InícioDicasComo se vestir no frio para viajar a locais congelantes

Como se vestir no frio para viajar a locais congelantes

Como se vestir no frio? Essa é a dúvida de muitos brasileiros. Já dizia Jorge Benjor “moro num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza, mas que beleza”. Para os habitantes desse fascinante país tropical chamado Brasil, qualquer pequena queda de temperatura já é considerada frio.

Até para os moradores da região Sul, que acham que conhecem bem o frio, as temperaturas próximas a 5°C não são nada se comparadas com os invernos congelantes de alguns países. Por isso, sempre aparece aquela dúvida: que roupas vestir em locais, realmente, frios?

Como se vestir no frio?

Alguns países possuem inverno com temperaturas muito baixas e se for viajar para algum desses lugares, você precisará estar preparado para o frio! A primeira dica é não escutar a sua mãe ou sua avó. Para elas, a lã é o melhor material do mundo para prevenir o frio e se depender delas, você ocupará metade da sua mala com os volumosos casacos de lã.

Para o frio do Brasil a lã pode ser uma boa alternativa, mas para temperaturas negativas não é a melhor opção! Se a sua dúvida é como se vestir no frio, a resposta é utilizar o sistema de camadas.

Leia também: Seguro viagem, vale a pena contratar? Por que?

como se vestir em locais frios

Roupas de frio em camadas

O melhor jeito para se vestir e se prevenir do frio é usando o sistema de camadas, que consiste em utilizar várias camadas de roupas, pois assim você pode tirar ou colocar uma camada, de acordo com a necessidade do ambiente.

Além disso, esse sistema ajuda a drenar o suor do seu corpo. Imagine que você está com uma blusa de manga comprida mais grossa e um moletom e se sente aquecido, se você começa a fazer uma atividade física, vai começar a suar e o suor irá molhar sua blusa e depois o moletom. A roupa molhada irá te fazer sentir frio!

As roupas mais modernas são feitas de material sintético. Também há alguns bons tecidos naturais, como pelo de Vicunha, mas são roupas caríssimas e que não são encontradas em qualquer lugar.

Nos países desenvolvidos, o frio está apenas nas áreas externas. Nas áreas internas, como museus, hotéis, restaurantes, a temperatura é bem mais alta que na rua e um simples moletom já basta para lhe aquecer. Por isso, a roupa que você irá utilizar, dependerá da atividade externa que você fará. Por exemplo, caminhar pela cidade, esquiar ou fazer trekking em montanhas, demandará tipos diferentes de vestimentas.

Pesquise a temperatura que você deverá encontrar em seu destino. Temperaturas entre 5 e 10°C não necessitam de muita tecnologia para se aquecer; um bom casaco e uma segunda pele embaixo da calça já podem resolver o problema. Mas, se a temperatura for inferior a isso, o melhor é utilizar o sistema de camadas.

O mais comum é o sistema com três camadas, porém esse número pode aumentar, chegando a cinco camadas, dependendo da temperatura e da atividade ao ar livre que você realizará. Vamos começar a falar sobre as camadas que ficam mais perto da pele.

1ª Camada – Segunda Pele

O nome dessa camada já diz tudo, ela é a sua segunda pele; a roupa que estará mais próxima ao seu corpo, sem contar a cueca ou calcinha/soutien é claro. Na verdade, há dois tipos de segunda pele, que são chamadas em inglês de underwear e base layer.

Base Layer

O seu objetivo principal não é aquecer, mas drenar o suor do corpo, tirando a umidade da pele. Por isso, o base layer o que ajuda a manter regulada a temperatura corporal.

Underwear Polar

O Underwear Polar também drena o suor do corpo, mas é uma roupa térmica, ou seja, ajuda no aquecimento. Esses dois tipos são roupas que ficam mais coladas ao corpo.

