Foto: renatomitra (CC BY-SA 2.0) Dicas

É impressionante como algumas tecnologias que antes eram consideradas supérfluas, hoje em dia são itens de primeira necessidade. A internet no celular é uma delas! Se você vai viajar para o exterior, não se esqueça de comprar um chip com internet 3G/4G para funcionar no país para o qual está viajando. Isso pode lhe salvar de uma furada e eu te digo isso por experiência própria!

Veja preços dos chips de internet 4G

Por que ter um chip de internet internacional?

O Wi-Fi do hotel é importante, mas é na rua que a internet pode fazer mais diferença para agilizar a sua viagem. A internet 3G/4G no seu celular permitirá que você siga o caminho correto através do Google Maps, sem precisar ficar perdido ou parar para pedir informação para várias pessoas na rua. Além disso, você poderá conferir se a atração que irá está aberta ou próxima de fechar. Fica mais fácil encontrar farmácia, restaurante ou alguma loja específica. São pequenos fatores, mas que ao longo dos dias fazem sua viagem render muito mais.

Vale a pena a internet no exterior das operadoras brasileiras

As empresas de telecomunicação presentes no Brasil (Claro, Vivo, Tim e Oi) oferecem serviços de internet no exterior chamados de roaming internacional. Poderia ser uma boa opção, caso as tarifas fossem baixas. Entretanto, as tarifas são muito altas! Custam a partir de R$30 por dia, chegando a R$80, dependendo do destino e da operadora. Apenas a Claro vende uma quantidade de internet no exterior que vale para o mês inteiro. Porém, é apenas para clientes pós-pagos e mesmo assim os preços não são baixos. Por isso, vale a pena comprar um chip internacional!

internet 3g exterior

Foto: Japanexperterna (CC BY-SA 2.0)

Comprar o chip internacional no Brasil ou quando chegar ao destino?

Normalmente, comprar o chip de internet quando você chega ao seu destino costuma ser mais barato. Entretanto, nem sempre vale a pena. A instalação do chip pode ser bem complicada. Pode ser necessária alguma documentação, como um CPF que você não terá. Além disso, muitos aeroportos não possuem lojas que vendem chips de internet, por isso você precisará chegar à cidade para comprá-lo. Nessa hipótese, contarei um caso que aconteceu comigo e se eu não tivesse internet 3G quando desembarquei estaria perdido!

Eu era um dos que não considerava tão importante a internet 3G/4G no celular. Mas, como ganhei o chip da EasySim4U decidi usar. Só ativei o chip depois de uma semana de viagem, já que achava que não era tão importante. Depois de passar por três países cheguei à Itália. No aeroporto, chegaram vários voos internacionais ao mesmo tempo e haviam poucos funcionários da imigração, por isso a passagem pela imigração demorou 2 horas. Após pegar minhas malas, recebi uma mensagem de WhatsApp do hotel que havia reservado. Eles me perguntaram se eu estava chegando, porque a recepção fecharia em 15 minutos. E, se fosse demorar mais do que isso, disseram para eu nem ir para o hotel, pois não conseguiria a chave do quarto. Como o trem do aeroporto mais o metrô levariam 45 minutos, já fui procurando outro hotel na internet. Era um feriado prolongado na Itália, a região onde me hospedaria estava com os hotéis cheios, mas vi que perto da estação de trem tinham muitos hotéis com vagas, que foi onde decidi me hospedar. A internet 3G me salvou, porque se não conseguisse entrar no hotel e não encontrasse outro perto ficaria desesperado!

chips celular varios países

Chips de celular de vários países – Foto: Karl Baron (CC BY 2.0)

Onde comprar o chip de internet internacional?

Recomendo a empresa EasySim4U, que vende chip de internet que funciona em 210 países com internet ilimitada. A lista dos países está aqui.

Para a Europa e os Estados Unidos ainda existe a opção de voz (ligações telefônicas ilimitadas), além dos dados (internet 4G). Eu já utilizei o chip da EasySim4U na Europa e no Oriente Médio e funcionou bem. Dependendo do país e da operadora parceira a internet pode ser mais ou menos rápida. Mas, funcionou em todos os locais.

Na EasySim4U você compra seu chip e ele chega pelos correios. Devido a parceria que o blog Abrace o Mundo possui com a EasySim4U, nós oferecemos um cupom com 10 % de desconto, só colocar ABRACEOMUNDO10.

Quanto custa?

Isso vai depender do seu destino (América do Norte, Europa ou Resto do Mundo) e da quantidade de dias que necessitará. Acesse esse link e veja os preços.

preços chip internacional celular

Preços EasySim4U

Como comprar no site da EasySim4U

O site da EasySim4U é meio confuso, por isso algumas pessoas podem ter dificuldade em comprar o chip de internet internacional. Por isso, decidi fazer um passo a passo para ajudar quem tem dificuldade em comprar no site da empresa.

Primeiro, acesse o link da EasySim4U e escolha um dos quatro planos: América do Norte (Estados Unidos, Canadá e México); América do Norte – Voz e Dados; Europa ou Resto do Mundo (210 países) [foto acima].

Agora, escolha a quantidade de dias e a data da ativação (data que chegará ao seu destino internacional). Nos planos para América do Norte e Europa é necessário incluir mais algumas informações, como número telefônico e documento. Depois, clique em adicionar. Na página seguinte confirme o tipo de plano e clique em “checkout”.

Preencha agora seus dados pessoais: país (country), primeiro nome (first name), último nome (last name), 1ª linha do endereço (adress line 1), 2ª linha do endereço – apartamento e bairro (adress line 2), cidade (city), estado (state), CEP (postal code), telefone (phone number) e e-mail. Não se esqueça de colocar o tracinho (-) que separa os números do CEP, pois sem ele aparece como inválido o CEP.

Depois de tudo preenchido clique em continuar.

Escolha o tipo de entrega. Para ter direito ao frete grátis, você deve escolher a opção “Frete Normal Brasil”. O cupom de desconto será colocado na próxima página.

Inclua o cupom de desconto “ABRACEOMUNDO10” para ter direito aos 10 % de desconto.

Na mesma página você inclui os dados do seu cartão de crédito e conclui a compra!

Foto de capa: renatomitra (CC BY-SA 2.0)

Felipe Zig

Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.