InícioVietnãHalong BayHalong Bay, Vietnã: quantos dias, qual cruzeiro escolher e mais dicas

Halong Bay, Vietnã: quantos dias, qual cruzeiro escolher e mais dicas

Halong Bay é o principal destino turístico do Vietnã. Essa baía paradisíaca, onde é possível fazer cruzeiros e passeios de barcos, é um dos cenários mais lindos de toda a Ásia e um dos principais destaques do sudeste asiático.

Halong Bay, Vietnã, um arquipélago com mais de 3 mil ilhas

Halong Bay, que significa “baía onde o dragão desceu”, é um arquipélago com cerca de 3 mil pequenas ilhas. Segundo uma lenda local, para proteger o Vietnã da invasão estrangeira, os deuses enviaram uma família de dragões que jogaram pedras de jade no mar. Essas pedras se transformaram em ilhas, formando uma barreira contra os invasores.

A história é interessante, mas as pedras calcárias, na realidade, se formaram no fundo do oceano e, com a ação do mar e dos ventos, adquiriram esse formato cônico. Uma ação de milhões de anos e que resultou em um cenário único no mundo!

Por sua peculiaridade, a baía se transformou em Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, em 1994, o que levou ao considerável aumento do turismo internacional na região. Outro fator que contribuiu para facilitar e desenvolver o turismo é sua proximidade com Hanói, já que Halong Bay fica a apenas 150 km de distância da capital.

Hanói é uma cidade grande, porém os turistas se hospedam em uma pequena região da cidade. Para conhecer as melhores opções de bairros e hotéis, leia o texto onde ficar em Hanói.

Como conhecer Halong Bay?

Para conhecer a baía de Halong, você precisará fazer um passeio de barco. São oferecidos passeios diurnos nos quais você passa o dia lá, entretanto o mais comum e interessante é conhecer a baía através de um cruzeiro.

Mas não pense que os cruzeiros são em transatlânticos. Em Halong Bay, há apenas barcos vietnamitas, de tamanhos médios, de 3 ou 4 andares construídos de madeira. Muitos deles possuem velas típicas vietnamitas que dão um charme às embarcações ao serem abertas. Apesar dos tamanhos dos barcos serem parecidos, há desde embarcações mais simples até barcos de luxo que são verdadeiros hotéis cinco estrelas.

halong bay
Os barcos vietnamitas em Halong Bay possuem velas estilosas – Foto: Jos Dielis (CC BY 2.0)

baia de halong
Foto: Olaf Kellerhoff (CC BY-NC 2.0)

Cruzeiros na Baía de Halong

Fazer um cruzeiro em Halong Bay será uma experiência incrível e muito recomendada. Encantei-me com o cruzeiro e foi o passeio que mais gostei em minha viagem pela Tailândia, Camboja e Vietnã. Halong Bay é um lugar lindo e o cruzeiro combina muito bem com todo o cenário ao seu redor, inclusive pode ser um ótimo destino de lua de mel.

Mesmo os barcos de nível médio têm quartos aconchegantes e banheiros confortáveis, parecidos com instalações de hotéis.

halong bay vietna
Mesa no deck do barco, com a baía de Halong ao fundo

Não são apenas os casais desfrutam desse passeio. Há algumas empresas que fazem cruzeiros voltados para solteiros, em que há uma festa a bordo e atividades para interação dos passageiros, como karaokês. Esses são cruzeiros mais raros, mas existem, como o Party Cruise.

O cruzeiro mais comum é o de dois dias e uma noite. Contudo, também existem de duas e de até três noites. Para quem tem menos tempo e dinheiro, há o cruzeiro, que prefiro chamar de passeio de barco, de um dia.

O problema dessa opção é que se gasta mais tempo na estrada do que no próprio barco. Para você ter uma ideia dos valores, um cruzeiro de dois dias e uma noite de nível médio custa entre US$110 e US$150 por pessoa.

A seguir, apresentamos essas opções de cruzeiros.

passeio halong bay vietnã
Sunset Party, vinho e frutas para ver o pôr do sol

por do sol vietnã
Pôr do sol em Halong Bay

Passeio de 1 dia em Halong Bay

O passeio em Halong Bay de um dia é o que menos compensa. Como os passeios saem de Hanói, são três horas e meia de estrada até o porto de Halong. Para ir e voltar no mesmo dia, você perderá sete horas na estrada.

O resultado disso é que você ficará apenas quatro ou cinco horas em Halong Bay. Com esse tempo, não é possível ver muitas atrações, mas já dá para ter uma visão ampla do que é Halong Bay, andar de caiaque, tirar várias fotos e querer voltar!

É claro que se você não tiver tempo, é melhor um dia do que nada. Ou então se você já tiver certeza que o tempo não estará bom.

Para quem quer fazer esse tour de um dia, há o Dragonfly Cruise, uma boa empresa que lhe buscará no hotel em Hanói, e a Genesis Luxury Cruises, que possui ônibus e vans mais confortáveis e barcos luxuosos e, consequentemente, mais caros.

Caiaques na baia de halong
Caiaque é uma das principais atividades na baía de Halong – Foto: laura_h_knight (CC BY-NC-ND 2.0)

Cruzeiro de 2 dias e 1 noite

O cruzeiro de dois dias e uma noite é o mais comum e procurado pelo os turistas, como também há maior oferta de barcos. O cruzeiro, na realidade, é de 23 horas, já que você embarca às 13h e desembarca às 12h do dia seguinte. Os horários de embarque e desembarque são semelhantes em todos os cruzeiros, com exceção do passeio de barco de um dia.

Esse cruzeiro mistura atividades e períodos de ócio de uma maneira brilhante. Você não fará atividades o tempo todo, mas também não sobrará tempo para ficar entediado. Essa foi a minha escolha e gostei do cruzeiro, porém, no final, deu vontade de ficar mais tempo.

Os tipos de atividades podem mudar de um barco para outro, mas, no geral, você visita uma caverna, sobe no mirante da ilha Ti Top, anda de caiaque e aprecia o pôr do sol no deck do barco. Também pode ter alguma atividade a bordo, como aula de culinária, karaokê ou yoga.

Caverna Surprise
Caverna Surprise, a principal caverna na baía de Halong

Cruzeiro de 3 dias e 2 noites

Os cruzeiros de uma ou duas noites não têm tantas diferenças. Com o cruzeiro de duas noites, você terá mais tempo para desfrutar a baía e visitar mais lugares. Se seu interesse é a prática de caiaque, o cruzeiro de duas noites seria mais adequado, pois haverá mais tempo e percorrerá mais trechos em Halong Bay. Se estiver viajando em períodos de chuva (junho a setembro), há mais chances de pegar um dia de sol.

Os cruzeiros de dois e de três dias são os mais indicados para a maioria dos turistas. Entretanto, vale ressaltar que decidir entre um ou outro é algo bem pessoal. Há quem considere que, para conhecer Halong Bay, você precisa ficar pelo menos três dias (duas noites) e outros que já consideram que é tempo demais e chega a ser entediante. Na minha opinião, vale a pena ficar três dias em Halong Bay, eu fiz o cruzeiro de dois dias (e uma noite), porém, se fosse de novo, escolheria ficar três dias nesse cenário encantador.

Naturalmente, um dia a mais deixará o cruzeiro mais caro. O cruzeiro de três dias é, em média, 70% mais caro que o de dois. Esse é um dos motivos que o cruzeiro de dois dias é mais popular. Para ver preços, clique aqui. Um exemplo é a tradicional empresa Paloma que tem o cruzeiro de 3 dias, cerca de 80% mais caro que o cruzeiro de 2 dias.

Mirante Ti Top halong bay
Do mirante da Ilha Ti Top se tem uma bela vista da baía de Halong

Cruzeiro de 3 ou mais noite

Esse tipo de cruzeiro mais longo é procurado por alguns tipos de público, como viagens em grupos ou de casais em lua de mel que querem aproveitar mais o momento juntos. Apesar do cruzeiro passar por mais locais na Baía de Halong, você acaba ficando mais tempo no barco, por isso se não tiver uma boa(s) companhia(s), pode ser uma viagem um pouco entediante.

Cruzeiro de três ou mais noites existem, mas não são muito comuns. O cruzeiro de quatro dias e três noites ainda é mais fácil de encontrar, entretanto com mais de três noites são muito raros. Poucas empresas fazem esse roteiro e como não há muita procura há poucas opções de saída.

Por isso, se programe, pois não haverá saída todos os dias; principalmente, se você viajar na baixa temporada, junho a setembro, as opções serão bastante limitadas. Alguns bons exemplos são o sofisticado cruzeiro de 5 dias da Mon Chéri Cruises e o cruzeiro de 2 e de 5 dias Bai Tu Long Bay, que já é um navio, por isso bem maior que os tradicionais barcos de madeira.

cruise halong bay
Entardecer em Halong Bay

Como escolher o cruzeiro em Halong Bay?

Escolher o barco para fazer o cruzeiro em Halong Bay é uma tarefa muito difícil! Há dezenas de empresas que oferecem os passeios, que juntas possuem 200 barcos. Claro que nem sempre todos esses barcos estão circulando, mas, mesmo na baixa temporada, época em que menos de 50 barcos fazem o passeio, é muito difícil escolher a melhor opção!

Pôr do sol na baia de Halong
Pôr do sol em Halong Bay

Onde fechar o cruzeiro de Halong Bay?

Há alguns anos, quando visitei Halong Bay, a melhor opção era fechar o passeio em Hanói, que é o ponto de partida dos passeios. Contudo, hoje, acredito que fechar pela internet pode ser uma opção melhor em vários casos.

Reservar o cruzeiro em Hanói

hanoi vietna
Lojas em Hanói – Foto: jellybeanz (CC BY-NC 2.0)

Hanói, capital do Vietnã, é o ponto de partida dos passeios de Halong Bay. Por isso, quem visita essa incrível baía, evidentemente, passará por Hanói. Além de ser a capital do país, a cidade tem algumas atrações turísticas, por isso, há várias agências de turismo, principalmente, nas regiões turísticas.

Vale ressaltar que não vale a pena fechar o cruzeiro no aeroporto. Assim que desembarcar no aeroporto de Hanói, você verá algumas agências de turismo, algumas delas se passando por informações turísticas oficial. Essas agências tem objetivo de vender passeios e seus preços são bem superiores aos das agências de Hanói.

Mesmo que você chegue em Hanói um dia antes da data que deseja fazer o passeio em Halong Bay, é possível escolher na cidade. Entretanto, apenas ndas empresas que ainda possuírem vagas. Por isso, para os casos de quem chegará poucos dias antes é mais seguro reservar pela internet com antecedência, principalmente, se você estiver viajando na alta temporada, outubro a janeiro.

A vantagem das agências é que muitas pessoas que trabalham lá podem falar algumas características dos locais de parada do cruzeiro e alguns locais que são melhores de passar a noite. Entretanto, eles não conhecem todos os barcos que eles vendem. Eles falam para avaliar pelas fotos, que nem sempre refletem a realidade atual do barco.

Além disso, eles ficam tentando vender alguns cruzeiro, que não necessariamente, são mais caros, mas que a comissão deles é maior. Eu que passei por várias agências de turismo em Hanói antes de fechar, vi bem isso.

Reservar o cruzeiro pela internet

Atualmente, a melhor opção para a maioria dos casos é fechar o cruzeiro pela internet. Como a maioria dos turistas chega em Hanói alguns dias antes de embarcar no cruzeiro, é mais cômodo e seguro já viajar com o cruzeiro reservado. Algumas empresas enchem os barcos com semanas de antecedência para algumas datas específicas, principalmente na alta temporada.

Hoje é possível encontrar muitas informações das empresas na internet, o que ajuda na tomada de decisão. Além disso, reservando com antecedência não haverá risco de não  encontrar vaga, caso você queira fazer o passeio em uma empresa específica.

Há vários sites que vendem cruzeiro para Halong Bay, alguns são confiáveis e outros nem tanto. Um site confiável é o Get Your Guide. Não é o site que tem mais opções, mas os passeios, no geral, condizem com o descrito.

A desvantagem é que sai mais caro do que reservando em Hanói. Pela internet, pode acontecer de você encontrar promoções por reservar antecipado, mas, no geral, os preços são entre 10 e 25% mais caros que em Hanói.

Reservar o cruzeiro em outras cidades do Vietnã

Outra opção é reservar o passeio em outra cidade vietnamita, como Ho Chi Minh. Essa é a pior opção, pois será mais caro que em Hanói, muitas agências não sabem exatamente o que estão vendendo e há pouca opção de escolha. Eles lhe apresentarão apenas duas ou três opções de barcos para você escolher. E, ainda, você não conseguirá negociar um desconto, o que é possível conseguir em Hanói.

Tipos de barcos e preços dos cruzeiros

Há desde barcos mais simples até barcos de luxo, que se assemelham a hotéis 5 estrelas. No geral, os barcos não se diferenciam muito pelo tamanho. São barcos de três andares mais um deck.

Alguns são um pouco menores, mas em Halong Bay tamanho não é documento. Há tanto barcos de luxo quanto populares que possuem apenas dois andares. O único barco maior, que, na verdade, é um navio, que eu conhecemos é o Bai Tu Long Bay. Caso se você queira uma experiência autêntica do Vietnã, vale a pena fazer o cruzeiro em um barco típico de madeira!

Cruzeiros de luxo

Cruzeiros de luxo são oferecidos por poucas empresas, pois não há uma grande demanda por esse tipo de viagem. Nesses casos, pela menor quantidade de opções, fica mais fácil a comparação. A principal diferença do cruzeiro de luxo em relação aos demais é o conforto e tamanho dos quartos e a variedade e qualidade da comida.

Uma das empresas mais conhecidas que oferece cruzeiros de luxo em Halong Bay é a Genesis, que ficou famosa pelos seus barcos sofisticados, confortáveis e decorados. Eles têm cruzeiros Genesis de 2 dias/1 noite e também cruzeiros Genesis de 3 dias/2 noites.

Outra empresa de destaque dos cruzeiros de luxo é a La Pinta. Apesar dos barcos não chamarem tanta atenção quanto o da Genesis, eles possuem quartos com amplas janelas, ideais para ver a incrível vista de Halong Bay. La Pinta possui cruzeiros La Pinta de 2 dias/1 noite e também cruzeiros La Pinta de 3 dias/2 noites.

Cruzeiros de qualidade

Se você quer um barco de qualidade, sem precisar pagar para os serviços de luxo, há muitas opções para você em Halong Bay. Essa foi a minha escolha e gostei!

Como existem muitas ofertas, há grande variação no que é oferecido, mas a diferença nos preços não é tão grande. Os quartos e banheiros são semelhantes às instalações de hotéis. Não há sofisticação, mas existe mais conforto do que a maioria das pessoas imaginam.

Uma das melhores empresas nesse segmento é a Paloma, escolhida principalmente por casais. A Paloma possui barcos confortáveis, com quartos amplos e boa avaliação nos serviços e na comida. A Paloma é um pouco mais cara que as outras empresas desta categoria, mas vale o preço. A Paloma tem cruzeiros Paloma de 2 dias/1 noite e também cruzeiros Paloma de 3 dias/2 noite.

Outra opção muito bem avaliada é a Flamingo Cruise. A empresa possui barcos muito bons com destaque para seus amplos quartos com grandes vidros, ótimos para apreciar a linda vista da baía. A empresa oferece cruzeiros Flamingo de 2 dias/1 noite e também cruzeiros Flamingo de 3 dias/2 noite.

tipos de cruzeiro halong vietna
Banheiro do meu quarto – barco nível médio – Foto: Divulgação Opera Aclass

Cruzeiros de baixo orçamento

Também há cruzeiros de baixo orçamento, mas não há muitas opções. Um dos motivos é a diferença de preço não ser tão grande em relação aos cruzeiros de médio valor. Um cruzeiro barato custa a partir de US$70 para uma noite (dois dias). O problema é que a comida e as instalações são muito piores do que os cruzeiros de médio valor. Além disso, há reclamações de empresas que não fazem todos os passeios propostos.

Uma empresa de baixo orçamento que é mais bem avaliada é a OpenTour, que possui cruzeiros de 2 dias/1 noite com preços razoáveis. As mais baratas, você não encontrará na internet, apenas em Hanói. Para quem não pode gastar muito, o ideal é fechar em Hanói.

barco halong bay vietna
Barco em que fiz o cruzeiro, Opera Aclass – nível médio

Qual a diferença entre esses cruzeiros?

Os cruzeiros se diferenciam pelos tipos de passeios que oferecem. Normalmente, o roteiro sempre inclui visita a uma caverna, ao mirante da Ilha Ti Top, andar de caiaque e apreciar o pôr do sol no deck do barco. Também é comum acontecer alguma atividade a bordo como yoga, aula de culinária ou karaokê.

No geral, não há grande variação, o que torna difícil a comparação entre as empresas. Apenas as atividades a bordo, que são secundárias, e a caverna visitada podem ser comparadas de uma maneira mais objetiva.

Um fator importante é relacionado à tripulação. As melhores empresas, de cruzeiros de médio e alto valor, têm tripulantes mais simpáticos, dispostos a ajudar e animados, o que resulta em passeios mais divertidos.

Outra diferença é onde o barco zarpa ancora para passar a noite; segundo dizem nas agências de turismo de Hanói, os que possuem o motor melhor (cruzeiros de qualidade e luxo), vão mais longe e passam a noite em um local que possui menos barcos ao redor, o que torna o cenário mais bonito. Tenho minhas dúvidas quanto à veracidade dessa descrição, pois há rotas diferentes. Porém, mais de uma agência de turismo confirmou essa versão.

O maior diferencial é relacionado à qualidade do barco e das refeições. Quanto mais caro o cruzeiro, melhor será o barco, ou seja, os quartos serão mais confortáveis e a comida melhor. Há barcos de diferentes tamanhos, mas o conforto não está relacionado às dimensões do barco. Em um mesmo barco também há diferentes tipos de quartos, alguns mais espaçosos, mas também mais caras.

O conforto dos quartos e a qualidade do barco é o que melhor pode ser comparado, mas não se iluda e ache que um barco mais confortável terá comida e tripulação melhores. Isso pode ou não acontecer.

cruzeiro barato halong bay
Quarto de um cruzeiro barato – Foto: taylorandayumi (CC BY 2.0)

preço cruzeiro halong bay
Quarto de um cruzeiro de valor médio – Foto: Eric Pesik (CC BY 2.0)

cruzeiro de luxo halong bay
Quarto de um cruzeiro de luxo – Foto: Prince Roy (CC BY 2.0)

Muitos barcos, difícil escolha

Escolher em qual empresa fazer o cruzeiro é tarefa bem difícil! Algumas empresas possuem vários barcos com preços e qualidades diferentes. Nesses casos, além de escolher a empresa, é necessário escolher o barco. Sem contar que em algumas situações, há tipos de quartos diferentes.

Por isso, mesmo quem reserva em Hanói, que foi o meu caso, tem uma grande dificuldade de escolher o barco para fazer o cruzeiro. Quando você chegar em uma agência de turismo, eles lhe mostrarão vários catálogos, cada um com fotos (as mesmas que você encontra na internet), rotas e atividades de um barco específico. Esses catálogos são muito bons e, pelas fotos, os barcos sempre parecem melhores do que, realmente, são.

Além disso, na faixa de preço que você escolher ou até mesmo com preços diferentes, você não conseguirá ver muita diferença nas embarcações. Pelos catálogos, não há muito o que comparar, você se baseará no que o vendedor disser. Muitas vezes, ele lhe direciona para um barco que a comissão dele será maior ou alguma empresa específica que ele conhece melhor. Eu passei por seis agências de turismo em Hanói e cada uma delas conhecia novas empresas e ficávamos mais perdidos em qual escolher.

Procurando na internet também não é fácil tomar essa decisão. Há sites específicos de Halong Bay que mostram dezenas de empresas que fazem esse cruzeiro. Logo, comparar também é muito difícil. Por isso, selecionei algumas poucas empresas após ler muitas avaliações positivas e, para lhe ajudar, coloquei os links nos tópicos acima. Havia outras empresas para citar, mas quanto maior o número de opções mais difícil será a escolha!

restaurante halong bay cruise
Restaurante de um barco – Foto: Melosh (CC BY-NC-ND 2.0)

Os barcos são seguros?

Os barcos que fazem os cruzeiros são bem seguros. Além da região de Halong Bay não ser um local que tem muitas ondas, devido às grandes pedras, os barcos possuem colete salva-vidas. Eu procurei e não encontrei relatos de barcos afundados.

O maior risco da viagem tem relação com a água.

Água do mar na Baía de Halong

Apesar do mar na Baía de Halong ser bonito, com uma cor esverdeada, a água não é muito limpa. Halong Bay está muito próxima à capital Hanói, uma cidade muito industrializada, e do Porto de Haiphong. No Vietnã, não se tem a devida preocupação com o meio ambiente.

Por isso, em algumas partes de Halong Bay, é possível ver lixo boiando. Há inclusive alguns locais em que a água é imprópria para banho, mas em outros não há problema em nadar. Mas, no geral, as pessoas não entram no mar.

Por isso, é bom você ter um seguro viagem para se precaver! Imprevistos acontecem e o seguro viagem lhe dá tranquilidade, além de evitar que você pague uma alta conta relacionada a serviços médicos.

Além disso, o seguro viagem lhe garante retorno antecipado em caso de doença do segurado ou parente próximo e indenização em caso de perda ou extravio de mala. Nós indicamos a Seguros Promo, uma plataforma confiável, que trabalha apenas com as grandes seguradoras e possui uma ótima ferramenta de comparação de seguros. Faça agora uma cotação.

mar vietnã
Não é comum as pessoas nadarem no mar de Halong Bay. Foto: Jos Dielis (CC BY 2.0)

Como chegar em Halong Bay?

Halong Bay está localizada na cidade litorânea de Halong, a 150 km da capital vietnamita, e a viagem dura, em média, 3h30. Parece demasiado o tempo de deslocamento, tendo em vista que essa estrada é de ótima qualidade.

Entretanto, o limite de velocidade da estrada é baixo, em torno de 60 km/h. Segundo nosso guia, se passar do limite de velocidade é certeza de levar multa. Parece um limite muito pequeno para uma autoestrada, mas se você soubesse como é o trânsito do Vietnã, compreenderia. Para saber mais, leia mais informações sobre o trânsito da cidade de Ho Chi Minh.

No preço dos cruzeiros, está incluído a van ou o ônibus que levará até Halong. Os cruzeiros de luxo possuem ônibus e vans com poltronas super confortáveis, já as demais têm ônibus e vans comuns.

No nosso caso, a van nos buscou às 8h. No caminho, há uma parada de 30 minutos em uma grande lanchonete, que também vende produtos locais, mas tudo muito caro! Chegamos ao porto às 12h30, pois esse é o horário que os passageiros que estavam no cruzeiro saem do barco e pegam a mesma van para voltar à Hanói.

halong bay
A paisagem é deslumbrante na baía de Halong, Vietnã

Quantos dias ficar em Halong Bay Vietnã?

Se deseja conhecer a incrível Halong Bay, a primeira escolha que você precisará fazer é decidir quanto tempo ficar em Halong Bay. Essa é uma decisão fundamental que influenciará quanto você gastará e qual será sua experiência nessa incrível baía do Vietnã.

Primeiramente, você precisa saber qual dos cruzeiros que apresentamos escolherá. Para isso, leve em consideração o tempo disponível, quais atrações deseja conhecer e quanto deseja gastar.

Quando ir a Halong Bay?

Essa é uma questão fundamental na hora de decidir o período de sua viagem, pois fará toda a diferença no seu passeio. Podemos dizer que Halong Bay tem um período de calor e outro de frio.

O período de calor, que coincide com a alta temporada, é entre maio e setembro, porém esse também é o período que mais chove. As chuvas se concentram entre maio e agosto. Porém, como nesta época é comum as temperaturas passarem dos 30ºC, se ocorrer uma chuva passageira, não atrapalhará demasiadamente o seu passeio.

O inverno é o período com menos incidência de chuvas, mas também mais frio. Em janeiro e fevereiro, por exemplo, a temperatura média é de 18ºC.

cruzeiro vietna
Entardecer em Halong Bay – Foto: Fiona Thomson (CC BY-NC-ND 2.0)

Outras dicas

  • Apesar das refeições estarem incluídas nos cruzeiros, é sempre bom levar alguma comidinha para um lanche da manhã ou da tarde.
  • No geral, os barcos oferecem quartos apenas para duas pessoas. Mas, negociando na agência de turismo, eles entram em contato com a empresa e consultam a viabilidade de colocar uma terceira cama no quarto. Entretanto, o valor será quase o mesmo por pessoa.
  • O melhor lugar para comprar o passeio é em uma agência de viagens em Hanói.

LEIA TAMBÉM:

Felipe Zighttps://www.abraceomundo.com/
Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui