diferença fazer fotos com ela. Entretanto, as câmeras de ação são equipamentos complementares. Ela não será sua câmera principal, já que não serve para fotografar de longe. Por isso, você precisará levar outra câmera ou celular para fazer essas fotos.

Câmeras para viagem de Ação

A principal câmera de ação é a GoPro. Essa marca foi a primeira a ser lançada e, ainda hoje, é considerada a melhor do ramo. A principal vantagem da GoPro é a variedade de acessórios que ela possui. Desde itens que fazem a câmera boiar até para prendê-la em objetos ou em partes do corpo. Além disso, a GoPro tem fama por ser robusta, com grande durabilidade e boa qualidade de imagem. Diante disso, é a mais vendida.

O último modelo lançado e considerado top de linha é a GoPro 9 Black, que vem com um visor LCD na frente ideal para fazer selfies. Entretanto, a GoPro 8 Black é bem mais barata, por isso possui um custo-benefício melhor.

Uma alternativa à GoPro é a Sjcam Sj8 Plus. Ela é mais barata, mas também tem qualidade inferior. Para quem não quer investir muito em uma câmera de ação, essa pode ser uma boa escolha.

melhor Gopro para viajar
GoPro e SJCAM

Quem compra uma GoPro também precisa comprar alguns acessórios. Os itens originais são caros, mas há itens paralelos que são utilizados pela maioria das pessoas, veja os acessórios da GoPro.

Um acessório que pouco conhecido e muito bom para quem fotografa dentro da água é o dome. Esse acessório que possibilita fotos com uma parte da imagem dentro e outra fora da água. Eu tenho um e sempre levo nas viagens em que há praia e passeios de barco.

Veja algumas fotos que fiz usando dome.

Passeio jangada Porto de Galinhas
O acessório Dome possibilita capturar imagens dentro e fora da água como essa imagem em Porto de Galinhas

Com o dome foi possível fazer essa imagem no Mar Vermelho no Egito

Câmeras instantâneas

câmera instantânea

Para fechar a lista de câmeras para viagem, vamos falar de um tipo bem peculiar. As câmeras instantâneas já foram muito populares antes de popularizar a fotografia digital. Quem nunca teve vontade de ter uma Polaroid que revelava as fotos na hora?

Todavia, com a fotografia digital, essas câmeras caíram em desuso e as principais empresas pararam de fabricá-las. Como há muitos fãs desse tipo de câmera, houve um financiamento coletivo para voltar a produção. Com isso, surgiram outras marcas e modelos. Você pode nunca ter visto uma, mas há um público cativo que não troca uma câmera instantânea por nada.

Hoje, há algumas opções de modelos de câmeras instantâneas no mercado. Elas costumam ser compactas e leves, são do tipo automáticas e possuem poucas funcionalidades. As câmeras, no geral, não são caras, mas os filmes têm preços altos, variando de R$30 a 50 cada rolo com 10 negativos/fotos.

melhor câmera para viajar
As câmeras instantâneas revelam as fotos na hora, mas seus filmes são caros – Foto: Freepik

O grande diferencial dessas câmeras é que você fotografa e já tem a foto revelada em poucos minutos. Nem todo mundo faz questão de ter foto em papel, principalmente uma câmera instantânea que tem um valor alto por fotografia. Por isso, esse tipo de câmera é para quem gosta de objetos vintage e da fotografia impressa, seja para guardar ou para dar para amigos ou familiares. Idosos adoram receber fotografia no papel!

Um outro aspecto interessante é o fato de fotografar com uma câmera com filme. Pode parecer que não há diferença, mas você fica bem mais seletivo na hora de fotografar, já que cada foto lhe custará algum valor. Essa prática ajuda na objetividade, principalmente, para quem fotografa demais no digital e depois não consegue organizar e arquivar as imagens.

Câmeras para viagem – Instantâneas

A principal câmera para fotografia instantânea era e continua sendo a Polaroid. Essa é a marca mais cara do mercado devido a sua fama, apesar de não ter uma diferença muito grande na qualidade das fotos reveladas. O principal modelo é a Polaroid Originals OneStep que é inspirada em um modelo de 1977. Seu principal diferencial é a conexão da câmera com o aplicativo de celular que permite fotografar à distância (temporizador), com dupla exposição e outros recursos.

polaroid para viagem
Polaroid Originals OneStep tem visual retrô, baseado em modelo de 1977 – Foto: divulgação Polaroid

O modelo mais barato e popular, atualmente, é a Instax da Fujifilm. Ela custa 30% do valor da Polaroid Originals OneStep+, além disso seus filmes também são bem mais baratos, por isso se tornou o modelo mais vendido. Além disso, a Instax é uma câmera menor e mais compacta, o que ajuda no transporte.

instax viagem
A Instax ficou popular pelo baixo preço – Foto: Freeepik

Felipe Zighttps://www.abraceomundo.com/
Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui