InícioRio de JaneiroParatyComo se divertir nas praias de Paraty?

Como se divertir nas praias de Paraty?

Muitos grupos de amigos, estudantes e famílias sempre se perguntam quais as praias de Paraty fornecem um lazer satisfatório, um mergulho inesquecível, o mar em tom esverdeado, o que caracteriza a região da Costa Verde, entre muitas qualidades que esse paraíso apresenta.

natureza paraty
A exuberante Mata Atlântica é uma marca das praias em Paraty – Foto: Jaume Galofré /Unsplash

As belas praias de Paraty acessadas de carro

Praia do Cepilho

A Praia do Cepilho, na Trindade, super frequentadas por turistas e paratyenses, é ideal para quem gosta de pegar uma onda ou fazer um acampamento entre amigos e depois relaxar no barzinho localizado na entrada, fora a beleza que o lugar apresenta, fazendo valer muito a pena.

Você também pode comprar um passeio de van nas praias da Trindade, com direito a guia turístico, parada para o almoço entre outros mimos.

Praia do Sono

praia do sono paraty
Uma das praias em Paraty mais famosas é a Praia do Sono – Foto: icerulez AGT (CC BY-NC 2.0)

Uma das praias de Paraty mais famosas, porém pouco frequentada, é a Praia do Sono. A praia possui 1 km de extensão e é emoldurada por morros com mata atlântica.

O que você deve estar se perguntando, é se o cenário é tão bonito, porque a praia não é muito frequentada.

A Praia do Sono não é muito frequentada devido ao difícil acesso. O acesso à praia se dá por Laranjeiras, 27 km ao sul de Paraty sentido Ubatuba. Após estacionar o carro, o caminho até o destino final pode ser feito através de uma trilha intimidadora, onde a pessoa precisa ter um preparo físico para enfrentar 3 km de aclives, declives e muitos trechos com lama. Uma opção mais fácil, mas nada aventureira, é fazer o trajeto de barco, o percurso dura máximo 10 minutos.

Paraty Mirim

Não podemos deixar se falar de Paraty-Mirim, que se encontra a 16 km de Paraty, sentido Ubatuba/SP. Esse é um dos locais bastante visitados na alta temporada, mas que devido a extensão da praia sempre é possível encontrar um lugar à sombra para se acomodar.

paraty mirim
Paraty Mirim é uma das praias em Paraty bastante visitada na alta temporada – Foto: Sergio Araujo Pereira (CC BY-NC 2.0)

Paraty-Mirim é uma vila de pescadores e conta com uma praia com águas calmas, o que agrada bastante as crianças. Ainda há uma pastelaria, uma bela ducha e uma cachoeira próximo à vila.

Praia do Cão Morto

Outra praia com águas tranquilas é a praia do Cão Morto, 30 km de Paraty sentido Rio. Essa é uma ótima praia para quem gosta de uma boa sombra fornecida pelas árvores e de uma certa privacidade, pelo fato do local ser pouco visitado.

Por não ter quiosques no local, é aconselhável levar alimentos e bebidas, frisando sempre preservar a natureza.

Praia de São Gonçalo

Praia de São Gonçalo também é uma excelente investida para quem procura uma boa sombra, devido à sua grande extensão com muitas árvores. A praia é acessada atravessando um pequeno riacho, seja ela de canoa ou a pé.

Esse é um ponto bastante movimentado na temporada, devido a saída de barcos para as paradisíacas Ilha do Pelado e a Ilha do Cedro.

A Praia de São Gonçalo possui quiosques servindo petiscos, bebidas e frutos do mar e está localizada à 32 km de Paraty, sentindo Angra dos Reis.

praia de paraty
A Baía de Paraty conta com dezenas de praias, entre elas São Gonçalo e São Gonçalinho – Foto: Marco Braz /Pixabay

Praia de São Gonçalinho

A vizinha, Praia de São Gonçalinho, faz jus ao nome, por ser de menor extensão em relação a de São Gonçalo. As duas praias, inclusive, estão ligadas por uma trilha, por isso, não é necessário ir até a estrada para se deslocar entre uma outra.

São Gonçalinho é uma praia ideal para crianças, pois seu mar é calmo e sem ondas. O local ainda conta com um quiosque.

As praias de Paraty na parte urbana

Há cerca de 1,5 km do Centro da cidade há duas praias: Jabaquara e Pontal, que possuem muitos quiosques com cardápios e preços variados. As praias são muito próximas a mercados, padarias e inúmeras pousadas. A orla é extensa, contando ainda com uma ciclovia, sendo um ótimo local para quem gosta de pedalar.

praia do jabaquara paraty
A praia do Jabaquara fica a apenas 1,5 km do centro da cidade – Foto: Ricardo Cabral (CC BY-NC 2.0)

As belas praias de Paraty que são acessadas de barco

Algumas das praias de Paraty mais interessantes são acessadas de barco. Isso ocorre porque essas praias ficam em ilhas ou em locais de difícil acesso por terra.

praia do pontal paraty
Cais de Paraty e a Igreja de Santa Rita de Cássia, ao fundo – Foto: Pixabay

Essas opções são ótimas para quem ama passear de barco, seja em família ou em casal. A principal vantagem dessas praias são as águas clarinhas, onde é possível ver pequenas criaturas marinhas, grande atração para crianças.