O Underwear Polar possui variação de espessura, que vai depender do frio que você enfrentará e das suas outras camadas. Na parte da “calça” é melhor que você use uma que o tecido seja mais grosso, já que na parte de baixo do corpo nós usamos menos camadas que na parte de cima.

Segunda Pele
Segunda Pele

2ª Camada – Camada Térmica

A segunda camada é a que possui o objetivo térmico, ou seja, manter seu corpo aquecido. Há vários tipos de tecidos, com diferentes espessuras. Alguns tecidos aquecem bem mais que outros, mas os preços também variam.

Pluma de ganso

Casacos feitos com pluma de ganso são ideais para ambientes muito frios, principalmente, para locais de baixa umidade. Se você estiver em um local com muita umidade, as penas de ganso perdem um pouco de sua capacidade de isolamento térmico. Casacos com pluma de ganso são leves, mas possuem a desvantagem de serem muito volumosos e se caso molharem demandam muito tempo para secar.

Fibra sintética

Há vários tipos de fibras sintéticas utilizadas como isolantes térmicos em casacos, como polares e fleeces. Casacos com fibra sintética podem ser ainda mais volumosos que de pluma de ganso, já que alguns materiais são piores que a pluma e necessitam de grande volume para ter a mesma eficiência que a pluma.

A vantagem desse material é que ele funciona melhor em ambientes de alta umidade e ele seca bem mais rápido do que o de pluma. Uma desvantagem é o peso, que é bem maior.

Fleece
Como se vestir no frio? O Fleece é uma opção
Fleece

Uma das fibras sintéticas preferidos é o Fleece (foto acima), que é um material que não é muito volumosa. Desenvolvido na década de 1980, ele é feito de fibras de poliéster, parece uma pelúcia baixa e é um tecido bem agradável. Os casacos de fleece são fabricados por várias marcas, porém o material também é usado em calças, meias e gorros.

3ª Camada – Capa Impermeável e Corta Vento

A terceira camada é uma capa impermeável, também conhecida como corta vento. Ela vai te proteger não apenas da chuva, como também do vento. Há alguns locais como no alto de morros ou na parte superior de edifícios em que o vento é muito forte.

Se você não possuir um casaco desses, o vento gelado irá diminuir muito a eficiência da roupa intermediária em manter seu corpo aquecido.

várias marcas que vendem casacos com a 2ª e a 3ª camadas juntas. Elas vem juntas e possuem um zíper para você poder separá-las quando quiser.

Casaco e calça impermeável e corta vento
Casaco e calça impermeável e corta vento

Como se vestir no frio? ACESSÓRIOS

Se você quer saber como se vestir no frio intenso não pode esquecer dos acessórios! Em um ambientes muito frios, é necessário proteger também as extremidades do seu corpo.

Luva

A luva é um dos acessório mais básicos. Se estiver sem luvas, suas mãos não conseguirão ficar muito tempo fora dos bolsos.

luvas
Como se vestir no inverno? Luvas são essenciais

Gorro

O gorro também é extremamente necessário caso seu casaco não tenha capuz. E se estiver muito frio, mesmo com capuz é bom colocar um gorro, pois as orelhas são locais que sentimos muito frio!

como se vestir no frio
O gorro é essencial para manter as orelhas quentes – Foto: Pixabay

Cachecol

Se estiver com uma roupa que não proteja o pescoço, o cachecol é outro elemento básico! Além disso, esse é o principal acessório para dar mais estilo ao seu visual.

Meias

Para fechar a lista de acessórios para evitar o frio estão as as meias. Quando se está em um ambiente muito frio use meias mais grossas, como de lã ou mesmo, meias térmicas.

Seguro viagem para países muito frios

Uma outra dica importante, é que se for viajar para um destino frio é interessante contratar um seguro viagem. Esportes de neve como sky e snowboard são atividades de risco. Caso machuque, você terá o seguro viagem para lhe dar assistência médica. Pagar por essa assistência médica sairá várias vezes o valor do seguro viagem.

Mesmo quando não vai realizar atividades de risco, é aconselhável contratar o seguro viagem. Ele é uma garantia que lhe dará tranquilidade. Nós sempre contratamos quando viajamos ao exterior. Nós indicamos a Seguro Promo, que é um buscador que só trabalha com as melhores seguradoras, possui uma boa ferramenta de comparação de seguro e possui ótimos preços.

Como mantemos convênio com a Seguro Promo, oferecemos o cupom de desconto ABRACEOMUNDO5 que lhe dá 5% de desconto. Além disso, se pagar por boleto ou PIX, você terá mais 5% de desconto. Faça sua cotação.

Onde comprar roupas de frio?

Como vocês já podem imaginar, o Brasil não é o lugar ideal para comprar esse tipo de roupa. O principal motivo é que em nosso país não há temperaturas muito baixas, então as vendas são voltadas a quem vai viajar ao exterior.

Como não há um grande público-alvo, são poucas lojas que vendem esse tipo de roupa; seus produtos são caros e não possuem muita variedade. Muitas capitais nem devem ter lojas que vendem esse tipo de roupa.

A Declathon e Centauro são duas lojas que possuem opções de roupas de frio em camadas e são locais que você pode experimentar as roupas. Entretanto, se for comprar pela internet, a loja online que possui mais opções é a Amazon.

Comprar roupas de frio no exterior

Para quem ter a oportunidade, o ideal é comprar roupas de frio no exterior. Mas, para achar um local que ofereça grande oferta desse tipo de produto, você precisa estar em uma região que seja fria e faça jus a usar essas roupas. Não vai ser em Miami que você vai encontrar grandes ofertas desses produtos.

Há muitas marcas de casacos e entre as melhores estão: Columbia, North Face e Patagonia. Uma boa dica, se você estiver nos EUA, é dar uma olhada no Walmart, pois é um local que vende produtos de marca própria, que possui qualidade inferior às principais marcas, porém com ótimos preços. Eu comprei um casaco 2 em 1, com camada térmica de pluma de ganso e uma camada impermeável no Walmart por menos da metade do preço dos casacos das principais marcas.

Se você estiver programando várias viagens a destinos frios, ou seja, utilizará bastante as roupas de frio, vale a pena investir em uma roupa melhor, de uma boa marca. Entretanto, se é para usar pouco, apenas em uma viagem, não vale a pena investir, já que roupas de frio são muito caras e volumosas.

Outras dicas de viagem

Espero ter lhe ajudado a estender como se vestir no frio intenso. Para continuar lhe ajudando indicamos e alguns textos de assuntos essenciais. Você sabe como levar dinheiro ao exterior? Algumas formas incidem menos impostos e saem mais baratas, gerando uma economia grande. Muita gente nem sabe que é possível ter uma conta em dólar no Brasil.

Para quem viaja a destinos que nevam. Evite dirigir durante nevasca ou sobre a neve. Essas são condições muito diferentes e é arriscado para quem não tem experiências nessas situações. Para saber preços de aluguel de carro em todo o mundo veja na Rentcars que é uma plataforma onde você encontrará as principais locadoras do mundo, os melhores preços e ainda pode pagar em reais, sem incidência de IOF.

Outro serviço essencial é a internet no celular. Comprar um chip com acesso à internet no exterior te salva de várias roubadas e economiza tempo. Pois você evita ficar perdido, já que poderá sempre olhar os trajetos até os destinos procurados. Além de saber os horários de funcionamento e onde ficam lojas e restaurantes nas proximidades de onde estiver. Para saber mais e descobrir onde os chips funcionam bem e onde não funcionam leia nosso texto Chips Internacionais: preços, dicas e advertências.

Todas as fotos utilizadas são de divulgação da marca Columbia
Felipe Zig
Felipe Zighttps://www.abraceomundo.com/
Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui