Início Israel Haifa Haifa, Israel: o que fazer, como chegar e mais dicas

Haifa, Israel: o que fazer, como chegar e mais dicas

Haifa, Israel é a melhor surpresa que um turista pode encontrar no país. Diferente da histórica e sagrada Jerusalém e da cosmopolita Tel-Aviv, Haifa ainda é um destino desconhecido para muitos turistas estrangeiros que desembarcam em Israel.

Haifa é a terceira maior cidade de Israel e entrou na rota turística a pouco tempo, já que sua principal atração turística, os Jardins Bahá’í são uma atração recente, de 2002.

Leia também: Onde se hospedar em Haifa

Haifa Israel

Israel tem se tornado um destino turístico cada vez mais visitado. Segundo dados do Ministério do Turismo de Israel, o país recebeu 3,6 milhões de turistas em 2017, um aumento de 25% em relação ao ano anterior.

Haifa turismo

Haifa é uma das cidades que mais está aproveitando esse crescimento do turismo em Israel. A cidade quase não recebia turistas estrangeiros a duas década, tem se tornado o 5° destino mais turístico de Israel. Ficando atrás de Jerusalém, Eilat, Tel Aviv e Mar Morto. Veja aqui o mapa de Israel e conheça as cidades mais turísticas.

haifa
Haifa Israel é uma cidade ampla, com poucos arranha-céus – Foto: Wikipédia

Apesar de Haifa estar se tornando um destino turístico apenas agora, a cidade já é conhecida internacionalmente por causa de um outro motivo muito nobre.

Terra da tolerância

Não foi com o turismo que Haifa ganhou fama internacional, mas por ser um local de convivência pacífica e respeitosa entre seus moradores, independente da religião ou nacionalidade.

Haifa possui uma cultura de muita tolerância, principalmente quando nos referimos a religião. Judeus, cristãos, muçulmanos, bahá’í e praticantes de quaisquer outras religiões convivem em total harmonia e paz na cidade, ambiente muito diferente de Jerusalém, por exemplo.

Por isso, Haifa é a cidade que possui o melhor ambiente de Israel, as pessoas são mais receptivas nas ruas e menos estressadas. Mesmo um turista, que faça um roteiro 1 dia em Haifa, sente a diferença.

Tudo isso faz com que seja muito agradável caminhar pelas ruas da cidade. E, aquela cena de encontrar vários homens e mulheres do exército caminhando pelas ruas portando grandes armas, que acontece em várias cidades de Israel, é algo quase inexistente em Haifa.

Há vários fatores que contribuam para Haifa ser dessa forma. Um deles é o fato de na cidade ter mais escolas que juntam nas mesma sala judeus e árabes, uma prática não muito comum em Israel.

Leia também: É seguro viajar para Israel?

pontos turisticos haifa israel
Estação de ônibus de Haifa Israel – Foto: David King (CC BY-NC-ND 2.0)

Jerusalém x Haifa

Só para comparar, Jerusalém, a maior e mais turística cidade de Israel, é o oposto de Haifa. Jerusalém é o reduto de fanáticos religiosos e conservadores. Há até quem diga que a intolerância e xenofobia são marcos da cidade.

Toda essa intolerância gera violência: a maioria dos atentados terroristas de ambos os lados ocorrem na cidade. Em nenhuma outra cidade de Israel você verá tantas pessoas andando armadas pelas ruas, sejam do exército, polícia ou seguranças particulares.

Haifa é tão diferente que parece que está até em outro país. A tranquilidade das ruas e a sensação de paz, é bem diferente do ambiente pesado de Jerusalém.

O que fazer em Haifa

Há poucos pontos turísticos em Haifa. Mesmo assim, a cidade merece uma visita, já que a principal atração da cidade, é um local, realmente incrível! Veja agora o que fazer em Haifa.

Jardins Bahá’í

A principal atração turística de Haifa são os Jardins Bahá’í. Construídos na encosta do Monte Carmelo, os jardins são considerados uma das maiores belezas de Israel. O local ficou mais conhecido em 2008, quando ganhou o título de Patrimônio da Humanidade, pela Unesco.

o que fazer em haifa israel
Quando se fala em o que fazer em Haifa, todo mundo lembra dos Jardins Bahá’í

jardim bahai haifa
Jardins Bahá’í, o principal ponto turístico de Haifa Israel – Foto: U.S. Embassy Tel Aviv (CC BY-SA 2.0)

O que muita gente não sabe é que os jardins pertencem à religião Bahá’í. No meio dos jardins localiza-se o Santuário do Báb, construção em estilo clássica onde estão guardados os restos mortais do fundador da religião, chamado de Bahá’u’lláh. A entrada aos jardins é gratuita, mas acontece apenas durante as visitas guiadas. Para saber mais leia: Como é a visita aos Jardins Bahá’í de Haifa.

Colônia Alemã

colonia alema haifa
Rua Ben Gurion na colônia alemã em Haifa Israel – Foto: israeltourism (CC BY-SA 2.0)

Logo abaixo dos Jardins Bahá’í fica um bairro conhecido como Colônia Alemã. O bairro foi fundado, em 1869, pela Sociedade dos Templários da Alemanha. E sua principal rua, a Sderot Ben Gurion é uma das mais famosas da cidade.

A Colônia Alemã é, atualmente, o local mais agradável e animado de Haifa. No local, especialmente na rua Ben Gurion (foto acima) é o onde está localizada a maior parte dos bons restaurantes e bares da cidade. No local você encontra de tudo, parrilla, frutos do mar, comida vegana, etc.

Há ainda os restaurantes que oferecem um clima mais romântico e outros ideais para grupos de amigos. Vale ressaltar que os preços são meio altos, sobretudo porque comida em Israel é extremamente cara.

Teleférico

haifa israel
O teleférico de Haifa é uma boa opção para ter uma vista a cidade – Foto: Wikipédia

O melhor jeito de ter uma linda vista da cidade é do cable car, o teleférico de Haifa. O trajeto de 4,4 km da região beira mar ao topo do Monte Carmelo possibilita ter uma visão bonita de parte da cidade banhado pelo Mar Mediterrâneo.

No topo do monte, está o Monastério Stella Maris, um outro ponto turístico de Haifa.

Monastério Stella Maris

monte carmelo
Teto do Monastério Stella Maris no Monte Carmelo

Segundo a Bíblia, o profeta Elias lutou contra os profetas de Baal (falso deus cananeu) e se refugiou em cavernas na região do Monte Carmelo.

A Ordem do Carmo foi criada no Monte do Carmelo no final do século 12 e por isso, recebem o nome de carmelitas. No local, bem no alto do Monte Carmelo foi construído o Monastério Stella Maris que foi concluído em 1836. O local é um conhecido ponto turístico de Haifa, muito visitado sobretudo, por que viaja à Terra Santa por motivos religiosos.

Entretanto, com o teleférico que leva até o local, o monastério passou a ser muito mais visitado.

Museu de Ciências de Israel

museu de ciências israel
Sala Dark Room do Museu de Ciências de Israel – Foto: divulgação museu

Haifa possui alguns museus, porém que não são muito visitados porque a maioria dos turistas passa pouco tempo na cidade. O principal museu da cidade é o Madatech Science and Technology Museum, que é o Museu de Ciência de Israel. Esse é um grande museu, com muitas exibições interativas que agrada sobretudo crianças.

Na sala Leonardo da Vinci há os experimentos e criações do gênio italiano. Já na sala The Dark Room que conta com exposição de luzes, plasma, cargas elétricas e lasers é a preferidas das crianças.

Na Sala Green Energy é mostrado como ocorre combustão e como é gerado energia solar, além de ter veleiros de brinquedos e ventiladores para fazê-los movimentar. E uma sala onde é explicado pela ciência os truques de mágica clássicos. Para saber preços, horários de visitações e mais informações, acesse o site oficial do museu.

Como chegar em Haifa

Como a maioria das pessoas, partem de Tel Aviv ou Jerusalém, vamos mostrar as opções de transporte das duas cidades.

Tel Aviv Haifa

Tel Aviv está mais próximo de Haifa, a maior cidade de Israel está a apenas 93 km de distância ou 1h10 de carro. Para quem pretende alugar um carro em Israel, é bem fácil fazer esse trajeto.

Com relação ao transporte público, há opção de viajar de ônibus ou trem no trajeto Tel Aviv. O trem é o mais rápido, leva 1h, mais rápido do que viajar de carro.

Jerusalém Haifa

Já Jerusalém está um pouco mais distante, a 155 km, 1h35 de carro. Não há opção de trem nesse trajeto, apenas ônibus.

Como visitar Haifa

Agora que você já sabe o que fazer em Haifa Israel, uma informação essencial é saber se vale pena dormir na cidade ou fazer um bate e volta em uma excursão de 1 dia.

Excursão a Haifa, Acre e Cesarina

Muitos turistas visitam Haifa em uma excursão de 1 dia ao norte de Israel. Nessa excursão o mais comum é visitar Cesareia, Haifa e Acre. Em Haifa, normalmente, visita-se apenas os jardins Bahá’í.

Acre, ou Akko em hebraico, é uma antiga cidade que ainda possui parte das muralhas que defendiam a cidade em seu centro histórico. Já Cesareia é uma cidade portuária, que teve um porto importante durante o período romano, quando ela tinha um grande hipódromo, um teatro romano e um aqueduto.

Essa excursão a Haifa, Acre e Cesarina é mais realizada saindo de Tel Aviv, já que é bem mais perto. Mas, também há a opção desse tour saindo de Jerusalém.

Dormindo em Haifa

Par conhecer um pouco mais a cidade de Haifa, é necessário passar pelo menos um dia completo na cidade. Por isso, se tiver tempo, nós sugerimos que passe uma noite na cidade. Ou duas noites se quiser conhecer um pouco mais Haifa. Mais do que três dias na cidade é desnecessário.

Onde hospedar

A melhor região para se hospedar é na Colônia Alemã, que é a parte mais interessante e charmosa da cidade. Para ver as opções de hotéis nessa região e outras opções de bairros leia onde ficar em Haifa.

Outras dicas de Haifa

Uma dica importante para uma viagem a Israel, é que vale a pena fazer um seguro viagem. No artigo se é seguro viajar para Jerusalém, mostramos que o país é seguro, há poucos casos de roubo e atentados não são comuns. Entretanto, é sempre boa viajar com seguro viagem, principalmente porque gastos médicos em Israel são caros. Faça uma cotação de seguro viagem agora.

Internet no celular

Outra dica importante é ter um chip de celular com internet. Isso vai lhe ajudar a se localizar melhor e não ficar perdido na cidade. Você pode adquirir ao chegar em Israel ou adquirir com antecedência um chip internacional no Brasil, veja os preços. Para quem quer conhecer as vantagens e desvantagens e as empresas que vendem o chip no Brasil, leia o texto que fizemos sobre chip internacional.

OUTRAS MATÉRIAS SOBRE ISRAEL:

-Conheça os principais destinos turísticos de Israel

-Vale a pena conhecer Tel Aviv?

-É caro viajar para Israel? Veja quanto custa uma viagem à Jerusalém

Felipe Zig
Felipe Zighttps://www.abraceomundo.com/
Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.