Praia da Lula

paraty praias
Praia da Lula faz parte de quase todos os roteiros de passeios de escuna – Foto: imfernandes (CC BY-NC-ND 2.0)

Uma das praias de Paraty mais conhecidas é aPraia da Lula, que faz parte de quase 100% dos roteiros de passeios de escuna que partem do Cais Turístico de Paraty. Com a belíssima faixa de areia branca, a harmonia do colorido profundo do mar com o lindo tom esverdeado da vegetação local, a Praia da Lula atrai muitos turistas na alta temporada, que sempre buscam a calmaria e sossego oferecido por lá.

Praia do Saco da Velha

Quando falamos em praias de Paraty acessadas de barco, não podemos deixar de fora a Praia do Saco da Velha, também marcada por sua deslumbrante vegetação. Essa praia é muito visitada por diversas escunas e barcos, porém muitas vezes a parada é somente para almoço, pois nem sempre o mergulho é permitido.

Por isso é aconselhável fazer um passeio privativo ou confirmar com a empresa do tour se haverá parada para acessar a praia. Nesse lugar incrível, há um morador local muito simpático que indicará um caminho até o mirante que dá vista a Baia de Paraty ou à gruta na beira da praia.

Praia do Saco do Mamanguá

Uma outra praia de Paraty que não podemos deixar de mencionar, é a Praia do Saco do Mamanguá, conhecida por “braço do mar” devido aos seus 9 km de extensão e por ter o único fiorde em solo brasileiro.

paraty praia
Saco do Mamanguá é onde se encontra o único fiorde no Brasil – Foto: Bruno Trevisan Dini (CC BY-NC-ND 2.0)

Essa praia possui pequenas faixas de areia e pouca sombra, porém a maré no local é baixa, onde é possível aproveitar um dia bem tranquilo com crianças. Essa bela praia pode ser acessada de barco, que sai da comunidade do Paraty-Mirim ou por uma trilha próxima.

Outras praias em Paraty interessantes

Prainha

prainha de paraty
Prainha de Paraty possui mar calma e não conta com quiosques – Foto: icerulez AGT (CC BY-NC 2.0)

Mais uma praia que não pode ficar fora do seu roteiro é a Prainha. Conhecida pelo seu mar calmo e sua pequena extensão, ela é ideal para aqueles que desejam descansar, observando a bela vegetação e praticando o mergulho. Ela também é uma praia que não possui estruturas e quiosques, por isso é aconselhável levar alimentos e bebidas. Mas, lembre de recolher o seu lixo.

Ela é acessada por uma pequena trilha, com aproximadamente 300 m de extensão, saindo da comunidade da Praia Grande.

Praia da Ponta Negra

Para fechar, temos a Praia da Ponta Negra, um paraíso de águas em tom esmeralda cercado pela vegetação preservada da Mata Atlântica com fortes traços da cultura caiçara e pouco explorada.

Você poderá ter um dia bem ativo nesse paraíso, com a prática de snorkeling e surf. Em períodos em que o mar fica mais agitado, é possível aproveitar as trilhas para chegar na Cachoeira das Galhetas e no Poço do Moisés ou em outras praias, como a Praia dos Antigos e a dos Antiguinhos.

melhores praias de paraty
Ponta Negra é uma praia de Paraty pouco explorada – Foto: Wikimedia (CC BY)

O trajeto até a Ponta Negra pode ser feito de barco, saindo da Praia do Meio ou do Condomínio Laranjeiras, que custa, em média, R$ 40,00 por pessoa e dura entre 25 e 35 minutos.

Também é possível acessar a Praia da Ponta Negra por uma trilha, saindo de Laranjeiras. A caminhada dura cerca de 20 minutos e a vantagem desse trajeto é que passa por outras praias e pelas cachoeiras Galhetas e Poço do Moisés.

Paraty e suas mais de 60 praias

Nesse texto apresentamos as praias de Paraty mais famosas e interessantes. Entretanto, dentro do município há mais de 60 praias. Para conhecer as demais acesse a lista de praias desenvolvida pela prefeitura de Paraty.

Texto escrito por Érick De Souza Viana, estudante de jornalismo e morador de Paraty. Edição e atualização do texto: Felipe Zig

Felipe Zighttps://www.abraceomundo.com/
Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui